Cultivar Bagas Goji em casa Cultivar Bagas Goji em casa

Cultivar Bagas Goji em casa

Apresentamos algumas dicas simples para semeares as bagas gojis no teu jardim ou mesmo dentro de casa. Os arbustos das bagas goji são fáceis de cultivar e de cuidar. São plantas extremamente adaptáveis a diferentes climas e uma vez estabelecidas não necessitam de cuidados especiais. Apresentam umas flores lindíssimas a partir do primeiro ano e no segundo ano já podes esperar cerca de 1 a 2 quilos de bagas por arbusto.

O que necessitas: - sementes ou as próprias bagas goji (que contêm as sementes dentro delas) - pequena área de cultivo no exterior e/ou vasos para cultivo dentro de casa - terra, acesso a muita luz e sol - um pouco de tempo, dedicação e entusiasmo! As goji podem ser cultivadas no exterior em países onde as temperaturas não vão abaixo dos 15 graus negativos (Portugal incluído, claro!)


Como semear: Começa por demolhar algumas bagas goji cerca de 8 horas para facilitar o processo de germinação (alternativamente podes colocá-las no frigorífico). Coloca as sementes em vasos num local protegido da chuva e do sol, de preferência num lugar quente. Nem todas as sementes germinarão, portanto será melhor colocar uma boa quantidade de bagas na terra.
Coloca as sementes a 1-2 cm abaixo do solo e espalha um pouco de composto/fertilizante orgânico por cima delas. Rega levemente. As sementes irão geminar em 5-10 dias, dependendo da temperatura. Depois de germinadas, as plantinhas deverão ser aclimatizadas ao sol directo até estarem bem estabelecidas.Quando as folhas se desenvolverem é tempo de as transplantar para o solo do jardim ou para vasos de cerca de 10 cm. Se, no entanto, o Inverno for muito rigoroso, espera pelo início da Primavera para colocá-las lá fora.


No exterior: Preparar uma área de solo numa parte do jardim que seja muito ensolarada, preferencialmente voltada a sul e sem árvores e/ou prédios que possam fazer sombra. As gojis adoram o sol! Escolhe um pedaço de terra livre de pesticidas. As goji, tal como todas as plantas, são muito mais nutritivas, bonitas e saborosas quando plantadas sem químicos, que são absolutamente desnecessários e prejudiciais à nossa saúde e à do Planeta.



Dentro de casa: Proceder da mesma forma, colocando as sementes em vasos, que serão substituídos a cada ano. Depois de germinadas, coloque os vasos em parapeitos de janelas onde as goji possam receber muito sol ou coloque os vasos no exterior. Fertilizar 1-2 vezes por ano.


Tipo de terra: Moderamente rica, com matéria orgânica em abundância (composto, fertilizantes naturais) e sem tratamentos químicos. O solo deverá ter uma boa drenagem. Se a terra for muito compacta, junta areia.


Água: É necessário manter a terra húmida até as gojis germinarem e estarem bem estabelecidas. Depois pode-se regar apenas quando o solo estiver seco. Não satures a terra de água e deixa-a secar até à proxima rega. Demasiada água (da rega ou da chuva) apodrece as goji e torna-as vulneráveis a doenças.


As tuas bagas goji irão aparecer no segundo ano, quando podes esperar cerca de 1 a 2 kg de bagas por arbusto. Come-as directamente da planta ou seca-as para consumo posterior. Delicia-te!



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-504-Cultivar%2BBagas%2BGoji%2Bem%2Bcasa.html

Inserido em: 2008.10.24 Última actualização: 2010.06.05

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cláudia Sá
Alimentação > Alimentos > Frutos
Meio Ambiente > Agricultura



Comentários



Goji

Ola, plantei sementes de Goji para formar um pequeno pomar para o consumo da família, mas estou com problemas, ainda pequenas aparecem nas folhas das plantinhas manchas escuras e acabam por cair,ficando somente o talo, também estão sendo alvo de ataque de insetos. Será que as manchas é algum tipo de doença? Alguém conhece algum, repelente natural para indicar?

Obrigada.
Marní
Concórdia-SC/ Brasil
(Por: Marní)

[Por: @ 2014.07.18 - 17:16 | Responder | Imprimir ]


GOJI BERRIES...

Olá tudo bem!? gostaria de saber mais sobre esse fruto. e por favor onde consigo mudas!?... Obrigado.
(Por: Janderson)

[Por: @ 2014.03.08 - 21:20 | Responder | Imprimir ]

Re: GOJI BERRIES...

