Amei

Nossa eu me tornei vegetariana faz 2 meses! e nem tinha visto este site!!! ÓTIMO PARA INICIANTES!! Até fiquei mais animada!!! rs*
ADOREI!
(Por: Tamara)

[Por: @ 2009-11-10, 16:10 | Responder | Imprimir ]


Vegetarianos

Olá , tenho 14 anos , e queria tornar-me vegetariana ... comecei por pesquisar muita coisa sobre vegetarianos , até que comecei a mudar um pouco a minha alimentação , e aos poucos e poucos vou mudando , isto para não ter que fazer uma mudança repentina nos meus hábitos alimentares ... Este site explica muitas dúvidas , continuem a evoluir . Beijos*
(Por: Maria)

[Por: @ 2009-09-04, 16:15 | Responder | Imprimir ]

Re: Vegetarianos

Oi, tenho agora 19 anos e toda a minha vida fui defensora de animais e do ambiente, já à algum tempo que queria tornar-me vegetariana... A questão é que, nesta primeira semana, apenas tenho comido massas, arroz, enfim, praticamente todo o resto de comida menos carne e peixe. O leite vou continuar a consumi-lo, e em relação aos ovos só como os das minhas galinhas lol por saber em que condições são colocadas essas aves para reproduzirem, e as minhas estão num sítio felizes, até têm nomes LOL. Mas voltando ao que interessa, eu não tenho muito conhecimento de receitas vegetarianas, ou como se faz o chamado "soja", tenho várias alternativas que tenho visto por aí, uma delas foi a lasagna vegetariana, mas sei que com este tipo de alimentação fraca posso adoecer. Nunca falei com nenhum vegetariano para saber o que ele come :S Vou-me comecar a habituar aos legumes e muita fruta, mas será suficiente? Eu gostava que me indicassem qual o tipo de comida que comem para também se materem saudaveis, espero uma resposta =)
(Por: Joana)

[Por: @ 2009-09-18, 02:34 | Responder | Imprimir ]

Re: Vegetarianos

Podes ver muitas receitas em http://centrovegetariano.org/receitas


Nas receitas, substitui a carne e peixe, por soja, seitan ou tofu. As leguminosas (feijão, grão, lentilhas) e os frutos secos são também alimentos ricos em proteínas. Se fizeres uma alimentação variada dificilmente terás falta de nutrientes. Experimenta novos alimentos e não comas sempre os mesmos alimentos.


[Por: cris @ 2009-09-19, 17:41 | Responder | Imprimir ]




vegetarianismo

o vegetarianismo.. estou começando agoraa.. mais estou achando otimo ,é saudavel e como faço tkd(taekwondo) sinto meu corpo mais leve mais sadio e bem mais preparado pra qualquer tipo de atividade... mais eu nao acho que tenho que ser tao radical quanto a ingerir leite e derivados, mas nao como carne nem peixe e estou lidando muio bem, pois minha familia me apoia e esta de acordo com o livre arbitrio.Nao me sinto superior de forma nenhuma por me tornar vegetariana mais me sinto diferente, mais feliz por saber q estou ajudando ao invés de atrapalhar, que sou capaz de fazer diferença, uma revoluçao começa nos pratos no modo de falar... de se alimentar... de se vestir,a sociedade nao esta bem preparada para a nova ideologia que os vegetarianos vêm trazendo,por que com issu perdem dinheiro,poder e nao é issu q eles estao dispostos a abrir mão;nao devemos desistir estamos aqui por uma causa nobre e acho valido pensar quando formos nos alimentarmos o bem que estamos praticando e quantas vidas em um refeiçao podemos salvar.PESSOAL NAO DESISTAM XD
(Por: Ana Luiza)

[Por: @ 2009-07-27, 23:38 | Responder | Imprimir ]


vegetarianos

parabens isto ta fantastico
nunca pensei encontrar tanta coisa num só sitio
graças este site fiz o meu trabalho sobre alimentação vegetariana
Gostei e ja a muito tempo que penso ser
mas sempre que falo so assunto pareçe que a casa vem abaixo e dizem que sou maluca !
Mas tenho de admitir que nao consigo controlar é muito dificil nao comer carne !
ja é um habito alimentar



