Frugivorismo - dieta pura

O frugivorismo é uma dieta à base de frutas cruas ou cozidas. É uma alimentação que não implica a morte da planta.
Esta dieta é uma das mais altas expressões do vegetarianismo, pois é um sistema de alimentação que não oferece contradições em nenhum dos aspectos que normalmente se têm em conta numa alimentação mais saudável, como sejam: ético, moral, religioso, ecológico, medicinal e nutricional.
Baseia-se no princípio de que as frutas são uma dádiva da natureza e constituem o mais perfeito tipo de alimento para o homem.
As frutas são alimentos que estão em harmonia perfeita com o organismo e que permitem realizar um ideal construtivo e de inofensividade, já que para nos alimentarmos não privamos da vida nenhum animal ou planta. A alimentação de frutas, pelas condições fisiológicas que implica, também não exige esforços na digestão
A fruta ideal, além de saborosa e saudável, não deve ter danos causados por insectos, doenças ou manuseio inadequado. Deve também possuir textura, suculência, sabor, qualidades nutricionais, e principalmente não estar contaminada por produtos químicos potencialmente tóxicos para o ser humano.
O mais conveniente é a alimentação com frutos naturais do lugar onde se vive, e colher apenas no momento em que a árvore ou planta os deixa cair no solo. Também são preferidos os frutos crus para aproveitar por inteiro o seu valor nutritivo e os seus factores de vitalização.
As refeições podem tornar-se sintéticas e completas combinando frutos amiláceos com frutos oleaginosos. Todos eles são alimentos ricos em hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas. Os oleaginosos, como nozes, avelãs, amêndoas, azeitonas, contêm ainda proteínas e lípidos.
Os frugívoros consideram então esta dieta completa por conter proteínas suficientes (nozes, amêndoas), hidratos de carbono (féculas e açucares) em grande quantidade (bananas, uvas, maçãs, pêras, amêndoas, etc.) lípidos (nozes, azeitonas, amêndoas, cocos, etc.) e os frutos são ainda a fonte mais completa de vitaminas e sais minerais.
É nos frutos que a árvore ou a planta acumula a quantidade e qualidade de energia. Considera-se que é na polpa que a energia solar surge na sua mais sublime versão, protegendo e promovendo a vida. Por isso se defende que ingerir estes alimentos é aproveitar ao máximo a energia solar, que é, em suma, o que directa ou indirectamente o ser humano aproveita dos alimentos para se nutrir.
Os frugívoros defendem que a alimentação ideal do ser humano perfeito é a ingestão de frutos e que o homem só deve comer alimentos que contenham germes da vida que correspondem à sua natureza superior.
Muitos foram os povos no Mundo que se alimentaram apenas de frutos, nomeadamente na Austrália, na Califórnia e na Argentina.
Otto Carque, um dos grandes defensores do frugivorismo, indica como suficientes para 24 horas as seguintes rações, que devem ser divididas em duas refeições:
- 120 g de amendoins ou avelãs, ou 100 g de nozes ou amêndoas;
- 500 g de pão integral sem levedura, ou 200 g de frumento moído;
- 1 kg de maçãs ou de uvas, ou 600g de pêras ou laranjas, ou 250 g de tâmaras.

Referências:
Sylvie Truffaut, Da Dieta ao Jejum, Editorial Verbo


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-91-Frugivorismo---dieta-pura.html

Inserido em: 2002.05.09 Última actualização: 1999.11.29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Frugívora
Alimentação > Alimentos > Frutos
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues



Comentários



Vitamina b12

Pra quem perguntou a respeito da vitamina B12:
Pode ser encontrada ovos, leite e manteiga (para ovo-lacto vegetarianos) ou nori. Eu sou a favor de tomar leite mas se for retirado dos animais naturalmente, sem ingestão de hormônios, inclusive.
(Por: Yuri)

[Por: @ 2013.02.03 - 17:16 | Responder | Imprimir ]


Frugivorismo

Se inclui-se pão, mesmo integral, deixa de ser frugivorismo.
Se ingere-se frutas cozidas, mata-se as enzimas e destroi-se a finalidade da dieta.
(Por: Marco Natali)

[Por: @ 2011.11.25 - 10:49 | Responder | Imprimir ]


