Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 2006-03-27
Comentar
Meio Ambiente
Aos iniciantes... > Razões para ser vegetariano
Talvez a estranha questão dos animais que morrem por causa dos cereais não esteja a ser bem colocada, mas julgo ter entendido.
O problema será talvez a destruição de florestas para a produção em massa de cereais e soja (a maioria das vezes, geneticamente modificados), como está a acontecer por exemplo na Amazónia.
O problema é que com as florestas se destrói também toda a fauna a flora, já para não falar em populações nativas e no rendimento que estas pessoas poderiam tirar da floresta.
Estes cereais e soja são utilizados para alimentar os animais mortos para carne, e também para utilizar em biodiesel (ora aí está o porquê do biodiesel não ser nada ecológico e muito menos sustentável). Infelizmente, algumas empresas de alimentação humana também utilizam esses produtos, alterados geneticamente e extremamente nocivos para o ambiente e para as pessoas), e por vezes até são vendidos como comida muito saudável (greenwashing?!).
Cuidado com os produtos de soja que compram, a soja não é o milagre da alimentação vegetariana, e a sua produção pode ser tudo, menos ecológica, portanto estejam atentos aos rótulos de produtos contendo soja, e consumam apenas os que estão isentos de OGM (organismos genéticamente modificados).
Seja porque for que optaram por uma alimentação vegetariana, pensem sempre no ambiente e informem-se sobre o que comem, estejam sempre de olhos bem abertos!
Visitem a Plataforma Transgénicos Fora, onde podem ver vídeos extremamente elucidativos, como "Quem alimenta o mundo" e sobre os efeitos da Monsanto, a empresa que decidiu patentear algo que foi a natureza que nos deu - as sementes, e que está a travar a sua luta pelo domínio do mundo com a ajuda dos "grandes"
http://stopogm.net/
E acima de tudo, passem a palavra, e façam a diferença, sejam conscientes!
"Sê a mudança que queres ver no mundo" M.Gandhi
(Por: Denise)
Olá Ana, essa questão é uma tolice. Os animais produzidos industrialmente para consumo humano são alimentados com soja, cereais e restos de outros animais, portanto comer um bife implica muito mais mortes do que apenas a da vaca que se come. Mesmo que morram animais por causa da agricultura, continuam a ser muito menos do que os que morrem por causa da indústria da carne e o vegetarianismo é acerca de reduzir mortes, de reduzir impactos e não de os eliminar totalmente. Mesmo que nos suicidemos isso envolve a nossa morte, a morte das bactérias que vivem simbioticamente no nosso organismo e outras mortes que eventualmente pudéssemos salvar se continuássemos vivos... so...
(Por: Irina)
Aqueles que morrem com as máquinas para cultivo, com os químicos, etc. Mesmo que sejam produtos de agricultura biológica, essas mortes são inevitáveis.
> Como assim os animais que morrem para produzir cereais?????
>
> > Sou vegetariana ha três anos, com base em motivos éticos de não violência, etc. Acontece que ha um tempo puseram-me uma questão em que não tinha pensado: e os animais que morrem para se produzirem cereais? Será que estamos a "descriminar" esses animais?
> > De qualquer forma, isso não seria qualquer impedimento para a continuação da dieta, pois entretanto desoobri muitos mais motivos, e o bem estar físico e psicológico sobrepõem-se a todas as teorias éticas sobre a coisa, mas se não fosse vegetarina teria tido em mais conta a questão.
>
> (Por: )
(Por: )
Como assim os animais que morrem para produzir cereais?????
> Sou vegetariana ha três anos, com base em motivos éticos de não violência, etc. Acontece que ha um tempo puseram-me uma questão em que não tinha pensado: e os animais que morrem para se produzirem cereais? Será que estamos a "descriminar" esses animais?
> De qualquer forma, isso não seria qualquer impedimento para a continuação da dieta, pois entretanto desoobri muitos mais motivos, e o bem estar físico e psicológico sobrepõem-se a todas as teorias éticas sobre a coisa, mas se não fosse vegetarina teria tido em mais conta a questão.
(Por: )
A questão é complexa pois tem em conta muitos factores difíceis de quantificar. No entanto, todos sabemos que é impossível eliminar completamente todo e qualquer impacto sobre os animais e a natureza, por maior que seja o nosso esforço nesse sentido. Com o simples acto de respirar podemos engolir alguns insectos, ao caminhar na rua podemos pisar formigas ou outros animais, etc, etc.
É óbvio que alguns animais poderão morrer para se produzirem cereais, mas essa mesma plantação, por sua vez, também é benéfica para outras espécies, por exemplo pássaros que se alimentam de sementes, etc.
Se prefererimos alimentos de agricultura biológica temos a grantia que o impacto sobre os animais e a natureza foi menor, pois pelo menos não se usam elementos evasivos e químicos para os eliminar.
Mas mesmo que alguns animais morram para se produzirem cereais, a alimentação vegetariana continua a ser sempre a melhor opção, pois permite salvar muitos outros animais (segundo números da PETA cerca de 95 animais por ano).
(Por: )
Sou vegetariana ha três anos, com base em motivos éticos de não violência, etc. Acontece que ha um tempo puseram-me uma questão em que não tinha pensado: e os animais que morrem para se produzirem cereais? Será que estamos a "descriminar" esses animais?
De qualquer forma, isso não seria qualquer impedimento para a continuação da dieta, pois entretanto desoobri muitos mais motivos, e o bem estar físico e psicológico sobrepõem-se a todas as teorias éticas sobre a coisa, mas se não fosse vegetarina teria tido em mais conta a questão.
Emocionalismo carnista
Os carnistas piram quando tem de enfrentar a razão e dar o braço a torcer que o consumo de animais é insustentável. Vão estudar o assunto em vez de usar o comentário como divã.
[Por: @ 2014-08-29, 22:10 | Responder | Imprimir ](Por: Rodrigo)