Chá, remédio natural (A - G)

O chá é proveniente dos rebentos verdes e frescos da planta Camellia Sinensis, da família das Teáceas. Porém, também se designam como chás as infusões provenientes de outras plantas. Consoante o processo de fabrico que é utilizado, assim se obtêm os vários tipos de chá. Uma chávena de qualquer tipo de chá obtém-se colocando água a ferver sobre alguma substância, deixando ficar em contacto durante certo tempo para lhe extrair os princípios alimentícios ou medicamentosos.
As infusões de plantas são medicamentos naturais para tudo um pouco. As doenças que aliviam, combatem ou previnem são por isso as mais variadas: dores menstruais, doenças do aparelho digestivo, cefaleias, constipações, gripes, febre, afecções das vias respiratórias, cálculos renais, problemas do fígado, mau hálito, insónias, diarreia, etc.

Abacate
Combate dores reumáticas, gota e funciona como diurético. Para dores de cabeça tomar 3 chávenas ao dia de chá das folhas do abacateiro (50 g para 1 litro de água).

Abóbora
A infusão de abóbora é expectorante, regulariza glicose e baixa o colesterol

Alcachofra
Para problemas hepáticos (fígado), cálculos na vesícula, constipações e gripes utilizar a folha e a raiz em chá.

Alecrim
Tem uma acção estimulante sobre a digestão e o pâncreas. É excitante, desinfectante e diurético. É bom para a anemia, asma, gripe, reumatismo, dores articulares, falta de apetite e tosse. Estimula a menstruação e expulsão de gases.
Utilizam-se as folhas em infusão, na dosagem de 1 colher (de chá) para 250ml de água. Não ferver, despejar a água sobre a erva e abafar. Tomar após as refeições

Alfazema
Alivia a tosse e bronquite. Tomar 4 chávenas por dia de chá das folhas de alfazema (30 gramas para 1 litro de água).
Para dores de cabeça, tomar 3 chávenas por dia.

Alho
O chá de alho é óptimo para diabetes, hipertensão arterial, colesterol, gota e constipações.

Avenca
Utilizam-se as folhas em infusão em casos de rouquidão, catarro e tosse.

Bétula Branca
As infusões de folhas secas têm funções preventivas de fortalecimento das defesas imunitárias.
Ferver 1 ou 2 colheres numa chávena de água. Deixar em infusão alguns minutos. Filtrar e beber duas chávenas por dia. A infusão de folhas quentes é ainda eficaz contra a febre.

Boldo
Planta originária do Chile, cujas folhas têm especial aplicação em doenças de fígado, pâncreas, estômago, rins e bexiga. Estimula ainda a digestão, evita cólicas, previne a icterícia, elimina o mau hálito e auxilia nas afecções bucais.
Utilizam-se 2 colheres (sopa) para um litro de água, pois possui um aroma forte. Tomar meio copo em jejum, após as refeições e antes de dormir.

Borragem
Propriedades diuréticas, expectorantes, e sudoríferas ao nitrato de potássio, cujo consumo aumenta a diurese e baixa a febre.
As infusões devem ser cuidadosamente filtradas para eliminar os pêlos irritantes da planta.

Calêndula
As infusões de calêndula ou malmequer são aconselhadas para estimular a secreção biliar, aliviar as dores de estômago, atenuar as consequências das úlceras do aparelho digestivo, aliviar as dores abdominais, prevenir as dores menstruais e no tratamento de afecções das vias respiratórias.
Deita-se 1-2 colheres de café de flores secas num litro de água a ferver. Deixar em infusão 10 minutos, filtrar e beber quente.

Camomila
As sua folhas tem sabor suave, sendo usadas tradicionalmente como calmante de cólicas e agitação infantil, náuseas e insónia. Combate a febre, a diarreia, perturbações estomacais, dispepsia, inflamações das vias urinárias, menstruações dolorosas, inflamações nos olhos (compressas), infecções da boca. É ainda usada em gripes, constipações e catarros, além de ser tónica.
Tomar uma infusão de 1 colher (chá) por cada chávena de água e tomar após as refeições e ao deitar.


Canela
Para dores de estômago toma uma infusão de canela. Leva o equivalente a uma chávena de água (250 ml) a ferver numa panela pequena. Verte de seguida a água quente para a chávena. Dissolve 5 gramas de pó de canela na água. Deixa repousar durante 10 minutos. Bebe morno, sempre que te apetecer.

Carqueja
Erva digestiva, indicada para diabéticos, em anemias, reumatismos e doenças venéreas. Melhora a circulação sanguínea, gripes, constipações, enfermidades do baço, bexiga e fígado, cálculos biliares, diarreias, febres e afecções do aparelho urinário.
Toma-se à vontade e usa-se para gargarejo, com 1 colher (sopa) por cada chávena de água.

