Uma questão complexa

Acho que ambas as posições têm um fundo de verdade. Se por um lado é imoral comprar rações e enlatados nos supermercados feitos de sofrimento animal para alimentar o nosso amigo de estimação, por outro lado não devemos interferir na sua dieta natural.
O complicado da situação é a domesticação animal. Se não os tivéssemos em casa, eles teriam que caçar para se sustentar. Realizariam as tarefas que lhes são naturalmente e intrinsecamente inatas. O problema é que já "hominizámos" o planeta. Os animais não se podem expressar naturalmente no seu espaço natural. Já quase não existe espaço para a vida selvagem. Portanto, ou continuamos a ser cruéis e a pactuar com o sofrimentos dos animais explorados intensivamente, ou tentamos apaziguar a nossa consciência comprando ração biológica, ou aplicamos a regra de casa: ninguém come carne e pronto!
(Por: Pat)

[Por: @ 2009-10-04, 00:00 | Responder | Imprimir ]


Fazer um gato virar vegun é no mínimo total incoerência..... M.R.C. (Movimento de Resistência Carnívora)

O motivo de se ser vegun, pelo q sei, consiste em ser contra os maus-tratos os animais. Então, pegar um animal, seja ele qual for, e simplesmente mudar a dieta da qual ele e seus ancestrais sempre sobreviveram me parece no mínimo incoerente com os preceitos defendidos por aquelas pessoas q OPTARAM por serem veguns.
Pois não acho q fazer um animal como o gato (famoso por dar "presentes" como pássaros e ratos mortos para os donos)deixar de comer carne configure o jeito certo de lidar com a vida de um outro ser vivo. Independentemente de o gato conseguir ou não ter uma vida e saúde plenas a base apenas de proteína vegetal oferecida com todo o amor ao gato.
Se quem é vegun acha errado dar para o gato a comida enlatada das grandes marcas ou ainda preparar vc mesmo a carne para o seu pequeno felino, a solução me parece bem simples: NÃO TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO CARNÍVORO SE VC FOR VEGUN.
Aliás, essa polêmica em torno da alimentação dos gatos, me faz questionar se um vegun pode ter um animal de estimação, afinal como pode-se saber se esta se tratando direito de um animal? Apenas pq ele pede carinho e está saudavel? Ou ainda será q o ser humano teria o "direito" de ter animais de estimação? Bem, não sei.
Porém fica a questão, até pq confesso q não apenas NÃO SOU VEGUN como acho patético esse movimento e por isso mesmo não tenho muita noção de quais seriam as bandeiras veguns além, claro, do abandono da dieta carnívora.
Por fim, sem querer me prender numa falsa idéia de "origem pura", basta fazer uma rápida pesquisa na internet para descobrir que o início da domesticação dos gatos se deu com a necessidade de se conseguir um bom predador para os ratos que infestavam os estoques de grãos das primeiras grandes civilizações humanas no Egito e Oriente Médio. Portanto, não que faça alguma diferença ou tenha alguma importância, embora não deixe de ser um argumento, tirar a carne da dieta dos gatos é ir contra a raiz do motivo q afinal uniu para sempre o homem a esses adoráveis caçadores.
Não pretendo aqui, nem acho q conseguiria mudar a cabeça de ninguém mas é q pra mim crueldade é um gato viver sem carne.....
(Por: Ariel)

[Por: @ 2008-05-25, 08:25 | Responder | Imprimir ]

Re: Fazer um gato virar vegun é no mínimo total incoerência..... M.R.C. (Movimento de Resistência Carnívora)

As rações comerciais para animais "domésticos" têm vaca, galinha, peixe, e vários outros animais. Tudo animais que são mantidos artificialmente em cativeiro para serem tratados como comida, será isso mais natural do que alimentar um gato (ou cão) de forma vegana, havendo essas alternativas disponíveis?

Não existe nenhuma diferença, somos seres artificiais, vivemos num mundo artificial e queremos que os animais que adoptamos tenham uma alimentação tão boa como a nossa dentro dessa artificialidade, eu não posso condenar alguém que o faz de forma informada, condeno sim quem mantem animais presos para os explorar. É difícil de entender?


