Categoria: Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana

Sobre alguns alimentos veganos.

Sub-categorias:
Despensa Vegana

Artigos (42)



feijões feijões

Leguminosas em tempo de crise

As variadas leguminosas disponíveis no nosso país constituem um alimento nutricionalmente importante, muito económico, de fácil armazenamento, longa duração (especialmente na forma seca) e imensa versatilidade culinária.
Ervilhas, grão-de-bico, lentilhas, chícharos, feijocas, tremoços, favas, feijões frade, preto, catarino, azuki, branco, manteiga, mung, pedra, soja, vermelho, são, na sua grande maioria, variedades bastantes comuns no mercado, mesmo longe das cidades, quer na forma seca, pré-cozidos e embalados em frascos de vidro ou latas, congelados ou frescos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



flores comestíveis flores comestíveis

Flores comestíveis

As flores comestíveis podem ser um complemento excelente de qualquer refeição ou até mesmo servir de prato principal. Mas antes de te aventurares pela alimentação florida existem vários pontos que deves saber:
* Nem todas as flores são comestíveis, existindo algumas que contêm princípios tóxicos. Em caso algum deves consumir uma flor sem ter a certeza da sua espécie.
* Inicia o consumo de flores progressivamente, pois podes ser alérgico a alguma.
* As flores que vês nos jardins e floristas não são apropriadas para consumo pois não sabes em que condições foram criadas nem se fizeram uso de químicos ou pesticidas prejudiciais à sua saúde.
* Consome apenas flores frescas, preferencialmente colhidas pela manhã, com pétalas viçosas e bem desenvolvidas, não colha flores ainda em botão ou murchas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



kombucha kombucha

Kombucha: um bálsamo do Oriente

A bebida de Kombucha é preparada desde eras remotas e, é passada de família em família, como sinal de amizade e de ajuda mútua. Ela possui uma grande vitalidade e uma grande capacidade de regeneração - se não possuísse esta grande força biológica vital, não teria sobrevivido desde a sua descoberta, no reino da China há mais de 2000 anos, até hoje.



Ler printer     E-mail   Facebook F



seitan caseiro seitan caseiro

Como fazer seitan caseiro

O seitan é um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno.
Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, mas o seu preço nem sempre é muito acessível. No entanto, este é um produto que se prepara facilmente em casa e por poucos euros.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Kefir: o elixir da vida

O Kefir (“Kephir” ou “Kefyr” - pronuncia-se “kef ir”) é uma bebida feita a partir da fermentação do leite vegetal ou animal, em temperatura ambiente, entre 10°C e 25°C, por uma colónia de lactobacilos e leveduras, conhecida como "grãos de kefir".
A palavra deriva do turco keif, que pode ser traduzida como “bom sentimento” ou “sentir-se bem”. Outros nomes alternativos são: Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko (Japão) ou Tibetanischer Pilz (Alemanha), kewra, talai, mudu kekiya.
Originário do Cáucaso, foi introduzido no resto do mundo, apenas, no início do século XX.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Sopa Sopa

A importância da sopa

O hábito alimentar de comer sopa está bastante enraizado nas culturas dos povos do sul da Europa desde o período Neolítico. Pensa-se que o início da técnica de cozedura de alimentos em água tenha tido início há cerca de cinco mil anos, aquando da invenção de recipientes à prova de calor, proporcionando vantagens perante a cozedura em ar quente por cima de fogueira comummente usada pelos nossos antepassados.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Como fazer leite de soja

O leite de soja é para os vegetarianos e também para intolerantes à lactose a melhor opção ao leite de vaca. Esta bebida, apesar do seu preço nos supermercados, pode ser facilmente preparada em casa apenas com feijão de soja (cerca de 100g por litro) e água.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Como fazer tofu caseiro

Um dos mitos do vegetarianismo é considerar-se que a alimentação fica mais cara. No entanto, quem é vegetariano sabe que isso não corresponde à realidade. São poucos os alimentos mais caros, e mesmo a esses há alternativas caseiras, bem mais económicas. Entre esses produtos para os quais existe alternativa encontra-se o tofu.
Além de ser mais saudável e não causar desperdícios de embalagens, o tofu caseiro fica a menos de metade do preço do industrial.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cuscuz, um acompanhamento diferente

O cuscuz é um ingrediente típico da cozinha do Norte de África, mas que actualmente já se encontra à venda um pouco por todo o mundo.
Pela sua riqueza em hidratos de carbono, o cuscuz pode constituir um acompanhamento diferente para quem procura uma alimentação variada e com novos sabores. É uma óptima alternativa ao arroz, às batatas ou à massa e também pode ser usado em saladas ou em sobremesas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Os Sumos Naturais

