Polémico...sim. Mas Irina...maluquinhos? Por favor! Este artigo divulga alternativas e não pretende forçar os animais

Em resposta a alguns comentários dirigidos ao artigo por mim elaborado "O que fazer para que os gatos se tornem veganos?" passo a referir o seguinte:
Os cães e os gatos podem receber uma dieta vegetariana, mas não são veganos por natureza - os cães são omnívoros e os gatos são carnívoros. Embora ambos pertençam à classe dos carnívoros, isso não é muito significativo, pois o urso panda também pertence à mesma classe e é quase vegano.
Alimentar cães e gatos à base de uma dieta carnívora convencional torna-se complicado para quem escolheu eliminar da sua vida produtos que veiculam o sofrimento animal. O elevado teor em gordura, hormonas, espessantes, conservantes, ácidos, açúcar e o baixo valor nutricional da comida enlatada, assim como uma possível contaminação pelo consumo de animais que contraíram doenças como BSE, levam pessoas de todo o mundo a optar por alternativas mais saudáveis para os seus amigos de 4 patas. Cães e gatos podem viver perfeitamente saudáveis e activos com uma dieta livre de produtos animais.
Os gatos, como foi referido no artigo, não apresentam dificuldade em digerir a proteína vegetal.
Marcas de comida, como por exemplo, Iams,Wiskas ou Friskies (para mais informações, ver: págs.17/18 - Companion Animal Food Manufacturers: http://www.caringconsumer.com/page/CompaniesDont.pdf *) testam em animais e estão directamente associadas às empresas de produção animal intensiva, o que quer dizer que ao estarmos a financiar estas marcas iremos igualmente contribuir para a crueldade. Animais doentes, mutilados/feridos ou restos (tudo o que não foi direccionado para o consumo humano), irão servir de alimento a animais de companhia, quer em comidas enlatadas quer em rações. Será isto o mais saudável para os nossos amiguinhos?

A Vegan Society e a PETA, duas das organizações mais respeitadas e conhecidas do mundo vegetariano, aconselham e ajudam as pessoas a tornar os seus companheiros de 4 patas vegetarianos/vegans. Portanto, se isto realmente é levado a cabo por pessoas em todo o mundo não será tão insano como isso. Ou será que essas mesmas pessoas estarão todas erradas?
Foi também referido que se os gatos não aderirem a uma dieta vegan, o melhor para eles será uma alimentação orgânica (sem químicos ou hormonas) como a da marca Yarrah, visto (como foquei anteriormente) as marcas comercias possuírem um elevado teor em açúcar, gordura, conservantes, ácidos, espessantes e hormonas. Portanto conclui-se que serão de longe as mais saudáveis.
"Porque não tornar os cães vegans!?" Porque não? Os cães são omnívoros por natureza, portanto abandonar a carne não prejudicará de forma alguma a saúde dos canídeos.
Para quem estiver interessado, à semelhança deste artigo irei redigir outro mas desta vez direccionado para os cães.

Alimentar cães e gatos com uma dieta vegana não só é saudável como também irá evitar o sofrimento e a morte de uma enorme quantidade de animais destinados a esta mesma indústria.

Consultem também o artigo:
http://galaxia-alfa.com/vegan/index.php?destin=article&op=show&article_id=140


Obrigada pelo comentário Inês Alves! ;-)

Fiquem bem, beijinhos para todos


*Se aparecer a mensagem “Alguns ficheiros podem conter vírus ou ser prejudiciais para o seu computador. É importante ter a certeza que este ficheiro é de uma fonte fidedigna”. Ignorem esta mensagem, pois o ficheiro não constitui qualquer perigo para o vosso computador. Se mesmo assim preferirem não arriscar procedam do seguinte modo:
vão a http://www.caringconsumer.com/searchcompany.html, escolham “Companies That Don’t Test” (por baixo da imagem do hamster) e vejam as páginas 17/18.

