Médicos, Nutricionistas e outros Profissionais

Em Portugal muitos profissionais de saúde e nutrição ainda têm apenas uma formação convencional, tornando-se difícil para eles aconselhar pacientes vegetarianos. A dieta mais comum em Portugal é mediterrânica e nem todos os profissionais se sentirão à vontade para aconselhar pacientes ou clientes que seguem um tipo de dieta alternativo.

Esta lista pretende ser uma pequena ajuda para aqueles que, por vezes, procuram uma alternativa ao seu médico de família.  Os médicos, dietistas, nutricionistas, homeopatas, naturopatas ou outros terapeutas referenciados nesta lista foram identificados como profissionais de alguma forma sensibilizados para a alimentação vegetariana. Espera-se, portanto, que proporcionem maior conforto aos clientes ou pacientes que optaram por esse tipo de dieta.

 


Se conheces algum contacto que deva ser adicionado a esta lista, p.f. contacta-nos aqui.

A lista é agora geo-referenciada e pode ser consultada aqui:

Lista de Médicos, Nutricionistas, Dietistas e outros profissionais de saúde

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-341-M-dicos--Nutricionistas-e-outros-Profissionais.html

Inserido em: 2005.02.26 Última actualização: 2016.08.02

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Consumidor Vegetariano > Listas
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Saúde



Comentários



Iniciar uma dieta vegana

Após ver o documentário Earthlings, fiquei simplesmente abismada e revoltada com a verdade, é simplesmente maquiavélico!!!!!
Após este documentário sinto-me incapaz de comer qualquer produto animal, não consigo, como posso ser tão hipócrita ao ponto de saber a verdade e ainda continuar a ter as mesmas atitudes.
Por conseguinte venho por este meio perguntar como começar uma dieta vegana, que precauções devo tomar durante a transição.
Obrigada,
Filipa
(Por: Filipa Saraiva)

[Por: @ 2015.03.17 - 10:55 | Responder | Imprimir ]

Re: Iniciar uma dieta vegana

Filipa..
Parabéns pela decisão…. a consciência foi mexida e eu diria que é uma excelente base de começo…
mas antes de poder dizer algo mais concreto, seria importante saber o que está habituada a comer…
A transição entre "omnívoro" e "vegano" poderá ser um "grande esforço" que muitos não suportarão (porque estão muito habituados ao leite e queijos, por exemplo, porque adoram omeletes e fiambre … e porque, no sentido de transição, talvez o melhor seja mesmo começar a comer mais legumes e frutas, experimentar outros " e novos " verdes", introduzir frutos secos com regularidade… mesmo que se consuma ainda algum queijo ou ovos)
Tudo depende de si e do que tem "em memória" …. comer é cultural, como sabe…

Existem, hoje no mercado, alternativas ao leite de vaca com os chamados "leites vegetais" que são bebidas extraídas de cereais (arroz, aveia, espelta…), extraídos da soja, de frutos secos (amêndoa, avelã … ). Pode fazer suas bebeidas em sua casa e acrescentar, à lista, bebidas extraídas de sementes (sésamo, girassol …)

A dieta vegana, não tem "bicho de 7 cabeças" nenhum … é equilibrada e sustenta o bem estar, quando é diversificada, confeccionada com simplicidade, quando recorre a produtos frescos e do local… o açúcar(doces de pastelaria etc) e os fritos são muitas vezes esquecidos à medida que vamos comendo mais "verde".

Fazemos associações de alimentos que nos confere nutrientes completos (proteína por exemplo) … usamos as leguminosas (feijões, grão de bico, lentilhas…) com cereais (arroz, trigo, milho e outros cereais que estão no mercado e poucos habituais de uma grande maioria de nós) …

Tudo isto, e muito mais, poderá experimentar na sua dieta… Investigue aqui pelo Centro Vegetariano… há inúmeros artigos que lhe darão informação preciosa:
esta secção "transição" será de grande ajuda...
http://www.centrovegetariano.org/Cat-40-Transi--o.html

Leia e experimente na cozinha. Há centenas de receitas comprovadas na secção:
http://www.centrovegetariano.org/receitas/ … são todas veganas.

Filipa, este será um início… por isso a partir daqui, disponha, haverá sempre quem lhe dê apoio e suporte…
Com Estima
Isabel Carlos



[Por: Isabelcarlos @ 2015.03.20 - 11:26 | Responder | Imprimir ]