Categoria: Meio Ambiente
Sobre o meio ambiente, poluição e afins.

Artigos (19)



Transgénicos prejudicam o ambiente

Um estudo britânico, encomendado pela comissão científica do Ministério do Ambiente e dos Assuntos Rurais e publicado no final de Março de 2005, concluiu que as culturas com organismos geneticamente modificados (OGM) são prejudiciais à fauna e à flora.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Produção Animal / Degradação Ambiental e Fome no Mundo

Nos países desenvolvidos é impossível ignorar a relação entre a produção animal e o desastroso impacto económico-ambiental. O custo da criação intensiva de gado, aves, porcos, cabras, carneiros e peixes, para alimentar uma população humana excessiva e em contínuo crescimento, inclui a fome nos países do terceiro mundo, o uso indevido da água e do solo, o alto nível de contaminação produzido por fezes de animais, o aumento nas taxas de doenças cardíacas assim como outras enfermidades degenerativas e a destruição das florestas. A permanência desta situação contribuirá para a desertificação, a extinção de muitas espécies animais e vegetais e as alterações climáticas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Organizações e sítios de ecologia e defesa do ambiente

Os organismos para a defesa e preservação ambiental têm vindo a desenvolver acções cada vez mais significativas em todo o mundo.
Os ambientalistas focam-se nas maiores ameaças globais, para com a biodiversidade e ambiente do nosso planeta e para isso organizam assiduamente acções de sensibilização às pessoas, governos e indústrias para alertar que é preciso: parar as alterações climáticas; proteger as florestas e a biodiversidade terrestre; salvar os oceanos, parando a sua poluição e exploração rapinadora; acabar com a caça e comércio ilegal das espécies ameaçadas; dizer não ao uso dos trangénicos nos alimentos que consumimos; fazer um consumo de recursos naturais mais responsável.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Territorialidade

Os primeiros etologistas a interessarem-se pelo tema do comportamento territorial defendiam uma abordagem evolucionista, acreditando que os animais herdariam uma predisposição para se comportarem territorialmente, uma vez que aqueles que o haviam feito no passado teriam sobrevivido e se reproduzido de forma mais bem sucedida do que aqueles que não o tinham feito.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O desenvolvimento sustentável

Historicamente, a sustentabilidade surge associada ao Relatório de Brundtland, elaborado em 1987 (em que constam os artigos “O nosso futuro comum” e “Desenvolvimento sustentável”), na sequência da Conferência de Estocolmo, tendo por base a noção de ecodesenvolvimento (1972). No entanto, é na Conferência do Rio, em 1992, que este conceito ganha peso, sendo universalmente aceite, acabando esta problemática por ter posterior continuação na Cimeira da Terra 2, realizada em 1992.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Óleo de jojoba como combustível

A jojoba é um arbusto típico de áreas desérticas, que pode alcançar até 4,5 metros e viver mais de 150 anos, produzindo sementes que rendem metade de seu volume em óleo.
Cientistas egípcios acreditam que o óleo de jojoba, actualmente quase exclusivamente usado em larga escala na indústria cosmética, poderia ser uma alternativa viável à gasolina.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alterações climáticas em Portugal

Uma investigação sobre mudanças climáticas em Portugal traça um cenário futuro de impactos negativos que vão desde o aumento da temperatura à diminuição da precipitação.
Segundo o coordenador da investigação e do livro "Climate Change in Portugal: Scenarios, Impacts and Adaptation Measures", Filipe Duarte Santos, até ao final do século os impactos mais negativos das alterações climáticas serão registados na Europa do Sul.
Para minimizar estes cenários o investigador acredita que é necessário diversificar as fontes de energia, adoptar políticas que obriguem à diminuição das emissões dos gases catalisadores do efeito de estufa, de que é exemplo o Protocolo de Quioto, e dialogar com todos os agentes implicados.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Consequências das alterações climáticas

O clima parece histérico, tal a frequência com que muda. Quem mais sofre, e irá sofrer nas próximas décadas, são os povos mais desprevenidos.
As principais alterações climáticas que já se começam a fazer sentir, e que se irão agravar nas próximas décadas, em Portugal são: o aumento da temperatura (entre 3 a 4 graus), o aumento dos fenómenos extremos com ocorrência de cheias, secas e tempestades com intensificação dos ventos, a redução da precipitação média anual (cerca de 100 milímetros até ao final do século), com períodos de chuva mais intensa e concentrada no Inverno e o aumento da frequência e intensidade das ondas de calor no Verão.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Nuvem negra ameaça o planeta

