Cuscuz Doce Cuscuz Doce

Cuscuz Doce

Ingredientes:
500g de tapioca
200g de coco ralado
1 chávena e 1/2 de açúcar
250ml de leite de coco
1l de leite vegetal (também é possível fazer com água)
leite condensado vegano

Preparação:
Num alguidar, mistura o açúcar com a tapioca e metade do coco ralado. Acrescenta o leite de coco e mistura bem. Ferve a bebida vegetal e junta com os outros ingredientes, mistura bem. Cobre com um pano e deixa descansar por 3 ou 4 horas, mexendo de vez em quando. Quando verificares que a tapioca hidratou bem e a mistura adquiriu boa consistência, transfere para a forma  e leva ao frigorífico. Após desenformar, faz uma cobertura de leite condensado vegano por cima do doce e cobre com o restante coco ralado.

Obs.: A cobertura de leite condensado é opcional. E não esqueças, para o sucesso da receita, é necessária boa disposição e energia positiva.

Autor: Andrey Rodrigues

2º lugar no concurso de doçaria vegana, no Veganário Fest 2013

Curiosidade:"O cuscuz de tapioca é um prato originário da culinária africana com ingredientes brasileiros de origem indígena. Também é conhecido como /cuscuz branco/ ou ainda, /pudim de tapioca/. É um preparado a partir da fécula da mandioca, conhecida como tapioca . Pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce se acrescenta coco ralado, açúcar, água ou leite. Os índios não tinham acesso ao açúcar e nem ao leite por exemplo, ambos trazidos pelos europeus. Já as africanas eram as principais responsáveis pela administração alimentar da sociedade, ou seja, das mãos delas saia quase tudo o que era consumido na capela clerical, na casa grande, etc. Ao ter acesso a mais recursos alimentares que os nativos, as mesmas acabavam por misturar tudo e criar receitas novas com os ingredientes ameríndios e europeus." (Fonte: wikipedia)

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?print=1&article_id=936

Inserido em: 2013-11-24 Última actualização: 2013-11-26

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Por Tipo > Sobremesas > Pudins e Mousses
Por Dificuldade > Receitas Fáceis
Por Ingredientes > Receitas com Cuscuz
Por Tempo > < 45 minutos





https://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?&article_id=936