> O motivo de se ser vegun, pelo q sei, consiste em ser contra os maus-tratos
> os animais. Então, pegar um animal, seja ele qual for, e simplesmente mudar
> a dieta da qual ele e seus ancestrais sempre sobreviveram me parece no
> mínimo incoerente com os preceitos defendidos por aquelas pessoas q
> OPTARAM por serem veguns.
> Pois não acho q fazer um animal como o gato (famoso por dar "presentes"
> como pássaros e ratos mortos para os donos)deixar de comer carne configure
> o jeito certo de lidar com a vida de um outro ser vivo. Independentemente
> de o gato conseguir ou não ter uma vida e saúde plenas a base apenas de
> proteína vegetal oferecida com todo o amor ao gato.
> Se quem é vegun acha errado dar para o gato a comida enlatada das grandes
> marcas ou ainda preparar vc mesmo a carne para o seu pequeno felino, a
> solução me parece bem simples: NÃO TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO CARNÍVORO
> SE VC FOR VEGUN.
> Aliás, essa polêmica em torno da alimentação dos gatos, me faz questionar
> se um vegun pode ter um animal de estimação, afinal como pode-se saber se
> esta se tratando direito de um animal? Apenas pq ele pede carinho e está
> saudavel? Ou ainda será q o ser humano teria o "direito" de ter animais de
> estimação? Bem, não sei.
> Porém fica a questão, até pq confesso q não apenas NÃO SOU VEGUN como acho
> patético esse movimento e por isso mesmo não tenho muita noção de quais
> seriam as bandeiras veguns além, claro, do abandono da dieta carnívora.
> Por fim, sem querer me prender numa falsa idéia de "origem pura", basta
> fazer uma rápida pesquisa na internet para descobrir que o início da
> domesticação dos gatos se deu com a necessidade de se conseguir um bom
> predador para os ratos que infestavam os estoques de grãos das primeiras
> grandes civilizações humanas no Egito e Oriente Médio. Portanto, não que
> faça alguma diferença ou tenha alguma importância, embora não deixe de ser
> um argumento, tirar a carne da dieta dos gatos é ir contra a raiz do motivo
> q afinal uniu para sempre o homem a esses adoráveis caçadores.
> Não pretendo aqui, nem acho q conseguiria mudar a cabeça de ninguém mas é
> q pra mim crueldade é um gato viver sem carne.....
> (Por: Ariel)

(Por: Haldi)

[Por: @ 2008-11-13, 18:57 | Responder | Imprimir ]

Para reflectir


E se fossem vegans que estivessem a frente de associações de animais abandonados?Iriam recusar comida animal para os animais famintos?...e como e que as pessoas que alimentam colonias de gatos da rua suportariam os preços e a logistica de uma alimentação vegana para gatos?
Não se pode olhar para o nosso propio umbigo, lembrem se que andam ai muitos animais abandonados que nunca serão vegans e que terão que comer carne...o que eu sugiro e que as rações sejam feitas com carne biologica e consequentemente livres de crueldade...mas e claro que isso iria acrescer o preço...
E depois ainda ha que pensar nos animais exoticos que são cada vez mais uma realidade...
o Homem chegou a um ponto em que ja nao consegue desmanchar a porcaria que fez...nos vegetarianos/vegans temos boas intenções mas temos que pensar muito bem e não cair ja em radicalismos
(Por: )

[Por: @ 2009-07-29, 05:54 | Responder | Imprimir ]

Re: Para reflectir

Claro que há que ser razoáveis. Qualquer vegano sabe que ainda é muito complicado as associações usarem ração vegana e creio que ninguém recusaria a oferta de comida animal para animais abandonados.
De qualquer forma, se houvesse mais pessoas a comprar ração vegana certamente os preços poderiam ser muito mais acessíveis. E se as pessoas boicotassem empresas que testam em animais, certamente que elas optariam por rações no mínimo mais éticas.

Quanto a rações com carne biológica também já existem no mercado, como o caso da marca Yarrah.

[Por: cris @ 2009-07-31, 20:34 | Responder | Imprimir ]

Re: Para reflectir

daqui a nada pôe os Leões a comer alfaces... bom trabalho.

curioso é que ninguem se preocupa com o sofrimento dos vegetais, que tambem são seres vivos...
(Por: Paulo)

[Por: @ 2009-10-02, 23:04 | Responder | Imprimir ]

Re: Para reflectir

São seres vivos sim, mas não têm cérebro. As plantas não são seres sencientes, não sofrem, não sentem dor nem medo. Os animais têm sistema nervoso central e sentem tal como os humanos.

