O tremoço O tremoço

O tremoço

O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras. Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.

 


No que diz respeito à gordura, a sua composição é, na sua grande maioria, ácido oleico e linoleico (gordura presente no azeite), constituindo 86% da gordura total. Acresce que o tremoço possui três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo e, dessa fibra, a sua grande maioria tem a capacidade de reter o colesterol LDL no intestino e facilitar a sua eliminação nas fezes. O teor em amido também é reduzido, o que explica o papel deste alimento no controlo do índice glicémico (teor de açúcar no sangue) e consequentemente, na redução da incidência da obesidade na população; também é um alimento indicado para quem sofre de problemas ósseos e reduz o apetite. Além disso, as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.


Todavia, desde há cerca de três mil anos atrás, o tremoço tem igualmente outras aplicações: a farinha de tremoço é utilizada na produção de bolachas, pão, biscoitos, massas; alimentação para animais não-humanos; indústria farmacêutica; melhoramento dos solos (é denominado “adubo verde” pois evita a utilização de adubos convencionais e prepara os solos em particular para o cultivo do milho, melão e trigo), etc.


Em 2005, a produção mundial de tremoço foi de 1,2 milhões de toneladas (FAO, 2005), das quais Portugal produziu onze toneladas. O maior produtor mundial de tremoço, que se pode cultivar desde o fim do Outono até ao início de Verão, é a Austrália com cerca de 82% do total, seguida do Chile (6%), Federação Russa (3%), a Polónia (2%) e França (2%).


O grão seco é tóxico - contém a substância alcalóide lupanina que lhe confere um sabor amargo. Só depois de cozido e demolhado em água salgada se torna comestível e um aperitivo bastante apreciado no nosso país especialmente no Verão em cafés e esplanadas típicos, geralmente acompanhados por cerveja e apelidado “marisco dos pobres”. Os tremoços têm, em média, 1/6 das calorias, por peso em relação a outros aperitivos como amendoins ou batatas fritas. O único senão é o sal que lhe é acrescentado, mas isso pode ser corrigido lavando bem os tremoços ou demolhando-os.


São comummente consumidos como aperitivos também na América Latina e outros países da Bacia do Mediterrâneo para além de Portugal, onde em 2009 se realizou a VI Feira do Tremoço em Cadima, freguesia pertencente a Cantanhede. Desde 1980 existe a International Lupin Association, fundada no Peru e dedicada a representar o interesse biológico e agrícola desta leguminosa.


Para os vegetarianos, o tremoço apresenta-se como mais uma leguminosa de opção, aumentado o leque de escolha dos fornecedores de proteína de alto valor biológico na dieta humana.


Em casa podem preparar-se da seguinte forma: comprar os “feijões” de tremoço secos (em mercearias tradicionais, como por exemplo na Casa Chinesa situada na Baixa da cidade do Porto) e colocá-los de molho em água de um dia para o outro. Depois fervem-se numa nova água durante vinte minutos. Arrefecendo, colocam-se num alguidar em água limpa que deve ser mudada duas a três vezes por dia durante cinco ou mais dias. Quando já não estiverem amargos podem ser conservados durante bastante tempo (no frigorífico) em água temperada com sal regularmente renovada e, opcionalmente, adicionando-lhes alho e/ou ervas aromáticas tais como orégãos ou louro.


 


 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-519-O%2Btremo%25E7o.html

Inserido em: 2009.07.10 Última actualização: 2009.11.13

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentos > Legumes e outros vegetais
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Soares



Comentários



tremoço

Gostaria de saber se o tremoço após ficar de molho por 5 dias, poderá ser triturado junto com arroz integral para se fazer a massa de dosa, o que será fermentado, isto pode alterar suas propriedades medicinais?

(Por: Iara)

[Por: @ 2013.12.23 - 09:13 | Responder | Imprimir ]


alimentação

teria uma quantidade exata para colocar na salada? posso misturar com alface, tomate, essas coisas né? minha mae é diabetica e costumo dar salada a ela, sem sal, posso acrescentar o tremoço e quais seriam as porçoes (quantidade) de graos?
(Por: renato)

[Por: @ 2012.11.28 - 23:15 | Responder | Imprimir ]

Re: alimentação

Sim, se gostar pode juntar à salada. Ou comer simples como aperitivo. Não existe propriamente uma dose ideal, como qualquer alimento deve consumir-se incluido numa alimentação variada e saudável.

[Por: cris @ 2012.12.01 - 17:14 | Responder | Imprimir ]



Guardar tremoços.

Para guardar tremoços no frigorifico: Sendo guardados no frigorifico numa caixa vedada,tipo Tupperware, estes aguentam-se até 3 semanas (nunca experimentei mais tempo, sendo colocados sem água ou qualquer outra coisa, apenas o tremoço pronto a comer. Experimentem, resulta!
(Por: Carlos Simões)

[Por: @ 2012.02.03 - 15:36 | Responder | Imprimir ]

tremosso para diabéticos

meu diabetes girava em torno dos 150,passei a usar o tremoço, soja e lentilhas como alimentação básica, meu diabetes atualmente não passa dos 90. recomendo,e tenho certeza que realmente são excelentes no controle da diabetes.

