Dia Mundial do Animal

O dia mundial do animal, 4 de Outubro, celebra-se desde 1930 em mais de 45 países.
Neste dia os homenageados são os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos reflectir e lembrarmo-nos dos muitos animais que sofrem às mãos humanas.

Cães, gatos, aves, porcos, vacas, répteis, cabras, ovelhas são explorados sem que muitas vezes nos apercebamos. A melhor homenagem que podemos prestar a estas inocentes vítimas é transmitir a mais pessoas o que realmente acontece em laboratórios, matadouros, circos, rodeios, etc, para que elas boicotem o que estiver envolvido no sofrimento animal. Já pensaste no bom que seria no futuro festejar-se o dia do animal e já não existir a tortura massiva que faz parte da actualidade? Pensar que os animais já não eram explorados e que os seus direitos (proclamados pela UNESCO em 1978) eram devidamente respeitados? Utópico...? Pode ser um futuro próximo. E se gostas de animais, podes tomar uma parte activa e contribuir para que este futuro se aproxime.

Nos últimos anos, associações de defesa animal (como a LPDA - Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais) têm organizado eventos e campanhas de adopção para comemorar o dia mundial do animal.


Origem do Dia do Animal
Franciscus van Assisi nasceu em Assis velha cidade da Itália, situada na região da Úmbria em 26 de Setembro de 1182.
Passou por um período de doença na sua vida, a partir do qual decidiu passar a ajudar os mais carenciados. Franciscus amava os animais e protegia-os. Chegou a comprar pássaros engaiolados só para os ver voar de novo em liberdade.

Morreu a 4 de Outubro de 1226. Dois anos após a sua morte foi santificado.

Em 1929 no Congresso de Protecção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal, por Francisco de Assis ser tão bondoso para os animais.

Em Outubro de 1930, foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal.
A 15 de Outubro de 1978 foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO. O Dr. Georges Heuse, secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta declaração.

Lembra-te, não só no dia mundial do animal, como todos os dias, que os animais não se podem defender sozinhos e que muitos são os crimes a que são submetidos sem a menor piedade. Nunca deixes de ajudar um animal que precise, ele ficar-te-á grato para toda a vida!


Referências:
http://home.wanadoo.nl/martijn.zuiderbaan/World%20animal%20day/The%20History%20Of%20World%20Animal%20Day.htm
http://www.sca.org.br/biografias/bsfa16.htm

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-320-Dia-Mundial-do-Animal.html

Inserido em: 2004.09.26 Última actualização: 1999.11.29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Defesa Animal
Pessoas > Artigos por Autor > Sílvia Ferreira