Uma nuvem castanha já domina todo o subcontinente indiano do Sri Lanka ao Afeganistão e é a causa do clima inconstante, que tem provocado inundações no Bangladesh, Nepal e nordeste da Índia, e que levou à seca no noroeste indiano e no Paquistão.
Para Klaus Toepfer, director do Programa de Meio Ambiente da ONU, este fenómeno pode ter implicações globais. Isto porque uma nuvem de partículas de poluentes pode dar a volta ao mundo numa semana.
Embora outros continentes também sejam atingidos pela poluição, como a América e a Europa, os cientistas surpreenderam-se com a capacidade de extensão da nuvem negra, bem como com a quantidade de carbono negro que ela comporta.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A caminho da ruptura ecológica

O homem está a consumir mais do que o planeta consegue repor, pelo que o equilíbrio ambiental se encontra perigosamente ameaçado.
O alerta foi dado por um grupo de investigadores norte-americanos que calculou que, no ano de 1999, a economia absorveu 120% da capacidade produtiva da Terra. Ou seja, entrou em claro défice. Uma situação que, a desenvolver-se, poderá levar rapidamente a um cenário de ruptura ecológica, com o esgotamento de diversos recursos fundamentais à vida humana.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Oceanos podem subir quase um metro

Um estudo do instituto meteorológico chinês diz que o aquecimento global vai causar neste século uma subida de 88 centímetros no nível médio do mar, podendo causar prejuízos de mais de 375 mil milhões de euros no mundo. Apesar de centrado nas consequências do efeito de estufa na China, o estudo aponta para um aumento de 5,8 graus na temperatura média da Terra.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Razões ambientais para uma dieta diferente

A actual dieta alimentar baseada em produtos animais, com a sua agricultura intensiva, é responsável por uma série de problemas ambientais. Provoca directa ou indirectamente desertificação, degradação do ecossistema global, poluição dos oceanos, extinção ou diminuição de algumas espécies animais, destruição de matas, erosão do solo, mudanças climáticas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Carro movido a ar

Depois da tentativa, nunca bem sucedida, de introduzir os motores eléctricos em força, surge agora o trabalho de um inventor francês como forma de colmatar o problema. O motor MDI, movido a ar comprimido, pretende ser uma solução revolucionária. Menos poluente do que qualquer predecessor, e ultrapassando as dificuldades com que os outros se debatiam.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Deflorestação da Amazónia

Todos os anos são arrancados da floresta Amazónica 28 milhões de metros cúbicos de madeira em toros. Desse total, só 4 milhões vêm de áreas em que se pratica manejo florestal. O restante provém de desmatamentos em propriedades particulares, terras públicas e áreas indígenas. É um negócio rentável a curto prazo, mas que pode ser demasiado arriscado quando visto pelos olhos das próximas gerações.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Embalagens biodegradáveis

Na Grã-Bretanha os supermercados estão prestes a lançar embalagens que se dissolvem naturalmente. O invento promete reduzir drasticamente o lixo doméstico e o ambiente agradece.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Agricultura biológica

Os alimentos orgânicos ou biológicos são cultivados sem o uso de fertilizantes sintéticos, pesticidas, herbicidas ou fungicidas.
A agricultura biológica, de um modo geral, respeita o ambiente no seu todo. Os eco-produtos são potenciadores de uma vida mais saudável pelas suas qualidades nutricionais e isenção de resíduos tóxicos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Floresta é arma contra dióxido de carbono

Um estudo científico publicado recentemente na revista Science sugere que a gestão da floresta pode ser usada para restringir o aumento de dióxido de carbono (C02) na atmosfera e assim combater o efeito de estufa.
Este estudo surge na mesma altura em que a Direcção-Geral do Ambiente revelou o relatório sobre o estado do ambiente em Portugal nos últimos dez anos: a poluição do ar aumentou, sendo o sector dos transportes o mais prejudicial para o ambiente.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alterações climatéricas bruscas

O aquecimento global e outras alterações dos sistemas da Terra, devido às actividades humanas, poderão provocar modificações súbitas no clima, alerta um relatório da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Por modificações súbitas, os cientistas norte-americanos querem dizer alterações no espaço de anos, ao invés de décadas ou séculos. "As alterações climáticas não são sempre suaves. Às vezes são abruptas", afirma um dos autores do estudo, Richard Alley, da Universidade da Pensilvânia, citado pela agência Reuters.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Antárctida parou de encolher

A grande massa de gelo da Antárctida Ocidental está a aumentar de espessura e não a derreter, ao contrário do que a generalidade da comunidade científica receava, segundo um estudo publicado na revista Science. Mas as conclusões deverão ser objecto de controvérsia e terão ainda de ser confirmadas.

Ler printer     E-mail   Facebook F