Bem-vind@ Visitante! Registo / Login | Ficha Técnica | Órgãos Sociais | FAQ do Centro

Sobre a Soja

Embora a soja seja utilizada na cozinha chinesa desde o século XI a.C, apenas no início do século XX chegou ao Ocidente.
Muitos estudos actuais comprovam que os produtos à base de soja, como a proteína texturizada, o tempeh ou o tofu, reduzem o risco de cancro da mama e da próstata, aliviam os sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores nocturnos, ajudam a controlar a diabetes, a osteoporose e arteriosclerose.



A soja é uma planta herbácea e tem aproximadamente 10.000 variedades. É da família das leguminosas (popularmente é um feijão) e teve sua origem na China, onde é bastante utilizada desde o século XI a.C. Foi considerada uma das 5 sementes sagradas, sendo-lhe atribuída a própria sobrevivência da China, devido ao seu uso nutricional como principal fonte proteíca.
É também de extrema importância para a agricultura, pois tem uma bactéria que fixa o nitrogénio no solo. A sua parte comercializada é a semente, variando de tamanho, cor e forma, como também quanto ao teor de óleo e proteínas.
A de maior comercialização é a de cor amarelada e arredondada, por ser privilegiada com o melhor sabor. A soja chegou ao Japão entre o terceiro e o oitavo séculos d.C. Actualmente é conhecida como "Rainha da Cozinha Japonesa", tal a variedade de produtos dela oriundos: missô, shoyu, tofu, natô, entre outros. O primeiro país ocidental a usá-la foi a Inglaterra, que em 1908 recebeu a primeira carga para obtenção de farinha e óleo. Aos Estados Unidos só chegou em 1924, transformando-se desde então no seu maior produtor, seguido pelo Brasil.

No Ocidente o seu principal uso foi sempre o óleo, já que o grão, farinhas e bagaço eram usados apenas na ração animal.
Actualmente a situação está a alterar-se, por influência das cozinhas chinesa e japonesa, bem como por influência dos vegetarianos e veganos, que encontraram na soja uma óptima fonte proteíca.
Um dos derivados de soja mais utilizados é a P.V.T. (Proteína Vegetal Texturizada), conhecida também como "carne de soja". Obtida do grão de soja, após o processo de extracção do seu óleo é constituída em média de 53% de proteína de alto valor biológico.
É um alimento extremamente versátil e absorve facilmente o sabor dos temperos, podendo substituir a carne em diversas preparações, como strogonof, feijoada vegetariana, jardineira vegetariana, sojaburgers, croquetes, recheios, refogados, etc.

Um 1 Kg de soja equivale a 3 Kg de carne em proteínas. É uma das maiores fontes de nitrogénio, bem como o alimento mais rico em lecitina, que tem como base o fósforo, o qual faz parte de todas as células do organismo. É ainda um alimento rico em potássio (2.200 mg) e nas vitaminas A, B, D e E. Há quem afirme que ela provoca descalcificação dos ossos. Mas a ideia está longe de ser consensual. Pelo contrário, a verdade é que cada 100 gramas de grão contêm 90 mg de cálcio, e a ideia da descalcificação parece ter sido um falso mito criado em torno do produto.


O que a medicina já sabe sobre os benefícios da soja

1. Coração: a ingestão de 25 gramas por dia de proteína de soja reduz o LDL, o mau colesterol, cerca de 33%.
2. Prevenção do cancro: o consumo diário de soja e seus derivados diminui a incidência de cancro da mama e da próstata até 50%.
3. Menopausa: a soja atenua os desconfortos como os suores nocturnos e as ondas de calor.
4. Osteoporose: o fitoestrogénio genisteína ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea.
5. Diabetes: as fibras do grão de soja agem como reguladores do nível de glicose.
6. Arteriosclerose: a hormona vegetal isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença.