[Por: cris @ 2009-10-04, 11:48 | Responder | Imprimir ]







A obsessão não pode chegar a tanto!!

João,

Certo que os gatos são carnívoros e selvagens, da mesma forma que nós somos preparados para andar a pé e descalços, e comer cru aquilo que apanhamos na selva. A racionalidade levou-nos àquilo que chamamos progresso e tudo mudou. Alimentar um gato vegetariano é tão natural como ter um gato.



[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]

Re: A obsessão não pode chegar a tanto!!

Vcs não são maluquinhos, são totalmente loucos, ser vegan é uma opção racional, obrigar um animal carnivora a isso é totalmente maluco, devem ser denunciados a sociedade protetora dos animais.
(Por: GUILHERMINO)

[Por: @ 2008-02-27, 22:33 | Responder | Imprimir ]

Re: A obsessão não pode chegar a tanto!!

E obrigar um animal a comer ração com OGM, com restos de animais que não se sabe a origem, é correcto?


(Por: )

[Por: @ 2008-03-01, 14:40 | Responder | Imprimir ]

Re: A obsessão não pode chegar a tanto!!

Tem rações no mercado livre de maus-tratos e testes em animais é só pesquisar.
Privar um animal da sua natureza é crueldade!Vcs estão sendo incoerentes!
Gatos comem carne essa é a natureza deles, privar um gato de comer carne é um ato de crueldade tão ruim quanto de quem fabrica as rações com carne.
Respeito muito quem é vegan, acho um ato de coragem e pensamento coletivo muito bonito, mas tornar isso prejudicial a outro animal torna tudo errado e a filosofia de vcs perde totalmente a alma.
Um gato sem carne tem problemas renais e intestinais, vcs não sabem como eles sofrem com isso, não sejam tão ridículos ao ponto de impor uma escolha racional a um ser não racional.
(Por: Kelly)

[Por: @ 2010-04-29, 22:10 | Responder | Imprimir ]

Re: A obsessão não pode chegar a tanto!!

Os gatos necessitam não de carne, mas da substância chamada taurina. A ração comercializada aqui na loja tem taurina vegetal e é uma ração equilibrada e alguma até de agricultura biológica.
Há que ponderar: a grande maioria das rações com carne, para além de serem elaboradas com subprodutos de origem animal (pulmões, cérebro, olhos, intestinos muitas vezes de animais doentes, moribundos e restos das mortes de canis municipais) implicando morte e sofrimento de vidas inteiras, contêm também restos de óleos e gorduras de restaurantes extremamente saturadas, várias toxinas, metais pesados provenientes de peixes e antibióticos, hormonas, conservantes, colorantes, organismos geneticamente modificados, excrementos, pus e muitas outras substâncias muito prejudiciais à saúde causadoras de problemas cancerígenos, renais e do metabolismo em geral. Penso que isto não faz parte da definição de dieta equilibrada.
Se fosse assim tão boa não haveria tantos animais doentes a encher clínicas e hospitais veterinários com doenças metabólicas. A incidência de cancro em cães em Portugal há uns 10 anos estava perto dos 50%! Devido a rações veganas? Obviamente que não.
Quem defende as rações com carne e pretende conscientemente e informadamente continuar a alimentar os seus animais com estes compostos, pelo menos deveria exigir aos fabricantes que a qualidade ou componentes das rações se aproximassem mais dos níveis da alimentação para humanos, em alguns casos eventualmente melhor.

[Por: anasoares @ 2010-05-02, 20:53 | Responder | Imprimir ]






A obsessão não pode chegar a tanto!!

Desculpem-me o comentário, e logo a esta altura que estou tão esforçado em converter-me definitivamente em vegetarianos, mas tudo o que é demais, é moléstia.

