A preparação do kefir

O kefir pode ser preparado com água ou leite (vegetal ou animal). Deve ter-se, no entanto, em conta que o kefir de água não contém a mesma microflora do Kefir Real feito com leite, nem os mesmos efeitos terapêuticos e probióticos.

Preparação do Kefir em água

- Num recipiente de boca larga de vidro, transparente e incolor, coloca um litro de água mineral à temperatura ambiente;
- Adiciona duas colheres de sopa de açúcar mascavado e mexe bem - utiliza apenas colheres de plástico!;
- Coloca os grãos de kefir;
- Deixa fermentar 24 horas (ou durante o tempo necessário para o efeito pretendido);
- Coa através de uma peneira fina para não perder os pequenos grãos que se vão formando - não espremas esses grãos!;
- Está pronto a beber, findas as 24 horas. Se preferires, podes conservar no frigorífico até 5 dias, e ires ingerindo conforme prefiras.
- Reutiliza os grãos que ficaram na peneira com a nova dose de água e açúcar mascavado puro.
- Não tapes o recipiente (os grãos de kefir estão vivos e formam gases na água) – coloca um tecido de tule (ou um tecido perfurado) ou papel-de-cozinha preso com elástico na boca do vidro para protecção contra insectos e impurezas.

Observações:
- O açúcar mascavado é húmido e, se não conservado adequadamente, poderá conter fungos que “matarão” o kefir e prejudicarão a saúde. O açúcar mascavado deve ser puro – sem misturas, e dentro do prazo de validade. Não uses açúcar mascavado que está no açucareiro há muito tempo. O açúcar mascavado deve armazenar-se numa embalagem hermeticamente fechada.
- É normal os grãos boiarem devido ao gás que se forma.
- A cor acastanhada dos grãos deve-se à cor do açúcar mascavado.
- Na preparação do kefir, a higiene é fundamental.
- Reserva os utensílios que usaste na preparação do kefir apenas para essa finalidade.

Preparação do Kefir em leite vegetal

- Num recipiente de boca larga, de vidro transparente e incolor, com capacidade para ½ litro, coloca 200ml (1 copo) de leite de soja (ou outro à tua escolha) à temperatura ambiente - nunca enchas até cima, deixa pelo menos 1/3 do frasco com espaço para o ar;
- Adiciona ao leite uma colher (de sopa rasa - aproximadamente 20 gramas) de grãos de kefir (usa uma colher de plástico);
- Não vedes o recipiente (o kefir está vivo e formam-se gases no leite) – cobre com tecido poroso, ou com um guardanapo (limpo e passado), prende-o com um elástico na boca do vidro para protecção contra insectos e impurezas;
- Deixa fermentar entre 12 a 24 horas (conforme o clima da região, e o efeito pretendido) - em lugares muito quentes o kefir fermentará muito mais rapidamente;
- Mexe suavemente com a colher de plástico para homogeneizar e ser mais fácil de coar;
- Ao coar usa um coador de plástico com malha muito fina (não apertes ou espremas os grãozinhos - quando estão novos são muito pequenos);
- Toma a bebida como refresco nas próximas 24 horas, se ficar fora do frigorífico. Podes deixar o preparado no frigorífico durante 5 dias - com o passar dos dias vai ficando mais ácido;
- Reutiliza os grãos (o conteúdo que ficou no coador) com uma nova dose de leite;
- Podes, ainda, bater o líquido (sem os grãos!!!) no liquidificador com as frutas que preferires: morangos, bananas, etc. Se quiseres deixá-lo mais suave, acrescenta leite. Se pretenderes usufruir das suas propriedades terapêuticas, utiliza-o somente em receitas frias, pois as altas temperaturas matam as bactérias benéficas, pelo que se perdem as suas propriedades terapêuticas;
- Não deixes o frasco com os grãos de kefir exposto ao sol. Guarda-o num armário da cozinha e longe de qualquer produto químico;
- NUNCA LAVES OS GRÃOS!!! Lava apenas o frasco, quando fizeres as trocas de leite. E não uses sabão ou detergente, apenas água.


