Alimentação de crianças veganas

Alguns estudos levados a cabo em crianças veganas desde o nascimento, em 1981 e 1992, mostraram que estas pesam em média menos do que as crianças omnívoras, mas se encontram dentro dos níveis normais de peso e altura. Bebés e crianças criadas com uma dieta vegana variada obtêm proteínas e energia adequadas, são saudáveis e crescem normalmente. São extremamente raros os casos, relatados com pompa na imprensa médica, de bebés veganos que sofrem de deficiências proteicas e energéticas. São mais os casos de bebés criados com uma dieta macrobiótica ou frugívora mal planeada, do que com uma dieta vegana.
É comum a ideia de que sujeitar uma criança a uma dieta vegetariana ou vegana a pode colocar em risco de deficiências nutricionais. A realidade é que uma dieta mal planeada, independentemente de ser vegetariana ou omnívora, é a causa principal de desequilíbrios nutricionais. Os primeiros anos de vida da criança constituem uma oportunidade para lhe incutir bons hábitos alimentares.


Dicas para Alimentar Crianças Veganas:

- Os bebés necessitam de bastante energia. Os cereais preparados em casa devem ter uma consistência espessa. Adicionar um pouco de óleo vegetal aos cereais cozinhados aumenta o seu conteúdo calórico e melhora o paladar, tornando-os menos glutinosos quando arrefecem.
- Usar mais óleo de soja ou de cânola, e menos óleo de girassol ou de milho, pois os primeiros estimulam a produção de ácidos gordos, muito importantes para o desenvolvimento do cérebro e da visão.
- Não deixar o bebé encher-se de líquidos antes de comer.
- Usar margarina fortificada com D2 e B12 para barrar o pão, ou manteiga de nozes e/ou sementes, para aumentar a densidade energética.
- Usar um extracto de levedura de cerveja com baixo conteúdo de sal é uma boa fonte de vitaminas e minerais.
- Leguminosas (lentilhas, feijões, ervilhas) bem cozinhadas e esmagadas fornecem energia e proteínas.
- Usar melaço para reforçar as doses de ferro e de cálcio.
- Tofu preparado com sulfato de cálcio contém mais cálcio do que leite de vaca e também é muito rico em proteínas.
- Assegurar-se que a criança apanha sol regularmente e fornecer-lhe suplementos de vitamina D2 no Inverno.
- Usar leite de soja enriquecido com cálcio, vitamina D2 e vitamina B12.
- Proporcionar à criança uma dieta variada com muitos alimentos frescos adequados à idade.
- Evitar alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcar .
- Preferir os sumos de fruta naturais com água e não os concentrados ou refrigerantes.
- Encorajar o consumo de vários legumes e frutas coloridas, conforme a idade.


Alguns Nutrientes Chave para Crianças:

Proteínas
O que as crianças necessitam, como base, é de alimentos energéticos suficientes. Ou seja, mais calorias do que propriamente proteínas. Com as calorias adequadas um bebé terá um equilíbrio positivo de nitrogénio e irá desenvolver-se bem, com uma dieta na qual as proteínas são fornecidas por uma variedade de alimentos vegetais. Para tal é importante incluir nas refeições tofu, proteína de soja texturizada, leite de soja e uma grande variedade de leguminosas, cereais, sementes e nozes.

Vitamina B12
Depois do parto, se o leite materno tiver pouca B12 podem ocorrer deficiências no bebé - não nas primeiras semanas de vida, mas depois de alguns meses, quando a reserva do bebé acabar. Os problemas com a B12, durante o aleitamento, continuam a ser muito raros. A dose diária recomendada (DDR) é de 0.4ug por dia, para bebés entre 0-6 meses, e de 0.5ug para bebés com 7-12 meses. As crianças com idades entre 1-3 anos devem consumir 0.9ug, aumentando para 1.5ug por dia dos 4 aos 8 anos. Até aos 13 anos a DDR é de 1.8ug e a partir dessa idade 2.4ug.
A deficiência de B12 durante a infância é muito rara. No entanto, porque a deficiência pode ter efeitos graves, é prudente que as famílias veganas usem e dêem às suas crianças alimentos enriquecidos (verifica no rótulo a existência de vitamina B12 ou cianocobalamina) ou suplementos de B12 (ao tomar suplemento a quantidade deve ser bastante superior à DDR, pois o nosso organismo não absorve toda a vitamina ingerida. Também não exista qualquer risco em ingerir quantidade a mais.).

