O Rei Vai Nu, O Cânhamo e a Conspiração contra a Marijuana, de Jack Herer

Se proibíssemos todos os combustíveis fósseis e os seus derivados, bem como o corte de árvores para abastecer as celuloses e a construção civil, de modo a inverter o efeito de estufa e parar a desflorestação, salvando assim o planeta - então conhece-se apenas um único recurso natural anualmente renovável capaz de fornecer a maior parte do papel, têxteis e alimentos do mundo, satisfazer todas as necessidades mundiais em termos de transportes e energia, doméstica e industrial, e em simultâneo reduzir a poluição, reconstituir o solo e limpar a atmosfera...
E essa substância é - a mesma que já fez tudo isso antes - o Cânhamo-de-Cannabis... a Marijuana!

O livro inclui capítulos sobre: Aplicações do Cânhamo na Confecção de Medicamentos, Alimentos, Combustível, Fibras, Papel e Plástico. Apenas os Factos Sobre o Fumo da Marijuana e os Seus Efeitos nas Pessoas. Porquê e Como Começou a Proibição da Cannabis e o Que Ela Tem Significado para o Mundo. Quem Lucra com a Supressão do Cânhamo e Como Vamos Abolir as Leis Proibicionistas. O Que Podemos Fazer para Acelerar o Processo e Beneficiar das Mudanças Iminentes.
Este livro editado pela Via Optima apresenta ainda uma Breve História da Cannabis em Portugal.


EXCERTOS:

"Desde mais de 1000 anos antes do tempo de Cristo até 1883, o cânhamo-de-cannabis - de facto, a marijuana - foi a cultura agrícola mais importante do nosso planeta, e a sua maior indústria, envolvendo milhares de produtos e empresas; produzindo a maioria das fibras, tecidos, óleo de iluminação, papel, incenso e medicamentos da Terra. Era além disso uma fonte primária de óleo alimentar e proteínas essenciais para seres humanos e animais.
(...)
Usando cânhamo puro, ou misturando cânhamo com algodão, poderemos legar as nossas camisas, calças e outras peças de roupa aos nossos netos. Uma política de fomento inteligente poderia substituir essencialmente o uso de fibras petroquímicas sintéticas por fibras naturais biodegradáveis, que são mais resistentes, baratas, frescas e absorventes do que o nylon e o poliéster.
(...)
A proteína completa contida na semente de cânhamo fornece ao corpo todos os aminoácidos essenciais que são necessários para conservar a saúde, e fornece os tipos e quantidades necessárias de aminoácidos de que o corpo carece para produzir soro humano de albumina e soro de globulinas, tais como anticorpos de globulina gama potenciadores da imunidade.
(...)
Foi assim que, quando o jovem piloto George Bush se ejectou do seu avião em chamas após um combate aéreo sobre o Pacífico, ele mal sabia que:
Partes do motor do seu avião eram lubrificadas com óleo de sementes de cânhamo-de-cannabis;
100% das cintas do páraquedas que lhe salvou a vida eram feitas de cânhamo-de-cannabis cultivado nos E.U.;
Virtualmente todo o cordame e cordas do navio que o recolheu eram feitos de cânhamo-de-cannabis;
(...)
A taxação vigente em Portugal na centúria de Quinhentos é reveladora do estatuto económico privilegiado que a cannabis desfrutava à época. Assim, de acordo com uma avaliação feita em 1515 para cálculo das rendas a pagar à coroa, ao cânhamo era atribuída a mais elevada cotação dos vários géneros produzidos no reino - uma pedra (oito arráteis) de linho cânhamo equivalia a 50 réis, contra 40 réis para um leitão, e 20 réis para um alqueire de trigo, um almude de vinho, ou um cordeiro ou cabrito.


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/literatura/index.php?article_id=480

Inserido em: 2005-11-27 Última actualização: 2005-11-27

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Temas > Meio-Ambiente
Livros



Comentários



só de passagem

Eu iniciei os fumos de Haxixe ( com boi-cola neste caso, erva) aos 11 anos de idade e embora com intervalos no meio, sempre fumei...muito...:) hoje tenho 40, não fumo...tabaco há 7 e não bebo há 20 mas fumo todos os dias 8 a 9 charros...
as verdades começam a revelar-se...bem hajam
(Por: C.P)

[Por: @ 2009-12-03, 01:33 | Responder | Imprimir ]


Cannabis

Muita gente fala simplesmente sem saber, dizem que gostam ou que não gostam de drogas sem terem o mais mínimo contacto com elas. Ora bem, quando dizem que são nefastas...eu penso...eu consumo cannabis desde os meus 15 anos e já tenho 23, fumo todo os dias, uma média de 4 "charros" por dia e fiz um curso profíssional cá em Portugal, uma curso superior em Londres e agora tenho um
optimo emprego, ainda consumo cannabis todos os dias, afectou-me de alguma forma? Só se foi para melhor. Muito bom resto de dia para todos, e que Portugal e o mundo tenha uma mentalidade mais aberta.

Ruben
(Por: Ruben)

[Por: @ 2007-07-05, 17:40 | Responder | Imprimir ]

Re: Cannabis

gostaria de trocar emails com vc...penso da mesma forma que vc em relaçao ao beck
wisdom.in.beck@gmail.com

sou do Brasileiro.

um abraço
_____________

> Muita gente fala simplesmente sem saber, dizem que gostam ou que não gostam
> de drogas sem terem o mais mínimo contacto com elas. Ora bem, quando dizem
> que são nefastas...eu penso...eu consumo cannabis desde os meus 15 anos e
> já tenho 23, fumo todo os dias, uma média de 4 "charros" por dia e fiz um
> curso profíssional cá em Portugal, uma curso superior em Londres e agora
> tenho um
> optimo emprego, ainda consumo cannabis todos os dias, afectou-me de alguma
> forma? Só se foi para melhor. Muito bom resto de dia para todos, e que
> Portugal e o mundo tenha uma mentalidade mais aberta.
>
> Ruben
> (Por: Ruben)

(Por: Beckbrazil)

[Por: @ 2008-03-11, 19:52 | Responder | Imprimir ]

Re: Cannabis

Olá, amigos,

Para quem quer informação consistente sobre o cânhamo aqui no Brasil, pode acessar www.plantandoapaz.org, uma ong que trabalha especificamente com o cânhamo industrial e a cannabis.

Abraços,

Mauro leno.
(Por: Mauro leno)

[Por: @ 2008-11-13, 18:45 | Responder | Imprimir ]



Re: Cannabis

>lol tens toda a razao eu souuma pessoa que fuma canabis ja ha 26 anos e nunca tinha visto alguem a falar de essa maneira es a primeira pessoa que vejo que sabe o que diz sobre a canabis aparte de ser uma planta mediçinal e uma planta estimuladora de nervos que muitas pesoas na0o sabem e os medicos aconsselham a todos os fumadores de tabaco deixar o tabaco fumar maria que e mais saudavel

ass-artur
(Por: artur)

[Por: @ 2010-11-09, 00:03 | Responder | Imprimir ]