Kefir: o elixir da vida

O Kefir (“Kephir” ou “Kefyr” - pronuncia-se “kef ir”) é uma bebida feita a partir da fermentação do leite vegetal ou animal, em temperatura ambiente, entre 10°C e 25°C, por uma colónia de lactobacilos e leveduras, conhecida como "grãos de kefir".
A palavra deriva do turco keif, que pode ser traduzida como “bom sentimento” ou “sentir-se bem”. Outros nomes alternativos são: Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko (Japão) ou Tibetanischer Pilz (Alemanha), kewra, talai, mudu kekiya.
Originário do Cáucaso, foi introduzido no resto do mundo, apenas, no início do século XX.



O preparado pode ser feito com água, com todo o tipo de leite de origem animal; e também, a partir do leite de origem vegetal (de coco, soja, arroz, aveia, etc.). A vantagem do kefir de água, quando comparado ao de leite, é que pode tomar-se em grande quantidade e passa mais rapidamente para a corrente sanguínea.
Esta bebida possui uma consistência cremosa, espessa e uniforme; tem um leve gosto ácido, e um aroma moderado de levedura fresca (como a cerveja). O kefir pode ser bebido simples ou, se não apreciar a acidez, pode adicionar um pouco de adoçante ou misturar nas sopas, nos sumos de fruta ou batidos. Tem, igualmente, uma efervescência natural, de gosto “carbonatado”. Acrescem cerca de 40 combinações aromáticas, o que contribui para o seu sabor único e o seu odor agradável muito característico. De forma arredondada, o kefir pode conter entre 0.08 a 2% álcool. Normalmente, entre 0.08 a 0.5%, são valores realistas para o kefir com 24h de fermentação.
Os grãos de kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus); e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus, Saccharomyces cerevisae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobaterium sp e Streptococcus salivarius subsp thermophilus. Incluem-se, também, leveduras iguais às utilizadas na preparação de produtos como o pão, a cerveja, o vinagre, o queijo, o vinho, etc. As pesquisas sugerem que o kefir cultivado com leite de soja contém valores mais altos de bactérias ácido lácticas do que o kefir de leite animal.

Actualmente, o autêntico kefir tradicional, (denominado de “Kefir Real”), pode ser facilmente preparado em casa com leite vegetal. A bebida simples (sem aditivos) é colocada num recipiente apropriado - preferencialmente de vidro ou plástico - bem limpo, fechado (mas com uma pequena abertura para libertar os gases que se formam durante o processo), juntamente com os grãos de kefir. Convém ter em atenção que, para manusear os grãos de kefir (ou o líquido), jamais se devem utilizar utensílios de metal. O conteúdo é, então, deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. Posteriormente, o leite fermentado é coado, para separar e recuperar os grãos de kefir do líquido. Estes grãos serão, depois, adicionados a mais leite fresco, e o processo é repetido sucessivamente e pode ser executado quase indefinidamente. Os verdadeiros grãos de Kefir Real adquirem-se uma única vez e, quando preparados e conservados de maneira correcta, podem acompanhá-lo durante toda a vida.
O kefir líquido, coado, pode ser consumido fresco, congelado, ou amadurecido em temperatura ambiente por alguns dias, antes de se consumir.


O Efeito Probiótico do Kefir
Muito se tem dito sobre o kefir sem fundamento científico. O que já se comprovou foi a limpeza da membrana intestinal, trazendo grande alívio para muitos sintomas que confundem os diagnósticos médicos. Apesar de pobre na maioria das vitaminas, a vitamina D é muito abundante. Os minerais, também não se apresentam em quantidades expressivas - apenas o cálcio, sob a forma de sais, e por isso melhor absorvido do que no leite cru.
O precioso valor do kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de microorganismos patogénicos da flora intestinal e de todo o aparelho digestivo. Os microorganismos presentes no kefir combatem, especialmente, a Escherichia coli, temida bactéria que pode ter consequências letais nas crianças pequenas. Os seus efeitos derivam, essencialmente, da acção enzimática e anti-tóxica que apresenta.
O kefir favorece a regulação da função intestinal; neste sentido, é importante o tempo de cultivo: se for menos de 24 horas é laxante (deve tomar à noite, durante algumas semanas), o de 72 horas é astringente e o intermédio (48 horas) resulta neutro.

