Olá a todos!
Tenho 13 anos e preocupa-me a maneira como a carne é produzida. Por isso estou a pensar tornar-me vegetariana, porém alguns familiares e amigos consideram-na uma atitude extremista, uma "moda" perigosa e que o ser humano precisa da carne para ser saudável.
Li na net que o vegetarianismo na infância/adolescência pode ser um sintoma de distúrbios alimentares graves, pode causar danos irreparáveis no cérebro e anemia.
Na minha escola não há refeições vegetarianas, o que torna difícil prosseguir com a minha escolha...

O que posso fazer para que a minha família, amigos e colegas aceitem a minha decisão e para reduzir os riscos de complicações?

bjs e obrigada pela ajuda
(Por: Salomé)

[Por: @ 2008-08-22, 17:15 | Responder | Imprimir ]


É bem verdade, eu decidi ser vegetariana e falei com as pessoas à minha volta e apenas 2 me apoiaram, todos os outros disseram que era anti-natural.É pena não podermos contar com o apoio dos amigos e familiares.No final a decisão é nossa, isso é o que realmente conta.
(Por: )

[Por: @ 2008-05-12, 13:20 | Responder | Imprimir ]

resposta para os outros ouvirem


Para mim não foi fácil assumir me como vegetariana, então optei por outro método:
Dizer apenas que não comes carne, enjoas te, acreditem que não fazem muitas perguntas e normalmente não se lembram dos peixes.
Se perguntarem dizem que os adoram mas está muito caro.Ora na realidade adoramos os animais - peixes - e o custo de vida está muito caro.
Como sempre fui rotulada de diferente, arranjei ao longo do meu percurso varias maneiras de contornar a má vontade do próximo.
Podemos sempre dizer que estamos de dieta.
Se as pessoas tiveram abertura espiritual o suficiente, irão perguntar vos mais coisinhas e quem sabe se não ficam vegetarianos também.
Acho essencial o corte no consumo de carnes e peixe!!Mas quando temos o mundo contra nós, apenas temos de contornar para não nos sentirmos perdidos.

Saudações de luz,

Claudia


[Por: Lenore @ 2008-05-26, 12:05 | Responder | Imprimir ]



Dúvidas

Olá a todos !

Em 1º lugar quero dizer que este site é muito útil mesmo! Não sabia da sua existência mas descobri-o no fórum eco-gaia =)

Há já algum tempo que pretendia mudar o meu estilo de vida no que respeita à alimentação..desconhecia de todo que existiam tantos tipos diferentes de vegetarianismo. Tenho-me estado a sair bem no que diz respeito à carne pk já só como muito de vez em quando ! já falta pouco para eliminá-la de vez da minha dieta alimentar =)

Bom, a minha dúvida prende-se, sobretudo com a alimentação porque tenho algumas dúvidas..se não como carne nem peixe que outras opções tenho?!

Por favor informem-me porque é algo que quero muito conquistar =)

Obrigada a todos *
Namâste !
(Por: Filipa)

[Por: @ 2008-02-21, 03:50 | Responder | Imprimir ]

Re: Dúvidas

Tens muitos alimentos ricos em proteínas: soja, seitan, tofu, leguminosas (feijão, grão, lentilhas), frutos secos.
Para mais dicas sugiro que leias: http://www.centrovegetariano.org/Article-326-%2BComo%2Bsubstituir%2Ba%2Bcarne%253F.html
(Por: )

[Por: @ 2008-02-24, 18:08 | Responder | Imprimir ]



Ola pessoal! Estou agora a mentalizar-me para começar a ser vegetariana. Sou uma amante de animais, de todos sem excepçao, mas é verdade que gosto muito de comer carne e como nunca vi na realidade o que fazem aos pobres dos animais nunca pensei muito nisso... depois de ler um artigo na net que conta tudo ao pormenor desde que nascem ate à sua morte, so tenho chorado e nem me apetece comer. Decidi que quero ser vegetariana, mas como muitos têm referido vai ser dificil. O meu namorado e a minha mae nao estao a favor... Sinto-me um pouco perdida. Nao sei como começar! Porque por exemplo, eu adoro leite... e nem leite se deve beber pois as vacas leiteiras tambem sofrem muito!! Sera que alguem me pode ajudar, dando-me conselhos? Quem me dera que as vacas, porcos, galinhas um dia consigam ter o seu lugar no mundo sem os humanos (seres crueis), a fazerem-nos sofrer! Mas quando penso nisso tambem desanimo...esta matança nunca mais vai acabar, pois nao?? Por mais gente que se torne vegetariana, ha sempre uma maioria que vai continuar a consumir. E os pobres dos animais nao vao parar de sofrer... desculpem o desabafo, mas às vezes parece que me sinto a endoidecer!
(Por: Elisabete)

[Por: @ 2008-01-07, 17:50 | Responder | Imprimir ]

p ser vegetariana não precisa sofrer...