Comentários



DIA 4 DE OUTUBRO

É PENA QUE SÓ NESTE DIA ALGUMAS PESSOAS PENSSEM NOS NOSSOS AMIGUINHOS MAIS FIEIS. TUDO O QUE SOMOS DEVEMOS ELES, POIS MORREM PARA NOS ALIMENTAR. INFELIZMENTE COMEMOS CARNE SEM PARAR. NÃO TÊM VOZ E SÃO OBRIGADOS A FAZER AQUILO QUE NÃO QUEREM (EX: TOURADAS. PROFISSÃO DOS TOUREIROS: COBARDES ESPECIALIZADOS.)ENFIM... TINHA TANTO PARA DIZER MAS SÃO MERAS PALAVRAS. É PRECISO PASSAR AOS ACTOS E AGIR EM DEFESA DOS NOSSOS ANIMAIS, MINIMIZANDO AO MÁXIMO O SOFRIMENTO QUE LHES CAUSAMOS. EU, ESTOU QUASE VEGETARIANA E ESTOU A TREINAR O MEU CORPO PARA ISSO, MAIS O MEU MARIDO. HÁ TANTAS ALTERNATIVAS.....E A SAÚDE DO NOSSO CORPO AGRADECE. GOSTAVA QUE O NOSSO GOVERNO FOSSE MAIS PROTECTOR PARA COM OS MAIS "FRACOS", ENTRE ASPAS, PORQUE ELES DE FRACOS NÃO TÊM NADA. DÃO-NOS LIÇÕES DE VIDA E DE SOBREVIVÊNCIA. E NÃO VEMHAM CÁ DIZER QUE É O INSTINTO! O QUE É QUE SIGNIFICA ISSO? É APENAS UM DOS TERMOS QUE SE USA PARA NOS DESCULPABILIZAR-MOS DOS ACTOS CRUEIS POR NÓS PRATICADOS PARA COM OS ANIMAIS. ELES SÃO COMO NÓS, É PENA NÃO FALAREM. COITADOS DE NÓS. ELES SOBREVIVEM POR SÍ PRÓPRIOS SEM MÉDICOS, PARTEIRAS ETC. DEVIA HAVER UMA POLÍCIA ESPECIALIZADA PARA CASOS DE MAUS TRATOS A ANIMAIS. SEI QUE EM ALGUNS PAÍSES JÁ EXISTE. MAS CÁ, SE RECORRERMOS A ALGUMA AUTORIDADE, AINDA SE RIEM DE NÓS. PODERIA FICAR AQUI A ESCREVER SEM PARAR, MAS DE NADA ADIANTA. SÃO APENAS DESABAFOS QUE APESAR DE TUDO SÃO MUITO SENTIDOS, E SONHO UM DIA PODERMOS OLHAR NOS OLHOS DE UM ANIMAL E OLHA-LO COMO UM SEMELHANTE QUE DEVE SER RESPEITADO POIS TEM UMA VIDA PARA VIVER TAL COMO NÓS. TÊM PAI, MÃE E REPRODUZEM-SE. SÃO UM EXEMPLO DO AMOR PURO SEM EXIGÊNCIAS. PARA MIM, AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS SÃO O MELHOR QUE HÁ NESTE MUNDO. ACREDITO QUE AS NOSSAS CRIANÇAS IRÃO FAZER UM FUTURO MELHOR PARA ELAS E PARA OS ANIMAIS. IRÃO COM CERTEZA FAZER UM MUNDO MELHOR DO QUE AQUELE QUE NÓS FOMOS CAPAZES DE FAZER ATÉ AGORA. PORQUÊ TANTA DEMORA, SERÁ QUE SOMOS ASSIM TÃO LIMITADOS, QUE NUNCA VAI CHEGAR A VEZ DE OS ANIMAIS SEREM "OUVIDOS"? UM DIA SERÁ TARDE DE MAIS...UM BEIJINHO PARA TODOS OS AMANTES DA VIDA E PRINCIPALMENTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE APOIO AOS ANIMAIS QUE LUTAM TODOS OS DIAS POR ELES E COM POUCAS AJUDAS. MERECIAM JÁ UM PRÉMIO DE RECONHECIMENTO. MAS O GOVERNO CONTINUA PREOCUPADO COM O PRÓPRIO UMBIGO E ALGUNS ARREDORES.
(Por: CLÁUDIA FERREIRA)

[Por: @ 2007.10.05 - 02:10 | Responder | Imprimir ]

Re: DIA 4 DE OUTUBRO

Cá em casa o dia da Família são todos os dias! Cá em casa mora a Luna (cadelinha), Lala e Gabi (gatinhas mãe e filha). Fazem parte da família como qualquer outro membro da família, aliás são mais importantes! A Luna veio para cá morar como um animal comum em que se adopta quando é bebé, mas as gatinhas é que escolheram este lar, moram cá sensivelmente 2 anos e segundo a veterinária já tem cerca de 15 anos... sentimo-nos muito felizes por termos sido os eleitos para fazer parte das vidas delas! Toda a vida fui apaixonada por animais (mais do que por pessoas), e, cada vez mais me consigo apaixonar mais por eles, são uma verdadeira lição de vida e de grande crescimento interior... não imagino a minha sem esta parte que tanto é preenchida por eles! Durante o dia, naqueles dias que chego tarde, tenho sempre o cuidado de deixar todos entregues a alguém, a Lala e a Gabi ficam sob os olhos da minha sogra, e a Luna sob o olhar dos meus pais, no entanto sei que esperam sempre por mim, assim, como eu desejando de chegar a casa para a todas poder abraçar!
(Por: Marta)

[Por: @ 2008.10.04 - 17:26 | Responder | Imprimir ]

Re: DIA 4 DE OUTUBRO

Gostei muito do teu texto marta
(Por: catarina)

[Por: @ 2010.10.05 - 15:44 | Responder | Imprimir ]