Sílvia Ferreira

[Por: centro @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]

Re: Polémico...sim. Mas Irina...maluquinhos? Por favor! Este artigo divulga alternativas e não pretende forçar os animais

Ao fim de todo este tempo passado sobre o que aqui escrevi, gostaria de pedir desculpa por ter chamado maluquinhos aos vegans que dão comida vegetariana aos gatos.
Esta questão é delicada e complexa e agora eu já não expressaria a minha opinião desta maneira.
Penso que o comentário mais equilibrado que li aqui sobre este assunto é o que diz que a opção mais coerente para um vegan é não ter animais de estimação!
Segundo me consta, os vegans opõem-se a qualquer tipo de "manipulação" dos animais, incluindo a domesticação, logo faz todo o sentido que não "obriguem" animais a viver nas suas casas, comendo alimentos artificializados.
Mas também aceito que hajam vegans "menos radicais" que acima de tudo se preocupem em dar um lar aos animais que (de qualquer forma) já foram domesticados e dependem de nós. Nesse caso penso que é igualmente coerente que procurem dar-lhes uma alimentação - que já é artifical de qualquer maneira - mais concordante com os princípios vegan.
A linha que separa a coerência da contradição é muito fina e já não tenho uma posição absoluta sobre isto - fica a cargo da consciência de cada um.
(Por: Irina Maia)

[Por: @ 2008-10-02, 22:36 | Responder | Imprimir ]



malukinhos... nem por isso :-)

creio que o argumento de ser "anti-natura" levar qq animal (não humano) a alterar todos os seus hábitos alimentares em prol de um menor impacto ambiental um pouco absurdo. Assim sendo, também seria anti-natura alterarmos os nossos hábitos alimentares uma vez que embora tenhamos um sistema digestivo 80% mais semelhante ao de um herbívoro etc etc, também temos caninos e incisivos que nos levam à irrefutável constatação de que a nossa constituição (porque existem outros elementos para além da dentição que o defendem) existe em prol de uma alimentação que inclui o consumo de carne. O regime alimentar do ser humano caracteríza-se por ser homnívoro, e nem por isso nós deixamos de optar por hábitos alimentares de natureza vegetariana/vegana/frugívora/crudívora etc.

O ser humano é dotado de uma potencionalidade que nenhum outro ser terrestre (pelo menos até aos nossos dias não foi provado o contrário ;b) possui; a razão. Como tal somos livres de optar pelo estilo de vida que consideramos ser mais correcto, e não creio ser recriminável orientar os hábitos alimentares dos outros seres que partilham quotidianamente o mesmo espaço connosco. O argumento de se impor os próprios ideais aos animais também não me parece muito coerente... também lhes é imposta a moradia, os locais de passeio e o tipo de comida que lhes é fornecido (mesmo que seja uma questão de decisão entre comprar wiskas ou outra marca).

Concordo que seja um tema polémico, mas não creio que citar termos como "insanidade" e "atitude digna de um vegan" seja a forma mais correcta de exprimir um ponto de vista. Concordo que se se alterasse por completo os hábitos alimentares de todos os animais em prol de uma dieta meat-free de certo que se iria gerar um enorme desiquilíbrio ecológico entre fauna e flora... no entanto o mesmo também aconteceria se todos os seres humanos se tornassem de um dia para o outro adeptos desse tipo de alimentação; e todos nós sabemos que ao abordar questões deste género pensamos numa amplitude de pequena escala (ou seja, não em termos de toda a população mundial), pelo que este impacto de certo não terá expressão se algumas pessoas lerem o artigo .

