Dente-de-leão Dente-de-leão

Dente-de-leão

Erva super nutritiva a um custo mínimo ou nulo - basta olhar para os campos e jardins à sua volta na Primavera para poder ver e colher dente-de-leão em abundância.
Esta planta faz as delicias das crianças no Verão que sopram as suas sementes brincando ao jogo “O teu pai é careca?” e ajudando assim a disseminar o dente-de-leão, erva considerada por muitos como uma praga que invade jardins, relvados, matos, beiras de ruas e mesmo perto de praias e rios.
Mas o que muitos parecem não saber é que esta “erva daninha” é uma verdadeira super erva, altamente nutritiva e com importantes qualidades medicinais.

É utilizada há séculos, sendo a planta selvagem mais vulgarmente reconhecida. Todos nós temos memória de a ver por todo o lado nos jardins, quer vivamos num ambiente urbano ou rural. É abundantemente utilizada e muito apreciada na cozinha de todo o mundo, particularmente na Europa central e mediterrânica, onde facilmente se vêem pessoas nos jardins e matos a colherem esta planta para consumirem em saladas, sumos e chás e também é frequente vê-las a vender em mercados de rua.


Qualidades nutricionais do dente-de-leão:

O aporte calórico do dente-de-leão é mínimo – 1 chávena tem apenas 25 calorias – enquanto que o seu valor nutricional é extremamente alto. De facto, o dente-de-leão contém mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. É particularmente rico em vitaminas, minerais, proteínas, inulina e pectina. O seu conteúdo de carotenóides é extremamente elevado, o que se reflecte no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que o da cenoura). Para além disso, o dente de leão é rico em vitamina C, riboflavina, B6 e tiamina, assim como cálcio, potássio, cobre, manganésio e ferro. Uma chávena de taraxaco fornece a mesma quantidade de cálcio do que ½ copo de leite!

 

Benefícios para a sua saúde:

O fígado é o órgão que mais se beneficia desta planta, que o ajuda e estimula a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. Excelente para uma cura primaveril, para limpar os excessos acumulados durante o Inverno.

A extraordinária popularidade do uso do dente-de-leão para fins medicinais está intimamente relacionada com esta sua capacidade de melhorar o trabalho do fígado, comprovadas pela sabedoria popular e por muitas pesquisas científicas feitas um pouco por todo o mundo, mas principalmente na Alemanha, onde a planta é muito popular.

O dente-de-leão é também um poderoso diurético. O Journal of Planta Medica publicou resultados de uma pesquisa feita em 1974, confirmando que as folhas do dente-de-leão possuem uma acção diurética poderosa no corpo humano, acção esta estudada e confirmada em muitas outras pesquisas mais recentes. Tradicionalmente, os diuréticos provocam uma perda importante de potássio, o que não acontece com o dente-de-leão, uma vez que esta planta tem um altíssimo teor deste mineral na sua composição.

 

Como preparar:

Todas as partes das plantas podem ser utilizadas: folhas, flores e raízes. As folhas são colhidas na Primavera até ao final de Maio; as flores podem ser consumidas quando desabrocham e as raízes podem ser retiradas do solo no Outono e secas ao sol ou no forno para guardar para o Inverno.

Colha as folhas mal elas começam a despontar; enquanto jovens elam mantêm um sabor mais suave, que se torna mais amargo à medida que crescem e se desenvolvem. Tenha cuidado para não apanhar os dentes-de-leão em locais onde pesticidas possam ter sido utilizados.

As folhas podem ser usadas cruas em saladas, cortadas em pedaços pequenos (o óleo usado dilui o sabor amargo das plantas mais crescidas), em sumos (comece com uma quantidade pequena) ou cozidas com com se fossem espinafres. Melhor se comidas cruas, porque mantém assim todos os nutrientes intactos. Na Primavera, adicione dente-de-leão diariamente aos seus preparados culinários e repare nas mudanças positivas no seu nível de energia, vitalidade e bem-estar.

