Bem-vind@ Visitante! Registo / Login - Ficha Técnica - FAQ do Centro
images/articles/gatinhos aaavfx yogui.JPG

O que fazer para que os gatos se tornem veganos?

Debbie Holman tem desenvolvido, há vários anos, um grande trabalho nesta área, adquirindo uma grande experiência no que toca a ajudar gatos a tornarem-se veganos. Ela refere que o essencial é ter muita paciência e uma atitude positiva.


Os gatos são animais muito sensíveis, que facilmente adquirem comportamentos de fúria e posteriormente de isolamento, quando maltratados. Não existem factos que evidenciem uma incapacidade por parte dos gatos em digerir proteínas de origem vegetal, desde que a transição ocorra gradualmente e acompanhada por uma fonte de taurina sintetizada artificialmente (ver Vegecat/Vegekit http://www.vegansociety.com/catalog/default.php?cPath=34&osCsid=d9755dacabefb1c07bcf1df95ad473ff ).

Muitos dos gatos que Debbie ajudou ainda eram bastante jovens, mas não será impossível tornar veganos gatos adultos, ou até mesmo idosos. Até os gatos mais teimosos, com alguma paciência e tempo empregues, acabarão por se habituar ao novo regime. D. Holman acompanhou uma gata de 17 anos que sofria de artrite, causada por uma dieta carnívora (rica em ácidos). Após 3 anos a seguir uma alimentação estritamente vegetariana, a gatinha apresentava-se bastante activa e saudável e já sem quaisquer sinais de artrite.


A melhor maneira de persuadir um gato carnívoro a adoptar um regime vegano passa não só por uma alimentação equilibrada (proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, sais minerais), como também por um conhecimento atento e profundo dos gostos do animal.

Deve-se utilizar, como transição, comida orgânica (sem químicos) para gatos, como a da marca Yarrah. Logo que o gato aceite a comida orgânica, deve-se proceder à utilização de um suplemento do género Vegecat/Vegekit, para se ir habituando ao sabor. Mais tarde vai-se misturando também soja picada. A soja deve ser orgânica, uma vez que os gatos não gostam de sabores artificiais ou alimentos com muitos aditivos, pois o seu paladar e olfacto descobrem como facilidade este tipo de químicos. Usa um pouco de soja e acrescenta um pouco do suplemento com taurina. Podem-se ainda adicionar alguns condimentos naturais, se o gato for exigente, ou para lhe dar a oportunidade de experimentar um paladar diferente.

Os gatos gostam de molhos veganos, mas tenta confeccioná-los com pouco sal, porque o mesmo em demasia causa problemas a nível dos rins. Algumas sugestões de molhos para acompanhar refeições veganas são: molho de tomate (usa sempre orgânico, porque os já preparados têm açucares e outros aditivos), queijo vegano derretido, ou qualquer outro molho que utilizarias na tua própria alimentação.

Alguns gatos adoram ervas aromáticas, outros detestam-nas. Descobre qual a preferência do teu gato para lhe proporcionar mais alguns paladares diferentes. Continua então muito gradualmente, com a adição cada vez mais significativa de soja à comida de gato. Até que o gato se habitue a comer exclusivamente a soja (condimentada e com molhos), passar-se-ão uns bons 3 meses. Para variar podes também cozinhar salsichas veganas e parti-las depois em bocados para dar ao gatinho.

Quando já estiver habituado a comer a soja picada, passa a juntar alguns vegetais crus, como, por exemplo, cenoura ralada, tomate em bocadinhos e vegetais cozidos: grão e feijão cozidos, ervilhas, favas, milho, etc. Porém, nem todos os frutos e vegetais servem de alimento. Os gatos são alérgicos a todos os citrinos, o sumo de limão pode até mesmo ser fatal. A cebola pode tornar os gatos anémicos. Evita tudo isto.

Debbie tem alguns gatos veganos que bebem sumo de cenoura. As cenouras são muitos bem aceites pelos gatos, porque são doces e eles têm necessidade de consumir açucares naturais. Muitas das comidas comerciais para gatos possuem caramelo e contêm um alto teor de açúcar. Perante este tipo de alimentação os gatos tornam-se dependentes do açúcar, o que, como se calcula, não é nada saudável.

Recomenda-se que não se forneça ao gato qualquer tipo de açúcar (eles irão sintetizar açúcares, glicose, a partir dos hidratos de carbono presentes em todos os vegetais) antes da alimentação vegana estar estabelecida, porque o açúcar é uma associação directa à comida enlatada. Mesmo com o veganismo assegurado, deve-se manter o nível de açúcar sempre muito baixo. Ocasionalmente pode-se dar gelado vegano e passas misturadas na comida.