Concordo com o facto de os gatos não serem primatas, mas também existem muitas espécies que não o são e não deixam de se alimentar exclusivamente de vegetais ;b . Falando um pouco mais sério, sim, de facto creio que seria adequada uma pesquisa mais profunda acerca dos impactos da passagem para uma alimentação vegana em animais não humanos, e nesse ponto acredito que se deve proceder com um pouco mais de ponderação... no entanto eu (enquanto indivíduo singular) não acredito que colida com a "ética vegan" até bem pelo contrário, uma vez que ao se adquirir alimentação para felinos estamos a compactuar com a exploração animal... até que ponto será diferente comprar patê para si mesmo ou para o gato que partilha connosco o mesmo espaço?

Bem... é a minha perspectiva acerca deste assunto, parabéns a quem redigiu o artigo :)

jokitas verdes

Inês Alves

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]


Tão malukinhos ou quê?

Olá a todos os vegans!
Antes que pensem que sou vossa inimiga, quero dizer que também sou vegan (bem, pelo menos tento ser o mais possível - ando para aí nos 97,5%).
No entanto, este artigo deixou-me estupefacta e a pensar que alguns vegans andam a ficar chonés. Será falta de B12?(lol)
Agora a sério. Acho que são os Jeovás que têm uma imagem do paraíso como sendo um mundo onde até os leões são vegetarianos. Por acaso a ideia de um mundo assim até me agrada, mas nunca pensei que os vegans chegassem a pensar verdadeiramente pô-la em prática... Se começaram com os gatos, qualquer dia querem tornar todos os animais herbívoros! Porque não tornar os cães vegans!?
Eu acho que o ser humano está fisiologicamente bem adaptado a uma dieta vegetariana e vegan e que, portanto, pode e deve fazer uso do seu livre arbítrio e decidir ter hábitos de consumo que não causem sofrimento e exploração a outras espécies. Mas daí até impôr os seus ideais e dieta a outros animais, vai um grande passo. Passo esse que, a meu ver, vai de um discernimento elevado a uma quase-insanidade. Não acho que seja uma atitude digna de um vegan, que pretende acima de tudo não interferir com a vida e bem-estar das outras espécies, forçar gatos a comer exclusivamente vegetais.
Um felino não é um primata, é por natureza bastante mais carnívoro do que nós. Os gatos até comem vegetais sem problemas, mas parece-me difícil que vivam bem só com vegetais.
Até me parece lógico o exemplo que dão, da gatinha que se curou da artrite só com alimentação vegana, mas creio que isso se deve por ela ter sido anteriormente mal-alimentada. O efeito de deixar os alimentos nocivos deve ter curado a bichana - esse é um efeito já descrito nos seres humanos: a cura não depende tanto do que se passa a comer, mas mais daquilo que se deixou de comer e que estava a causar a doença.
Um gato que tenha uma boa alimentação, mesmo com produtos animais, quase de certeza que ficaria pior só com vegetais. Admito que possa estar errada e que a maioria dos gatos saudáveis possa manter-se bem com alimentação vegan, mas só o facto de se ter de forçá-los a isso quando não é essa a sua alimentação natural, acho que colide frontalmente com a ética vegan.
Um abraço,
Irina

Irina Maia

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]

Re: Tão malukinhos ou quê?

Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição: nem um só molar. Já na dos animais herbívoros predominam os molares. Os cães também são predominantemente carnívoros mas possuem molares, pelo que podem tornar-se vegetarianos ou mesmo veganos. Mas por favor, não obriguem os gatos e outros carnívoros a sê-lo. Não só não é natural como é um desrespeito pela natureza. Também o sistema digestivo dos carnívoros é diferente do dos herbívoros e dos omnívoros. É mais curto para evitar que o organismo fique exposto às toxinas produzidas pela digestão da carne. isto que dizer que, ao contrário de nós, eles estão perfeitamente adaptados ao consumo da carne. a natureza não cometeu um só erro com os gatos. Não tenham a presunção de a corrigir...
(Por: Ana)

[Por: @ 2007-02-02, 16:07 | Responder | Imprimir ]

Re: Tão malukinhos ou quê?

> Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros
> felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição:

Ana, ninguém disse que os gatos não são naturalmente carnívoros. Mas também não são naturalmente "nossos". Simplesmente, uma vez que os temos dependentes, então que poupemos as vidas de outros animais, com tanto ou mais direito de viver como os gatos.
(Por: )

[Por: @ 2007-02-02, 18:03 | Responder | Imprimir ]

Re: Tão malukinhos ou quê?

> > Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros
> > felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição:
>
> Ana, ninguém disse que os gatos não são naturalmente carnívoros. Mas
> também não são naturalmente "nossos". Simplesmente, uma vez que os temos
> dependentes, então que poupemos as vidas de outros animais, com tanto ou
> mais direito de viver como os gatos.
> (Por: )
Ao procurar outro assunto por acaso entrei no site e achei util deixar esta informação: Tivemos um gato em nosso casa, onde sou o único vegetariano, gato este nunca tendo sido ensinado comia todo o tipo de verdura a ponto de nunca termos descoberto algum tipo de verdura que ele não comesse. A descoberta foi ao acaso: um dia na lata de lixo estava um tomate podre e o gato comeu. A partir dali começamos a experimentar com todo o tipo de verdura. Outrossim na minha terra muita gente diz que se deve dar cenoura para os gatos comerem, sendo muito bom para a sua saúde.
Atenciosamente

transeunte
(Por: claudio)

[Por: @ 2008-02-29, 23:42 | Responder | Imprimir ]



Re: Tão malukinhos ou quê?

> Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros
> felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição: nem um só molar.
> Já na dos animais herbívoros predominam os molares. Os cães também são
> predominantemente carnívoros mas possuem molares, pelo que podem tornar-se
> vegetarianos ou mesmo veganos. Mas por favor, não obriguem os gatos e
> outros carnívoros a sê-lo. Não só não é natural como é um desrespeito pela
> natureza. Também o sistema digestivo dos carnívoros é diferente do dos
> herbívoros e dos omnívoros. É mais curto para evitar que o organismo fique
> exposto às toxinas produzidas pela digestão da carne. isto que dizer que,
> ao contrário de nós, eles estão perfeitamente adaptados ao consumo da
> carne. a natureza não cometeu um só erro com os gatos. Não tenham a
> presunção de a corrigir...
> (Por: Ana)

Ana:

Quanto à sua afirmação: 'nem um só molar' lamento desapontá-la mas os gatos têm molares e mais do que um!
(Por: Inês)

[Por: @ 2008-04-15, 20:07 | Responder | Imprimir ]




Obrigada

Obrigada pelas tantas informações que disponibilizam aqui nesta página.
Também eu não como carne e conseguir que os meus animais deixem de o fazer será uma maravilha - espero conseguir!
Um bom trabalho e muitos gatinhos convertidos, é o que lhes desejo :)

Inês

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]

Não concordo com isso.

Acho isso ridículo. Eu sempre comi carne. Sempre gostei de carnes exóticas. Carneiro, Tatu, Tartaruga, Pavão, todas essas carnes são deliciosas. Tennho um labrador e sempre dou os restos pra ele comer. Ele adora!

Acho um tremendo absurdo até mesmo proibir animais de degustarem essas delícias tornando-os veganos. Eles são carnívoros, nasceram assim. Eu também, sempre comi carne e vou continuar comendo, assim como meus animais.
(Por: Baltazar )

[Por: @ 2009-09-09, 22:31 | Responder | Imprimir ]

Re: Não concordo com isso.

Os cães são omnívoros. Eles quando habituados também adoram fruta, vegetais, tofu e outros alimentos.
Dar-lhes carne cozinhada é tão ou menos natural que dar-lhes vegetais. Alguma vez viu um cão ou gato no seu esttado selvagem cozinhar ou querer ração?

[Por: cris @ 2009-09-12, 14:23 | Responder | Imprimir ]




   >> Seguintes