
Apresentamos algumas dicas simples para semeares as bagas gojis no teu jardim ou mesmo dentro de casa. Os arbustos das bagas goji são fáceis de cultivar e de cuidar. São plantas extremamente adaptáveis a diferentes climas e uma vez estabelecidas não necessitam de cuidados especiais. Apresentam umas flores lindíssimas a partir do primeiro ano e no segundo ano já podes esperar cerca de 1 a 2 quilos de bagas por arbusto.
O que necessitas: - sementes ou as próprias bagas goji (que contêm as sementes dentro delas) - pequena área de cultivo no exterior e/ou vasos para cultivo dentro de casa - terra, acesso a muita luz e sol - um pouco de tempo, dedicação e entusiasmo! As goji podem ser cultivadas no exterior em países onde as temperaturas não vão abaixo dos 15 graus negativos (Portugal incluído, claro!)
Como semear: Começa por demolhar algumas bagas goji cerca de 8 horas para facilitar o processo de germinação (alternativamente podes colocá-las no frigorífico). Coloca as sementes em vasos num local protegido da chuva e do sol, de preferência num lugar quente. Nem todas as sementes germinarão, portanto será melhor colocar uma boa quantidade de bagas na terra.
Coloca as sementes a 1-2 cm abaixo do solo e espalha um pouco de composto/fertilizante orgânico por cima delas. Rega levemente. As sementes irão geminar em 5-10 dias, dependendo da temperatura. Depois de germinadas, as plantinhas deverão ser aclimatizadas ao sol directo até estarem bem estabelecidas.Quando as folhas se desenvolverem é tempo de as transplantar para o solo do jardim ou para vasos de cerca de 10 cm. Se, no entanto, o Inverno for muito rigoroso, espera pelo início da Primavera para colocá-las lá fora.
No exterior: Preparar uma área de solo numa parte do jardim que seja muito ensolarada, preferencialmente voltada a sul e sem árvores e/ou prédios que possam fazer sombra. As gojis adoram o sol! Escolhe um pedaço de terra livre de pesticidas. As goji, tal como todas as plantas, são muito mais nutritivas, bonitas e saborosas quando plantadas sem químicos, que são absolutamente desnecessários e prejudiciais à nossa saúde e à do Planeta.
Dentro de casa: Proceder da mesma forma, colocando as sementes em vasos, que serão substituídos a cada ano. Depois de germinadas, coloque os vasos em parapeitos de janelas onde as goji possam receber muito sol ou coloque os vasos no exterior. Fertilizar 1-2 vezes por ano.
Tipo de terra: Moderamente rica, com matéria orgânica em abundância (composto, fertilizantes naturais) e sem tratamentos químicos. O solo deverá ter uma boa drenagem. Se a terra for muito compacta, junta areia.
Água: É necessário manter a terra húmida até as gojis germinarem e estarem bem estabelecidas. Depois pode-se regar apenas quando o solo estiver seco. Não satures a terra de água e deixa-a secar até à proxima rega. Demasiada água (da rega ou da chuva) apodrece as goji e torna-as vulneráveis a doenças.
As tuas bagas goji irão aparecer no segundo ano, quando podes esperar cerca de 1 a 2 kg de bagas por arbusto. Come-as directamente da planta ou seca-as para consumo posterior. Delicia-te!
2012-02-07 11:11 Protetora escreve livro contanto histórias de pessoas que recolhem e ajudam os animais.
|
2012-02-07 11:03 Brasil: Manifestação Crueldade Nunca Mais - TV Bicho
|
2012-02-07 10:59 Pets obesos: um reflexo da humanização?
Problema pode ser solucionado com cuidados e carinho!
|
2012-02-07 10:52 Brasil: Peixes e animais apreendidos
|
2012-02-07 10:46 Animais sobrevivem em zona proibida no Japão
|
Onde compro sementes?
Olá! Eu vivo em Lisboa. Onde poderei comprar sementes de bagas Goji?Obrigada!
(Por: maria joao)
2011.11.07 - 18:04
[ Responder - Imprimir ]
Re: Onde compro sementes?
> Olá! Eu vivo em Lisboa. Onde poderei comprar sementes de bagas Goji?>
> Obrigada!
> (Por: maria joao)
Olá Maria João, as primeiras comprei no Celeiro, mas também já encontro no supermercado Dia.
(Por: Alexandra)
2012.02.03 - 16:43
[ Responder - Imprimir ]