Tipos de pão

Variar de alimentos é uma regra importante para manter uma alimentação saudável. Por isso também devemos consumir pães variados, sejam de um único cereal ou de mistura de vários, integrais, polvilhados com sementes, pão “do coração”, “da saúde” ou pão com nozes, etc.
O pão é muito mais bem digerido se estiver bem cozido, com a côdea acastanhada e com massa ligeiramente arejada por bolhas pequenas. Mal cozido provoca flatulência.

Dos diversos tipos de pães existentes podem-se destacar:

Pão branco
É a vulgar carcaça ou papo-seco. É fabricado a partir de farinha de trigo muito peneirada, que contém apenas o endosperma do grão (a parte interior do grão) e daí o seu aspecto branco. Na refinação da farinha dá-se um a perda de vitamina B e ferro e perde-se por isso parte do seu valor nutritivo (fibra, vitaminas e sais minerais). É, no entanto, um pão de fácil digestão.


Pão de mistura
É fabricado com uma mistura de farinha integral e farinha refinada ou ainda, a partir da mistura de farinhas de vários tipos de cereais, com diferente grau de refinação. Assim, o seu valor nutricional depende do tipo de mistura usado. É um pão com maior teor de nutrientes e de boa digestibilidade.
Alguns exemplos deste tipo são o pão saloio, caseiro ou pão da saúde. Este último, é de côdea fina e estaladiça e com pouco sal, o seu nome faz juz aos seus benefícios, pois é equilibrado nutricionalmente. Contribui para a prevenção de doenças do aparelho digestivo e circulatório e ainda na prevenção da arteriosclerose diabetes.

Pão integral
É fabricado a partir da farinha integral que contém o farelo (isto é, a casca), o endosperma e o gérmen (a parte interior mais pequena do grão). O seu valor nutricional depende do tipo de farinha utilizada.
Devido ao seu elevado teor em fibras (4 vezes mais do que o pão branco), contribui para o bom funcionamento dos intestinos. Permite também uma absorção mais lenta dos nutrientes, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e possui alguns antioxidantes protectores que ajudam a prevenir algumas doenças crónicas relacionadas com o envelhecimento. No entanto, como é de digestão mais difícil que o pão branco, não é recomendado a quem sofra de irritações do estômago ou outras perturbações digestivas.
No entanto, é preciso ter em atenção que a maior parte das vezes atribui-se, mesmo que erradamente, o nome de pão integral ao pão feito apenas de farinha branca e farelo. Quando na verdade, o pão integral é aquele que é feito de farinha proveniente do grão inteiro.

Pão especial
É feito com ou sem mistura de farinhas de vários cereais e pode- lhe ser adicionado gérmen de trigo, sementes comestíveis (linhaça e girassol), passas, nozes, leite, gorduras ou ovos. O pão também recebe esta designação quando é fabricado com farinhas enriquecidas ou outros ingredientes que aumentem o seu valor nutritivo, ou, ainda, quando não contém sal.
Um exemplo de pão especial é o Prokorn. Um pão escuro, com baixas calorias, feito de trigo com cereais e sementes, rico em cálcio, ferro e fibras. A origem deste pão, é produto de um trabalho efectuado por uma equipa de médicos holandeses com preocupações na procura de um pão cada vez mais benéfico.




Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-96-Tipos-de-p-o.html

Inserido em: 2002.05.16 Última actualização: 2006.12.25

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentos > Cereais



Comentários



PÃO SEM LEVEDURA

COMO CONSEGUIR RECEITA DE PÃO DE TRIGO INTEIRO SEM LEVEDURA?
OU AINDA, ONDE COMPRAR ESTE TIPO DE PÃO?
OBRIGADO
(Por: LORIS TIVIO GUGLIELMONI)

[Por: @ 2009.10.10 - 02:53 | Responder | Imprimir ]

Re: PÃO SEM LEVEDURA

> COMO CONSEGUIR RECEITA DE PÃO DE TRIGO INTEIRO SEM LEVEDURA?
> OU AINDA, ONDE COMPRAR ESTE TIPO DE PÃO?
> OBRIGADO
> (Por: LORIS TIVIO GUGLIELMONI)

Na padaria tem.
(Por: Doido)

[Por: @ 2010.02.01 - 18:03 | Responder | Imprimir ]