Seitan caseiro

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo integral
3 chávenas de água
1/2 chávena de molho de soja
ervas aromáticas q.b

Preparação:
Numa tigela grande mistura a farinha e a água. Mexe bem com as mãos. Sova a massa como se estivesses a fazer um pão, e se sentires necessidade de colocar mais água para ficar nessa consistência, coloca. Faz uma bola dessa massa, coloca novamente na tigela e cobre com água. Deixa a massa descansar no mínimo umas 5 horas (quando estiveres com mais prática, podes deixar até 2 horas).
Depois do período de descanso, coloca a massa dentro de um escorredor de macarrão (ou qualquer outro mais fino) e o escorredor dentro de uma tigela.
Deixa no lava-louça debaixo de água corrente. Começa novamente a sovar a massa, só que agora debaixo da água. Amassa até a água começar a sair quase transparente. Não fiques desesperado se achares que não vai sobrar nada daquela imensa bola de farinha, porque a massa costuma decompor-se nesse processo. Quando terminares a lavagem é só juntar as partes que a massa fica uniforme.
Numa panela coloca as ervas aromáticas que desejares, o molho de soja e água suficiente para o cozimento. Tapa a panela e, depois da fervura, deixa cozinhar mais 30 minutos. Retira da panela, corta em bifes e está pronto para usares nas tuas receitas com seitan. Com 1kg de farinha obterás cerca de 500g de seitan. Podes conservar no frigorífico 3-4 dias ou congelar.
Podes aproveitar a água para fazer alguns ensopados também.


Sugestão: Se tiveres uma máquina de fazer pão, uitiliza-a para amassar a massa. Quando a máquina terminar de amassar, não há necessidade de deixar a massa descansar. Deste modo o processo é mais rápido e prático.

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/Article-12-Seitan-caseiro.html

Inserido em: 2002-07-29 Última actualização: 2010-12-17

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Por Ingredientes > Receitas com Farinha de Trigo
Por Tipo > Acompanhamentos
Por Tempo > > 45 minutos
Por Dificuldade > Receitas Difíceis



Comentários



SEITAN

fiquei bastante surpreso, ao ler a receita do seitan,
parece que aqui no Brasil, o nome disso é Glúten,
(não confundir com glúteo,que é outra coisa), mas o nome de Glúten,deve-se a presença da Gluteina, uma proteina contida
nesse alimento.Como tudo é complicado em Portugal,
entrar numa farmacia e entrar numa botica,tomar tomar uma injeção nas nádegas é tomar uma Pica na bunda,chupar um sorvete no palito é chupar um pau Gelado? Falta seriedade e respeito para com o idioma de Camões.Está tudo errado.
(Por: raimundo pereira da silva)

[Por: @ 2011-06-21, 02:33 | Responder | Imprimir ]

Re: SEITAN

Ola Raimundo!!!

Nossa Raimundo, resolvi responder seu post, pois sou brazuca só que moro em Portugal há muitos anos e entendi perfeitamente o que você disse.

Vamos lá:

Ai, no Brasil, também não é melhor, vejamos dependendo do estado onde voce esta, exite a Candida (SP) ou a água raz (RJ). Aqui é lixívia no pais todo!

No Brasil há seitan no Mundo Verde e também há a marca "Da Ceres" e com o nome de seitan (Glúten).

Aqui, Glúten (derivado do Latin glūten) é uma proteína amorfa composta pela mistura de cadeias protéicas longas de gliadina e glutenina". Há glútem em vários alimentos e as pessoas alergicas portadoras de doença celíaca (também conhecida como enteropatia glúten-induzida)

No Brasil, drogaria é um estabelecimento comercial que comercializa e dispensa medicamentos e insumos farmacêuticos contidos em suas embalagens originais provenientes da indústria. Diferente de uma farmácia, drogarias não podem manipular fórmulas oficinais e magistrais. Tipo a "Veado de Ouro" (SP). Você sabia?

Em Portugal, drogaria é um estabelecimento comercial especializado em produtos químicos, embora seja comum também vender materiais de construção e outros produtos não exatamente químicos. É um mini-mercadinho...


O mais parecido que encontro para pau gelado e o "Perna de Pau" é um tipo de sorvete da marca Olá. (http://asminhas1001ideias.blogspot.com/2010/07/perna-de-pau.html)
Como ai também há o picolé suponho que da Kibon, que aqui não é NADA, nem picolé nem kibon!

"Kibon" no Brasil, "Olá" em Portugal é uma produtora de sorvetes / Gelados que desde 1997 pertence à empresa multinacional europeia Unilever

Em muitos anos nunca tomei uma pica na bunda (é uma questão modos), pois se precisar tomar uma injecção, tomo, em qualquer centro de saúde. Sabia que Durex aqui é uma marca de preservativo e que o equivalente ai é "Fita cola".

