Sapindus saponaria L.

Gostaria de saber se posso fazer chapoo da casca das nozes da Sapindus saponaria L., pq a outra árvore n existe em Goiânia. Grato
(Por: Anderson)

[Por: @ 2010-07-22, 16:41 | Responder | Imprimir ]

Re: Sapindus saponaria L.

Sim, pode fazer. Embora não é tão eficaz como as nozes de saponária (sapindus mukorossis)

[Por: cris @ 2010-07-23, 11:38 | Responder | Imprimir ]



Nozes de saponáia

Já faz um tempo que procuro por produtos de limpeza naturais e gostei muito de saber sobre as nozes.
Vou procurá-la aqui no Brasil.
Em um dos comentários foi citado o branqueador ecológico. O que é?
obrigada e parabéns pelo site!

(Por: Denise)

[Por: @ 2010-01-12, 23:30 | Responder | Imprimir ]

Re: Nozes de saponáia

O branqueador ecológico é um detergente ecológico para branquear a roupa clara.
Encontra-se em lojas de especialidade e de marcas ecológicas.

[Por: cris @ 2010-01-15, 19:04 | Responder | Imprimir ]


Re: Nozes de saponáia

> Já faz um tempo que procuro por produtos de limpeza naturais e gostei muito
> de saber sobre as nozes.
> Vou procurá-la aqui no Brasil.
> Em um dos comentários foi citado o branqueador ecológico. O que é?
> obrigada e parabéns pelo site!
>
> (Por: Denise

Oi Denise,

eu me interesei muito por este sabão ecológico mas ainda não sei onde comprar aqui no Brasil. Você descobriu aonde pode ser adquirido?? Eu moro em Goiânia.
Desde já agradeço qualquer informação.

Huslene
(Por: Huslene)

[Por: @ 2010-03-24, 15:57 | Responder | Imprimir ]



boa noite
Li num site sobre espécies vegetais que as nozes contêm substâncias que são perigosas para o organismo e por isso não devem ser ingeridas. há algum problema em utilizar as nozes para champô ou não há risco de essas substâncias entrarem para a circulação?
(Por: salomé)

[Por: @ 2009-12-03, 19:07 | Responder | Imprimir ]

Não propriamente, e as plantas tóxicas só o são quando ingeridas em determinadas quantidades. Além disso, o mesmo princípio se aplica a qualque champô ou sabonete por mais natural que seja, não é próprio para ingerir.


[Por: cris @ 2009-12-04, 19:45 | Responder | Imprimir ]



...

Caros senhores e senhoras ecológicos/as,

Queria dizer que esta é a primeira vez que vejo o vosso site e já tenho algumas dúvidas sobre este artigo. Por exemplo: o produto a que as nozes dão origem é tóxico, nem que seja só um bocadinho? E sabiam que os detergentes normais são muito pouco tóxicos e também biodegradáveis?
(Por: ...)

[Por: @ 2009-10-22, 19:22 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

As nozes de saponária são um detergente completamente natural e biodegradável.
Existem também no mercado várias marcas de detergentes ecológicos e biodegradáveis, que encontra à venda em lojas de produtos naturais/ervanárias. Na loja online do Centro Vegetariano também encontra detergentes ecológicos e sem ingredientes agressivos à saúde e ao ambiente.

[Por: cris @ 2009-10-23, 17:27 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

Mas afinal as nozes são toxicas ou nao?
(Por: ...)

[Por: @ 2009-10-29, 19:10 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

Não, não são tóxicas. Mas claro são para usar apenas como detergente e não como alimento.

[Por: cris @ 2009-10-29, 22:13 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

então é como os detergentes normais.
a única diferença é que pode ser mais barato e é natural.
eu nem sei bem porque é que ser um produto natural é assim tão bom. gastam-se na mesma recursos.
e o facto de ser barato é porque a pessoa compra as nozes e faz em casa. se fosse uma empresa muito poderosa a começar a produzir o produto final das nozes, junto com o preço das embalagens e etc, se calhar até era mais caro ou tinha um preço igual aos detergentes normais.
(Por: )

[Por: @ 2009-11-05, 18:29 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

Não é como os detergentes normais, pois a maioria dos detergentes que encontra nos supermercados não são biodegradáveis. O produto é poluente para as águas, por ex.
Aqui pode despejar água com detergente de nozes em plantas que não é prejudicial, e também não polui a água.
A nível ecológico é bastante diferente.
Além de que nada disto foi testado em animais, por exemplo.
(Por: cristina)