Apresenta, ainda, propriedades antivirais, antifúngicas e antibióticas, estimulando o sistema imunológico. Foi utilizado com sucesso em diversas doenças, tais como: problemas de vesícula, fígado e rins; hipertrofia prostática, diabetes, artrite reumatóide, enfarte do miocárdio, esclerose múltipla, anemia, asma, bronquite, etc. Está especialmente indicado em doenças do aparelho digestivo, tais como úlceras, colite ulcerosa, intolerância gástrica, etc. É muito útil para uso externo, em patologias dermatológicas (acne, eczemas, psoríase, alergias, etc.), dado que é um poderoso antisséptico, que ajuda a curar feridas. Mostra-se muito eficaz na prevenção e cura de doenças produzidas pelo vírus do herpes tipo II. Tem, também, um importante papel no combate à obesidade. Além de estimular o sistema imunológico, o kefir estimula outras funções orgânicas, melhorando o estado da pele e cabelo.
De modo algum podemos considerar o kefir como um remédio universal e de efeito imediato. É um grande auxílio para o organismo devido ao seu efeito desintoxicante, regenerador da flora intestinal benéfica e estimulador das defesas naturais, porém, quando existe doença, deve-se sempre consultar um médico.

Como obter grãos de Kefir?
Na cadeia de lojas “Celeiro” existem disponíveis produtos derivados do kefir. Nessa, ou noutras lojas da especialidade, podem obter-se informações acerca de pessoas dispostas a partilhar os grãos de kefir, dado que, por princípio, estes não devem ser vendidos.
Podes ainda visitar a página do Facebook http://www.facebook.com/pages/Kefir-Portugal/253857184647340 e a lista de correio electrónico http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir onde certamente encontrarás os contactos de algumas pessoas em Portugal que oferecem e até enviam pelo correio o produto seco.



Referências:
http://health.groups.yahoo.com/group/Kefir_making/
http://users.chariot.net.au/~dna/kefirpage.html
http://www.universodeluz.net/modules.php?name=News&file=article&sid=461
http://www.mercola.com/forms/kefir.htm
http://www.kefir.xpg.com.br


 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-393-Kefir--o-elixir-da-vida.html

Inserido em: 2006.05.20 Última actualização: 2011.09.04

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentos > Fungos e outros
Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Rocha



Comentários



kefir

alguem poderia me dizer qual que é o nome científico do kefir
(Por: anne rose delucier)

[Por: @ 2016.07.12 - 23:19 | Responder | Imprimir ]


Site Doação Kefir

Sei que nesse Site tem doadores de Kefir (Probiótico) em todo o Brasil e também quem tiver para doar pode se cadastrar: http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil
(Por: Flavio)

[Por: @ 2016.03.03 - 20:22 | Responder | Imprimir ]


duvida sobre aminoacidos

gostaria de saber sobre quais aminoacidos seriam encontrados no kefir de água e nos feitos com leite vegetal
(Por: Álvaro)

[Por: @ 2015.11.01 - 16:13 | Responder | Imprimir ]


DIABETES

BOM DIA!
SOU DIABETICO, TIPO 2. POSSO FAZER O USO DO KEFIR, MESMO COM AÇUCAR MASCAVO.
(Por: GILBERTO VELOSO)

[Por: @ 2015.09.29 - 08:02 | Responder | Imprimir ]

