Cochonilha e Carmim

Um vegano deve estar atento aos rótulos que indicam os ingredientes Carmim, Cochonilha, Ácido Carmínico (Carmine. Cochineal. Carminic Acid.) ou E-120.
Cochonilha é um pigmento vermelho obtido através da compressão da fêmea do insecto cochonilha. Carmim é um corante obtido a partir de milhares de lesmas mortas.
Estes ingredientes são utilizados em produtos alimentares, principalmente sobremesas com sabor a frutos, roupas e produtos de cosmética.

Cochonilha
É um corante vermelho intenso feito com corpos secos de Dactylopius coccus, um insecto mexicano. Para produzir apenas 450 gramas deste corante precisam de ser mortos cerca de 70.000 insectos.
Biliões de animais são criados e destruídos todos os anos na fabricação deste corante usado em biscoitos sabor morango, gelados de frutas vermelhas, leites de soja sabor morango,
roupas etc. O pigmento também é usado em produtos cosméticos (champôs, batons, etc.)
Pode causar reacções alérgicas em algumas pessoas.
Como alternativa a este corante poderia ser utilizado sumo de beterraba, que não possui qualquer toxicidade. Ou, no caso dos alimentos, simplesmente nada, pois um corante não acrescenta benefícios aos produtos.

Carmim
É um pigmento obtido através do esmagamento de uma espécie de lesma. Bebidas, como por exemplo o Ades (sabor pêssego), gelados, biscoitos e produtos de cosmética utilizam este corante.
O consumo de produtos com este corante pode provocar reacções alérgicas em algumas pessoas.




Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-131-Cochonilha%2Be%2BCarmim.html

Inserido em: 2002-08-29 Última actualização: 2005-10-31

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Defesa Animal > Exploração animal
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues



Comentários



Vegetariano que não é vegetariano.

Estou privada de comer salsicha de soja. Por causa do corante feito do bicho. Não está certo. Se é vegetariano não deviam pir esse corante. Bem podem fazer corante de beterraba.
(Por: Lurdes Lima)

[Por: @ 2015-03-18, 05:07 | Responder | Imprimir ]

Re: Vegetariano que não é vegetariano.

Olá Lurdes
Há no mercado salsichas veganas, poderão ser encontradas nas dietéticas.
As comuns, encontradas em supermercado ou hipermercado, na sua maioria, contêm o corante carmim (provinda da cochonilha) e albumina (branco do ovo).
De facto, com cochonilha, a salsicha não é um alimento que serve a vegetariano, mas "o mercado" desinformado e interesseiro de satisfazer o crescer número de adeptos da dieta vegetariana, tem dessas coisas…
Esteja atenta, compre veganas…
Tudo de Bom
Isabel Carlos

> Estou privada de comer salsicha de soja. Por causa do corante feito do
> bicho. Não está certo. Se é vegetariano não deviam pir esse corante. Bem
> podem fazer corante de beterraba.
> (Por: Lurdes Lima)

[Por: Isabelcarlos @ 2015-03-18, 11:01 | Responder | Imprimir ]

Re: Vegetariano que não é vegetariano.

Acredito que a falta de produtos veganos com corantes vegetais se deve ao fato deles ser instáveis ao tempo. A coloração dura pouco e o valor se elevaria por ter que retirar os produtos que não conservam seu aspecto, as pessoas não compram por desconfiança em algo que muda o aspecto. Logo, o que poderia ajudar é fazer pequenas produções locais, bem artesanais, mas com venda antecipada para que seja de menor risco ao investidor. Complicado que o sistema industrial entre nesse jogo...
(Por: Eduardo)

[Por: @ 2020-10-28, 14:01 | Responder | Imprimir ]




corante carmim

fiquei sabendo ki seu uso pode causar câncer ....
como tenho uma bebe e as vezes uso produtos que tem este corante me preocupei...grata.REGINA
(Por: regina )

[Por: @ 2013-09-25, 18:59 | Responder | Imprimir ]


Errata

Dactylopius coccus e Cochinila e o Carmim são todosos mesmos insetos.

Não existe lesmas nesses processos que vc menciona, verifique

Abraço !
(Por: Hugo)

[Por: @ 2011-12-08, 05:27 | Responder | Imprimir ]


Carmim

Com o devido respeito à opção por um determinado tipo de alimento, essa concepção sobre o corante carmim está completamente equivocada. Qualquer produto pode causar alergias em algumas pessoas. O leite é um dos alimentos mais completo, porém, muitas pessoas apresentam intolerância à lactose. Nem por isso, o leite será perseguido ou banido...
(Por: Walter Dantas )

[Por: @ 2011-03-29, 05:11 | Responder | Imprimir ]


FAz mal a saúde?

não sou alérgica.
mas no organismo faz algum mal?
(Por: Camila)

[Por: @ 2011-03-03, 19:47 | Responder | Imprimir ]

Re: FAz mal a saúde?

> não sou alérgica.
> mas no organismo faz algum mal?
> (Por: Camila)
oi camila,ouvi ontem em um programa da tv novo tempo,canal 17 skay,que esse corante não pode ser absorvido pelo fígado,por tanto faz muito mal para a saúde sim!
(Por: sandra valéria)

[Por: @ 2011-03-06, 14:58 | Responder | Imprimir ]


Re: FAz mal a saúde?

A resposta não pode ser tão generalista, tem uma pequena porcentagem da população que apresenta alergia, mas não é tão alta como o câncer que provoca pelo uso dos corantes sintéticos. Para tirar dúvidas é melhor ler diretamente de fontes de pesquisa ou revistas cientificas. Lembre que os blogs são tendenciosos, de acordo às ideias que seguem seus seguidores o direcionamento pode ser a desinformação.
(Por: EDUARDO)

[Por: @ 2020-10-28, 14:09 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<