Para quem não percebe nada de zoologia posso apenas adiantar que:

Homem - Omnivoro
Gato - Carnivoro

Não está, nem nunca esteve, incluida na dieta do gato doméstico qualquer componente vegetal. O gato é um animal carnivoro e ponto final. Apesar dos vossos argumentos nada consegue competir com a história de milhares de anos e toda a ciência que hoje sabemos. Há animais que se alimentam exclusivamente de carne, gostem ou não da ideia. Tornar um gato vegetariano é ridiculamente utópico ao ponto de comparar baleias a voar nos nossos céus. Inimaginável.
Além do mais, e existem estudos que comprovam o que vou dizer. Ao gato diabetico deve ser retirado qualquer alimento vegetal. Mesmo que seja normal aquelas latinhas com feijao verde, ou até com ervilhas.. pois estes ingredientes são autentico veneno para um gato diabetico. Já para não falar em oleos de girassol, bocadinhos de pao ou cereais.

Querem alimentar-se exclusivamente de vegetais, acho bem. Eu mesmo estou a tentar. Mas por favor não se deixem cegar ao ponto de querer virar o mundo de pernas para o ar, apenas levados pela obsessão de tornar tudo vegetariano.
As grandes associações ou organizações de vegetarianos, que fazem estudos muito bonitos a dizer que as baleias deviam alimentar-se a alface e a tomates são as principais interessadas em que meio mundo se torne vegetariano, e porque? Pela mesma razão que a Coca-Cola faz estudos a dizer que aquela bebida de "lixo" só faz bem à saude. Não se deixem enganar pelos interesses monopolistas e egocentristas.
Aahh.. e deixem os gatinhos em paz!
Joao

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]

Re: A obsessão não pode chegar a tanto!!

Então para os humanos é cruel manter uma indústria de carne, mas para os animais que temos em casa não? Vamos abolir os matadouros que se destinam a fornecer os talhos, mas não as fábricas de rações???
(Por: Inês Alegria)

[Por: @ 2006-07-12, 02:55 | Responder | Imprimir ]


Re: A obsessão não pode chegar a tanto!!

João, acredito que você acrescentou muito nas suas considerações a respeito da discussão acima que vem caminhando muito bem, e em vários momentos pôde fornecer riquíssimas contribuições para a compreensão do "veganismo".
Em certo momento você disse-se algo como: "estou tentando me tornar", digo algo, quando você realmente conseguir e compreender de forma prática a vida de uma alimentação sem a protéina animal do tipo carne, com certeza se clareará essa idéia proposta.

Abraços

MarinaP*
(Por: Marina)

[Por: @ 2007-12-07, 22:03 | Responder | Imprimir ]



Li este artigo juntamente com alguns comentários que foram feitos e não resisti em querer responder a alguns aspectos dos quais que achei deveras hilariantes sobre o facto da transição do regime alimentar em animais para o veganismo.

Quando se fala do regime de vida "vegan" refere-se para além das questões ecológicas, essencialmente sobre à não contribuição da exploração e sofrimento de qualquer tipo de espécie que possua de capacidades que permita experienciar a senciência (seres que possuem a capacidade de sofrer). Isto significa que a partir do momento em que se toma a decisão em querer seguir o mesmo regime de vida, naturalmente que depois existe um boicote sobre os produtos de origem animal nomeadamente quando estão expostos ao comércio.

Ora, "e então o que dar ao animal que tenho lá em casa?" Neste momento sustento uma cadelinha de raça "caniche" que desde à bastante tempo lhe foi aplicada uma alimentação à base vegana logo quando me apercebi de que mesmo eu fazendo um regime livre de crueldade animal não acharia correcto continuar a comprar carnes e outras rações provenientes da mesma origem para a alimentação da minha cachorrinha, de certa forma seria um pouco "nadar contra a corrente". De uma forma gradual comecei a dar de alimento ração orgânica que contém uma percentagem baixa de carne e outra com todo o tipo de verduras e leguminosas. A partir de uma certa altura fui introduzindo na alimentação dela arroz, massas, seitan, tofú, millet, leite de soja, etc. O ar de satisfação do animal é notável e tal como eu, tudo de ordem biológica, confeccionado da forma como nós os dois mais gostamos. :)

Todo o ser consegue sobreviver na base do que o coração da natureza que fornece. Hoje as alternativas são imensas e se olhássemos um pouco mais para nós e se nos opuséssemos um pouco mais ao sistema acho que muitas opiniões e muitas mais descobertas iriam surgir e ser postas em prática.

Não é complicado e tenho a prova disso. Hoje a Nyna é uma cadelinha feliz e energética e até agora nunca apresentou quaisquer sinais negativos, no que diz respeito à sua própria saúde.


Pelos animais,

José*
josé dias

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<   >> Seguintes