Não te esqueças de usar um suplemento de taurina em todas as refeições, porque a deficiência da taurina pode causar cegueira e problemas cardíacos nos gatos. Elogia e recompensa o teu gato sempre que ele comer uma refeição vegana. Desta maneira estarás a ajudar e a incentivar o animal.

Uma sugestão muito boa é dar a comida à boca dos gatos nas primeiras semanas de alimentação vegana. Os gatos adoram este mimo, fá-los sentir realmente especiais. Debbie Holman conta que ao tornar os seus gatos veganos passou por várias etapas e experiências divertidas. Às vezes envolvia uma salchicha vegana em molho de tomate e dava à boca do gatinho. Ele geralmente lambia os bigodes de satisfação e pedia por mais. Certa vez, um gato inicialmente relutante em se tornar vegano, tornou-se “fã” em se alimentar do prato da Debbie; ele via-a a alimentar-se e identificou o que ela comia como algo que deveria ser bom. Passou então a dirigir-se à mesa na altura de todas as refeições, para que Debbie partilhasse com ele a sua comida. Uma outra situação bastante engraçada foi quando Debbie, ao tentar converter 4 gatinhos muito jovens, se lembrou de amarrar a um cordel pedaços de salchicha vegana. Os gatinhos perseguiram o cordel e no final da brincadeira foram recompensados com a salchicha, da qual gostaram bastante.

Estas peripécias ajudaram Debbie a perceber que para tornar um gato vegano tem que se despender algum tempo, para estar com o animal de modo a acompanhá-lo e encorajá-lo. Ela concluiu também que se trabalharmos em sintonia com a personalidade dos gatos, tudo será mais fácil e eficaz.

As gengivas e dentes dos gatos precisam de ser regularmente limpas. Ajuda bastante se o teu gato comer alimentos crocantes como cenouras, tostas e biscoitos. Ocasionalmente algumas batatas fritas estaladiças e com pouco sal também serão úteis. Se as sugestões anteriores não funcionarem, massaja e limpe tu mesmo(a) os dentes e gengivas do teu animal, recorrendo a um paninho húmido ou a uma escova de dentes macia.


Quando tudo falha:


Tentaste de tudo e tudo falhou? Não percas a esperança e tem atenção aos seguintes aspectos:



O que está acima referido é apenas uma forma mais saudável de alimentar o teu gato, contudo, se estiveres realmente decidida/o a ajudar o teu amiguinho a tornar-se vegano, não desistas. Retoma os procedimentos mencionados anteriormente e tem mais atenção aos gostos e personalidade do gato. Boa sorte!


Parasitas:



Gatos alimentados com comida orgânica de qualidade raramente apresentam muitos parasitas - uma boa nutrição combate pulgas e outros pequenos parasitas. Escovar regularmente o pêlo dos gatos mantém as pulgas à distância, e fora isso é mais uma maneira de mimar os gatinhos; eles gostam muito. Óleos essenciais podem ser muito eficazes a eliminar as pulgas. Estas não gostam, nem de óleo de eucalipto nem de óleo de chá verde.
Um método muito prático e nada dispendioso é colocar num vaporizador com água algumas gotas do óleo essencial e utilizar para pulverizar tanto a casa como o pêlo do gato. Tem especial atenção aos recantos e sítios escuros, pois as pulgas geralmente escolhem estes lugares para se instalarem. Fecha a sala que pretendes vaporizar e espalha um pouco de sal nos tapetes e carpetes. Após 1 a 2 horas aspira o sal e abre novamente a sala. Faz isto pelo menos uma vez por mês. Este processo, além de ser útil para eliminar os parasitas dos gatos, também pode ser utilizado em cães e outros animais mais pequenos.


Erva:


A maior parte dos gatos gosta de erva, a qual usam como remédio. A erva do trigo é muito rica em vitaminas e minerais e essencial para gatos de interior. Esta erva pode ser facilmente cultivada em vasos, que devem estar sempre ao alcance dos gatos.

Finalmente, não fiques aborrecido(a) e frustrado(a) se, após muitos esforços, o teu gato não se tornar estritamente vegetariano. Todas as refeições sem carne estarão a ajudar os animais e o ambiente – e, claro, o próprio gato!

