Batido verde Batido verde

Batidos desintoxicantes

Os batidos desintoxicantes devem ser feitos, como o próprio nome indica, de alimentos vegetais frescos com propriedades desintoxicantes e livres de todo e qualquer produto lácteo, açúcares, adoçantes, corantes, conservantes, produtos químicos tóxicos, etc.

Devem ser feitos com alimentos biológicos e água pura (nascente ou filtrada) e tomados de seguida para que não se percam as vitaminas e nutrientes e não oxidem. Podem ser tomados : (1) em jejum; (2) 15 a 20 minutos depois de se ter tomado um copo de água quente em jejum; (3) a meio das refeições (se forem tomados junto com as refeições não têm ação desintoxicante, mas apenas nutritiva).

As épocas mais propícias a fazer jejuns desintoxicantes são a primavera e o verão. Isto não significa que não se possam tomar estes batidos no outono ou no inverno, mas é de evitar o excesso de alimentos crus ou líquidos nestas estações que são predominantemente frias e húmidas. A primavera é a estação do ano que corresponde ao Fígado, que muitas vezes fica sobrecarregado com o excesso de alimentos mais gordos e pesados consumidos no inverno.

Podes fazer estes batidos apenas pela manhã em jejum, conforme indicado em cima, como podes fazer curas de desintoxicação de 1 dia, 3 ou 7 dias. Para tal, convém consultar um profissional da área de saúde natural, pois cada caso é um caso e não convém passar de repente de uma alimentação sobrecarregada para um jejum completo, há que fazer um plano alimentar de adaptação tanto no início como no fim de uma cura desintoxicante.

Outra forma de ir limpando o organismo e manter uma boa capacidade digestiva é ir bebendo pequenas porções de água quente ou chá de gengibre fora das refeições e isto pode, e deve, ser feito ao longo de todo o ano.

Ficam aqui receitas de três batidos bons para esta época primaveril que podes tomar de manhã uma hora antes do pequeno-almoço e saborear estas misturas deliciosas: batido de cenoura+maçã+gengibre, batido de cenoura+beterraba+aipo, batido de alface+maçã+aipo+salsa.

 

Batido de cenoura+maçã+gengibre
2 cenouras
1 ou 2 maçãs
3 a 4 cm de gengibre fresco com pele
1 rodela limão (opcional)

Coloca todos os ingredientes bem lavados e cortados em pedaços na liquidificadora com 1 copo de água pura (da fonte ou filtrada). Bate tudo durante 2 ou 3 minutos e bebe de seguida.


Batido de cenoura+beterraba+aipo
50% cenoura
40% beterraba
10% aipo
gengibre (opcional)

Coloca tudo na centrifugadora e bebe o sumo de imediato. Este batido é indicado para limpar o intestino, ajudar a repor a flora intestinal e fortalecer a imunidade.


Batido Verde (rico em clorofila)
2 ou 3 folhas de alface
1 ou 2 maçãs
1 pé de aipo
salsa q.b.
1 colher de café de clorela
1 colher de espirulina
1 colher de erva de trigo

opcional: nabo, cenoura, gengibre, outras folhas verdes, outras ervas aromáticas (faz experiências de acordo com os teus gostos pessoais e a tua imaginação!)

Lava bem todos os ingredientes que devem ser biológicos, corta em pedaços e coloca na liquidificadora. Junta 1 copo de água (nascente ou filtrada). Bebe de seguida.

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-589-Batidos%2Bdesintoxicantes.html

Inserido em: 2012-05-20 Última actualização: 2012-05-20

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Alimentação e Saúde
Alimentação > Alimentação Crudívora
Pessoas > Artigos por Autor > Paula Soveral