 

Uma última nota sobre plantas selvagens: em geral, os alimentos selvagens têm mais nutrientes do que os vulgarmente encontrados nas lojas ou cultivados na sua horta, mesmo os de qualidade biológica. São intocados pelo homem e não necessitam de qualquer ajuda exterior para crescerem, quer seja de fertilizantes químicos ou naturais. Sem fertilizantes externos, a plantinha vai alimentar-se do que a terra lhe fornece, acumulando assim dentro de si uma reserva altíssima de nutrientes que depois são passadas à pessoa que a come. Era assim que acontecia antes do advento da agricultura e continua a ser assim em muitas áreas dos mundo, onde comunidades tradicionais se alimentam de plantas selvagens diariamente, trazendo enormes benefícios à sua saúde. Se juntarmos a isto, o prazer de colher as plantas, o contacto directo com a natureza, com o alimento que irá para o nosso prato, mais o exercício físico, ar puro, tudo isto faz da colheita uma actividade prazerosa que está ao alcance de todos nós. Bem mais interessante do que passar o domingo no supermercado. E é grátis!

No entanto, se viver num local onde não consegue encontrar dente-de-leão selvagem, poderá cultivá-lo no seu jardim; dá-se muito bem em relvados, quando estes são deixados sem cortar pelo menos 15 dias, dando tempo para as plantas se se desenvolverem o suficiente e serem colhidas com um tamanho razoável.

 

Referências:
http://www.herbs2000.com

http://www.naturalnews.com

http://www.pfaf.org
http://www.wildman.com

The Herb Book, Lust, John, 1974, Benedict Lust Publishing
The Encyclopaedia of Healing Foods, Murray, Michael and Pizzorno, Joseph, 2006, Time Warner Books



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-513-Dente-de-le%25E3o.html

Inserido em: 2009.03.13 Última actualização: 2009.03.13

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cláudia Sá
Alimentação > Alimentos > Legumes e outros vegetais



Comentários



dente de leão

onde posso comprar mudas ou sementes de dente de leão?
(Por: paulo couto)

[Por: @ 2014.11.11 - 19:00 | Responder | Imprimir ]


Chá

Boa noite.
Se fizer chá com folhas secas compradas no hipermercado também faz efeito?
(Por: Ana Luísa)

[Por: @ 2012.12.22 - 14:37 | Responder | Imprimir ]


Re: Chá

Olá, O dente de leão pode ajudar na melhora da circulação do figado, tenho uma conhecida que esta com uma veia do figado obstruída, ele ajuda na melhora desse problema?

(Por: Jefferson)

[Por: @ 2014.03.02 - 11:46 | Responder | Imprimir ]

Re: Chá

Olá Jefferson
Será que tem síndrome de budd-chiari?
http://www.tuasaude.com/tratamento-para-a-sindrome-de-budd-chiari

[Por: andycor @ 2014.03.02 - 20:35 | Responder | Imprimir ]




Dente de Leão

Normalmente tenho problemas com infecções urinárias, uma vez que são recorrentes.. a última vez tomei 2x por dia o chá de dente de leão e os sintomas aliviaram exponencialmente até mesmo a passar a infecção!! Aconselho vivamente a toma desta infusão pois desobstrui os canais biliares bem como o fígado!
(Por: Vera )

[Por: @ 2010.11.18 - 18:06 | Responder | Imprimir ]


dente de leão

eu moro em mogi das cruzes,tenho um jardim na frente da minha casa e descobri que a praga que eu tanto reclamava é um execente chá que até pode me ajudar emagrecer,mas as minha tem as flores bem pequenas,será que é da mesma
(Por: helen)

[Por: @ 2010.09.25 - 18:31 | Responder | Imprimir ]

Re: dente de leão

Voce ainda tem mudas desta planta para me arrumar ?