Cáscara-Sagrada
É a casca de uma planta americana que exerce uma acção laxativa e restabelece o tónus natural dos intestinos. Indicada para substituir laxantes agressivos que provocam cólicas muito fortes, pois não apresenta a necessidade da utilização contínua e diária.

Castanha da Índia
Auxilia no tratamento e prevenção de varizes e hemorróidas, aumentando a resistência e tonificando as veias e artérias. Proporciona alívio da dor e do cansaço nas pernas. O efeito é percebido 15 a 30 minutos após a ingestão.

Cavalinha ou equisseto
Planta indicada para afecções dos rins, bexiga e próstata. Usar 10 g para 1 litro de água.
Em casos de hemorragias internas utilizar 30 a 40 g para 1 litro de água e tomar 4 a 5 chávenas por dia.
Para edemas generalizados usar 10 a 15 g para um litro de água, tomar 4 chávenas por dia.
Para inflamação nos olhos, fazer compressas com chá de cavalinha de 15 em 15 minutos.
A cavalinha tem ainda propriedades diuréticas e depurativas e é um potente remineralizante natural (rica em silício, enxofre, cálcio, potássio, ferro, manganésio, magnésio e sódio).

Coentro
Um infuso de 40g de grânulos fervidos num litro de água durante 10 minutos, tomado depois das refeições, facilita a digestão e atenua eventuais estados de torpor. É também útil em casos de aerofagia e meteorismo abdominal.
Um infuso idêntico, mas com 30 g de grânulos num litro de água, é coadjuvante em caso de febre.

Dente-de-Leão
Indicado para pessoas predispostas a cálculos biliares e problemas do fígado como hepatite, cirrose, icterícia e demais desordens do fígado e vesícula.
O sumo das folhas é um excelente diurético. Tomar 2 a 3 colheres de sumo por dia.

Erva-Cidreira
É um excelente calmante do sistema nervoso. É uma planta digestiva que combate insónias, asma, histerismo, cãibras estomacais e intestinais e auxilia a circulação.
Tomar uma infusão de 1 colher (sopa) de erva-cidreira numa chávena de água.
Para dores de cabeça usar toda a planta (40 gramas para 1 litro de água) e tomar 4 chávenas por dia.

Erva-Doce
Indicada para cólicas de bebés, aumenta a secreção láctea, combate os gases intestinais e o mau hálito. É uma planta digestiva, diurética, estimulante, refrescante e regulariza a menstruação e tonifica o estômago.
Tomar, após as refeições e ao deitar, 1 colher (chá) por cada chávena de água .

Espinheira-Santa
Normalizador das funções gastrintestinais, especialmente como protector contra úlcera gástrica. Paralisa rapidamente as fermentações gastrintestinais e alivia as dores provocadas pelas irritações gástricas. Tem ainda propriedades analgésicas, antissépticas, cicatrizantes e tónicas.
Tomar 3 a 4 chávenas por dia de uma infusão com 20g de folhas num litro de água .

Feijão Azuki
A infusão de feijão azuki é particularmente indicada para fortalecer os rins, a bexiga e os órgãos reprodutores; ajuda também a lidar com casos de obstipação e a eliminar o excesso de produtos animais.
Coloca uma chávena de azuki num tacho, juntamente com uma tira de alga kombu (opcional). Adiciona quatro chávenas de água e deixe levantar fervura. Baixa a chama para o mínimo e deixa o líquido borbulhar durante cerca de meia hora. Côa e bebe quente.
Para ajudar a dissolver cálculos renais, adiciona meia chávena de rábano, nabo ou rabanete ralados, no final da cozedura, após teres coado os feijões. Bebe o líquido, come os vegetais. Côa o líquido e bebe quente.

Funcho ou anis-doce
O infuso tem uma acção calmante e alivia inflamações, por exemplo dos olhos.
Em caso de tosse, utilizar uma infusão com uma colher de frutos de funcho pisados em 250 ml de água a ferver, durante 10 minutos e depois filtrar. Usar também em casos de dores de estômago e intestinais. Utilizado também para cólicas, gases e diarreia em crianças.
Na mulher, estimula a menstruação e a lactação.
O funcho é tóxico quando consumido em doses excessivas.

Gengibre
Indicado como auxiliar no tratamento da diabetes, dietas de emagrecimento e como tónico pancreático, óptimo anti-reumático e evita os enjoos nas viagens.