Re: DIABETES

> BOM DIA!
> SOU DIABETICO, TIPO 2. POSSO FAZER O USO DO KEFIR, MESMO COM AÇUCAR
> MASCAVO.
> (Por: GILBERTO VELOSO)


> BOM DIA!
> SOU DIABETICO, TIPO 2. POSSO FAZER O USO DO KEFIR, MESMO COM AÇUCAR
> MASCAVO.
> (Por: GILBERTO VELOSO)


Pode Gilberto, sem problema algum, se preferência, pode até comer os grãos, que são ZERO açúcar. Me envie um e-mail com seu face, se usar, que te passo um grupo, onde tem pessoas com diabetes e fazendo uso de kefir, e inclusive, com melhora da resistência insulínica, que é o seu caso, diabetes tipo 2.

E se for beber a água, tu deixa fermentar mais, tipo, pelo menos, 24 a 35 h ta legal? E faz sem medo. Você pode até medir, se tiver glicosimetro, mede antes de beber, e 30 minutos a 1 h depois mede novamente, tu vai perceber.

carlosrogerio.vedas@gmail.com
(Por: Rogerio)

[Por: @ 2015.09.29 - 09:05 | Responder | Imprimir ]



kefir.

Eu acho estranho por qué o kefir que eu tinha a mais o menos 10 anos quem me deu me disse que ele era estraido a partir da cana de açucar. Gostaria de ter mais informações sobre isso.

(Por: zaira azevedo)

[Por: @ 2014.07.31 - 10:57 | Responder | Imprimir ]


Procuro grãos de Kefir de Leite

Olá.

Ficaria extremamente agradecida se alguém em Lisboa pudesse partilhar grãos de kefir de leite comigo. Desde já, obrigada.


[Por: magon @ 2013.02.04 - 11:48 | Responder | Imprimir ]

Re: Procuro grãos de Kefir de Leite

Olá! Eu tenho grãos para doar e posso entregar em mãos em Lisboa


magon escreveu:
> Olá.
>
> Ficaria extremamente agradecida se alguém em Lisboa pudesse partilhar grãos
> de kefir de leite comigo. Desde já, obrigada.
>
>

(Por: Florbela Mendes)

[Por: @ 2015.11.05 - 12:14 | Responder | Imprimir ]



KEFIR DOAÇAO

PESSOAL Q ESTIVER PRESCISANDO TENHO PARA DOAÇÃO
SO ENVIAR UM E-MAIL PARA DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
COLOCANDO NO ASSUNTO KEFIR DOAÇÃO
OBRIGADA A TODOS
ATT
DILZA
(Por: DILZA)

[Por: @ 2012.10.03 - 19:24 | Responder | Imprimir ]

Re: KEFIR DOAÇAO

Eu já cultivei este lactobacilo e nem sabia direito o que era, só sabia que me interessava por causa do iogurte. Gostaria de receber uma colônia para recomeçar meu cultivo. Aguardo resposta via e_mail, por favor. Abraços

(Por: Celeste)

[Por: @ 2012.10.06 - 22:49 | Responder | Imprimir ]

Re: KEFIR DOAÇAO

> Eu já cultivei este lactobacilo e nem sabia direito o que era, só sabia que
> me interessava por causa do iogurte. Gostaria de receber uma colônia para
> recomeçar meu cultivo. Aguardo resposta via e_mail, por favor. Abraços
>
> (Por: Celeste)

(Por: vicente paulo da siqueira)

[Por: @ 2013.07.18 - 08:37 | Responder | Imprimir ]



Re: KEFIR DOAÇAO

> PESSOAL Q ESTIVER PRESCISANDO TENHO PARA DOAÇÃO
> SO ENVIAR UM E-MAIL PARA DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
> COLOCANDO NO ASSUNTO KEFIR DOAÇÃO
> OBRIGADA A TODOS
> ATT
> DILZA
> (Por: DILZA)

(Por: Andréa)

[Por: @ 2014.03.12 - 13:06 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<