POrque moro em são miguel e ainda não consegui mudas




> eu moro em mogi das cruzes,tenho um jardim na frente da minha casa e
> descobri que a praga que eu tanto reclamava é um execente chá que até pode
> me ajudar emagrecer,mas as minha tem as flores bem pequenas,será que é da
> mesma
> (Por: helen)

(Por: alberto)

[Por: @ 2010.11.14 - 00:19 | Responder | Imprimir ]

Re: dente de leão

S. Miguel - Açores? se olhar com atenção até crescem em algumas ruas de Ponta Delgada. É muito fácil encontrar flores e sementes. Em alguns jardins por aparar a relva também pode encontrar.

[Por: silamelo83 @ 2010.11.14 - 14:32 | Responder | Imprimir ]


Re: dente de leão

> Voce ainda tem mudas desta planta para me arrumar ?
>
> POrque moro em são miguel e ainda não consegui mudas
>
> Sou do Rio de Janeiro e comi esta folha qdo criança e gostei muito, e até hoje procuro muda, sementes mas não encontro.
Aqui tem o Mercadão de Madureira onde vende de tudo, e lá tem cartaze com foto de dente de leão com flor vermelha(tipo um pincel) sei que aquela não é a folha que comi.
Se houvesse jeito de vc mandar pra mim a semente por carta, despachar por SEDEX, vc me envia os dados para eu te enviar o valor antes da postagem. Ficarei muito feliz se eu conseguir! meu e mail tita1oliveira@hotmail.com Obrigada.
>
>
> > eu moro em mogi das cruzes,tenho um jardim na frente da minha casa e
> > descobri que a praga que eu tanto reclamava é um execente chá que até
> pode
> > me ajudar emagrecer,mas as minha tem as flores bem pequenas,será que é
> da
> > mesma
> > (Por: helen)
>
> (Por: alberto)

(Por: Teresa Cristina Barbosa de oliveira Soares)

[Por: @ 2010.11.24 - 23:28 | Responder | Imprimir ]




Dente de Leão

Srs. Gostaria de saber como conseguir as sementes desta planta, para cultivar em casa.
Obrigado pela atenção.
Montgomery
(Por: Montgomery Pereira)

[Por: @ 2010.05.21 - 16:05 | Responder | Imprimir ]

Re: Dente de Leão

Talvez encontre em lojas de sementes. Mas na Primavera é fácil encontrar esta planta no campo e trazer algumas sementes.

[Por: cris @ 2010.05.21 - 16:54 | Responder | Imprimir ]

Re: Dente de Leão

cris escreveu:
> Talvez encontre em lojas de sementes. Mas na Primavera é fácil encontrar
> esta planta no campo e trazer algumas sementes.
>
Essa planta é fácil reconhecer...suas flores qdo maduras, as crianças gostam de assoprar pq se espalham contra o vento.
(Por: Ana Rita)

[Por: @ 2012.01.31 - 18:25 | Responder | Imprimir ]



Re: Dente de Leão

> Srs. Gostaria de saber como conseguir as sementes desta planta, para
> cultivar em casa.
> Obrigado pela atenção.
> Montgomery
> (Por: Montgomery Pereira)

Sr. Montgomery,
Caso ainda tenha interesse em cultivar dente de leão posso mandar sementes para o senhor.
Fáima
(Por: Maria de Fátima)

[Por: @ 2012.07.20 - 01:19 | Responder | Imprimir ]

Re: Dente de Leão

> > Srs. Gostaria de saber como conseguir as sementes desta planta, para
> > cultivar em casa.
> > Obrigado pela atenção.
> > Montgomery
> > (Por: Montgomery Pereira)
>
> Sr. Montgomery,
> Caso ainda tenha interesse em cultivar dente de leão posso mandar sementes
> para o senhor.
> Fáima
> (Por: Maria de Fátima)

Srª Maria de Fátima,
Desculpa intromição,mas gostaria de saber onde posso arrumar pois vou começar um tratamento contra virtiligo e pela quimica é ótimo para o tratamento. estou e Recife e não encontro.
(Por: Ricardo Gomes)