(Por: josé carlos )

[Por: @ 2012.04.08 - 04:51 | Responder | Imprimir ]

Re: tremosso para diabéticos

> meu diabetes girava em torno dos 150,passei a usar o tremoço, soja e
> lentilhas como alimentação básica, meu diabetes atualmente não passa dos
> 90. recomendo,e tenho certeza que realmente são excelentes no controle da
> diabetes.
>
> (Por: josé carlos )
Amigo José Carlos, gostaria se tomou o tremoço cru ou cozido; a pergunta surge na sequência de me terem dito que deveria ser tomado cru, todavia diz-se que cru é toxico. Obrigado.
(Por: Mário Robalo)

[Por: @ 2012.11.05 - 10:48 | Responder | Imprimir ]

Re: tremosso para diabéticos


Ola!

Gostaria de saber onde encontro semente para alimentacao e para usar contra diabetes e como utilizar.

Obrigado!

> > meu diabetes girava em torno dos 150,passei a usar o tremoço, soja e
> > lentilhas como alimentação básica, meu diabetes atualmente não passa dos
> > 90. recomendo,e tenho certeza que realmente são excelentes no controle
> da
> > diabetes.
> >
> > (Por: josé carlos )
> Amigo José Carlos, gostaria se tomou o tremoço cru ou cozido; a pergunta
> surge na sequência de me terem dito que deveria ser tomado cru, todavia
> diz-se que cru é toxico. Obrigado.
> (Por: Mário Robalo)

(Por: Edio Lodi)

[Por: @ 2013.04.07 - 11:23 | Responder | Imprimir ]





Minha mãe toma vários remédios ela tem problemas cardíacos sera que tem algum problema se ela tomar o Tremoço?
(Por: jucilene)

[Por: @ 2011.12.07 - 20:44 | Responder | Imprimir ]

Tremoços para cardíacos

> Minha mãe toma vários remédios ela tem problemas cardíacos sera que tem
> algum problema se ela tomar o Tremoço?
> (Por: jucilene)
Olá, boa tarde.
Não há contra-indicação dos tremoços para cardíacos. o único cuidado que devem ter é a quantidade de sal que eles podem ter. Os tremoços têm um teor considerável de potássio que é benéfico para o coração e para a pressão arterial.
Se precisar de mais algum esclarecimento pode contatar-me para saude.natural@iol.pt
(Por: José Ferraz)

[Por: @ 2012.05.05 - 16:59 | Responder | Imprimir ]



Leite de tremoço

Bom dia
tenho um filho intolerante a leite,lactose e soja.Será que tem leite de tremoço a venda?Onde consigo? Desde ja,obrigado!!
(Por: Andrezza)

[Por: @ 2011.10.08 - 16:05 | Responder | Imprimir ]

Re: Leite de tremoço

Leite de tremoço creio que ainda não existe à venda. Mas tem leite de arroz, aveia e espelta que são adequados para intolerantes à lactose e à soja. Pode também comprar uma máquina de leite de soja e fazer a variedade de bebidas vegetais que desejar.

[Por: cris @ 2011.10.08 - 23:38 | Responder | Imprimir ]


Re: Leite de tremoço

> Bom dia
> tenho um filho intolerante a leite,lactose e soja.Será que tem leite de
> tremoço a venda?Onde consigo? Desde ja,obrigado!!
> (Por: Andrezza)
Nunca vi leite de tremoço à venda mas não será difícil encontrar nos hipers leite aveia (Bebida de aveia), leite de amêndoa, leite de arroz. Qualquer um dessas bebidas é muito agradável. Mas deixe-me dizer-lhe que depois de o ser humano ter a dentição completa, não tem necessidade de consumir leite, nem de animal nem materno. Deus dotou o animal mamífero de dentes para mastigar alimentos sólidos deixando a \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"mama\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\". Dispomos de várias alternativas ao leite de manhã ou do lanche.
Passe bem e se precisar de mais algum esclarecimento pode contatar para o mail saude.natural@iol.pt
(Por: José Ferraz)

[Por: @ 2012.05.05 - 16:45 | Responder | Imprimir ]



Semear tremoços

Eu ando à procura é de informaçoes detalhadas sobre como semear tremoços, que condicoes deve a terra ter e qual a mao de obra necessaria para os tremoços apos semeá-los.
Existe muito pouco sobre esta materia na internet pq os brasileiros não semeiam tremoços, senão haveria muito.