Frugivorismo -dieta pura

Olá,
sou vegetariano.Deparei-me com o artigo Frugivorismo - dieta pura e achei esta filosofia de vida muito interessante,mais porém com relação ao não matar à planta e etc,comparando com o veganismo que não se faz o uso de produtos de couro animal e peles em geral,fiquei-me um tanto intrigado,pois o Frugivorismo - dieta pura prega há preservação da vida de forma geral,mais e com relação ao algodão utilizado nas cofecções das roupas,o papel,os móveis,os remédios em que sua maioria provém das ervas,os cosméticos e etc,tudo é feito das plantas que por sua vez,são arrancadas trituradas e no caso do papel e moveis,árvores são derrubadas.então à questão é,como o Frugivorismo - dieta pura,pode ser intitulada de uma dieta das mais altas expressões do vegetarianismo, pois é um sistema de alimentação que não oferece contradições em nenhum dos aspectos que normalmente se têm em conta numa alimentação mais saudável, como sejam: ético, moral, religioso, ecológico, medicinal e nutricional e que é uma alimentação que não implica a morte da planta.
Não há como compara esta relação ética e maoral de não-morte,à outras como o veganismo e ou à superioridade do ultra-reciclo-vegetariano.
Fora esta questão esclarecida,acho à ideia de alimentar-se de frutos em geral,muito legal e também é muito sustentável.
Sem mais,
atenciosamente Leandro Balther.
(Por: Leandro Balther)

[Por: @ 2010.09.30 - 16:06 | Responder | Imprimir ]


Muito Grata

Ultimamente so tinha vontade de comer frutas e frutos secos... mas insistia em comer mais coisas devido a nossa cultura k nos faz pensar k s assim nao for nos vai faltar nutrientes etc... Agora k tive conhecimento da alimentaçao frugivora vou experimentar e penso k m vou dar bem porque sinto k o meu corpo me pede isso mesmo. Fico muito grata por terem publicado este texto. Namasté
(Por: Ana Oliveira)

[Por: @ 2009.03.03 - 19:26 | Responder | Imprimir ]


Vitamina B12

E qual é a fonte de vitamina B12 da alimentaçao frugivora?
(Por: Gabriel)

[Por: @ 2007.12.25 - 13:45 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

A vitamina B12 não está disponível em alimentos vegetais. A fonte mais fiável é tomar um suplemento vitamínico.

(Por: )

[Por: @ 2007.12.26 - 17:05 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

Gostei da resposta. Tenho só mais um complemento. A indicação para melhor absorção dessa vitamina é quem faz exercício físico pode ingerir 1 cápsula por semana, quem é ocioso pode ingerir 1 cápsula de 15 em 15 dias. A sugestão que faço uso é Citoneurin 5000.> A vitamina B12 não está disponível em alimentos vegetais. A fonte mais
> fiável é tomar um suplemento vitamínico.
>
> (Por: )

(Por: Divânia Miranda)

[Por: @ 2008.06.29 - 13:30 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

Se for verdade que a B12 não existe no reino vegetal quer dizer que esses suplementos retiram a B12 de animais?


> Gostei da resposta. Tenho só mais um complemento. A indicação para melhor
> absorção dessa vitamina é quem faz exercício físico pode ingerir 1 cápsula
> por semana, quem é ocioso pode ingerir 1 cápsula de 15 em 15 dias. A
> sugestão que faço uso é Citoneurin 5000.> A vitamina B12 não está
> disponível em alimentos vegetais. A fonte mais
> > fiável é tomar um suplemento vitamínico.
> >
> > (Por: )
>
> (Por: Divânia Miranda)

[Por: gnanaatman @ 2009.03.19 - 12:51 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

Não. Os suplementos são de B12 sintetizada em laboratório. Existem muitas marcas de vitamina B12 vegana.

[Por: cris @ 2009.03.21 - 11:23 | Responder | Imprimir ]


Re: Vitamina B12

Na verdade, o único reino capaz de sintetizar B12 consumível é o reino monera. Nós também sintetizamos B12 no nosso organismo, embora em um local que fica após a absorção, sendo assim inútil pro nosso organismo. Repetindo, apenas bactérias sintetizam B12. Alimentos de origem animal contêm B12 porque tais animais consomem essas fontes. Os suplementos de B12 são fabricados usando-se diretamente a síntese bacteriana.