Referências:
http://br.geocities.com/escolhavegan



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-15-Sobre%2Ba%2BSoja.html

Inserido em: 2002.05.09 Última actualização: 2012.07.30

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde
Alimentação > Alimentos > Soja
Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana



Comentários



Soja

Boa tarde, tenho ouvido dizer que a soja não deve ser consumida com regularidade quando se toma a pílula pois pode causar transtornos a nível hormonal. Ora, consumo leite de soja (diariamente a substituir o leite de vaca), manteiga de soja (também frequentemente nos laches) e cerca de duas/três vezes por semana consumo tofu, tempeh ou bifes de soja... também utilizo natas de soja em muitos pratos. Devo moderar o consumo?
Cumprimentos :)

[Por: Lisabel @ 2013.11.11 - 12:07 | Responder | Imprimir ]

Re: Soja

A soja, tal como todos os alimentos, deve ser consumida de forma moderada e fazendo parte de uma alimentação variada. Desconheço qualquer ligação entre o consumo de soja e o uso da pílula.

[Por: cris @ 2013.12.14 - 11:26 | Responder | Imprimir ]



Informação

Eu consumo leite de soja faz alguns anos e esta semana vi num site algo que me deixou algo angustiado!
Se me puderem comentar, agradecia por favor! Sou apenas um consumidor normal e não tenho conhecimentos sobre a matéria, a não ser o senso comum.
http://www.dietametabolica.es/soja.htm
Obrigado

[Por: fcarrusca @ 2010.10.03 - 10:17 | Responder | Imprimir ]

Re: Informação

Sugiro que leia os comentários abaixo, onde se responde um pouco às suas dúvidas.
Prefira soja biológica, e usa a soja em conjunto com uma alimentação variada.

[Por: cris @ 2010.10.03 - 10:48 | Responder | Imprimir ]



Duvida

Eu a tempos comecei a implantar na alimentação diária a Soja e alguns derivados leite etc retirando gradativamente a carne do consumo diário(como me indicaram fazer)... Pois realmente gostaria de me tornar vegetariana.

Mas minha dúvida é: Quando eu passar a ser vegetariana o consumo diario de soja junto com outros alimentos poderá no futuro causar algum mal a minha saude ou a de minha mãe?

Há varios artigos uns elogiando, outros criticando. Apesar de eu ja ter marcado nutricionista. Quero saber bem, para me sentir segura na dieta que ela implantar. E não ter surpresas de carencia de vitaminas ou problemas com a minha escolha que quero que dê certo =)

Bjs

[Por: Christy @ 2010.09.20 - 19:34 | Responder | Imprimir ]

Re: Duvida

Uma alimentação saudável deve sempre ser muito variada. Comer todos os dias soja, talvez não seja a melhor opção, pois só com a variedade consiguimos obter todos os nutrientes. Deve variar os alimentos (também tem seitan, tempeh, leguminosas, frutos secos, algas...), assim como a preparação da soja ou os derivados de soja usados devem variar.



> Eu a tempos comecei a implantar na alimentação diária a Soja e alguns
> derivados leite etc retirando gradativamente a carne do consumo diário(como
> me indicaram fazer)... Pois realmente gostaria de me tornar vegetariana.
>
> Mas minha dúvida é: Quando eu passar a ser vegetariana o consumo diario de
> soja junto com outros alimentos poderá no futuro causar algum mal a minha
> saude ou a de minha mãe?
>
> Há varios artigos uns elogiando, outros criticando. Apesar de eu ja ter
> marcado nutricionista. Quero saber bem, para me sentir segura na dieta que
> ela implantar. E não ter surpresas de carencia de vitaminas ou problemas
> com a minha escolha que quero que dê certo =)
>
> Bjs

[Por: cris @ 2010.09.21 - 00:20 | Responder | Imprimir ]



Efeitos esterogénico da soja

Gostaria que me explicassem/elucidassem sobre o suposto efeito esterogénico da soja. Gostaria também de saber se pode ser tomada quando se pratica musculação, uma vez algo que tem um efeito esterogénico não será positivo para essa prática desportiva.
Obrigado

[Por: carlosaglopes @ 2010.08.18 - 15:30 | Responder | Imprimir ]

Re: Efeitos esterogénico da soja

A soja, como todos os alimentos, deve ser consumida com moderação e integrada numa alimentação variada. Se só consumir soja e derivados 3-4 vezes por semana não terá certamente qualquer prejuízo ao organismo.