Elisabete, a dor do mundo nunca vai acabar... infelizmente.

Os pobres animaizinhos vão continuar servindo para alimentação. O que vale é mesmo tentar. Pela própria consciência. Afinal, tudo começa assim e um vai puxando o outro. Não sou vegetariana (ainda). Meu namorado é, e não, ele nunca me influenciou diretamente, apenas estou aprendendo com ele a comer menos carne. Não se culpe, nunca e faça sempre o que estiver com vontade. E não veja muitos videos fortes na internet se vc não aguenta. Eu achei q fosse forte p ver, mas comecei a ter pesadelos, a não conseguir dormir, e agora, apenas faço o que posso e não vejo.(assim como parei de ver o jornal da tv... rs) Divulgo os sites, digo q estou tentando comer menos carne, etc. O boca a boca entre os amigos funciona qdo vc mostra q a comida vegetariana é gostosa e q vc não precisa necessariamente virar vegetariano pra gostar.

Pra substituir a carne estou comendo glúten, soja e tempeh (www.tempeh.com.br) que são super nutritivos, saborosos e podem ser feitos de qualquer modo (assado, frito, cozido...). Ah, e não caia na história q glúten faz mal, hein? Faz mal pra quem é alérgico, e só! Experimente, q vc vai gostar, como eu. E assim, ter uma transição mais calma.

bjs e força! Os vegs são bem unidos... :)
Thaís



> Ola pessoal! Estou agora a mentalizar-me para começar a ser vegetariana.
> Sou uma amante de animais, de todos sem excepçao, mas é verdade que gosto
> muito de comer carne e como nunca vi na realidade o que fazem aos pobres
> dos animais nunca pensei muito nisso... depois de ler um artigo na net que
> conta tudo ao pormenor desde que nascem ate à sua morte, so tenho chorado e
> nem me apetece comer. Decidi que quero ser vegetariana, mas como muitos têm
> referido vai ser dificil. O meu namorado e a minha mae nao estao a favor...
> Sinto-me um pouco perdida. Nao sei como começar! Porque por exemplo, eu
> adoro leite... e nem leite se deve beber pois as vacas leiteiras tambem
> sofrem muito!! Sera que alguem me pode ajudar, dando-me conselhos? Quem me
> dera que as vacas, porcos, galinhas um dia consigam ter o seu lugar no
> mundo sem os humanos (seres crueis), a fazerem-nos sofrer! Mas quando
> penso nisso tambem desanimo...esta matança nunca mais vai acabar, pois
> nao?? Por mais gente que se torne vegetariana, ha sempre uma maioria que
> vai continuar a consumir. E os pobres dos animais nao vao parar de
> sofrer... desculpem o desabafo, mas às vezes parece que me sinto a
> endoidecer!
> (Por: Elisabete)

[Por: thaisbmotta @ 2008-02-13, 02:51 | Responder | Imprimir ]



Iniciação ao vegetarianismo

Olá
Também quero dar os parabéns por esta excelente página.
Comecei á duas semanas a fazer uma dieta para tentar descer o colesterol dos 280. Isto inclui comer vegetais, fruta e tofu. Como sempre gostei de saladas, verduras e frutos, estou a gostar, não tenho qualquer dificuldade neste tipo de alimentação. Já notei alterações no tipo de fezes, para melhor. A minha pergunta é: quais são os problemas de saúde que poderei vir a ter se continuar sem comer carne, peixe e lacticineos?
De momento sinto-me bem, mas gostava de não abusar na dieta, quero dizer, saber fazer bem as coisas.
Aceito todas as dicas para este principiante.
Cumprimentos para todos.
(Por: Sabor)

[Por: @ 2007-11-01, 19:46 | Responder | Imprimir ]

Re: Iniciação ao vegetarianismo

Com consumo excessivo de carne e lacticínios a probabilidade de colesterol elevado, problemas cardíacos, desenvolvimento de cancros é bastante superior.
Se deixar de comer produtos de origem animal, desde que faça uma alimentação variada e equilibrada não terá nenhuma carência alimentar. A prova de que o vegetarianismo é uma boa opção alimentar são os milhares de pessoas vegetarianas há décadas, sobretudo em países como a Índia e o Reino Unido.

(Por: )

[Por: @ 2007-11-04, 11:36 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<   >> Seguintes