Receita de kefir de leite de soja (pode ser substituído por outro leite vegetal)
Ingredientes:
250ml de leite de soja fresco – caseiro de preferência!
1 colher de sopa de sumo de limão (ou qualquer sumo de citrinos – laranja, toranja, lima, etc)
2 colheres de sopa de grãos de kefir
1 jarro de vidro de 500 ml com tampa perfurada

Preparação:
Junta o leite de soja, o sumo de citrinos, e os grãos de kefir no jarro de vidro. Coloca a tampa ou um pano fino poroso, preso com um elástico e deixa por 24 horas. Após esse tempo, coa o kefir de soja numa peneira não metálica. Depois, lava o jarro com água e repete o processo para a tua próxima remessa de kefir.

Observações:
- Quando preparares o kefir com leite de soja, vais observar que em determinado ponto os grãos de kefir poderão parar de crescer, ou fá-lo-ão mais lentamente – não estranhes, é natural que tal aconteça.
- Não uses leite fora do prazo ou de fraca qualidade – assim, o teu kefir morrerá e fará mal à saúde.
- Se recebeste uma colónia nova, esta passará por um período de adaptação ao novo ambiente. Deves proceder a trocas frequentes de leite, conforme explicado na preparação; mesmo que a fermentação, nos primeiros dias não seja aparente, as bactérias benéficas e os fermentos estarão presentes no leite coado que pode ser consumido normalmente!.
Não te esqueças que nos grãos existe vida (bactérias e fermentos), e não adianta a impaciência e a ansiedade! Eles reagirão e multiplicar-se-ão a seu tempo, conforme a natureza os criou! O crescimento e multiplicação dos grãos de kefir de leite são muito lentos.


A multiplicação dos grãos
A multiplicação dos grãos do kefir de leite é extremamente lenta, e depende muito de vários factores, como idade da colónia, a temperatura, o tipo e a qualidade do leite utilizado, a frequência das trocas, etc... Geralmente, em condições óptimas, o crescimento dos grãos duplica - em quantidade - após 30 dias.
NUNCA DEITES FORA OS TEUS GRÃOS DE KEFIR!
No caso dos grãos não estarem a fermentar ou não se multiplicarem, podes experimentar mudar a marca ou o tipo de leite, ou apenas alterar o local onde guardaste o recipiente. Por exemplo, nos dias mais frios os grãos entram num estado de latência.


Quando é que o kefir “morreu”?
Quando o kefir apresentar um desagradável odor, semelhante a algo apodrecido, e quando já não ocorrer a fermentação, os grãos estão em processo de putrefacção e não devem ser consumidos. Podes tentar recuperá-los fazendo trocas de leite (ou água com açúcar mascavado), uma vez por dia, durante uma semana. Se continuar o cheiro, então deves deitá-los fora.


Referências:
http://users.chariot.net.au/~dna/vegmilk.html#Soymik-recipe

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-394-A%2Bprepara%25E7%25E3o%2Bdo%2Bkefir.html

Inserido em: 2006.05.20 Última actualização: 2006.05.20

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Ana Rocha
Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas
Alimentação > Alimentos > Fungos e outros



Comentários



Doaram-me kéfir hoje. Já meti no frigorifico, mas fechei a tampa do frasco. Vi no artigo que nao se deve fechar. Entao vou proceder como explicado.
A pessoa que me doou o kéfir, disse o aspecto que ele deveria ter para estar proprio para consumo, mas passou-me.
Tenho medo que me faça mal. Como eu saberei que ele esta bom para consumo e quando nao está?