[Por: cris @ 2010.08.18 - 22:27 | Responder | Imprimir ]

Re: Efeitos esterogénico da soja

Costumo comer um iogurte de soja caseiro por dia com o muesli e como tenho sempre okara ponho 1 c. sobremesa na sopa, isto quase todos os dias! será que nos poderá fazer mal depois? para além disso é raro comer soja, mesmo da texturizada.

[Por: silamelo83 @ 2010.08.20 - 20:48 | Responder | Imprimir ]

Re: Efeitos esterogénico da soja

A chave de uma alimentação saudável está na variedade. De resto, muita da informação que circula sobre a soja não é fundamentada nem cientificamente rigorosa.

[Por: cris @ 2010.08.21 - 16:56 | Responder | Imprimir ]





Texto sobre toxinas da soja.

Amigo anônimo,

O texto citado acima pelo colega Carlos Almeida contém *15 referências* sobre o que diz, inclusive enumerando elas pelo texto.

Este texto aqui tem UMA referência, de um tal "centro vegan".

Qual dos dois textos lhe parece mais tendencioso?

Abraços,
Leonardo

(Por: Leonardo L.)

[Por: @ 2010.06.18 - 00:59 | Responder | Imprimir ]


Produtos de soja

A minha alimentação é ovo-lacto-vegetariana mas esporádicamente também como peixe, costumava incluir produtos de soja, agora tenho uma dúvida pois li num livro de plantas que as pessoas com doenças da tiroide, que é o meu caso, não devem comer produtos à bese de soja, é verdade?
Agradeço esclarecimento.
(Por: Isaura Silva)

[Por: @ 2010.02.02 - 18:08 | Responder | Imprimir ]

Re: Produtos de soja

D. Isaura Silva, antes de mais a sua alimentação NÃO é vegetariana, nem ovo-lato-vegetariana como a designa. As pessoas que comem animais, mesmo que esporadicamente NÃO SÃO VEGETARIANAS. Relativamente à sua pergunta a informação não é verdadeira, antes de mais tem de se informar é porque é que esse livro passou essa mensagem? qual a justificação e explicação para transmitirem esse fato. Poste aqui o que descobriu e depois prestarei mais informações.
(Por: VITOR HUGO )

[Por: @ 2010.02.03 - 12:41 | Responder | Imprimir ]



Leite de vaca vs Leite de soja

Som um grande apreciador de cereais ao pequeno almoço e/ou ao lanche. Habitualmente deito-os numa taça com leite de vaca ou iogurte do mesmo tipo: Gostaria de saber se posso substituir o leite de vaca ou o iogurte pelos correspondentes feitos de soja, ie, se na prática é possível (e saudável) misturar cereais tipo Muesli, Corn Flakes, Bran Flakes, Fitness, All Bran ou Fibre 1 com leite de soja ou iogurtes de soja da Alpro Soya. Uma vez que deixei de comer carne de vaca há muitos anos, gostaria também de pôr de lado o leite oriundo da mesma. Obrigado.
(Por: Pedro Oliveira)

[Por: @ 2008.03.18 - 14:41 | Responder | Imprimir ]

Re: Leite de vaca vs Leite de soja

Pode perfeitamente substituir o leite e iogurte de vaca por leite e iogurtes de soja, tanto nos cereais como noutras preparações culinárias.

(Por: )

[Por: @ 2008.03.18 - 18:38 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<


Login*:
Palavra-passe*:

Registo / Login

logo Twitter

logo Facebook

Natas de aveia Oatly BIO 250ml
Natas de aveia Oatly BIO 250ml
Creme de cozinha.

Hospedagem/Moradia Vegan
Olá pessoal, Sou brasileira e estou indo para ...
[ vanessacouto @ 2014.04.07 - 19:15 ]

Sites para encomendar comida
Bom dia, Gostaria de perguntar-lhes o que pensa...
[ CristinaCapela @ 2014.03.22 - 22:11 ]

Re: CEREAIS GERMINADOS
A maioria dos grãos biológicos, desde que inteiros...
[ cris @ 2014.03.05 - 18:05 ]

Re: Alimentação de bébé
Existem fórmulas à base de soja, as que também usa...
[ cris @ 2014.03.05 - 18:04 ]

Re: Kombucha
Em https://www.facebook.com/groups/212887238773306...
[ cris @ 2014.03.05 - 18:04 ]