A preparação do kefir

O kefir pode ser preparado com água ou leite (vegetal ou animal). Deve ter-se, no entanto, em conta que o kefir de água não contém a mesma microflora do Kefir Real feito com leite, nem os mesmos efeitos terapêuticos e probióticos.

Preparação do Kefir em água

- Num recipiente de boca larga de vidro, transparente e incolor, coloca um litro de água mineral à temperatura ambiente;
- Adiciona duas colheres de sopa de açúcar mascavado e mexe bem - utiliza apenas colheres de plástico!;
- Coloca os grãos de kefir;
- Deixa fermentar 24 horas (ou durante o tempo necessário para o efeito pretendido);
- Coa através de uma peneira fina para não perder os pequenos grãos que se vão formando - não espremas esses grãos!;
- Está pronto a beber, findas as 24 horas. Se preferires, podes conservar no frigorífico até 5 dias, e ires ingerindo conforme prefiras.
- Reutiliza os grãos que ficaram na peneira com a nova dose de água e açúcar mascavado puro.
- Não tapes o recipiente (os grãos de kefir estão vivos e formam gases na água) – coloca um tecido de tule (ou um tecido perfurado) ou papel-de-cozinha preso com elástico na boca do vidro para protecção contra insectos e impurezas.

Observações:
- O açúcar mascavado é húmido e, se não conservado adequadamente, poderá conter fungos que “matarão” o kefir e prejudicarão a saúde. O açúcar mascavado deve ser puro – sem misturas, e dentro do prazo de validade. Não uses açúcar mascavado que está no açucareiro há muito tempo. O açúcar mascavado deve armazenar-se numa embalagem hermeticamente fechada.
- É normal os grãos boiarem devido ao gás que se forma.
- A cor acastanhada dos grãos deve-se à cor do açúcar mascavado.
- Na preparação do kefir, a higiene é fundamental.
- Reserva os utensílios que usaste na preparação do kefir apenas para essa finalidade.

Preparação do Kefir em leite vegetal

- Num recipiente de boca larga, de vidro transparente e incolor, com capacidade para ½ litro, coloca 200ml (1 copo) de leite de soja (ou outro à tua escolha) à temperatura ambiente - nunca enchas até cima, deixa pelo menos 1/3 do frasco com espaço para o ar;
- Adiciona ao leite uma colher (de sopa rasa - aproximadamente 20 gramas) de grãos de kefir (usa uma colher de plástico);
- Não vedes o recipiente (o kefir está vivo e formam-se gases no leite) – cobre com tecido poroso, ou com um guardanapo (limpo e passado), prende-o com um elástico na boca do vidro para protecção contra insectos e impurezas;
- Deixa fermentar entre 12 a 24 horas (conforme o clima da região, e o efeito pretendido) - em lugares muito quentes o kefir fermentará muito mais rapidamente;
- Mexe suavemente com a colher de plástico para homogeneizar e ser mais fácil de coar;
- Ao coar usa um coador de plástico com malha muito fina (não apertes ou espremas os grãozinhos - quando estão novos são muito pequenos);
- Toma a bebida como refresco nas próximas 24 horas, se ficar fora do frigorífico. Podes deixar o preparado no frigorífico durante 5 dias - com o passar dos dias vai ficando mais ácido;
- Reutiliza os grãos (o conteúdo que ficou no coador) com uma nova dose de leite;
- Podes, ainda, bater o líquido (sem os grãos!!!) no liquidificador com as frutas que preferires: morangos, bananas, etc. Se quiseres deixá-lo mais suave, acrescenta leite. Se pretenderes usufruir das suas propriedades terapêuticas, utiliza-o somente em receitas frias, pois as altas temperaturas matam as bactérias benéficas, pelo que se perdem as suas propriedades terapêuticas;
- Não deixes o frasco com os grãos de kefir exposto ao sol. Guarda-o num armário da cozinha e longe de qualquer produto químico;
- NUNCA LAVES OS GRÃOS!!! Lava apenas o frasco, quando fizeres as trocas de leite. E não uses sabão ou detergente, apenas água.


Receita de kefir de leite de soja (pode ser substituído por outro leite vegetal)
Ingredientes:
250ml de leite de soja fresco – caseiro de preferência!
1 colher de sopa de sumo de limão (ou qualquer sumo de citrinos – laranja, toranja, lima, etc)
2 colheres de sopa de grãos de kefir
1 jarro de vidro de 500 ml com tampa perfurada

Preparação:
Junta o leite de soja, o sumo de citrinos, e os grãos de kefir no jarro de vidro. Coloca a tampa ou um pano fino poroso, preso com um elástico e deixa por 24 horas. Após esse tempo, coa o kefir de soja numa peneira não metálica. Depois, lava o jarro com água e repete o processo para a tua próxima remessa de kefir.