> Olá tudo bem!? gostaria de saber mais sobre esse fruto. e por favor onde
> consigo mudas!?... Obrigado.
> (Por: Janderson)

AQUI--> https://www.facebook.com/goji.pt.31

(Por: joao figueiredo)

[Por: @ 2014.03.16 - 21:18 | Responder | Imprimir ]



Goje berry

Gostaria de saber qual é a distância entre plantas e entre linhas para eu poder plantar as mudas de goje berry.
Qual é o tamanho da planta.
(Por: Leo Ferreira Rabelo)

[Por: @ 2013.10.03 - 18:57 | Responder | Imprimir ]


bagas goji

Boa tarde!Eu moro na cidade de Caraguatatuba- SP- Brasil.
Gostaria muito de saber onde acho as bagas de goji. Já procurei nos mercados mas não achei, gostaria de planta-las.
fico aguardando uma resposta ansiosamente
REginah!
obrigada.
(Por: regina celia lino)

[Por: @ 2013.08.02 - 15:42 | Responder | Imprimir ]

Re: bagas goji

Regina,
Nas casas de produtos naturais já estão vendendo
os frutos desidratados, ai é só aprir um dos frutinhos e
retirar umas sementes(parece semente de pimentinha).
ai só plantar como o rapaz falou no texto.

abs,

andré

(Por: andre)

[Por: @ 2014.04.19 - 10:52 | Responder | Imprimir ]

Re: bagas goji

Regina
tudo bom
Achei ótimo sua resposta, mas tenho uma pergunta você já plantou alguma fruta com caroço de fruta seca? Tem que colocar para reidratar?.
Desde já agradeço por sua resposta.
Graça Dias


Regina,
> Nas casas de produtos naturais já estão vendendo
> os frutos desidratados, ai é só aprir um dos frutinhos e
> retirar umas sementes(parece semente de pimentinha).
> ai só plantar como o rapaz falou no texto.
>
> abs,
>
> andré
>
> (Por: andre)

(Por: Graça Dias)

[Por: @ 2014.07.23 - 17:25 | Responder | Imprimir ]




Onde compro sementes?

Olá! Eu vivo em Lisboa. Onde poderei comprar sementes de bagas Goji?

Obrigada!
(Por: maria joao)

[Por: @ 2011.11.07 - 18:04 | Responder | Imprimir ]

Re: Onde compro sementes?

> Olá! Eu vivo em Lisboa. Onde poderei comprar sementes de bagas Goji?
>
> Obrigada!
> (Por: maria joao)
Olá Maria João, as primeiras comprei no Celeiro, mas também já encontro no supermercado Dia.
(Por: Alexandra)

[Por: @ 2012.02.03 - 16:43 | Responder | Imprimir ]

Re: Onde compro sementes?

> > Olá! Eu vivo em Lisboa. Onde poderei comprar sementes de bagas Goji?
> >
> > Obrigada!
> > (Por: maria joao)
> Olá Maria João, as primeiras comprei no Celeiro, mas também já encontro no
> supermercado Dia.
> (Por: Alexandra
Olá Maria João
Os Hipers Contimente e Jumbo vendem as \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"GOJI\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\". São vendidas em pequenos pacotinhos, na secção de frutos sêcos. As GOJI são parecidas com Piri-Pires, no tamanho e na côr vermelha.Comem-se bem mastigadas e fazem lembrar figos sêcos.As sementes devem ser semeadas no início da primavera. A minha sementeira de GOJI foi espectacular. Fiz da seguinte maneira. Abri os pequeninos frutos com uma faca de onde retirei as minusculas sementes que vinham coladas à estremidade da faca. De seguida passava a estremidade da faca num guardanapo de papel, onde as sementinhas ficavam agarradas. Por último já tinha um vaso preparado com terra,onde enterrei o guardanapo de papel, onde as sementes estavam agarradas.O guardanapo com as sementes são cobertos com cerca de 1 cm de terra. O guardanapo de papel é biodegradável e acaba por desaparecer à medida que as plantinhas se desenvolvem.Mais tarde fiz o transplante para vasos individuais. As GOGI são muito resistentes ao frio pois suportam até 25 graus negativos.Veja na Internet as 34 razões para usar GOJI. Bom êxito na sementeira.
João
(Por: João)

[Por: @ 2012.08.01 - 17:54 | Responder | Imprimir ]