[Por: @ 2009-11-06, 16:08 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

No meu primeiro comentário, disse: "E sabiam que os detergentes normais são muito pouco tóxicos e também biodegradáveis?".
Em relação aos testes em animais, devo dizer que não considero isso uma coisa errada (em geral). Se a vida de um coelho é sacrificada para se poder salvar uma vida humana, estou totalmente de acordo com isso.
(Por: mr x)

[Por: @ 2009-11-19, 19:24 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

A questão é que com o conhecimento actual existem muitos métodos alternativos de testar produtos. Não é preciso sacrificar coelhos nem outros animais. Além de que muitos desses testes nem sequer são fiáveis quando transpostos para os humanos. Muitos medicamentos testados em animais foram considerados seguros e depois foram retirados do mercado por problemas em humanos. Sugiro que pesquise um pouco mais sobre testes em animais, de forma a ter uma opinião mais esclarecida.

[Por: cris @ 2009-11-20, 16:41 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

Então que outros metodos é que se podem usar?
Há alguma coisa que se possa usar que tenha exactamente as mesmas reacções que seres humanos?
(Por: leonor)

[Por: @ 2009-12-04, 22:12 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

Sugiro-lhe que sobre esse assunto leia os seguintes artigos:
http://www.centrovegetariano.org/Article-40.html
http://www.centrovegetariano.org/Article-41.html
http://www.centrovegetariano.org/Article-33.html
http://www.centrovegetariano.org/Article-32.html
Os animais têm muita semelhanças com os humanos, mas cada espécie é diferente e reage de forma diferente. Por ex, a Penicilina é um útil antibiótico para o ser humano, mas mata porquinhos da Índia. A cebola é um bom alimento para humanos, mas pode ser muito prejudicial aos cães.

[Por: cris @ 2009-12-04, 22:37 | Responder | Imprimir ]



Re: ...

entao, como ja disse ao longo destes comentarios, os detergentes normais sao, em geral, biodegradaveis, não toxicos (se usados como detergentes), possivelmente de preço igual a este da saponaria se ambos fossem fabricados por grandes empresas... a unica diferença e os testes em animais (que eu nao sei se e usado em detergentes normais) e o facto de este ser natural (o que eu nao sei porque e que e uma boa qualidade).
(Por: laidos)

[Por: @ 2009-11-29, 00:44 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

Tenho muitas dúvidas que sejam biodegradáveis. Experimente pôr a água de lavar a louça nas plantas e veja o resultado. Se fosse inócuo podiamos regar as plantas com essa água, não haveriam tantas pessoas com reacções alérgicas à maioria dos detergentes.
Ingredientes sintéticos, corantes, aromas artificiais parece-me muito pouco natural, ecológico e saudável. Mas cada consumidor faz as escolhas que considera melhores para si e para os que os rodeiam.

[Por: cris @ 2009-11-29, 12:06 | Responder | Imprimir ]








Re: ...

> Mas afinal as nozes são toxicas ou nao?
> (Por: ...)

Olá, eu fiquei interessada nesse sabão ecológico e na dúvida a respeito da questão se seria ou não tóxico. Na minha pesquisa encontrei esse estudo feito em ruminantes que ingerem a grama fertilizada com SAPONINAS ESTEROIDAIS. Aqui vai o texto pra quem se interessar: http://www.ufg.br/this2/uploads/files/66/Flavia_Gontijo_1c.pdf.

Cordiais abraços.
(Por: Huslene)

[Por: @ 2010-03-24, 15:39 | Responder | Imprimir ]

Re: ...

O estudo não se refere a esta planta "sapindus mukorossis", mas a "saponaria officinallis" que é uma outra planta, comum até na Europa.
As nozes de saponária não são tóxicas, mas obviamente não é para ingerir, é para usar como detergente ou agente de limpeza.

[Por: cris @ 2010-03-24, 19:04 | Responder | Imprimir ]



Re: ...

> Mas afinal as nozes são toxicas ou nao?
> (Por: ...)
Achei esse folheto explicativo e percebi que esclarece bem a questão das nozes. http://www.reviravolta.comercio-justo.org/wp-content/uploads/2008/05/folheto-informativo-nozes-saponaria.pdf.
(Por: Huslene)

[Por: @ 2010-03-24, 15:52 | Responder | Imprimir ]





Pulverizar vegetais?

Boa noite, li que se podem pulverizar as plantas com o detergente feito a partir destas nozes para afastar os insectos. É seguro usar também para os vegetais e plantas comestíveis?

[Por: silamelo83 @ 2009-06-04, 01:29 | Responder | Imprimir ]

Re: Pulverizar vegetais?

À partida não haverá qualquer problema, pois é um produto totalmente natural, que não agride as plantas.

[Por: cris @ 2009-06-05, 23:32 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<   >> Seguintes