Observações:
- Quando preparares o kefir com leite de soja, vais observar que em determinado ponto os grãos de kefir poderão parar de crescer, ou fá-lo-ão mais lentamente – não estranhes, é natural que tal aconteça.
- Não uses leite fora do prazo ou de fraca qualidade – assim, o teu kefir morrerá e fará mal à saúde.
- Se recebeste uma colónia nova, esta passará por um período de adaptação ao novo ambiente. Deves proceder a trocas frequentes de leite, conforme explicado na preparação; mesmo que a fermentação, nos primeiros dias não seja aparente, as bactérias benéficas e os fermentos estarão presentes no leite coado que pode ser consumido normalmente!.
Não te esqueças que nos grãos existe vida (bactérias e fermentos), e não adianta a impaciência e a ansiedade! Eles reagirão e multiplicar-se-ão a seu tempo, conforme a natureza os criou! O crescimento e multiplicação dos grãos de kefir de leite são muito lentos.


A multiplicação dos grãos
A multiplicação dos grãos do kefir de leite é extremamente lenta, e depende muito de vários factores, como idade da colónia, a temperatura, o tipo e a qualidade do leite utilizado, a frequência das trocas, etc... Geralmente, em condições óptimas, o crescimento dos grãos duplica - em quantidade - após 30 dias.
NUNCA DEITES FORA OS TEUS GRÃOS DE KEFIR!
No caso dos grãos não estarem a fermentar ou não se multiplicarem, podes experimentar mudar a marca ou o tipo de leite, ou apenas alterar o local onde guardaste o recipiente. Por exemplo, nos dias mais frios os grãos entram num estado de latência.


Quando é que o kefir “morreu”?
Quando o kefir apresentar um desagradável odor, semelhante a algo apodrecido, e quando já não ocorrer a fermentação, os grãos estão em processo de putrefacção e não devem ser consumidos. Podes tentar recuperá-los fazendo trocas de leite (ou água com açúcar mascavado), uma vez por dia, durante uma semana. Se continuar o cheiro, então deves deitá-los fora.


Referências:
http://users.chariot.net.au/~dna/vegmilk.html#Soymik-recipe

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-394-A%2Bprepara%25E7%25E3o%2Bdo%2Bkefir.html

Inserido em: 2006.05.20 Última actualização: 2006.05.20

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Ana Rocha
Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas
Alimentação > Alimentos > Fungos e outros



Comentários



kefir com leite de soja

Vou ganhar o Kefir a semana que vem,e ele estava no leite de origem animal. Posso já coloca-lo no leite de soja?
(Por: viviane)

[Por: @ 2015.08.27 - 09:16 | Responder | Imprimir ]


Sobre Kefir de Água

Muita gente comenta que os kefirs em 24 horas aumentam de tamanho, multiplicam-se, pois bem, mas eu não observei essa multiplicação ou aumento de tamanho tão rápida como é dito. Me conseguiram alguns grãos de kefir, mas desde que os consegui não observei eles aumentarem tanto de tamanho, fazem quase 2 semanas e eles multiplicaram-se pouco e os que existem, notei aumento de tamanho dos grãos, mas não de todos, de uma boa parte eu diria, mas em torno de 40% dos grãos existentes.

Minhas perguntas são:

. Essa multiplicação exagerada como a grande maioria comenta só é observada quando se tem muitos grãos?
. Eu os deixo em frasco de vidro com um paninho de voal e ponho a tampa, mas deixo folgado, não aperto a tampa, e os deixo dentro do armário, no escuro, está correto?
. Até comprei um filtro pra poder usar água filtrada sem cloro, pois até uns 5 dias após ter recebido os grãos eu os estava cultivando usando água mineral, mas soube que o cloro da água mineral não faz bem aos grãos. Será que esse pouco tempo na água mineral pode ter comprometido a multiplicação deles?
. Eles devem ser mantidos no escuro mesmo?
. Aqui no sul, estamos no outono, a temperatura fica entre 12º e 19/20º graus. Isso prejudica o desenvolvimento? E no inverno a temperatura baixa mais um pouco, aconselham eu criar uma espécie de estufa?
. O frio pode mata-los?
. É possível fazer a ingestão de algum grão de kefir, com finalidade de aumentar e melhorar a microbiota intestinal?
. Qual a proporção de fato em temos de água/açúcar mascavo, uns falam 1 colher para cada 200 ml de água, outros falam 2 colheres. E essa proporção está relacionado com a quantidade de grãos? Tipo, se eu tenho o equivalente a 1 colher de sopa de kefir, eu devo usar quantos mLs de água? Ou posso por a quantidade de água que eu desejar independente da quantidade de grãos de kefir?