Referências:

http://www.e-macrobiotica.com/inc_artigos.htm
http://www.culturadohp.hpg.ig.com.br/saude_medicina.htm

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-126-Ch%25E1%252C%2Brem%25E9dio%2Bnatural%2B%2528A%2B-%2BG%2529.html

Inserido em: 2002.08.15 Última actualização: 2006.03.27

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Medicinas Alternativas
Alimentação > Alimentos > Tisanas, Especiarias, Ervas, Infusões



Comentários



informação

Bom dia,por favor podem-me informar como devo preparar as folhas do abacate,«secas ou acabadas de tirar da arvore.
obrigada
olinda
(Por: olinda)

[Por: @ 2012.03.13 - 11:41 | Responder | Imprimir ]


Dores de Joenetes

Boa noite.
Gostaria de saber de algum produto para aliviar as dores dos joanete. Obrigado
(Por: Helena)

[Por: @ 2011.07.08 - 00:21 | Responder | Imprimir ]


meu filho

meu filho de 2 anos e 7 meses tem insônia, ele ringe os dentes quando esta dormindo, se bate muito quando esta dormindo...se puder me dar uma dica de que chá natural eu poderia usar pra que ele tenha um sono mais tranquilo. eu agradeço!
(Por: Andreia)

[Por: @ 2011.07.01 - 16:17 | Responder | Imprimir ]

Re: meu filho

Aconselho-a a ir com o seu filho a um osteopata, a mim parece-me que o menino tem hipertonia muscular.

Patrícia


> meu filho de 2 anos e 7 meses tem insônia, ele ringe os dentes quando esta
> dormindo, se bate muito quando esta dormindo...se puder me dar uma dica de
> que chá natural eu poderia usar pra que ele tenha um sono mais tranquilo.
> eu agradeço!
> (Por: Andreia)

(Por: Patrícia)

[Por: @ 2011.07.01 - 17:23 | Responder | Imprimir ]



Chá de pimenta do reino

Minha mãe toma quando tá com enchaqueca.
Ferve-se 1 xícara de água e põe 1 colher de sopa com a pimenta (triturada) e deixa ferver
Esfriar, adoçar, beber e descansar

(Por: Bff)

[Por: @ 2011.05.25 - 00:17 | Responder | Imprimir ]


dores

tenho dores constantamente do lado direito abaixo da costela,ela vai e vem toda horame ajudem,por favor,o que pode ser
(Por: jorge)

[Por: @ 2011.04.19 - 00:38 | Responder | Imprimir ]

Re: dores

> tenho dores constantamente do lado direito abaixo da costela,ela vai e vem
> toda horame ajudem,por favor,o que pode ser
> (Por: jorge)

Olá Jorge , tbm sinto isso . Já fui a varios medicos e pedem ultrassom e o q me falaram é q o problema é de intestino preguiçoso , mas meus exames nunca acusou mais nada , no começo achavam q era problema na visicula mas nao deu nada no exame .... Abraço
(Por: Flávia)

[Por: @ 2011.04.29 - 21:57 | Responder | Imprimir ]


Re: dores

> tenho dores constantamente do lado direito abaixo da costela,ela vai e vem
> toda horame ajudem,por favor,o que pode ser
> (Por: jorge)

Procure um médico, meu marido está exatamente com a mesma dor, a suspeita era vesícula, mas no ultrasson não deu nada, o que acusou foi um excesso de gordura nofígado e ele segue em tratamento
(Por: Elaine Santos)

[Por: @ 2011.06.17 - 21:28 | Responder | Imprimir ]

Re: dores

o cara , estou com esse mesmo sintomas faz 5 anos e ja fiz todos os exames necessarios, mas mesmo assim nunca os medicos acham nada , se por acaso voce descobrir e achar a solução mande um emeil para mim , estou prescisando mesmo, algum remedio sei lá, mas lembre de mim por favor , ja não aguento tanta dor , obrigada.
(Por: guru)

[Por: @ 2011.06.19 - 03:16 | Responder | Imprimir ]

Re: dores

> o cara , estou com esse mesmo sintomas faz 5 anos e ja fiz todos os
> exames necessarios, mas mesmo assim nunca os medicos acham nada , se por
> acaso voce descobrir e achar a solução mande um emeil para mim , estou
> prescisando mesmo, algum remedio sei lá, mas lembre de mim por favor , ja
> não aguento tanta dor , obrigada.
> (Por: guru)


Boa tarde!!

Voce já fez tomografia isso talvez ajuda muito, exame de sangue, principalmente se tiver convenio.