Referências:
http://www.vegansociety.com/html/animals/care/cats/

Inserido em: 2004.02.15
Última actualização: 2005.12.18
[ 11285 Leituras | Comentar | Imprimir | Enviar ]

Pessoas > Artigos por Autor > Sílvia Ferreira
Defesa Animal > Animais Domésticos


Comentários



Obrigada
Obrigada pelas tantas informações que disponibilizam aqui nesta página.
Também eu não como carne e conseguir que os meus animais deixem de o fazer será uma maravilha - espero conseguir!
Um bom trabalho e muitos gatinhos convertidos, é o que lhes desejo :)

Inês
2005.10.10 - 24:00
[ Responder - Imprimir]



Tão malukinhos ou quê?
Olá a todos os vegans!
Antes que pensem que sou vossa inimiga, quero dizer que também sou vegan (bem, pelo menos tento ser o mais possível - ando para aí nos 97,5%).
No entanto, este artigo deixou-me estupefacta e a pensar que alguns vegans andam a ficar chonés. Será falta de B12?(lol)
Agora a sério. Acho que são os Jeovás que têm uma imagem do paraíso como sendo um mundo onde até os leões são vegetarianos. Por acaso a ideia de um mundo assim até me agrada, mas nunca pensei que os vegans chegassem a pensar verdadeiramente pô-la em prática... Se começaram com os gatos, qualquer dia querem tornar todos os animais herbívoros! Porque não tornar os cães vegans!?
Eu acho que o ser humano está fisiologicamente bem adaptado a uma dieta vegetariana e vegan e que, portanto, pode e deve fazer uso do seu livre arbítrio e decidir ter hábitos de consumo que não causem sofrimento e exploração a outras espécies. Mas daí até impôr os seus ideais e dieta a outros animais, vai um grande passo. Passo esse que, a meu ver, vai de um discernimento elevado a uma quase-insanidade. Não acho que seja uma atitude digna de um vegan, que pretende acima de tudo não interferir com a vida e bem-estar das outras espécies, forçar gatos a comer exclusivamente vegetais.
Um felino não é um primata, é por natureza bastante mais carnívoro do que nós. Os gatos até comem vegetais sem problemas, mas parece-me difícil que vivam bem só com vegetais.
Até me parece lógico o exemplo que dão, da gatinha que se curou da artrite só com alimentação vegana, mas creio que isso se deve por ela ter sido anteriormente mal-alimentada. O efeito de deixar os alimentos nocivos deve ter curado a bichana - esse é um efeito já descrito nos seres humanos: a cura não depende tanto do que se passa a comer, mas mais daquilo que se deixou de comer e que estava a causar a doença.
Um gato que tenha uma boa alimentação, mesmo com produtos animais, quase de certeza que ficaria pior só com vegetais. Admito que possa estar errada e que a maioria dos gatos saudáveis possa manter-se bem com alimentação vegan, mas só o facto de se ter de forçá-los a isso quando não é essa a sua alimentação natural, acho que colide frontalmente com a ética vegan.
Um abraço,
Irina

Irina Maia
2005.10.10 - 24:00
[ Responder - Imprimir]


Re: Tão malukinhos ou quê?
Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição: nem um só molar. Já na dos animais herbívoros predominam os molares. Os cães também são predominantemente carnívoros mas possuem molares, pelo que podem tornar-se vegetarianos ou mesmo veganos. Mas por favor, não obriguem os gatos e outros carnívoros a sê-lo. Não só não é natural como é um desrespeito pela natureza. Também o sistema digestivo dos carnívoros é diferente do dos herbívoros e dos omnívoros. É mais curto para evitar que o organismo fique exposto às toxinas produzidas pela digestão da carne. isto que dizer que, ao contrário de nós, eles estão perfeitamente adaptados ao consumo da carne. a natureza não cometeu um só erro com os gatos. Não tenham a presunção de a corrigir...
(Por: Ana)
2007.02.02 - 16:07
[ Responder - Imprimir]


Re: Tão malukinhos ou quê?
> Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros
> felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição:

Ana, ninguém disse que os gatos não são naturalmente carnívoros. Mas também não são naturalmente "nossos". Simplesmente, uma vez que os temos dependentes, então que poupemos as vidas de outros animais, com tanto ou mais direito de viver como os gatos.
(Por: )
2007.02.02 - 18:03
[ Responder - Imprimir]