Vitamina D
Com excepção das latitudes norte, a maioria das pessoas obtém vitamina D através da exposição à luz solar, mais do que através da alimentação. Consequentemente, em Inglaterra, estabeleceu-se uma Referência de Ingestão Nutritiva (RIN), apenas para pessoas com maior risco de deficiência - recém-nascidos - de 8.5ug, baixando depois para 7ug, por dia. O leite em pó contém vitamina D suficiente para os bebés recém-nascidos, mas o materno poderá não conseguir fornecer a quantidade adequada, a partir dos 4-6 meses de idade, especialmente nos países nórdicos, durante o Inverno.
Uma breve exposição da pele à luz solar durante a Primavera, Verão e Outono, irá assegurar a vitamina D necessária, mas nunca nas horas mais quentes do dia; tampouco é necessária uma exposição directa ao sol.

Cálcio
Nenhuma carência de cálcio foi relatada em crianças veganas. Dada a importância da ingestão de cálcio, durante a juventude, para evitar um futuro risco de osteoporose, os pais veganos, como quaisquer outros, devem assegurar a introdução de alimentos ricos em cálcio na dieta das crianças. A dose recomendada é de 350-550mg por dia, para bebés e crianças até 10 anos de idade.
Boas fontes de cálcio são melaço, sementes, nozes, alfarroba, legumes, tofu, salsa, figos secos, algas, cereais, leite de soja fortificado.

Ferro
Os bebés podem absorver até cerca de 50% do ferro presente no leite materno, mas calcula-se que apenas 10% do ferro presente no leite em pó é absorvido. Uma pesquisa, de 1981, feita em crianças veganas inglesas, com idades entre 1-4 anos, constatou uma ingestão média de 10mg, por dia, basicamente proveniente de trigo e leguminosas, o que excede consideravelmente a dose diária recomendada. A dose diária recomendada é: dos 0-3 meses, 1.7mg; dos 4-6 meses, 4.3mg; dos 7-12 meses, 7.8mg; crianças até aos 10 anos de idade, 6.1-8.7mg; e adolescentes, 11.3-14.8mg.
Boas fontes de ferro são leguminosas, tofu, legumes verdes e frutos secos. Deves ter ainda o cuidado de incluir um alimento rico em vitamina C (laranja, kiwi, tomate) juntamente com os alimentos ricos em ferro para aumentar a sua absorção.

Zinco
Existem provas, obtidas da população em geral, de que malformações ocorridas em alguns bebés podem estar relacionadas com carências de zinco nas suas mães. O leite materno não é uma fonte rica deste mineral e, durante o aleitamento, os bebés obtêm-no das suas próprias reservas corporais, obtidas durante os últimos 3 meses de gravidez. Por isso, os bebés prematuros podem correr risco de carências em zinco.
As recomendações diárias são dos 0-6 meses, 4mg; dos 7 meses-3 anos, 5mg; dos 4-6 anos, 6mg; e dos 7-10 anos, 7 mg.
Algumas fontes de zinco são leguminosas, nozes, germe de trigo, cereais integrais, tofu e misso.


Um Plano de Refeições sugerido para Crianças Veganas (doses diárias por grupo etário)



Número de porções diárias

Alimento

Porção

6 meses -1 ano

1 - 4 anos

4 - 6 anos

pão

1 fatia

1

3

4

cereais (enriquecidos)

1-5 colheres de sopa

1/2 (partidos)

1

2

gorduras

1 colher de chá

0

3

4

citrinos

1/4-1/2 chávena

0

2

2

Outras frutas (maçã, pêssego, banana, alperces, uvas)

2-6 colheres de sopa

3 (puré)

2 (pedacinhos)

3

alimentos proteicos (frutos secos, leguminosas, tofu)

1-6 colher de sopa

2

3

3

vegetais de folha verde

1/4-1/3 chávena

1/4

1/2

1

Outros vegetais (rebentos de soja, batatas, tomates, couve-flor, aipo, etc.)

1/4-1/3 chávena

1/2

1

1

leite de soja (enriquecido)

200ml

3

3

3

levedura de cerveja

1 colher de sopa

0

1

1

melaço

1 colher de sopa

0

1

1

gérmen de trigo

1 colher de sopa

0

opcional

opcional



Referências:
http://www.vegansociety.com/html/info/info26.html
KLAPER, Michael, Pregnancy, Children & the Vegan Diet, Ed. Gentle World

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-125-Alimenta%25E7%25E3o%2Bde%2Bcrian%25E7as%2Bveganas.html

Inserido em: 2002-08-09 Última actualização: 2007-07-07

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Saúde infantil
Alimentação > Alimentação Infantil
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues