Categoria: Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas
Truques para cozinhar, escolher produtos, viajar e muito mais.

Artigos (22)



oleo de coco oleo de coco

Os Benefícios do Óleo de Coco

O óleo de coco possui propriedades que vão muito mais além da alimentação: ótimo para a pele e para o cabelo, bem como um substituto de diversos produtos de higiene habituais, esta maravilha da Natureza promete deixá-la/o rendida/o com as suas fantásticas propriedades.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Fotografia de cuidados da pele com cosmética natural Fotografia de cuidados da pele com cosmética natural

Higiene e Cosmética Caseira e Económica

Cuidar da saúde através de um estilo de vida saudável é mais abrangente do que apenas alimentação, boa atitude e exercício físico.

Há soluções bastante fáceis, rápidas e eficazes de higiene e cosmética que permitem a toda a família poupar dinheiro em produtos e evitar desperdício embalagens desnecessárias que raramente se reutilizam indo ainda novas para a reciclagem ou até aterros onde demoram várias décadas a decompor‑se.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Couves Couves

Como poupar dinheiro sem perder qualidade nutricional

Apesar dos tempos de crise que correm, a culinária vegetariana é tão rica e versátil que torna perfeitamente possível continuarmos a preparar refeições saborosas e económicas, sem perda de qualquer valor nutricional.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Ser saudável em tempo de crise

É possível ser ecológico, fazer uma alimentação saudável e ainda poupar dinheiro.
Reduzir, reciclar, reutilizar é a melhor máxima a seguir no que toca a proteger o ambiente. Isto aplica-se a tudo, desde o teu local trabalho, à tua higiene, ao jardim e até à cozinha.
Numa época em que tanto se fala de crise nas famílias portuguesas, nada melhor do que ter em conta algumas dicas para não só poupar o ambiente, mas também para poupar na carteira. E o melhor de tudo é que ainda conseguirás uma alimentação mais saudável.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Lanches saborosos para o regresso às aulas

Nesta altura de regresso às aulas, porque não optar por colocar nas lancheiras das crianças lanches bons e saudáveis? Actualmente existem alternativas vegetarianas, como leite e iogurtes de soja de vários sabores, que irão certamente fazer as delícias dos mais pequenos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Churrasco Churrasco

Churrasco Vegetariano

Nos meses mais quentes do ano em que as temperaturas convidam ao convívio fora de portas e ao ar livre, são frequentes os churrascos nos quais se consome carne e peixe. No entanto, esta não é razão para um vegetariano ou vegano recusar um convite ou organizar ele próprio um churrasco vegetariano ou com opções vegetarianas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Preparação do Kombucha

O Kombucha é uma bebida extremamente vitalizante, feita a partir de um fungo, chá verde ou preto, e açúcar. Viajou desde o Oriente até ao mundo ocidental, onde as suas propriedades benéficas têm sido cada vez mais apreciadas e reconhecidas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Kefiraride: Um importante derivado do Kefir

Ao coar o kefir, verifica-se a formação de um líquido amarelado que fica, acima ou abaixo do kefir, e que muitos chamam de "soro". Na realidade este líquido é o Kefiraride, muito rico em kefiran - gel solúvel polissacarídeo presente nos grãos de kefir, composto por dois monossacarídeos, a glucose e a galactose, em proporções idênticas; é sintetizado pelas espécies de lactobacilos homofermentativos, incluindo Lb.Kefiranofaciens e Lb. Kefiri – e que por isso, possui um papel importante na promoção da saúde.

Ler printer     E-mail   Facebook F



seitan caseiro seitan caseiro

Como fazer seitan caseiro

O seitan é um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno.
Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, mas o seu preço nem sempre é muito acessível. No entanto, este é um produto que se prepara facilmente em casa e por poucos euros.



Ler printer     E-mail   Facebook F



A preparação do kefir

O kefir pode ser preparado com água ou leite (vegetal ou animal). Deve ter-se, no entanto, em conta que o kefir de água não contém a mesma microflora do Kefir Real feito com leite, nem os mesmos efeitos terapêuticos e probióticos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Gomásio, um nutritivo substituto do sal

O gomásio (palavra japonesa = goma (sésamo) + sio (sal)) ou sal de sésamo é um óptimo substituto do sal que pode ser utilizado em saladas, sopas, estufados e outros pratos gastronómicos. É igualmente saboroso para polvilhar em pratos de arroz, massa, empadões e outros pratos de ir ao forno.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentação Vegetariana: sinónimo de poupança

