Sopa cremosa de abóbora

Ingredientes (4 a 6 pessoas):
2 batatas grandes ou 4 médias
1 cebola grande ou 2 médias
0,5 kg de abóbora
3 cenouras
2 chávenas almoçadeiras de sêmola de trigo (massa cotovelinhos) – opcional
1,5 litros de água (aproximadamente)
Sal q.b.

Preparação:
Após descascares as batatas, a cebola, o pedaço de abóbora e as cenouras, cortas as primeiras às metades e põe-as numa panela grande. Coloca a cebola partida também em duas metades, a abóbora aos cubos e as cenouras em palitos finos (para cozerem mais depressa). Enche a panela de água até cobrir todos estes ingredientes, o que deve dar cerca de litro e meio deste líquido. Deita, de seguida, uma mão-cheia de sal (caso sejas hipertenso/a, podes suprimir o sal). Deixa a panela tapada, em lume médio, até ferver, o que deve acontecer perto de uns 15 a 20 minutos. Quando a água entrar em ebulição, destapa um pouco a panela e deixa cozer o caldo em lume brando durante uns 40 minutos, aproximadamente. De vez em quando, vai testando a cozedura dos legumes com um garfo. Quando todos os legumes estiverem cozidos, bate a sopa com a varinha eléctrica até formar um creme espesso. Caso esteja muito espesso podes acrescentar água q.b., até o creme ficar mais solto, mas só um pouco para não perder a consistência.
Em alternativa, pode-se acrescentar mais água ao creme para torná-lo ainda mais líquido e depois deita-se para a panela duas chávenas almoçadeiras com massa de cotovelinhos. Mas o creme mais espesso também é muito apetitoso!


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/Article-251-Sopa+cremosa+de+ab%25F3bora.html

Inserido em: 2004-04-25 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Receitas por Autor > Ana Inácio
Por Tipo > Sopas
Por Tempo > > 45 minutos
Por Dificuldade > Receitas de Dificuldade Média
Por Ingredientes > Receitas com Abóbora



Comentários



a receita

é muito bom a sério !!!!!!!!!!!!
(Por: Rakel)

[Por: @ 2008-11-06, 18:17 | Responder | Imprimir ]


Falta de azeite

Então e o azeite?
(Por: vistalegre blog)

[Por: @ 2007-11-27, 18:38 | Responder | Imprimir ]

Re: Falta de azeite

Nem toda a sopa precisa levar azeite.

(Por: )

[Por: @ 2007-11-27, 19:36 | Responder | Imprimir ]