Abraços


gnanaatman escreveu:
> Se for verdade que a B12 não existe no reino vegetal quer dizer que esses
> suplementos retiram a B12 de animais?


(Por: Daniel Cavalcante)

[Por: @ 2010.03.06 - 19:20 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

Eu também tinha essa dúvida sobre de onde vêm a b12 das vitaminas, já que não existe de origem vegetal. Agora infelzmente vejo que elas vêm das bactérias, que se vocês porcurarem no google vai estar bem claro que elas também são seres vivos! Mesmo que não sejam animais ou vegetais, elas ainda possuem vida e o frugivorismo é a busca da alimentação sem provocar dor em outro ser vivo. Então, vitamina sintetizada provavelmente deve levar à morte ou ao sofrimento das bactérias.
Aqui http://www.ovosbrasil.com.br/imprensa_pressrelease09.php
li que que o ovo é fonte de b12. No meu entender, um ovo não fecundado é um óvulo e se não fecundado a vida nele não vai surgir. Seria uma boa saída para a suplementação do b12?

> Na verdade, o único reino capaz de sintetizar B12 consumível é o reino
> monera. Nós também sintetizamos B12 no nosso organismo, embora em um local
> que fica após a absorção, sendo assim inútil pro nosso organismo.
> Repetindo, apenas bactérias sintetizam B12. Alimentos de origem animal
> contêm B12 porque tais animais consomem essas fontes. Os suplementos de B12
> são fabricados usando-se diretamente a síntese bacteriana.
>
> Abraços
>
>
> gnanaatman escreveu:
> > Se for verdade que a B12 não existe no reino vegetal quer dizer que
> esses
> > suplementos retiram a B12 de animais?
>
>
> (Por: Daniel Cavalcante)

(Por: kika)

[Por: @ 2011.09.04 - 23:41 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

Para a produção de ovos intensiva, as galinhas são exploradas e muito mal tratadas, o que do ponto de vista ético os ovos não são uma boa opção.
Bactérias não têm sistema nervoso central pelo que não são seres sencientes.

[Por: cris @ 2011.09.05 - 19:44 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

Existe vitamina B12 em volta das frutas (no exterior). Mas a vitamina deixa de estar ali quando estas frutas são lavadas para consumo na cidade - uma vez que poderíamos adquirir diversas doenças referentes ao prórpio manuseio das mesmas. Sendo assim, a dieta frugívora é completa, sem precisar de suplementos, no meio rural (onde a lavagem não é tão relevante como no meio urbano. Daí a necessidade da B12 ser suplementada.


cris escreveu:
> Para a produção de ovos intensiva, as galinhas são exploradas e muito mal
> tratadas, o que do ponto de vista ético os ovos não são uma boa opção.
> Bactérias não têm sistema nervoso central pelo que não são seres
> sencientes.

(Por: Lúcio Reis)

[Por: @ 2012.01.12 - 05:58 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

A Vitamina B12 está na Chlorella.
Vc toma 13 comprimidos por dia e está tudo bem
Vc também pode consumir a clorofila do trigo.

Bom, apesar disso, eu conheço inúmeros frugivoristas que realmente não tomam suplementos e estão super bem de saúde , sempre fazem os exames necessários e tudo está bem com eles.

Com tudo, como sou frugivorista há menos de 1 ano, tomo a Chlorella.



http://jordans.com.br/product_info.php/chlorella-mhs-300cp-p-252

(Por: Vanessa Vilhena )

[Por: @ 2012.11.30 - 00:24 | Responder | Imprimir ]










Será possivel

Terá essa alimentação tudo o q o organismo humano necessita para viver de uma forma saudável?
(Por: Gonçalo)

[Por: @ 2006.10.21 - 20:32 | Responder | Imprimir ]

Re: Será possivel

Por norma, os frutos são bastante ricos em vitaminas e minerais. Mas também existem frutos, nomeadamente os secos, extremamente ricos em hidratos de carbono e em proteínas.
É possível, embora os cuidados tenham de ser redobrados, uma vez que a variedade é menor do que numa alimentação vegetariana.
(Por: )

[Por: @ 2006.11.01 - 11:25 | Responder | Imprimir ]