Obrigado
Abraços

[Por: carlosrogeriovedas @ 2015.05.13 - 13:36 | Responder | Imprimir ]


Kefir

Sou doadora de kefir e estou tendo um probleminha com meus kefir. Eles estão ficando como grãozinho de arroz,bem miudinhos e antes não eram assim.Estou triste por não estar doando pois eles estão muito lentos,antes eu fazia até dez doação por mês,agora não da pra doar nada.
Eles não estão mortos,mas estão minúsculos.
O que eu devo fazer?
edimarmmedeiro@hotmail.com
(Por: Edimar)

[Por: @ 2015.03.26 - 13:32 | Responder | Imprimir ]

Re: Kefir

Olá Edimar
eu não tenho qualquer experiência com kefir, mas em resposta à tua questão, fiz uma ligeira pesquisa e descobri esta página… creio que irá ajudar!
http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.pt/2012/09/curiosidade-com-kefir.html

Já agora, se quiseres reverter a tua situação, estou aberta a começar a criar kefir cá em casa … sou de Aveiro… podes enviar? ou como podemos fazer?
Um Grande Abraço
Isabel Carlos


[Por: Isabelcarlos @ 2015.03.26 - 20:38 | Responder | Imprimir ]



Kefir

Resido em Cascais e após ter sido diagnosticado, operado e feito tratamento de quimioterapia a um cancro do cólon foi-me aconselhado a passar a usar "kefir" ou em leite ou em água pura. Onde posso adquirir na zona da grande Lisboa os grãos de Kefir.
Ficaei muito grato, por esta informação.
Obgdo
jf
(Por: José Freitas)

[Por: @ 2014.06.11 - 21:19 | Responder | Imprimir ]

Re: Kefir

Em https://www.facebook.com/groups/212887238773306/?fref=ts há um grupo de partilha de kefir. Pode pedir lá

[Por: cris @ 2014.06.14 - 17:16 | Responder | Imprimir ]

Kefir

Boa tarde,
Fiz um tratamento com kefir há alguns anos e fiquei curada. Perdi o kefir e não consigo voltar a arranjar, se me poderem ajudar.

Clara Sanos
(Por: Clara Santos)

[Por: @ 2014.07.09 - 09:42 | Responder | Imprimir ]

Re: Kefir

Pode visitar a página do Facebook http://www.facebook.com/pages/Kefir-Portugal/253857184647340 e a lista de correio electrónico http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir onde certamente encontrarás os contactos de algumas pessoas em Portugal que oferecem e até enviam pelo correio o produto seco.

[Por: cris @ 2014.07.12 - 17:21 | Responder | Imprimir ]





Doaram-me kéfir hoje. Já meti no frigorifico, mas fechei a tampa do frasco. Vi no artigo que nao se deve fechar. Entao vou proceder como explicado.
A pessoa que me doou o kéfir, disse o aspecto que ele deveria ter para estar proprio para consumo, mas passou-me.
Tenho medo que me faça mal. Como eu saberei que ele esta bom para consumo e quando nao está?

[Por: samuel @ 2014.04.20 - 16:09 | Responder | Imprimir ]

Encontrei neste artigo algo importante enquanto procurava sobre a preparaçao do kéfir.
As minhas duvidas era quanto à fermentaçao e o tempo que o mesmo demora no frigorifico. Porque a pessoa que me doou kéfir, guardava assim.
"•Se você precisar viajar por alguns dias ou chegar a época em que sua produção de kefir bebida aumentar a ponto de você não conseguir consumir, ou não conseguir doar os grãos excedentes, proceda deste modo: Coloque o recipiente de cultivo onde estão os grãos com leite novo na geladeira. Isso irá diminuir o desenvolvimento dos grãos e retardar a fermentação do leite. Troque o leite de cultivo da geladeira no mínimo uma vez por mês, descartando o leite velho e colocando um novo, sempre devolvendo o recipiente à geladeira. E quando quiser retomar a produção, é só descartar o leite velho e colocar um novo e deixar fermentar em temperatura ambiente."

[Por: samuel @ 2014.04.22 - 12:29 | Responder | Imprimir ]



Kefir kabotxa

Gostaria de saber c a kabotxa da agua pode cer colocada no leite
(Por: Robson)

[Por: @ 2014.03.27 - 19:54 | Responder | Imprimir ]


Kefir

Boa tarde
ganhei uma muda de Kefir, só que já está em um vidro com leite
está dividido em uma arte branca e outra clara
como ultilizar dessa forma
pois só vejo falar nos grãos
me ajudem
(Por: Csguedes)

[Por: @ 2013.04.11 - 12:31 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<