Muitas combinações podem ser transformadas em bebidas refrescantes e saudáveis. Sem esquecer da regra básica que é o uso de água filtrada na preparação, os sumos são uma solução prática de unir o essencial ao agradável. Podemos prepará-los variando cor, sabor e textura: água, frutas e legumes são alimentos indispensáveis para uma boa alimentação.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Bebidas alcoólicas veganas

Há milhares de anos que as bebidas alcoólicas fazem parte da dieta quotidiana. Quase todas as civilizações incorporaram diferentes produtos alcoólicos nos seus hábitos alimentares estando, portanto, o consumo de álcool intimamente ligado à cultura e aos costumes sociais dos diferentes povos. Em resumo, o consumo de álcool tem uma componente social importante com os seus respectivos benefícios e desvantagens.
O estilo de vida vegano não exclui, por isso, as bebidas alcoólicas em geral, mas apenas aquelas que contêm matérias primas ou auxiliares de origem animal.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Beterraba

A beterraba tem uma cor vermelha intensa e pode ser comida crua ou cozida.
É frequente pensar-se que a beterraba vermelha tem muitas calorias, por se confundir com uma outra variedade, a beterraba açucareira (branca), a partir da qual se extrai o açúcar. No entanto são variedades com características diferentes.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Lentilhas

Originárias do Médio Oriente, estão actualmente difundidas na Europa, África e Ásia. Eram cultivadas no Egipto antigo há mais de 8000 anos. Actualmente cultivam-se sobretudo na Turquia, Índia, Canadá, Bangladesh, China e Síria. Os escritos hindus sagrados consideram-nas como doces, adstringentes, refrescantes e favorecendo o sono.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Sementes de sésamo

As sementes de sésamo, também chamadas de gergelim, são usadas para fazer um creme para barrar, o tahini. São também utilizadas para polvilhar saladas. Têm uma grande riqueza de gorduras insaturadas (cerca de 50%), o que as torna particularmente benéficas para a prevenção das doenças cardiovasculares e diminuição do colesterol.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cereais integrais podem reduzir risco de diabetes

Consumir produtos integrais, nomeadamente cereais ricos em fibra, arroz, cevada ou aveia, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alfarroba - cacau fingido

Alfarroba é uma planta da família das leguminosas, cujas sementes são utilizadas para preparar um pó que substitui o cacau em muitas receitas. A goma é usada como espessante em iogurtes e outros alimentos industrializados.
Tem um sabor delicioso, adocicado, de chocolate amargo, que substitui o cacau. Na Europa, principalmente na Espanha, a alfarroba já é acrescentada a vários doces.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Quinoa - riqueza nutricional

A quinoa, também chamada de "arroz dos Incas", é originária da América do Sul. Era dos alimentos de sobrevivência mais utilizados, devido à sua riqueza nutricional, sobretudo a nível proteíco.
Pode ser usada em sopas, bolachas, purés, sobremesas, ou como acompanhamento de pratos de legumes. Neste caso prepara-se de forma idêntica à do arroz.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Germinados

O mais elevado ponto de vitalidade no ciclo de vida de uma planta ocorre quando esta é um rebento, daí os seus benefícios nutricionais.
Ao germinar, alguns nutrientes dos cereais e das leguminosas multiplicam-se. É o caso da vitamina C, que é praticamente inexistente no grão de trigo, mas que, uma vez germinado, aumenta seiscentos por cento o seu teor.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Miso: um derivado de soja

O miso é uma pasta de soja fermentada, produzido a partir dos feijões de soja cozidos e misturados com outros cereais. Após a fermentação dos grãos, a mistura é salgada, obtendo-se uma pasta espessa e nutritiva. É um excelente condimento em variados pratos.
A consistência do miso é pastosa e a cor varia entre o bege claro e o castanho escuro, passando por toda uma gama de cores intermédias. O sabor é intenso e relativamente salgado, assemelhando-se a avelãs. O miso de cor clara é, normalmente, menos salgado e de sabor menos intenso do que o mais escuro.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Sobre os Brócolos

Os brócolos são excelentes fontes de vitamina C, e contêm betacaroteno, ácido fólico, ferro e potássio.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Vinagre natural

O vinagre é um produto muito utilizado na culinária, principalmente para temperar saladas. Porém, o vinagre de sidra, também conhecido por vinagre de maçã, é diferente. É principalmente reconhecido por ser uma fonte de saúde e vitalidade a vários níveis.
Aprende a fazer vinagre natural e a aromatizá-lo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Lista de produtos

Alguns produtos que podem ser novos para ti

Melaço negro
Um adoçante líquido que pode ser usado para cozinhar ou barrar tostas. É uma boa fonte de cálcio e ferro e muito mais nutritivo do que os adoçantes light, médios e negros.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Adoçantes Naturais

Os adoçantes naturais são alternativas mais saudáveis de substituir o açúcar refinado e os adoçantes sintéticos na alimentação.
São obtidos principalmente a partir da cana-de-açúcar, de plantas, de frutas e de cereais e os menos comuns encontram-se à venda em lojas de produtos naturais.
As opções são variadas e podem alternar-se consoante os alimentos aos quais se adicionam. A maioria destas alternativas permitem preparar sobremesas e bebidas caseiras mais saudáveis evitando as desvantagens dos adoçantes sintéticos, presentes na maioria dos produtos indústria alimentar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Açúcar

O açúcar é um hidrato de carbono simples, solúvel em água, de estrutura cristalina. Podemos encontrar o açúcar em diversas formas: os dissacáridos - entre os quais figuram a sacarose (açúcar refinado), a lactose (açúcar do leite), e maltose - e os monossacáridos, como a glucose e a frutose. Mas o açúcar de uso mais comum é a sacarose, um dos aditivos utilizados com maior frequência na alimentação.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Exemplos de Menus

No seu guia para novos vegetarianos, o PCRM sugere alguns menus para quem experimenta o vegetarianismo pelas primeiras vezes.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Gelatina e substitutos

A gelatina (muito usada em sobremesas) é feita de ossos, peles e tendões de animais e deve a sua consistência ao colágeno arrancado da pele e dos ossos. Aliás, quase toda comida elástica contém colágeno.
No entanto existem algumas substâncias alternativas: a alga agar-agar e uma substância feita de raiz de kuzu (planta oriental, usada de forma semelhante à araruta). Algumas substâncias que também são veganas e que vêm também substituindo a gelatina são a goma guar e a carragena.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cogumelos

Os cogumelos são fungos com uma estrutura simples, sem raízes, folhas ou flores. Por serem desprovidos de clorofila não têm capacidade de produzir substância orgânica, pelo que não subsistem autonomamente. Nutrem-se a partir de outros seres vivos, organismos mortos ou matéria orgânica em decomposição.
Estes fungos desempenham um papel importante numa dieta variada, isoladamente ou como ingredientes para molhos e condimentos.
Por serem pobres em calorias mas ricos em proteínas, sais minerais e oligoelementos, são indicados em muitas dietas hipocalóricas, prescritas em situações de obesidade ou diabetes não-insulino-dependente. É ainda um alimento pobre em sódio, o que o torna adequado a dietas com restrição salina. Nomeadamente em dietas para hipertensos ou doentes hepáticos crónicos. No entanto, pelo facto de libertem escórias de ácido úrico, são contra-indicados para pessoas que sofrem de hiperuricémia, gota e cálculos urinários.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cereais – qualidades nutritivas

Os cereais possuem propriedades nutritivas (oligoelementos, vitaminas, sais minerais e enzimas), energéticas e fortificantes que se manifestam plenamente quando consumidos integrais. Devido a estas características, são essenciais ao crescimento e a estados específicos como a gravidez, a convalescença ou a fadiga. Na verdade, os cereais contêm todos os elementos necessários para compensar as energias despendidas pelo organismo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



O abacate

O abacate é um fruto tropical muito nutritivo, rico em calorias provenientes sobretudo da gordura que contém. Grande parte desta é monoinsaturada, ou seja, ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. É ainda um alimento rico em vitamina E, B6 e em potássio.
É um fruto, mas também é habitual ser referido como um legume, uma vez que é muito utilizado em pratos salgados. Apresenta uma textura macia e um sabor suave, e pode ser utilizado para fazer molhos ou sopas frias; cortado em fatias ou cubos e adicionado em saladas; pode também ser cortado ao meio, no sentido longitudinal, e servido com casca, como sobremesa.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Ingredientes Derivados de Animais

Para os veganos, ou simplesmente para aqueles que pretendem evitar o uso de produtos que contenham ingredientes de origem animal, existem listas de ingredientes derivados de animais que estão presentes em produtos alimentares ou de higiene e limpeza.
É preciso ter em consideração que um produto que não tenha sido testado em animais não é sinónimo de isenção de ingredientes de origem animal, e vice-versa. Ou seja, para saber se um produto é vegano, é necessário saber se a marca testa em animais e também se o produto contém algum ingrediente de origem animal.
A lista de seguida está em inglês porque a maioria dos produtos que se encontram no mercado português apresentam a lista dos ingredientes nessa língua.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Espirulina - O alimento mágico da Natureza

Há 3,6 biliões de anos que existe no nosso planeta uma alga, de cor azul-esverdeada, cujo nome, espirulina, advém do formato em espiral ao ser observada ao microscópio. A sua composição contém todos os aminoácidos essenciais, sendo rica em clorofila, beta-caroteno, e em GLA (ácidos gordos essenciais), os quais estimulam o crescimento dos seres vivos, mantendo a pele e o cabelo em óptimas condições.
Mas o seu interesse provém, essencialmente, da sua actuação como anti-inflamatório!



