Pessoa a ver paisagem Pessoa a ver paisagem

Veganismo - e voltar à natureza

Momento de reflexão para o início de um novo ano

Em geral é aceite que os primeiros humanóides eram principalmente recoletores, que sobreviveram com uma dieta baseada em plantas. Em seguida, evoluíram a arte da caça e começaram a comer quantidades cada vez maiores de carne. Embora esta não seja uma teoria consensual, é talvez indiscutível que os nossos antepassados viveram muito mais próximos da natureza do que os humanos modernos. E isso deve ser verdadeiro para possivelmente todas as civilizações da história humana conhecida. Respeitavam as paisagens naturais, os ciclos naturais do sol e da lua, as correntes e os ciclos da água e a vida em geral.

Os humanos modernos, no entanto, seguem uma abordagem diferente, com o objetivo de domar a natureza a seu gosto e alterá-la a cada oportunidade. Assim, temos grandes quantidades de alimentos provenientes de diferentes partes do mundo durante todo o ano, eletricidade para alimentar luzes durante toda a noite, aviões que nos transportam através de continentes em horas e muitas outras maravilhas da tecnologia moderna. E temos cidades em zonas de inundação, culturas tropicais em latitudes frias e muitos outros desafios para a mãe natureza.
O mundo moderno oferece opções com as quais nem os nossos avós podiam sonhar. No entanto, a questão é: estamos a viver vidas mais felizes? Temos refeições instantâneas, medicamentos que salvam vidas, comunicação instantânea e muitas, muitas opções de escolha. No entanto, ainda perdemos facilmente a paz interior, a saúde física e mental, a alegria em nossas vidas.

O veganismo foi proposto por Donald Watson em 1941 como um avanço relativamente ao vegetarianismo. Visa evitar o sofrimento dos animais, na medida do possível e razoável. Por isso, é um apelo para que respeitemos os animais. E, partindo desse ponto, apenas um pequeno esforço mais é suficiente para alargar essa visão a todas as formas de vida e depois à própria natureza.
O estilo de vida vegano deve, pelo menos, contribuir para nos trazer de volta ao nosso lugar natural na Roda da Vida, desfrutando da beleza e não causando danos desnecessários a todos os seres, incluindo plantas e seres humanos no circuito.

O início de um novo ano é necessariamente um ponto de viragem, um momento de reflexão. Que este momento seja também esclarecedor, para que possamos desfrutar mais das maravilhas do mundo e viver uma vida pacífica e alegre em harmonia com a natureza. Na minha opinião, isso inclui admiração e um respeito sem fim por todas as formas de vida, mas também pela criatividade, pela arte e pelas paisagens naturais.

Que, no ano novo e nos próximos anos, possamos desfrutar de alimentos biológicos naturais. Que possamos admirar e sentir o poder da natureza na floresta, jardim, praia ou outras maravilhas naturais ao nosso redor. Que possamos olhar mais vezes para as estrelas à noite, bem como o sol e o céu azul durante o dia. Que possamos dedicar algum tempo para meditar sobre nós mesmos no grande esquema das coisas, enquanto respiramos e desfrutamos da grandeza da natureza ao nosso redor. Isso não só nos fará sentir mais integrados no grande cosmos, mas também mais grandiosos, e com um maior grau de consciência, o que só é possível quando meditamos sobre o universo e nosso lugar nele. Que este novo ano seja o ano em que nos encontramos.

Autoria: John Andri
Publicado originalmente em vegan2050.org


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-630-Veganismo-voltar-natureza.html

Inserido em: 2023-12-18 Última actualização: 2023-12-20

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegana
Meio Ambiente > Ambiente e intervenção