(Por: carina)

[Por: @ 2009-03-08, 23:41 | Responder | Imprimir ]

Dúvida

É verdade que proteína de soja ao ser cozida perde seu valor nutritivo?
(Por: Maria)

[Por: @ 2011-01-06, 01:41 | Responder | Imprimir ]

Re: Dúvida

Todos os alimentos alteram algum valor nutricional com a cozedura. No caso da soja, se não for cozida é um alimento indigesto, tal como as outras leguminosas. A soja deve ser sempre bem cozida.

[Por: centro @ 2011-01-06, 11:40 | Responder | Imprimir ]


Re: Dúvida

Quanto à proteina, é importante saber que as proteínas, ou os aminoácidos que formam a proteína, são destruídos com temperaturas superiores a 90graus centigrados. Como sabemos, a água normalmente ferve à volta dos 90 graus o que não destroi as proteinas. Numa panela de pressão as temperaturas são superiores a 90 graus. Claro que as frituras, assados e grelhados atingem temperaturas muito superiores a 90 graus, logo destroem as proteínas.
Ou seja, no geral, para proteinas e não só o melhor é sempre cozinhar em panela normal com o lume o mais baixo possivel e não deixar cozer demais.

> É verdade que proteína de soja ao ser cozida perde seu valor nutritivo?
> (Por: Maria)

[Por: gnanaatman @ 2011-01-06, 17:30 | Responder | Imprimir ]




o meu modelo de ser vegetariano

Cada caso é um caso e não me parece que hajam fórmulas mágicas que se apliquem a todos, se bem que existem, isso sim, modelos de referência e nesse caso posso partilhar o meu caso e depois é só ver se serve para ser utilizado.

Sou de uma família tradicional onde não é aceitável sermos diferentes dos padrões normais da sociedade nem deveríamos chamar a nós demasiada atenção. Ora, ser-se vegetariano é exactamente tudo aquilo que representa o estar no lado errado da "sociedade". Bom, então, como fórmula, adoptei por um modelo social mais cómodo, o de nada dizer e fazer o que apetecia. Entretanto, aprendia a ser vegetariano, aprendi a cozinhar e aprendi a encontrar soluções onde para os outros seria um drama. Só assim é que poderia ajudar os outros a entenderem-me, a entenderem que o vegetariano não é um ET e que não vou ficar verde de tanto grelo (laracha).

Nos jantares e almoços, e sem dizer uma palavra, era eu que me servia e comia apenas o que não havia sido cozinhado com carne ou peixe. Isto porque "sou rigoroso na minha alimentação". Se tal não era possível, paciência, não comia (ainda assim aconteceu à menos de um mês num casamento fantástico onde foi a equipa de funcionários que viram que nada comia e resolveram encontrar uma solução fácil e rápida). Depois, quando vinham os comentários do "porquê", respondia sempre com um tom irónico "é uma boa forma de ser olhado e ser falado e se reparem, já o contrário não acontece". Pronto, triando esses atropelos vêm as pessoas mais tolerantes e que perceberam o "truque".

Acho que o saber cozinhar é muito útil porque ajuda-nos a safar de muitos problemas. Uma vez, na cidade do Porto, onde serviam francesinhas de entrada, eu pedi uma tosta de queijo com molho de tomate e ovo (sou ovo-lacteo-vegetariano). O empregado assim fez e ninguém deu por nada. Fica sempre elegante e saimos sempre muito bem.

De resto, para complementar a formação, leitura, muita leitura sobre o tema para que niguém fique chocado. Hoje, são as pessoas minhas amigas que querem comer a minha comida vegetariana, dizem que é boa (não posso falar em causa própria). As pessoas querem aprender. Acho que hoje ser diferente é mesmo a opção certa.
(Por: Francisco (Quico))

[Por: @ 2008-08-26, 14:14 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<   >> Seguintes