Contrariamente à ideia generalizada de que os produtos vegetarianos são mais caros e difíceis de encontrar, a verdade é que não é preciso gastar muito dinheiro para seguir uma alimentação vegetariana saudável e equilibrada.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Como fazer leite de soja

O leite de soja é para os vegetarianos e também para intolerantes à lactose a melhor opção ao leite de vaca. Esta bebida, apesar do seu preço nos supermercados, pode ser facilmente preparada em casa apenas com feijão de soja (cerca de 100g por litro) e água.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Como fazer tofu caseiro

Um dos mitos do vegetarianismo é considerar-se que a alimentação fica mais cara. No entanto, quem é vegetariano sabe que isso não corresponde à realidade. São poucos os alimentos mais caros, e mesmo a esses há alternativas caseiras, bem mais económicas. Entre esses produtos para os quais existe alternativa encontra-se o tofu.
Além de ser mais saudável e não causar desperdícios de embalagens, o tofu caseiro fica a menos de metade do preço do industrial.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Saber comprar

Ao comprar alimentos nas grandes superfícies, também é conveniente pôr em prática os bons hábitos alimentares. Basta, para isso, evitar os produtos mais apetecíveis, tais como os doces e outras comidas mais calóricas. O conselho dos especialistas na área da Nutrição aponta soluções para resistir às tentações que o marketing dos supermercados lança aos nossos olhos. Assim, é uma boa ideia evitar a secção de padaria/pastelaria para não perder o controlo sobre aquilo que se compra, bem como apostar mais nas comidas frescas e não embaladas, tais como o pão, a fruta, os legumes e os vegetais, embora seja admissível a compra de congelados para fazer uma sopa, em vez de comprar uma do tipo instantâneo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Vinagre natural

O vinagre é um produto muito utilizado na culinária, principalmente para temperar saladas. Porém, o vinagre de sidra, também conhecido por vinagre de maçã, é diferente. É principalmente reconhecido por ser uma fonte de saúde e vitalidade a vários níveis.
Aprende a fazer vinagre natural e a aromatizá-lo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Manual de viagem do vegano/vegetariano

1- O poder da antecipação.
Se tens uma ideia dos locais onde vais passar, não deixes de dar uma olhadela na Internet à procura de restaurantes vegetarianos e, lojas de produtos naturais. As lojas são importantes pois se ficares em alguma pousada da juventude que disponha de cozinha, torna-se tudo muito mais fácil. Infelizmente alguma desta informação encontra-se desactualizada e, já me aconteceu várias vezes ir todo contente à procura dum restaurante e “bater com o nariz na porta”. É também importante descobrir contacto de organizações vegetarianas locais que te podem sempre ajudar e que, regra geral, dispõem de informação mais actualizada. Podes procurar informação em:
http://www.allveggielinks.com/Travel.htm
http://www.veg.org



Ler printer     E-mail   Facebook F



Civilização e Ecologia

A humanidade é constituída, actualmente, por uma população de mais de 6 biliões de indivíduos. E continua a crescer em ritmo acelerado.
Com isso cresce também o impacto negativo sobre o ambiente, já que matamos seres de outras espécies para diversos fins, destruímos ecossistemas naturais e eliminamos os nossos excrementos e lixo nos mares, nos rios ou no solo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Como entrar no vegetarianismo / veganismo

A mudança de alimentação, por muito benéfica que seja, não convém ser radical. Deve ser progressiva, de modo que a adaptação do corpo seja gradual. É importante para um vegetariano/vegano que tenha uma opinião esclarecida sobre alimentação e as transformações que irão ocorrer.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Economizando água

A água é um elemento basal da vida tal como a conhecemos. E não é, contudo, um recurso inesgotável. Um dos problemas que o homem da actualidade enfrenta deve-se à possibilidade de seu esgotamento - principalmente na forma potável.
As guerras actuais são despoletadas essencialmente pela gula de petróleo. Num futuro não muito longínquo podem vir a ser despoletadas pela disputa de recursos hídricos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Adaptar receitas de bolos

Para os mais gulosos que acham difícil tornarem-se veganos, pois teriam de deixar de comer/fazer bolos e outras guloseimas que incluem ovos ou leite, aqui ficam algumas dicas sobre as alternativas.
Existem milhares de receitas comuns que podem ser adaptadas à dieta vegana. Porém, é preciso saber como escolher as receitas e como adaptá-las.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Dicas para quem cozinha

Apresentamos algumas dicas que poderão ser úteis quando cozinhares.
Alguns pequenos truques para conservares ou cozinhares alimentos de forma mais prática, rápida e nutritiva.



Ler printer     E-mail   Facebook F