Sobre os Mirtilos

Com um delicioso sabor semi-doce e uma atractiva cor azul púrpura, os mirtilos estão repletos de nutrientes saudáveis. São uma fruta pequena e conveniente para se usar em muitas receitas como batidos, molhos, saladas e doçarias. Ou também se podem simplesmente lavar e comer à mão-cheia, sem necessidade de descascar ou cortar! Atractivos, pobres em calorias e supernutritivos, os mirtilos merecem um lugar privilegiado à nossa mesa.

HISTÓRIA
Originários da América do Norte, Ásia e Europa Central, os mirtilos têm sido consumidos pelo homem desde tempos pré-históricos. Em Portugal, encontram-se em regiões onde o Inverno é muito rigoroso, como a zona do médio Vouga.
Existem mais de 30 espécies que crescem em regiões distintas e centenas de diferentes variedades. Os mirtilos cultivados têm um sabor ligeiramente doce e os selvagens são mais adstringentes.


INTERESSE NUTRICIONAL
Excelente fonte de flavonóides, especialmente antocianinas, que lhe dão a típica cor azulada, vitamina C, fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. Também muito ricos em taninos, vitamina E, manganésio e riboflavina.


EXCELENTES PARA A NOSSA SAÚDE
Os benefícios dos mirtilos advêm principalmente dos seus pigmentos antocianos que têm um poder antioxidante muito elevado. Os antioxidantes combatem os radicais livres destrutivos, compostos instáveis produzidos pelo nosso metabolismo e encontrados nos poluentes ambientais. Pensa-se que os radicais livres podem provocar várias doenças como o cancro e as doenças cardiovasculares, bem como contribuir para o processo de envelhecimento e doenças como as cataratas, glaucoma, varizes, hemorróidas e úlceras pépticas.

* Protecção do coração - Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protector do coração.

* Fruta visionária – Os mirtilos melhoram a visão e protegem contra a degeneração macular relacionada com o envelhecimento; excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Também melhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada.

* Promovem a saúde do tracto urinário – Estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

* Um cérebro mais funcional – Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.

* Uma eliminação mais saudável – Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo.


COMPRAR / ARMAZENAR
A época dos mirtilos é no Verão, quando os pode consumir no seu estado natural, frescos; no resto do ano pode encontrá-los congelados e secos.
Adquira mirtilos frescos que sejam firmes ao toque, sem humidades aparentes, com a pele seca e com um brilho prateado. Evite frutas demasiado moles, enrugadas ou com sinais de mofo. Os pacotes de mirtilos com manchas de sumo indicam que a fruta já não está no seu melhor.
Coloque os mirtilos no frigorífico e use-os até 7 dias apó a compra. Lave-os somente imediatamente antes de os consumir.


SUGESTÕES DE USO:
- Adiciona um punhado de mirtilos às tuas receitas de batidos favoritos.
- Excelente para adicionar nos teus cereais matinais e saladas de frutas.
- Como recheio de crepes, bolachas e bolos (por vezes adquirem uma tonalidade verde quando cozinhados e perdem muitas das suas propriedades anti-oxidantes).


BATIDO DE MIRTILOS
2 chávenas de mirtilos frescos
4 tâmaras ou outra fruta seca à escolha
2 bananas
2 colheres de sobremesa de xarope de agave ou outro adoçante natural
Simplesmente mistura tudo num copo misturador até obteres uma consistência cremosa.
Serve imediatamente e delicia-te com a cor e sabor desta receita simples e rápida.



Referências:
“The Encyclopedia of Healing Foods”, Murray, Dr. Michael, Pizzorno, Dr. Joseph. Timer Warner Books, 2006, UK.
http://www.blueberry.org
http://www.whfoods.com
http://www.severomoreira.net


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-497-Sobre+os+Mirtilos.html

Inserido em: 2008-09-06 Última actualização: 2008-09-06

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentos > Frutos
Pessoas > Artigos por Autor > Cláudia Sá



Comentários



mirtilos

gostei da materia dos mirtilos mas gostaria de saber onde encontra-los obrigado
(Por: marcelo)

[Por: @ 2013-06-09, 11:36 | Responder | Imprimir ]

Re: mirtilos

Em Portugal encontra-os à venda em quase qualquer supermercado ou mercado durante a Primavera e Verão.

[Por: cris @ 2013-06-09, 17:02 | Responder | Imprimir ]