Re: Tão malukinhos ou quê?
> > Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros
> > felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição:
>
> Ana, ninguém disse que os gatos não são naturalmente carnívoros. Mas
> também não são naturalmente "nossos". Simplesmente, uma vez que os temos
> dependentes, então que poupemos as vidas de outros animais, com tanto ou
> mais direito de viver como os gatos.
> (Por: )
Ao procurar outro assunto por acaso entrei no site e achei util deixar esta informação: Tivemos um gato em nosso casa, onde sou o único vegetariano, gato este nunca tendo sido ensinado comia todo o tipo de verdura a ponto de nunca termos descoberto algum tipo de verdura que ele não comesse. A descoberta foi ao acaso: um dia na lata de lixo estava um tomate podre e o gato comeu. A partir dali começamos a experimentar com todo o tipo de verdura. Outrossim na minha terra muita gente diz que se deve dar cenoura para os gatos comerem, sendo muito bom para a sua saúde.
Atenciosamente

transeunte
(Por: claudio)
2008.02.29 - 23:42
[ Responder - Imprimir]




Re: Tão malukinhos ou quê?
> Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros
> felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição: nem um só molar.
> Já na dos animais herbívoros predominam os molares. Os cães também são
> predominantemente carnívoros mas possuem molares, pelo que podem tornar-se
> vegetarianos ou mesmo veganos. Mas por favor, não obriguem os gatos e
> outros carnívoros a sê-lo. Não só não é natural como é um desrespeito pela
> natureza. Também o sistema digestivo dos carnívoros é diferente do dos
> herbívoros e dos omnívoros. É mais curto para evitar que o organismo fique
> exposto às toxinas produzidas pela digestão da carne. isto que dizer que,
> ao contrário de nós, eles estão perfeitamente adaptados ao consumo da
> carne. a natureza não cometeu um só erro com os gatos. Não tenham a
> presunção de a corrigir...
> (Por: Ana)

Ana:

Quanto à sua afirmação: 'nem um só molar' lamento desapontá-la mas os gatos têm molares e mais do que um!
(Por: Inês)
2008.04.15 - 20:07
[ Responder - Imprimir]





malukinhos... nem por isso :-)
creio que o argumento de ser "anti-natura" levar qq animal (não humano) a alterar todos os seus hábitos alimentares em prol de um menor impacto ambiental um pouco absurdo. Assim sendo, também seria anti-natura alterarmos os nossos hábitos alimentares uma vez que embora tenhamos um sistema digestivo 80% mais semelhante ao de um herbívoro etc etc, também temos caninos e incisivos que nos levam à irrefutável constatação de que a nossa constituição (porque existem outros elementos para além da dentição que o defendem) existe em prol de uma alimentação que inclui o consumo de carne. O regime alimentar do ser humano caracteríza-se por ser homnívoro, e nem por isso nós deixamos de optar por hábitos alimentares de natureza vegetariana/vegana/frugívora/crudívora etc.

O ser humano é dotado de uma potencionalidade que nenhum outro ser terrestre (pelo menos até aos nossos dias não foi provado o contrário ;b) possui; a razão. Como tal somos livres de optar pelo estilo de vida que consideramos ser mais correcto, e não creio ser recriminável orientar os hábitos alimentares dos outros seres que partilham quotidianamente o mesmo espaço connosco. O argumento de se impor os próprios ideais aos animais também não me parece muito coerente... também lhes é imposta a moradia, os locais de passeio e o tipo de comida que lhes é fornecido (mesmo que seja uma questão de decisão entre comprar wiskas ou outra marca).

Concordo que seja um tema polémico, mas não creio que citar termos como "insanidade" e "atitude digna de um vegan" seja a forma mais correcta de exprimir um ponto de vista. Concordo que se se alterasse por completo os hábitos alimentares de todos os animais em prol de uma dieta meat-free de certo que se iria gerar um enorme desiquilíbrio ecológico entre fauna e flora... no entanto o mesmo também aconteceria se todos os seres humanos se tornassem de um dia para o outro adeptos desse tipo de alimentação; e todos nós sabemos que ao abordar questões deste género pensamos numa amplitude de pequena escala (ou seja, não em termos de toda a população mundial), pelo que este impacto de certo não terá expressão se algumas pessoas lerem o artigo .

Concordo com o facto de os gatos não serem primatas, mas também existem muitas espécies que não o são e não deixam de se alimentar exclusivamente de vegetais ;b . Falando um pouco mais sério, sim, de facto creio que seria adequada uma pesquisa mais profunda acerca dos impactos da passagem para uma alimentação vegana em animais não humanos, e nesse ponto acredito que se deve proceder com um pouco mais de ponderação... no entanto eu (enquanto indivíduo singular) não acredito que colida com a "ética vegan" até bem pelo contrário, uma vez que ao se adquirir alimentação para felinos estamos a compactuar com a exploração animal... até que ponto será diferente comprar patê para si mesmo ou para o gato que partilha connosco o mesmo espaço?