Ler printer     E-mail   Facebook F



Azeite

O azeite é uma gordura líquida, rica em gorduras moninsaturadas que ajudam a reduzir o “mau” colesterol (LDL) e a manter o nível do “bom” colesterol (HDL). Apresenta também um elevado valor nutricional e, além do sabor único que confere aos alimentos, é uma das fontes de lípidos mais saudável que se conhece.
É rico em vitamina E, a qual apresenta uma forte capacidade antioxidante, ou seja, protege as células do ataque dos radicais livres. Também está relacionado com a protecção contra doenças cardiovasculares, diabetes e de alguns tipos de cancro.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O que não deve faltar na despensa

Para quem é vegetariano há pouco tempo, ou pensa tornar-se em breve, podem surgir dúvidas quanto aos alimentos essenciais a ter em casa. Isto porque não são poucas as pessoas que quase entram em pânico à simples ideia de cozinhar uma refeição sem carne ou peixe.
A alternativa efectivamente existe. Neste artigo sugerimos uma lista básica de produtos que são essenciais. Bem escolhidos permitem substituir com vantagem produtos de origem animal e preparar deliciosas refeições.



Ler printer     E-mail   Facebook F



algas algas

Algas

As algas marinhas ajudam a restabelecer as reservas de ferro e são óptimas fontes dos principais minerais. São vários os tipos de algas: agar-agar, aramé, bodelha, clorela, dulse, hiziki, irish moss, kombu, nori, espirulina, e wakamé.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Leite de Soja

O leite de soja é uma bebida feita a partir dos grãos de soja. É uma óptima alternativa ao leite de vaca e uma boa fonte de proteínas. É de fácil digestão, não contém colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Sobre o Tofu

Tofu é um produto natural para a cozinha, muito apreciado devido à sua versatilidade. É originário da China e provém de uma descoberta feita no palácio do imperador por volta do século quinto. Originalmente destinado aos aristocratas e monges, era considerado como um alimento que promovia a longevidade.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Sobre o tempeh

Tal como o tofu, o tempeh é outro produto feito a partir do feijão de soja.
Na produção do tempeh os feijões de soja são descascados, demolhados e cozidos. Em seguida, são arrefecidos e inoculados com um bolor (Rhizopus), que faz fermentar o preparado. Da fermentação dos feijões de soja resulta a pasta chamada tempeh.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Sobre o Seitan

O seitan é produzido a partir da farinha de trigo.
Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Sobre a Soja

Embora a soja seja utilizada na cozinha chinesa desde o século XI a.C, apenas no início do século XX chegou ao Ocidente.
Muitos estudos actuais comprovam que os produtos à base de soja, como a proteína texturizada, o tempeh ou o tofu, reduzem o risco de cancro da mama e da próstata, aliviam os sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores nocturnos, ajudam a controlar a diabetes, a osteoporose e arteriosclerose.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Materiais a usar na cozinha

Os materiais a usar na cozinha são muito importantes. Os utensílios usados e respectivos materiais de que são constituídos influem bastante na qualidade da comida.
Em geral, o melhor a usar é o vidro ou o barro. Na falta destes pode substituir-se pelo aço inoxidável. Um material a evitar totalmente é o plástico.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Adaptar receitas de bolos

Para os mais gulosos que acham difícil tornarem-se veganos, pois teriam de deixar de comer/fazer bolos e outras guloseimas que incluem ovos ou leite, aqui ficam algumas dicas sobre as alternativas.
Existem milhares de receitas comuns que podem ser adaptadas à dieta vegana. Porém, é preciso saber como escolher as receitas e como adaptá-las.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Arroz integral

O arroz integral (de cor castanha, devido ao facto de não lhe ser removida a película) deve o seu valor aos nutrientes que se encontram na casca.
O arroz é uma gramínea cultivada desde há milénios na Ásia. A orizicultura, que começou por se desenvolver sobretudo em regiões tropicais e subtropicais, é hoje em dia comum em todo o mundo.
Actualmente existem inúmeras variedades de arroz, que podem ser preparadas de diversas formas, seja como prato principal, acompanhamento ou sobremesa.

Ler printer     E-mail   Facebook F