[Por: samuel @ 2014.04.20 - 16:09 | Responder | Imprimir ]

Encontrei neste artigo algo importante enquanto procurava sobre a preparaçao do kéfir.
As minhas duvidas era quanto à fermentaçao e o tempo que o mesmo demora no frigorifico. Porque a pessoa que me doou kéfir, guardava assim.
"•Se você precisar viajar por alguns dias ou chegar a época em que sua produção de kefir bebida aumentar a ponto de você não conseguir consumir, ou não conseguir doar os grãos excedentes, proceda deste modo: Coloque o recipiente de cultivo onde estão os grãos com leite novo na geladeira. Isso irá diminuir o desenvolvimento dos grãos e retardar a fermentação do leite. Troque o leite de cultivo da geladeira no mínimo uma vez por mês, descartando o leite velho e colocando um novo, sempre devolvendo o recipiente à geladeira. E quando quiser retomar a produção, é só descartar o leite velho e colocar um novo e deixar fermentar em temperatura ambiente."

[Por: samuel @ 2014.04.22 - 12:29 | Responder | Imprimir ]



Kefir kabotxa

Gostaria de saber c a kabotxa da agua pode cer colocada no leite
(Por: Robson)

[Por: @ 2014.03.27 - 19:54 | Responder | Imprimir ]


Kefir

Boa tarde
ganhei uma muda de Kefir, só que já está em um vidro com leite
está dividido em uma arte branca e outra clara
como ultilizar dessa forma
pois só vejo falar nos grãos
me ajudem
(Por: Csguedes)

[Por: @ 2013.04.11 - 12:31 | Responder | Imprimir ]


meu kefir de água não cresce

Olá ,
ganhei meu kefir a uns três meses, faço todos os procedimentos de higienização e lavagem mas ele esta da mesma quantidade de quando ganhei ? e estou vendo algumas fotos aqui na net e vejo que o meu grão esta pequeno tipo grãos de açucar mascavo...o q estou fazendo de errado?
(Por: hayana mendes felix )

[Por: @ 2013.01.17 - 07:53 | Responder | Imprimir ]


gostava de ter o kefir novamente pois o meu morreu já á muito tempo e gostava de o ter novamente

onde posso arranjar okefir

(Por: maria antunes)

[Por: @ 2012.11.17 - 17:24 | Responder | Imprimir ]


Problemas com o Kefir

Boa tarde.
Sou uma fã o kefir.
Utilizei-o com leite durante muitos anos. Agora simplesmente não cresce. Não morre nem cresce e, lentamente acaba por desaparece.
Já mudei de leite, vasilhame, etc. Tentei tudo.
Alguem me pode ajudar ?
Obrigado.
maia marques
(Por: maia marques)

[Por: @ 2012.04.12 - 17:15 | Responder | Imprimir ]

Re: Problemas com o Kefir

não sei o que deve mais fazer, mas como tenho Kefir, se estiver interessada eu dou-lhe um pouco do meu
(Por: elisabete costa)

[Por: @ 2012.07.14 - 00:59 | Responder | Imprimir ]

Kefir

Ola D. Elisabete sera que me podia arranjar um pouco de kefir sou de Aveiro
Atentamente:
Antonio Cachinho
(Por: antonio cachinho)

[Por: @ 2012.09.30 - 22:19 | Responder | Imprimir ]


Re: Problemas com o Kefir

Boa tarde, moro em Lisboa e gostava de obter Kefir. pode ajudar-me ? Obg
(Por: Pinto)

[Por: @ 2012.11.28 - 09:08 | Responder | Imprimir ]




Kefir

Ola a todos,
Gostaria de saber a razão pela qual o kefir de soja cresce mais devagar. É necessário colocar de vez em quando em leite animal para fazer o kefir crescer? E porque razão o kefir de soja não fica tão espesso como o kefir de leite ? Obrigado

[Por: Vegcooker @ 2011.10.18 - 12:45 | Responder | Imprimir ]

Re: Kefir

Provavelmente tem a ver com a quantidade de proteínas e gordura dos dois tipos de bebida. Mas o facto do kefir de leite de soja crescer menos não implica que seja necessário de vez em quando usar leite animal. O importante é que continua a ser um alimento probiótico.

[Por: cris @ 2011.10.19 - 19:26 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<