Bem... é a minha perspectiva acerca deste assunto, parabéns a quem redigiu o artigo :)

jokitas verdes

Inês Alves

2005.10.10 - 24:00
[ Responder - Imprimir]



Polémico...sim. Mas Irina...maluquinhos? Por favor! Este artigo divulga alternativas e não pretende forçar os animais
Em resposta a alguns comentários dirigidos ao artigo por mim elaborado "O que fazer para que os gatos se tornem veganos?" passo a referir o seguinte:
Os cães e os gatos podem receber uma dieta vegetariana, mas não são veganos por natureza - os cães são omnívoros e os gatos são carnívoros. Embora ambos pertençam à classe dos carnívoros, isso não é muito significativo, pois o urso panda também pertence à mesma classe e é quase vegano.
Alimentar cães e gatos à base de uma dieta carnívora convencional torna-se complicado para quem escolheu eliminar da sua vida produtos que veiculam o sofrimento animal. O elevado teor em gordura, hormonas, espessantes, conservantes, ácidos, açúcar e o baixo valor nutricional da comida enlatada, assim como uma possível contaminação pelo consumo de animais que contraíram doenças como BSE, levam pessoas de todo o mundo a optar por alternativas mais saudáveis para os seus amigos de 4 patas. Cães e gatos podem viver perfeitamente saudáveis e activos com uma dieta livre de produtos animais.
Os gatos, como foi referido no artigo, não apresentam dificuldade em digerir a proteína vegetal.
Marcas de comida, como por exemplo, Iams,Wiskas ou Friskies (para mais informações, ver: págs.17/18 - Companion Animal Food Manufacturers: http://www.caringconsumer.com/page/CompaniesDont.pdf *) testam em animais e estão directamente associadas às empresas de produção animal intensiva, o que quer dizer que ao estarmos a financiar estas marcas iremos igualmente contribuir para a crueldade. Animais doentes, mutilados/feridos ou restos (tudo o que não foi direccionado para o consumo humano), irão servir de alimento a animais de companhia, quer em comidas enlatadas quer em rações. Será isto o mais saudável para os nossos amiguinhos?

A Vegan Society e a PETA, duas das organizações mais respeitadas e conhecidas do mundo vegetariano, aconselham e ajudam as pessoas a tornar os seus companheiros de 4 patas vegetarianos/vegans. Portanto, se isto realmente é levado a cabo por pessoas em todo o mundo não será tão insano como isso. Ou será que essas mesmas pessoas estarão todas erradas?
Foi também referido que se os gatos não aderirem a uma dieta vegan, o melhor para eles será uma alimentação orgânica (sem químicos ou hormonas) como a da marca Yarrah, visto (como foquei anteriormente) as marcas comercias possuírem um elevado teor em açúcar, gordura, conservantes, ácidos, espessantes e hormonas. Portanto conclui-se que serão de longe as mais saudáveis.
"Porque não tornar os cães vegans!?" Porque não? Os cães são omnívoros por natureza, portanto abandonar a carne não prejudicará de forma alguma a saúde dos canídeos.
Para quem estiver interessado, à semelhança deste artigo irei redigir outro mas desta vez direccionado para os cães.

Alimentar cães e gatos com uma dieta vegana não só é saudável como também irá evitar o sofrimento e a morte de uma enorme quantidade de animais destinados a esta mesma indústria.

Consultem também o artigo:
http://galaxia-alfa.com/vegan/index.php?destin=article&op=show&article_id=140


Obrigada pelo comentário Inês Alves! ;-)

Fiquem bem, beijinhos para todos


*Se aparecer a mensagem “Alguns ficheiros podem conter vírus ou ser prejudiciais para o seu computador. É importante ter a certeza que este ficheiro é de uma fonte fidedigna”. Ignorem esta mensagem, pois o ficheiro não constitui qualquer perigo para o vosso computador. Se mesmo assim preferirem não arriscar procedam do seguinte modo:
vão a http://www.caringconsumer.com/searchcompany.html, escolham “Companies That Don’t Test” (por baixo da imagem do hamster) e vejam as páginas 17/18.