Viu!! Será que "falta seriedade e respeito para com o idioma de Camões. Está tudo errado."???
Aqui é tão "complicado" como ai, só os Portugueses aceitam o facto da língua de CAMÕES ser viva e ter as suas especificações de sítio para sítio. (sitio = local)!!!!

Raimundo venha visitar a "Santa Terrinha" assim actualiza o seu vocabulario e garanto que será uma viagem inesquecivel, por tudo: pela paisagem, pela cultura pois desengane-se se acha que o Portugues é burro, e ainda sem dúvida pela simpatia e educação como o povo acolher os turista de além mar!!!!

Cumprimentos,

Márcia

> fiquei bastante surpreso, ao ler a receita do seitan,
> parece que aqui no Brasil, o nome disso é Glúten,
> (não confundir com glúteo,que é outra coisa), mas o nome de Glúten,deve-se
> a presença da Gluteina, uma proteina contida
> nesse alimento.Como tudo é complicado em Portugal,
> entrar numa farmacia e entrar numa botica,tomar tomar uma injeção nas
> nádegas é tomar uma Pica na bunda,chupar um sorvete no palito é chupar um
> pau Gelado? Falta seriedade e respeito para com o idioma de Camões.Está
> tudo errado.
> (Por: raimundo pereira da silva)


(Por: Márcia)

[Por: @ 2011-06-21, 11:44 | Responder | Imprimir ]


Re: SEITAN

Oh Raimundo,
É preciso ter muita lata para a criticar a língua de Camões no seu próprio país de origem.
Quer dizer então que o português bem falado não será o da sua origem, em Portugal, que já existe há largas centenas de anos, mas sim aquele que chegou há apenas 500 anos e que foi todo adulterado com outras línguas e culturas, desde a africana, à indígena mesmo e que tem uma influência imensa da América do norte.
Olha, que é preciso ter mesmo muita arrogância!
(Por: Alexandra)

[Por: @ 2012-12-18, 11:39 | Responder | Imprimir ]



Seitan de farinha integral

Sempre tinha feito seitan com farinha normal e era delicioso. Agora experimentei a fazer com farinha integral e ficou uma m****. Não aumenta de volume quando o cozinho e quando o como é como se estivesse a comer uma bola de farinha. Também não ficou com a consistência elástica com que normalmente fica. Porquê?
(Por: Zé)

[Por: @ 2010-12-16, 15:34 | Responder | Imprimir ]

Re: Seitan de farinha integral

Olá Zé
Eu faço assim http://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?message_id=2195 e fica muito bom! Experimenta.

[Por: anasoares @ 2010-12-16, 20:17 | Responder | Imprimir ]



seitan

Ola,

Ja alguem experimentou fazer seitan com farinha integral com sementes? Sera que fica bom? Sou nova no assunto, agradecia se alguem me pudesse ajudar.

(Por: Laura)

[Por: @ 2008-05-05, 09:05 | Responder | Imprimir ]

Re: seitan

Se juntares as sementes quase no final quando já tiveres só o glúten, fica bem. A quantidade de sementes também não deve é ser muita, apenas 2-3 colheres de sopa.

[Por: cris @ 2008-05-10, 11:16 | Responder | Imprimir ]



SEITAN

ONDE COMPRAR SEITAN BARATO? ISTO DÁ MT TRABALHO. ;) mAS É BOM
(Por: mariA)

[Por: @ 2007-10-09, 18:13 | Responder | Imprimir ]

Re: SEITAN

Aqui http://www.centrovegetariano.org/Article-395-Como%2Bfazer%2Bseitan%2Bcaseiro.html
pode ler outras formas de fazer seitan.
Encontra seitan à venda em lojas de produtos naturais e algumas ervanárias.
(Por: )

[Por: @ 2007-10-12, 11:09 | Responder | Imprimir ]


Re: SEITAN

podes encomendar na próvida que é biologico e mais barato: 500gr=2,50eu e 250gr= 1,50gr é o que encontro mais barato e ...para mim...com melhor sabor e consistencia. Estamos, no entanto, a tentar fazer o seitan caseiro....ainda está de molho:) não sei ainda o resultado

(Por: anonimo)

[Por: @ 2011-08-04, 20:25 | Responder | Imprimir ]

Re: SEITAN

Esta receita fica igualmente muito boa: http://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?message_id=2195

[Por: anasoares @ 2011-08-04, 22:24 | Responder | Imprimir ]