(Por: lilian amaral )

[Por: @ 2011.07.06 - 19:15 | Responder | Imprimir ]



Re: dores

> > tenho dores constantamente do lado direito abaixo da costela,ela vai e
> vem
> > toda horame ajudem,por favor,o que pode ser
> > (Por: jorge)
>
> Procure um médico, meu marido está exatamente com a mesma dor, a suspeita
> era vesícula, mas no ultrasson não deu nada, o que acusou foi um excesso de
> gordura nofígado e ele segue em tratamento
> (Por: Elaine Santos)
tambem tive este problema fiz a ultrassom e acusou gordura no figado.tomei alcachofra e melhorei.
(Por: maris)

[Por: @ 2014.04.23 - 19:45 | Responder | Imprimir ]



Re: dores

> tenho dores constantamente do lado direito abaixo da costela,ela vai e vem
> toda horame ajudem,por favor,o que pode ser
> (Por: jorge)
Faça um ultrassom do abdomem total, esse sintoma é dor no fígado, e pode ser vírus da hepatite b ou a hepatite mesmo. Ou qulquer outro problema no figado, para isso faça exames específicos ok.
(Por: Lucilene)

[Por: @ 2011.06.29 - 17:31 | Responder | Imprimir ]


Re: dores

> tenho dores constantamente do lado direito abaixo da costela,ela vai e vem
> toda horame ajudem,por favor,o que pode ser
> (Por: jorge)
eu tanbém cinto a mesma dor que vc e eu fui ao medico e ele me falou que é colica de visicula,vc precisa ir ao medico para ver tanbem e a colica de visicula[predra na visicula]é preciso fazer cirurgia.........
(Por: maria helena tartari)

[Por: @ 2011.07.01 - 05:04 | Responder | Imprimir ]



chá que cure pancreatite

Olá , meu nome é Valdelaine ; tenho 30 anos de idade e tem um ano que estou lutando contra a pancreatite que vem e volta me atormenta . Já apelei para vários médicos, medicamentos, fiquei internada várias vezes. Enfim; gostaria de saber se tem alguém que possa estar me ajudando no auxílio de alguma erva, um chá que possa me curar desse mal. Por favor se alguém puder me ajudar desde já agradeço.

Grata !
(Por: valdelaine ferreira)

[Por: @ 2011.04.06 - 04:26 | Responder | Imprimir ]

Re: chá que cure pancreatite

> Olá , meu nome é Valdelaine ; tenho 30 anos de idade e tem um ano que
> estou lutando contra a pancreatite que vem e volta me atormenta . Já apelei
> para vários médicos, medicamentos, fiquei internada várias vezes. Enfim;
> gostaria de saber se tem alguém que possa estar me ajudando no auxílio de
> alguma erva, um chá que possa me curar desse mal. Por favor se alguém puder
> me ajudar desde já agradeço.
>
> Grata !
> (Por: valdelaine ferreira)


Boa noite, Valdelaine,
Antes de mais gostaria de lhe dizer que é um pouco arriscado dar conselhos sobre condições de saúde mais complicadas sem nunca ter visto a pessoa; mas, assim "a priori", o que lhe posso aconselhar é tomar diariamente Caldo de vegetais Doces (ver receita em www.paulasoveral.net, em Receitas/Remédios Caseiros), 3 x dia, sendo uma delas em jejum;
Deve incluir na sua alimentação diária: ABÓBORA, cenoura, nabo, cebola, couve (lombarda, coração, roxa, etc) e cereais integrais: arroz integral, millet, cevada, quinoa, etc.
Mas, SOBRETUDO DEVE RETIRAR da sua alimentação:
1) farinhas de forno (pão, biscoitos, bolachas, pasteis, pastelaria doce ou salgada, etc);
2) produtos refinados (farinha, arroz e massa brancos que devem ser substituídos pelos cereais integrais);
3) açúcar e adoçantes, álcool, café e tabaco;
4) bebidas gaseificadas;
5) carne e lacticínios;
6) evitar comer "restos" e dar preferência sempre a comida acabada de cozinhar.

O repouso é importante, tente deitar-se cedo, nunca depois das 23h.
Praticar alguma actividade (meditação, relaxamento, yoga, tai Chi, etc) que lhe permita relaxar e gerir melhor as emoções.
Espero ter ajudado, as melhoras!
Paula Soveral
(Por: Paula Soveral)

[Por: @ 2011.04.07 - 01:45 | Responder | Imprimir ]


Re: chá que cure pancreatite

olá o que você precisa é se tornar vegetariana procure na Internet receitas vegetarianas ou procure alguém adventista que lhe possa indicar como se tornar vegetariana a partir daí tudo vai mudar no seu organismo se funcionou comigo tambem funcionará consigo ok? boa sorte
(Por: Orquidea)

[Por: @ 2011.04.20 - 23:01 | Responder | Imprimir ]



folha da castanha da india

Olá, gostaria de saber os principios ativos da folha da castanha da india, dá o mesmo efeito da semente ?? Para que serve a folha ??
(Por: carina)

[Por: @ 2010.09.01 - 21:22 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<