Sílvia Ferreira
(Por: centro)
2005.10.10 - 24:00
[ Responder - Imprimir]


Re: Polémico...sim. Mas Irina...maluquinhos? Por favor! Este artigo divulga alternativas e não pretende forçar os animais
Ao fim de todo este tempo passado sobre o que aqui escrevi, gostaria de pedir desculpa por ter chamado maluquinhos aos vegans que dão comida vegetariana aos gatos.
Esta questão é delicada e complexa e agora eu já não expressaria a minha opinião desta maneira.
Penso que o comentário mais equilibrado que li aqui sobre este assunto é o que diz que a opção mais coerente para um vegan é não ter animais de estimação!
Segundo me consta, os vegans opõem-se a qualquer tipo de "manipulação" dos animais, incluindo a domesticação, logo faz todo o sentido que não "obriguem" animais a viver nas suas casas, comendo alimentos artificializados.
Mas também aceito que hajam vegans "menos radicais" que acima de tudo se preocupem em dar um lar aos animais que (de qualquer forma) já foram domesticados e dependem de nós. Nesse caso penso que é igualmente coerente que procurem dar-lhes uma alimentação - que já é artifical de qualquer maneira - mais concordante com os princípios vegan.
A linha que separa a coerência da contradição é muito fina e já não tenho uma posição absoluta sobre isto - fica a cargo da consciência de cada um.
(Por: Irina Maia)
2008.10.02 - 22:36
[ Responder - Imprimir]




Li este artigo juntamente com alguns comentários que foram feitos e não resisti em querer responder a alguns aspectos dos quais que achei deveras hilariantes sobre o facto da transição do regime alimentar em animais para o veganismo.

Quando se fala do regime de vida "vegan" refere-se para além das questões ecológicas, essencialmente sobre à não contribuição da exploração e sofrimento de qualquer tipo de espécie que possua de capacidades que permita experienciar a senciência (seres que possuem a capacidade de sofrer). Isto significa que a partir do momento em que se toma a decisão em querer seguir o mesmo regime de vida, naturalmente que depois existe um boicote sobre os produtos de origem animal nomeadamente quando estão expostos ao comércio.

Ora, "e então o que dar ao animal que tenho lá em casa?" Neste momento sustento uma cadelinha de raça "caniche" que desde à bastante tempo lhe foi aplicada uma alimentação à base vegana logo quando me apercebi de que mesmo eu fazendo um regime livre de crueldade animal não acharia correcto continuar a comprar carnes e outras rações provenientes da mesma origem para a alimentação da minha cachorrinha, de certa forma seria um pouco "nadar contra a corrente". De uma forma gradual comecei a dar de alimento ração orgânica que contém uma percentagem baixa de carne e outra com todo o tipo de verduras e leguminosas. A partir de uma certa altura fui introduzindo na alimentação dela arroz, massas, seitan, tofú, millet, leite de soja, etc. O ar de satisfação do animal é notável e tal como eu, tudo de ordem biológica, confeccionado da forma como nós os dois mais gostamos. :)

Todo o ser consegue sobreviver na base do que o coração da natureza que fornece. Hoje as alternativas são imensas e se olhássemos um pouco mais para nós e se nos opuséssemos um pouco mais ao sistema acho que muitas opiniões e muitas mais descobertas iriam surgir e ser postas em prática.

Não é complicado e tenho a prova disso. Hoje a Nyna é uma cadelinha feliz e energética e até agora nunca apresentou quaisquer sinais negativos, no que diz respeito à sua própria saúde.


Pelos animais,

José*
josé dias
2005.10.10 - 24:00
[ Responder - Imprimir]



A obsessão não pode chegar a tanto!!
Desculpem-me o comentário, e logo a esta altura que estou tão esforçado em converter-me definitivamente em vegetarianos, mas tudo o que é demais, é moléstia.

Para quem não percebe nada de zoologia posso apenas adiantar que:

Homem - Omnivoro
Gato - Carnivoro

Não está, nem nunca esteve, incluida na dieta do gato doméstico qualquer componente vegetal. O gato é um animal carnivoro e ponto final. Apesar dos vossos argumentos nada consegue competir com a história de milhares de anos e toda a ciência que hoje sabemos. Há animais que se alimentam exclusivamente de carne, gostem ou não da ideia. Tornar um gato vegetariano é ridiculamente utópico ao ponto de comparar baleias a voar nos nossos céus. Inimaginável.
Além do mais, e existem estudos que comprovam o que vou dizer. Ao gato diabetico deve ser retirado qualquer alimento vegetal. Mesmo que seja normal aquelas latinhas com feijao verde, ou até com ervilhas.. pois estes ingredientes são autentico veneno para um gato diabetico. Já para não falar em oleos de girassol, bocadinhos de pao ou cereais.

