Mulher num campo de flores Mulher num campo de flores

As mulheres do sul conhecem mais vegetarianos!

Foram mais as mulheres, das classes sociais mais elevadas, e no sul do país, que responderam afirmativamente à pergunta “Conhece pelo menos uma pessoa que siga uma alimentação exclusivamente vegetal?”.

A pergunta foi feita no mais recente estudo do Centro Vegetariano, realizado em setembro 2017, (ver aqui).

Dos inquiridos, 39 % indicou conhecer pelo menos uma pessoa que segue uma alimentação exclusivamente vegetal. Mas o valor é significativamente diferente consoante o género. Enquanto 34 % dos homens respondem afirmativamente, são 43 % as mulheres que respondem que sim.

Em termos de faixa etária, nota-se também uma predominância clara da faixa entre os 25 e os 34 anos, onde quase metade dos respondentes deram resposta positiva. Este valor vai descendo e para menos de um terço nos 55-64 anos, indicando uma clara tendência crescente para as camadas mais jovens.

Quanto à distribuição geográfica, é interessante notar que no sul mais de metade dos respondentes indica conhecer pelo menos uma pessoa que segue alimentação vegetariana.

Em termos de classes sociais, nota-se também uma maior popularidade entre as classes mais elevadas, de onde se caminha dos 23 % da base para mais de metade das respostas afirmativas nas classes mais elevadas.

 

Amostra e metodologia

O estudo da Nielsen para o Centro Vegetariano utilizou uma amostra aleatória e estratificada. Foram realizadas 2000 entrevistas domiciliárias a indivíduos de ambos os sexos, residentes em Portugal Continental e com idades compreendidas entre os 15 e os 65 anos, tendo um erro máximo esperado de +/- 2.2 para um grau de confiança de 95%. As entrevistas foram efectuadas em setembro de 2017.

 


Agradecimentos

Este estudo foi apenas possível graças ao apoio de:

Colaboradores e sócios do Centro Vegetariano

Nielsen Portugal

logotipo Efeito Verde

logotipo Midzu

Best Choice Lodging

Ana Leite

Ana Martins

Ana Mendes

Cristina Rodrigues

Dora Algarvio

Liliana Costa

Maria Fernandes

Mateus Mendes

Pedro Leite

Tânia Santos

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=624

Inserido em: 2018-06-01 Última actualização: 2018-06-02

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Observatório
Alimentação > Alimentação Vegetariana
Notícias





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=624