Bem-vind@ Visitante! Registo / Login | Ficha Técnica | Órgãos Sociais | FAQ do Centro

Patê de fígado de ganso (foie gras)

O "foie gras" nada mais é do que uma lipidose hepática, ou seja, uma doença do fígado. Como consequência de uma alimentação forçada durante 4 semanas, os fígados dos gansos e dos patos incham 6 a 12 vezes o tamanho normal.


Cada ano, cerca de 10 milhões de gansos e patos são criados com esse fim, produzindo 16800 toneladas dos seus fígados em todo o mundo (números de 1998). A França é a maior produtora, com quase 80. O restante "foie gras" é produzido pela Hungria, Espanha, Israel, EUA, Bélgica, Bulgária e Roménia. A produção de fígado de ganso já foi banida na Alemanha, Dinamarca, Noruega e Polónia. Recentemente, Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, também aprovou uma lei que proíbe a alimentação forçada de gansos e patos para a produção de "foie gras". No entanto, a lei só entrará em vigor depois de 2012 para dar um prazo aos produtores para alterarem essa prática.

Durante 4 semanas os patos e gansos têm uma alimentação forçada e são mantidos em pequenos compartimentos. Isso torna mais fácil agarrar as aves pelo pescoço e inserir-se, pela garganta abaixo, funis e tubos metálicos de alimentação. As aves são presas e forçadas a abrirem os bicos para lhes introduzirem um cano de metal de 20 a 30 cm que vai até ao estômago. Então é accionada uma alavanca, que bombeia a ração de milho directamente para o estômago da ave.

Em alguns casos colocam um anel elástico apertado no pescoço da ave para o caso de ela tentar regurgitar a ração. Este processo ocorre 3 a 5 vezes por dia. E a ração é composta de milho cozido e às vezes inclui gordura de porco ou de outros gansos com sal.

Cada ave é forçada a ingerir até 3,5 kg de ração por dia, o que equivale a um humano ser forçado a comer 12,5 kg de macarrão. Como consequência da alimentação forçada os animais têm dificuldades em andar e respirar, entre outros danos físicos.

Um estudo concluiu que quase 10% das aves morrem com o estômago rebentado e com alimento a entrar no pulmão. Algumas apresentam também deformações nos bicos e doenças e infecções causadas pela sujidade dos tubos de alimentação.

Depois das 4 semanas de alimentação forçada os patos e os gansos são abatidos. Na maior parte das vezes os fígados estão inchados de 6 até 12 vezes o tamanho normal, formando massas pálidas e inflamadas do tamanho de melões em vez de órgãos firmes, pequenos e sadios.

Apenas os patos (machos) são usados para fazer o patê por produzirem fígados maiores e serem considerados mais resistentes às 4 semanas de tortura. As aves fêmeas são tratadas como lixo. Normalmente as fêmeas recém-nascidas são entulhadas em sacos de nylon, que são amarrados e colocados em latões com água a escaldar.

O "foie gras" tem também consequências negativas para a saúde humana. 85% das calorias do patê são de gorduras - mais do dobro do que apresenta um hambúrguer. Essa gordura é em grande parte ácido palmítico, uma gordura saturada conhecida por aumentar os níveis de colesterol.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-8-Pat%25EA%2Bde%2Bf%25EDgado%2Bde%2Bganso%2B%2528foie%2Bgras%2529.html

Inserido em: 2002.05.09 Última actualização: 2006.12.31

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Defesa Animal > Exploração animal
Alimentação > Alimentação Omnívora > Despensa Tradicional
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues



Comentários



Foie gras

É repulsivo o que se houve a respeito da \"feitura\" do foie gras, que é por motivos óbvios como se vê omitida da massa geral. Há muitas coisas que são ou foram aceitáveis para os povos conforme seus valores, mas quando dizem que a carne foi uma necessidade um dia compreendo isso sem radicalismos. Hoje, entretanto, quando o acesso a alimentação variada, com exceção daquelas pessoas em zona de risco alimentar, está acessível às pessoas de uma forma generalizada, se não se admite a ingestão de carne como uma necessidade (provada pela própria ciência que não é absolutamente necessária, salvo que se discuta isso na infância quando do desenvolvimento do cérebro e mesmo assim acho discutível se é uma necessidade real), menos ainda a obtenção desta para um mero capricho humano, capricho nojento diga-se de passagem e que para satisfação deste expõe os gansos a um enorme sofrimento. Cheguei aqui após ler mais uma reportagem bonitinha em mais um caderno cultural de um jornal brasileiro sobre Paris. Sem radicalismos novamente, a contribuição cultural francesa ao mundo ocidental é inegável. O Louvre é um monumento à preservação da memória da arte humana, o significado histórico da bastilha, idem (embora o sangue derramado).Mas uma postura crítica nunca deve ser dispensada pelo homem compreendendo que neste lindo planeta azul o interesse se sobrepõe a quase tudo e vender uma linda cidade como Paris inclui omitir que o foie gras não passa de um nome pomposo para uma aberração alimentar!
(Por: Ricardo)

[Por: @ 2012.08.07 - 14:28 | Responder | Imprimir ]


foie gras

Pois é, e tem \"jornalistas\" como o sr. Jorge Pontual que em pleno horário nobre da tv, no programa \"globo news em pauta\" (vide programação globo news 28/06/2012) que se \"delicia\" de tal aguaria no ar e ainda faz piadinhas indecentes com relação à proibição recente na Califórnia EUA
dessa aberração humana. Lamentável sr. Pontual, que jornalismo é esse?????? Que atitude nojenta é essa???
(Por: Sergio Martines)

[Por: @ 2012.06.30 - 16:45 | Responder | Imprimir ]


foe gras

É a maior crueldade com os animais e onde fica o bem estar animal quando se cria esse animal pra a produção?

(Por: Mitálli RIbas)

[Por: @ 2012.04.24 - 04:53 | Responder | Imprimir ]


Pasta de figado de Ganso

Quando fiz meu primeiro curso de culinária, aprendi a receita de Patê de figado de galinha, o que fiz varias vezes, mas para isso compravamos 1 quilo de figado e faziamos a receita, davamos para os familiares e recebiamos os elogios, mas após ter lido esses comentario, fico penssando se fazem isso tambem com os frangos para obter o mesmo lucro, olha fiquei muito triste e muito mais arrependida de ter feito num passado não tão remoto, mas isso e uma coisa que jamais farei de novo, pelo sim ou pelo não...aboli todo e qualquer PATÊ.
(Por: Mãe Shirley)

[Por: @ 2012.02.07 - 13:42 | Responder | Imprimir ]


Humanidade

Quanto mais me deparo com a crueldade humana mais tenho certeza que Deus deveria ter nos exterminado de vez no diluvio .
Quando a natureza se volta contra nós através de desastres, sinto que a justiça está sendo feita, pois causamos muito mais danos a ela do que ela a nós.
(Por: Rafael Moraes)

[Por: @ 2011.10.19 - 15:52 | Responder | Imprimir ]


Otima Materia

Que horror, é impressionante o tamanho da crueldade do ser humano para satisfação de caprichos futeis.
Não tinha o conhecimento dessa tecnica, confesso que fiquei enojada com tudo isso, com as pessoas que praticam esse ato e as que consomem o resultado, ou seja, contribuem com isso.
Não da pra acreditar!!!!

(Por: jame)

[Por: @ 2011.03.23 - 19:06 | Responder | Imprimir ]


É uma crueldade!
(Por: viviane)

[Por: @ 2010.08.28 - 19:11 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<


Login*:
Palavra-passe*:

Registo / Login

logo Twitter

logo Facebook

Taça para iogurteira Midzu
Taça para iogurteira Midzu
Taça extra para iogurteira Midzu.

Hospedagem/Moradia Vegan
Olá pessoal, Sou brasileira e estou indo para ...
[ vanessacouto @ 2014.04.07 - 19:15 ]

Sites para encomendar comida
Bom dia, Gostaria de perguntar-lhes o que pensa...
[ CristinaCapela @ 2014.03.22 - 22:11 ]

Re: CEREAIS GERMINADOS
A maioria dos grãos biológicos, desde que inteiros...
[ cris @ 2014.03.05 - 18:05 ]

Re: Alimentação de bébé
Existem fórmulas à base de soja, as que também usa...
[ cris @ 2014.03.05 - 18:04 ]

Re: Kombucha
Em https://www.facebook.com/groups/212887238773306...
[ cris @ 2014.03.05 - 18:04 ]