Querem alimentar-se exclusivamente de vegetais, acho bem. Eu mesmo estou a tentar. Mas por favor não se deixem cegar ao ponto de querer virar o mundo de pernas para o ar, apenas levados pela obsessão de tornar tudo vegetariano.
As grandes associações ou organizações de vegetarianos, que fazem estudos muito bonitos a dizer que as baleias deviam alimentar-se a alface e a tomates são as principais interessadas em que meio mundo se torne vegetariano, e porque? Pela mesma razão que a Coca-Cola faz estudos a dizer que aquela bebida de "lixo" só faz bem à saude. Não se deixem enganar pelos interesses monopolistas e egocentristas.
Aahh.. e deixem os gatinhos em paz!
Joao
2005.10.10 - 24:00
[ Responder - Imprimir]


Re: A obsessão não pode chegar a tanto!!
Então para os humanos é cruel manter uma indústria de carne, mas para os animais que temos em casa não? Vamos abolir os matadouros que se destinam a fornecer os talhos, mas não as fábricas de rações???
(Por: Inês Alegria)
2006.07.12 - 02:55
[ Responder - Imprimir]



Re: A obsessão não pode chegar a tanto!!
João, acredito que você acrescentou muito nas suas considerações a respeito da discussão acima que vem caminhando muito bem, e em vários momentos pôde fornecer riquíssimas contribuições para a compreensão do "veganismo".
Em certo momento você disse-se algo como: "estou tentando me tornar", digo algo, quando você realmente conseguir e compreender de forma prática a vida de uma alimentação sem a protéina animal do tipo carne, com certeza se clareará essa idéia proposta.

Abraços

MarinaP*
(Por: Marina)
2007.12.07 - 22:03
[ Responder - Imprimir]




A obsessão não pode chegar a tanto!!
João,

Certo que os gatos são carnívoros e selvagens, da mesma forma que nós somos preparados para andar a pé e descalços, e comer cru aquilo que apanhamos na selva. A racionalidade levou-nos àquilo que chamamos progresso e tudo mudou. Alimentar um gato vegetariano é tão natural como ter um gato.



2005.10.10 - 24:00
[ Responder - Imprimir]


Re: A obsessão não pode chegar a tanto!!
Vcs não são maluquinhos, são totalmente loucos, ser vegan é uma opção racional, obrigar um animal carnivora a isso é totalmente maluco, devem ser denunciados a sociedade protetora dos animais.
(Por: GUILHERMINO)
2008.02.27 - 22:33
[ Responder - Imprimir]


Re: A obsessão não pode chegar a tanto!!
E obrigar um animal a comer ração com OGM, com restos de animais que não se sabe a origem, é correcto?


(Por: )
2008.03.01 - 14:40
[ Responder - Imprimir]





Fazer um gato virar vegun é no mínimo total incoerência..... M.R.C. (Movimento de Resistência Carnívora)
O motivo de se ser vegun, pelo q sei, consiste em ser contra os maus-tratos os animais. Então, pegar um animal, seja ele qual for, e simplesmente mudar a dieta da qual ele e seus ancestrais sempre sobreviveram me parece no mínimo incoerente com os preceitos defendidos por aquelas pessoas q OPTARAM por serem veguns.
Pois não acho q fazer um animal como o gato (famoso por dar "presentes" como pássaros e ratos mortos para os donos)deixar de comer carne configure o jeito certo de lidar com a vida de um outro ser vivo. Independentemente de o gato conseguir ou não ter uma vida e saúde plenas a base apenas de proteína vegetal oferecida com todo o amor ao gato.
Se quem é vegun acha errado dar para o gato a comida enlatada das grandes marcas ou ainda preparar vc mesmo a carne para o seu pequeno felino, a solução me parece bem simples: NÃO TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO CARNÍVORO SE VC FOR VEGUN.
Aliás, essa polêmica em torno da alimentação dos gatos, me faz questionar se um vegun pode ter um animal de estimação, afinal como pode-se saber se esta se tratando direito de um animal? Apenas pq ele pede carinho e está saudavel? Ou ainda será q o ser humano teria o "direito" de ter animais de estimação? Bem, não sei.
Porém fica a questão, até pq confesso q não apenas NÃO SOU VEGUN como acho patético esse movimento e por isso mesmo não tenho muita noção de quais seriam as bandeiras veguns além, claro, do abandono da dieta carnívora.
Por fim, sem querer me prender numa falsa idéia de "origem pura", basta fazer uma rápida pesquisa na internet para descobrir que o início da domesticação dos gatos se deu com a necessidade de se conseguir um bom predador para os ratos que infestavam os estoques de grãos das primeiras grandes civilizações humanas no Egito e Oriente Médio. Portanto, não que faça alguma diferença ou tenha alguma importância, embora não deixe de ser um argumento, tirar a carne da dieta dos gatos é ir contra a raiz do motivo q afinal uniu para sempre o homem a esses adoráveis caçadores.
Não pretendo aqui, nem acho q conseguiria mudar a cabeça de ninguém mas é q pra mim crueldade é um gato viver sem carne.....
(Por: Ariel)
2008.05.25 - 08:25
[ Responder - Imprimir]