Obrigado
(Por: Milton)

[Por: @ 2011.08.04 - 06:44 | Responder | Imprimir ]

Re: Semear tremoços

Para saber como semear tremoço, passe por este site: http://www.avelonline.com/como-plantar-sementes-de-tremoco.html
O tremoço quer uma zona com muito sol ou meia sombra e deve ser atirado para o chão e não enterrado porque ele gosta de \\\"escolher\\\" a forma de se fixar ao solo. Pelo menos aqui na minha zona, é feito assim. Boa sorte.
(Por: Carlos Simões)

[Por: @ 2012.09.21 - 17:11 | Responder | Imprimir ]



Tremoços

Aconteceu em dezembro de 2008. Viajando ao Rio de Janeiro para rever a família, fui apresentado por meu irmão a um amigo seu que esteve preso a cadeira de rodas por causa do ácido úrico que o deformava e o impedia de se movimentar normalmente. Ele ficou curado voltando a andar e correr normalmente após se submeter a tomar todo dia de manhã em jejum três sementes de tremoços acompanhado de dois copos de água natural e só se alimentar após 20 minutos.
Por questões genéticas meu pai, eu e meu irmão tínhamos problemas com o ácido úrico, cálculo renais de urato, dores nas juntas, principalmente nos dedos das mãos etc. Em vista do fato resolvemos usar a receita salvadora.
Poucos dias depois começamos a sentir os resultados, Hoje após dois anos e meio utilizando este procedimento não sentimos mais nada mesmo comendo eventualmente crustáceos e outros alimentos que não podíamos passar nem perto só de pensar no sofrimento que viria depois.
Obs: os tremoços devem ser bem lavados entres os seus dedos polegar indicador e médio com pressão em água corrente filtrada.
Pedro Carlos
(Por: Pedro Carlos)

[Por: @ 2011.06.18 - 01:03 | Responder | Imprimir ]

Re: Tremoços

> Aconteceu em dezembro de 2008. Viajando ao Rio de Janeiro para rever a
> família, fui apresentado por meu irmão a um amigo seu que esteve preso a
> cadeira de rodas por causa do ácido úrico que o deformava e o impedia de se
> movimentar normalmente. Ele ficou curado voltando a andar e correr
> normalmente após se submeter a tomar todo dia de manhã em jejum três
> sementes de tremoços acompanhado de dois copos de água natural e só se
> alimentar após 20 minutos.
> Por questões genéticas meu pai, eu e meu irmão tínhamos problemas com o
> ácido úrico, cálculo renais de urato, dores nas juntas, principalmente nos
> dedos das mãos etc. Em vista do fato resolvemos usar a receita salvadora.
> Poucos dias depois começamos a sentir os resultados, Hoje após dois anos e
> meio utilizando este procedimento não sentimos mais nada mesmo comendo
> eventualmente crustáceos e outros alimentos que não podíamos passar nem
> perto só de pensar no sofrimento que viria depois.
> Obs: os tremoços devem ser bem lavados entres os seus dedos polegar
> indicador e médio com pressão em água corrente filtrada.
> Pedro Carlos
> (Por: Pedro Carlos)

Olá amigo, esse tremoço para o ácido úrico você o consome cozido mesmo ou deve ser cru?
(Por: Bruno)

[Por: @ 2011.07.05 - 22:49 | Responder | Imprimir ]

Re: Tremoços

> > Aconteceu em dezembro de 2008. Viajando ao Rio de Janeiro para rever a
> > família, fui apresentado por meu irmão a um amigo seu que esteve preso a
> > cadeira de rodas por causa do ácido úrico que o deformava e o impedia de
> se
> > movimentar normalmente. Ele ficou curado voltando a andar e correr
> > normalmente após se submeter a tomar todo dia de manhã em jejum três
> > sementes de tremoços acompanhado de dois copos de água natural e só se
> > alimentar após 20 minutos.
> > Por questões genéticas meu pai, eu e meu irmão tínhamos problemas com o
> > ácido úrico, cálculo renais de urato, dores nas juntas, principalmente
> nos
> > dedos das mãos etc. Em vista do fato resolvemos usar a receita salvadora.
>
> > Poucos dias depois começamos a sentir os resultados, Hoje após dois anos
> e
> > meio utilizando este procedimento não sentimos mais nada mesmo comendo
> > eventualmente crustáceos e outros alimentos que não podíamos passar nem
> > perto só de pensar no sofrimento que viria depois.
> > Obs: os tremoços devem ser bem lavados entres os seus dedos polegar
> > indicador e médio com pressão em água corrente filtrada.
> > Pedro Carlos
> > (Por: Pedro Carlos)
>
> Olá amigo, esse tremoço para o ácido úrico você o consome cozido mesmo ou
> deve ser cru?
> (Por: Bruno)

Não é possível comer o tremoço cru, como também não é necessário lavar o tremoço porque ele depois de cozido é colocado em agua e sal, excepto se comer a casca ou não querer ele com sal.

(Por: Silva)

[Por: @ 2014.07.07 - 22:31 | Responder | Imprimir ]




Anteriores <<