O cânhamo na alimentação

As sementes de cânhamo foram consumidas pela humanidade (e pelos animais) durante séculos. Populações inteiras, sobretudo na China, sobreviveram em épocas de fome devido a estas sementes. Na China, no cinema, ainda se podem comprar sementes de cânhamo tostadas, da mesma forma que no Ocidente se encontram pipocas.
Segundo Rowan Robinson, autor do livro Manifesto do Cânhamo, o cânhamo, pelas suas múltiplas aplicações e qualidades, teve e terá um impacto positivo na sociedade em que vivemos e na ecologia do nosso planeta.


As sementes de cânhamo têm uma proporção de ómega 3 e 6 ideal para a saúde humana. São igualmente ricas em minerais e em aminoácidos essenciais, o que as torna numa fonte completa de proteínas. Pela sua riqueza nutricional podem mesmo ser consideradas um super alimento da natureza.
O consumo do óleo e das sementes de cânhamo é ideal para pessoas com baixo nível de ácidos gordos essenciais, e também para atletas e crianças. É ainda particularmente valioso à população vegetariana e vegana, que encontra no cânhamo uma fonte completa de proteínas.
As sementes de cânhamo inteiras (com casca) são óptimas torradas (tostar ligeiramente no forno), para fazer leite de sementes de cânhamo, para germinados ou moídas para usar em receitas com farinha. Por sua vez, as sementes descascadas são ideais para povilhar massas, saladas, arroz, para enfeitar sobremesas ou para comer simples.
O óleo de cânhamo tem um sabor suave e é ideal para temperar saladas. Devido ao seu elevado índice em ácidos gordos essenciais, não deve ser aquecido porque o calor destruirá os ácidos gordos. No entanto, pode ser adicionado a todos os alimentos retirados do calor, para melhorar o seu sabor e índice nutritivo.

Uma das maneiras mais simples de consumir cânhamo é em batidos. Basta misturar sementes de cânhamo orgânicas (inteiras ou descascadas) com fruta e um pouco de sumo num liquidificador.
Uma outra forma de aproveitar toda a riqueza nutricional do cânhamo é confeccionar leite das suas sementes. A receita é simples: coloca as sementes de molho durante 24 horas com algumas amêndoas orgânicas. Escorre, passa por água e mistura numa liquidificadora com um pouco de água. Coa com um pano ou um passador e está pronto a consumir. Pode ser conservado durante 48h no frigorífico. Uma máquina de leite de soja permite também confeccionar o leite de cânhamo (assim como de outras sementes e frutos secos) de forma mais rápida e prática.
De forma a aproveitar a riqueza nutricional do cânhamo, no mercado começam a aparecer alimentos confeccionados a partir das suas sementes, como massas enriquecidas com farinha de cânhamo, chocolates com cânhamo .


Referências:
http://yaoh.co.uk/about-hemp.html
http://www.hemp.co.uk



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-359-O-c-nhamo-na-alimenta--o.html

Inserido em: 2005.10.31 Última actualização: 2009.04.23

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Alimentação > Alimentos



Comentários



Ainda não PODEMOS!

Ainda não podemos utiliza-las para alimentação, como se pode ver ela é uma fonte inestimável de proteínas, eu já consumo bastantes grãos germinados, é não vejo a hora de complementar a minha dieta com essa maravilha.. Salve a Natureza, Salve a Criação, Salve a Santa Maria!
(Por: Danilo)

[Por: @ 2015.09.16 - 20:58 | Responder | Imprimir ]


excelente artigo!!! tb quero saber onde se podem obter as sementes :)

[Por: filipamms @ 2011.03.26 - 17:03 | Responder | Imprimir ]

Encontram-se à venda em algumas lojas de produtos naturais e também em algumas lojas online.

[Por: cris @ 2011.03.26 - 17:49 | Responder | Imprimir ]



Cânhamo

Por favor, gostaria de saber onde posso comprar as sementes de cânhamo para saúde. Obrigada
(Por: Regina)

[Por: @ 2011.03.24 - 13:31 | Responder | Imprimir ]

Re: Cânhamo

> Por favor, gostaria de saber onde posso comprar as sementes de cânhamo para
> saúde. Obrigada
> (Por: Regina)
em www.canhamohousehemp.com encontra tudo do que precisa.
(Por: manuel duarte)

[Por: @ 2012.12.04 - 10:33 | Responder | Imprimir ]