Re: Fazer um gato virar vegun é no mínimo total incoerência..... M.R.C. (Movimento de Resistência Carnívora)
As rações comerciais para animais "domésticos" têm vaca, galinha, peixe, e vários outros animais. Tudo animais que são mantidos artificialmente em cativeiro para serem tratados como comida, será isso mais natural do que alimentar um gato (ou cão) de forma vegana, havendo essas alternativas disponíveis?

Não existe nenhuma diferença, somos seres artificiais, vivemos num mundo artificial e queremos que os animais que adoptamos tenham uma alimentação tão boa como a nossa dentro dessa artificialidade, eu não posso condenar alguém que o faz de forma informada, condeno sim quem mantem animais presos para os explorar. É difícil de entender?


> O motivo de se ser vegun, pelo q sei, consiste em ser contra os maus-tratos
> os animais. Então, pegar um animal, seja ele qual for, e simplesmente mudar
> a dieta da qual ele e seus ancestrais sempre sobreviveram me parece no
> mínimo incoerente com os preceitos defendidos por aquelas pessoas q
> OPTARAM por serem veguns.
> Pois não acho q fazer um animal como o gato (famoso por dar "presentes"
> como pássaros e ratos mortos para os donos)deixar de comer carne configure
> o jeito certo de lidar com a vida de um outro ser vivo. Independentemente
> de o gato conseguir ou não ter uma vida e saúde plenas a base apenas de
> proteína vegetal oferecida com todo o amor ao gato.
> Se quem é vegun acha errado dar para o gato a comida enlatada das grandes
> marcas ou ainda preparar vc mesmo a carne para o seu pequeno felino, a
> solução me parece bem simples: NÃO TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO CARNÍVORO
> SE VC FOR VEGUN.
> Aliás, essa polêmica em torno da alimentação dos gatos, me faz questionar
> se um vegun pode ter um animal de estimação, afinal como pode-se saber se
> esta se tratando direito de um animal? Apenas pq ele pede carinho e está
> saudavel? Ou ainda será q o ser humano teria o "direito" de ter animais de
> estimação? Bem, não sei.
> Porém fica a questão, até pq confesso q não apenas NÃO SOU VEGUN como acho
> patético esse movimento e por isso mesmo não tenho muita noção de quais
> seriam as bandeiras veguns além, claro, do abandono da dieta carnívora.
> Por fim, sem querer me prender numa falsa idéia de "origem pura", basta
> fazer uma rápida pesquisa na internet para descobrir que o início da
> domesticação dos gatos se deu com a necessidade de se conseguir um bom
> predador para os ratos que infestavam os estoques de grãos das primeiras
> grandes civilizações humanas no Egito e Oriente Médio. Portanto, não que
> faça alguma diferença ou tenha alguma importância, embora não deixe de ser
> um argumento, tirar a carne da dieta dos gatos é ir contra a raiz do motivo
> q afinal uniu para sempre o homem a esses adoráveis caçadores.
> Não pretendo aqui, nem acho q conseguiria mudar a cabeça de ninguém mas é
> q pra mim crueldade é um gato viver sem carne.....
> (Por: Ariel)

(Por: Haldi)
2008.11.13 - 18:57
[ Responder - Imprimir]




2008-12-04 15:33
Cientistas catalogam mais de 1,2 mil espécies da Antártida
2008-12-04 15:29
150 baleias encalham e morrem na costa da Austrália
2008-12-04 11:07
Brasil: Comércio ilegal de aves e animais silvestres em feira
2008-12-04 11:02
Brasil: Bosque de Ribeirão tem problema para acomodar novos animais;
principal problema é com sussuaranas
2008-12-04 10:59
ONU diz que poluição sonora ameaça animais marinhos
Aumento do barulho feito pelo homem é um problema para os mamíferos que usam sons para se comunicar
>
Fonte: EVANA
Saquinho bege com Champô e Gel de duche
Saquinho bege com Champô e Gel de duche
Para um presente vegano!