Cultivo

boa noite:
Vivo no Funchal,ilha da Madeira e, ao tomar conhecimento da existencia destas bagas (quase milagrosas)logo adiquiri e procurei saber mais informações. Das que adiquiri, tirei cerca de 2 duzias de bagas, demolhei durante cerca de 24H e depois abri-as com a ajuda de uma faca e semeei numa caixa, isto por volta do mês de Maio pp. Demoraram a germinar porque ficaram num sítio um pouco sombriu, entretanto já inicei a muda faseadamente há aproximadamente 4 semanas aproveitando pacotes de leite e copos de sumo em plastico.
As plantinhas apresentam uma altura entre os 7 cm e os 15 cm, no entanto verifico que a taxa de sucesso realitamente a enraizamento e desenvolvimento é baixa, uma vez que uma boa parte delas morre ou fica moribunda . Alguém pode ajudar com alguma dica no sentido de poder melhorar a taxa de sucesso e porque um dos objetivos é fornecer gratuitamente a amigos e conhecidos com o fim de se divulgar e propagar o seu cultivo e consumo. Quanto ao composto, como tinha caracteristicas compactas juntei areia e coloquei num sitio com alguma sombra sobretudo na fase inicial.\\\\Desde já agradeço!\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\".
> São vendidas em pequenos pacotinhos, na secção de frutos sêcos. As GOJI são
> parecidas com Piri-Pires, no tamanho e na côr vermelha.Comem-se bem
> mastigadas e fazem lembrar figos sêcos.As sementes devem ser semeadas no
> início da primavera. A minha sementeira de GOJI foi espectacular. Fiz da
> seguinte maneira. Abri os pequeninos frutos com uma faca de onde retirei as
> minusculas sementes que vinham coladas à estremidade da faca. De seguida
> passava a estremidade da faca num guardanapo de papel, onde as sementinhas
> ficavam agarradas. Por último já tinha um vaso preparado com terra,onde
> enterrei o guardanapo de papel, onde as sementes estavam agarradas.O
> guardanapo com as sementes são cobertos com cerca de 1 cm de terra. O
> guardanapo de papel é biodegradável e acaba por desaparecer à medida que as
> plantinhas se desenvolvem.Mais tarde fiz o transplante para vasos
> individuais. As GOGI são muito resistentes ao frio pois suportam até 25
> graus negativos.Veja na Internet as 34 razões para usar GOJI. Bom êxito na
> sementeira.
> João
> (Por: João)

(Por: Alberto)

[Por: @ 2012.08.07 - 01:13 | Responder | Imprimir ]

Re: Cultivo

Bom dia João,

Vivo no Brasil,aqui o clima é diferente,
mas para ter maior chance das plantas/mudas vingarem
tem que por em bastante lugar ensolarado e regar só
1 vez por semana, sem encharcar.

Espero ter ajudado,

Abraço,
André

(Por: André)

[Por: @ 2014.04.19 - 10:58 | Responder | Imprimir ]





Re: Onde compro sementes?

> Olá! Eu vivo em Lisboa. Onde poderei comprar sementes de bagas Goji?
>
> Obrigada!
> (Por: maria joao)
Ola! Eu vivo na ilha da Madeira/Funchal
Eu conheço varios sitios cá na Madeira onde comprar, tenho uma embalagem c/ 150Grs marca "bim bom" embalado por J.L.Machado Lda - Parque Industrial dos Portoes Vermelhos 27 9560-360 Lagoa -AÇORES telef.296 683 995 tendo presentemente cerca de 50 plantinhas nascidas de sementes das bagas desta embalagem. Conheço uma ervanaria BIOFORMA localizada no Funchal que tambem comercializa embalagens com cerca de 250 Grs e descobri recentemente um comerciante na vila da RIBEIRA BRAVA no mercado municipal local que comercializa produtos secos avulso e que presentemente dispõe de varios Kilos deste produto, mas julgo que em qualquer ervanária/Produtos Naturais ou nas secções de frutos secos dos super/hipermercados devem dispor destes produtos.
Cordeais saudações!
(Por: Alberto Chada)

[Por: @ 2012.08.07 - 01:27 | Responder | Imprimir ]



Informação das Goji

Olá a todos..

Sou de Portugal, semeei há cerca de 2 meses Goji e as plantinhas estão com cerca de 4/5 cm de altura, cada folha tem mais ou menos 3/4 cm de comprimento, em média umas 6 ou 7 folhas cada planta..

o que eu queria saber, era como vou fazer agora com o começo do outono e depois inverno, para conseguir proteger as minhas plantas por causa do frio, não irão morrer?

existe alguma maneira de as proteger?eu moro num apartamento, mas tenho varandas e uma espécie de marquise fechada..

espero por respostas, muito obrigado,

Márcio Pereira
(Por: Márcio)

[Por: @ 2011.10.25 - 16:25 | Responder | Imprimir ]


Resultado

Depois de ler este artigo experimentei semear as goji.
Pus de molho e pus uma série de sementes num vasinho, agora aí um mês depois tenho vaso cheio, mas cheio de brotos! :) Lindooo!
Ando agora a separá-los para coisinhas individuais (latas de milho, copos de iogurte, tudo o q possa aproveitar) para ver se alguma sobrevive e fico com uma árvorezinha!
Bom artigo, obrigada!!! :)))
(Por: Tanya)

[Por: @ 2011.04.09 - 00:10 | Responder | Imprimir ]

Resultado

TAnya,
como consigo sementes de gojy?
(Por: Neimar)

[Por: @ 2011.06.08 - 20:53 | Responder | Imprimir ]

Resultado

> TAnya,
> como consigo sementes de gojy?
> (Por: Neimar)
Sugiro que procure nas secções de frutos secos dos super/hipermeercados ou em lojas de produtos naturais!
Boa ssorte!
(Por: Alberto Chada)

[Por: @ 2012.08.07 - 01:31 | Responder | Imprimir ]




Anteriores <<