[Por: @ 2012.12.28 - 11:13 | Responder | Imprimir ]

Re: Dente de Leão

> > > Srs. Gostaria de saber como conseguir as sementes desta planta, para
> > > cultivar em casa.
> > > Obrigado pela atenção.
> > > Montgomery
> > > (Por: Montgomery Pereira)
> >
> > Sr. Montgomery,
> > Caso ainda tenha interesse em cultivar dente de leão posso mandar
> sementes
> > para o senhor.
> > Fáima
> > (Por: Maria de Fátima)
>
> Srª Maria de Fátima,
> Desculpa intromição,mas gostaria de saber onde posso arrumar pois vou
> começar um tratamento contra virtiligo e pela quimica é ótimo para o
> tratamento. estou e Recife e não encontro.
> (Por: Ricardo Gomes)

Olá Fátima, moro no Brasil e gostaria de saber onde encontrar sementes por aqui. Agradeço a atenção. Bjs

[Por: Concy @ 2014.01.25 - 15:35 | Responder | Imprimir ]





Chá

Boa tarde, como posso fazer chá com dentes-de-leão frescos?

[Por: silamelo83 @ 2010.02.03 - 15:03 | Responder | Imprimir ]

Re: Chá

silamelo83 escreveu:
> Boa tarde, como posso fazer chá com dentes-de-leão frescos?

Da mesma forma que com as ervas secas: cerca de 50 gr de folhas de dente-de-leão para um litro e água, ferve apenas 5 minutos. Deve beber-se 2 chávenas por dia após as refeições.
(Por: Paula Soveral)

[Por: @ 2010.02.03 - 21:12 | Responder | Imprimir ]

Re: Chá

As folhas são fervidas na água? geralmente deixo ferver a água e so ponho as folhas depois de apagar o lume.

[Por: silamelo83 @ 2010.12.09 - 20:18 | Responder | Imprimir ]




Uso do Chá de Dente-de-Leão

Já tomo chá dente-de-leão há cerca de 3 meses, todos os dias úteis.
Há alguma contraindicação em tomar este chá durante um período prolongado? Se sim, qual o período máximo recomendado. Obrigado

Joaquim

[Por: jferreira1954 @ 2010.02.03 - 09:01 | Responder | Imprimir ]

Re: Uso do Chá de Dente-de-Leão

jferreira1954 escreveu:
> Já tomo chá dente-de-leão há cerca de 3 meses, todos os dias úteis.
> Há alguma contraindicação em tomar este chá durante um período prolongado?
> Se sim, qual o período máximo recomendado. Obrigado
>
> Joaquim

Olá Joaquim,

O chá de dente de leão, ou Taraxaco, é excelente para depurar o Fígado, vias urinárias e até estimular o apetite. É muito bom fazer uma "cura" de 1 a 2 meses deste chá na altura da Primavera, altura indicada para desintoxicar as gorduras acumuladas no Inverno, para alem de ser a estação do ano relacionada com este órgão, o Fígado.
Normalmente recomenda-se o uso prolongado de 20 a 30 dias, devendo fazer-se uma pausa de 1 semana antes de voltar a tomar. De resto, pode ser tomado de vez em quando, a seguir às refeições.
Apesar de ser uma ervinha cheia de qualidades extraordinárias, lembre-se sempre de que "Não há nenhuma erva totalmente inócua", por isso, o uso nunca deve ser excessivamente prolongado. Mas, melhor que ninguém, cada um de nós deve saber aprender a escutar o seu corpo e a perceber as diferentes reacções, o que nos faz sentir bem ou não, etc.


(Por: Paula Soveral)

[Por: @ 2010.02.03 - 21:19 | Responder | Imprimir ]

Re: Uso do Chá de Dente-de-Leão

Haverá alguma diferença de resultados entre fazer o chã e comer as folhas cruas?

[Por: andycor @ 2014.03.02 - 20:39 | Responder | Imprimir ]




Anteriores <<