Pela primeira vez em Portugal, o Centro Vegetariano promoveu um estudo com significado estatístico para determinar o número de Vegetarianos em Portugal.
As principais conclusões que se poderão inferir do estudo:
O estudo foi realizado pela empresa Nielsen, líder mundial em estudos de mercado, durante o mês de Outubro de 2007. Consistiu na realização de 2000 entrevistas, a indivíduos entre os 15 e 65 anos residentes em Portugal Continental, que são uma amostra que será representativa da população Portuguesa.
As perguntas feitas foram:
Com que frequência consome:
As alternativas de resposta eram “Nunca”, “Ocasionalmente” e “Frequentemente”. Para as conclusões acima apresentadas consideram-se apenas os indivíduos que afirmaram nunca consumir os produtos em causa. Desta forma, conseguem-se resultados coerentes com a definição mais amplamente aceite de que um vegetariano é aquele que nunca consome carne nem peixe (e respectivos derivados).
Neste estudo não foram feitas quaisquer alusões aos motivos que levariam ao seguimento da dieta em causa.
Outros dados interessantes:
Estes resultados têm um erro máximo associado de 2,2 para um intervalo de confiança de 95%.
Ao que sabemos, é a primeira vez que é feito um estudo deste género, a uma amostra representativa de toda a população. Agora sabemos que em Portugal já são 30 000 os vegetarianos. E tu, já és?
O Centro Vegetariano agradece:
1. À empresa Efeito Verde - Lda, cujo apoio tornou possível a realização deste estudo.
2. À empresa Nielsen, a realização atenta deste trabalho.
2012-02-02 20:16 Comissão convida-o a dar-lhe a sua opinião sobre como produzir e consumir de forma mais sustentável
|
2012-01-29 12:14 Receita: Trouxas de soja
|
2012-01-26 13:55 Bem‑estar dos animais: Comissão insta 13 Estados‑Membros a aplicarem a proibição relativa às gaiolas de galinhas poedeiras
|
2012-01-25 10:01 Brasil: Milhares de manifestantes bloqueiam a avenida Paulista por proteção aos animais
“Crueldade nunca mais”
|
2012-01-23 13:59 BRASIL: MANIFESTAÇÃO CRUELDADE NUNCA MAIS ATRAI MILHARES DE PESSOAS PARA A AV. PAULISTA
|
A moderação de Confúcio
Quando se fala em alimentação é preciso atender a vários factores, como o estilo de vida, a existencia ou não de filhos a profissão e os esforços associados e também a natureza evolutiva desta entre outros. Há também outro aspecto muito importante que é não embarcar em fundamentalismos e verificar a saúde do organismo todos os dias, e não só com análises...Existem efectivamente, em termos evolutivos e históricos grupos populacionais que não consomem nenhum produto de origem animal, como por exemplo alguns monges e determinadas regiões do globo. Mas em termos de alimentação para a vida do dia a dia, para ter filhos e quando existem esforços acrescidos é necessário haver uma escolha ponderada dos alimentos a consumir e das formas de preparação dos alimentos e não tão só se são se origem vegetal ou animal.
É só mais uma achega para a discusão.
As plantas quando sujeitas a condições de stress produzem fitoquímicos para "matar" aqueles que os comem....
Àcerca da atureza evolutiva da alimentação este site é muito interessante:
http://www.staffanlindeberg.com/
Obrigada pela atenção e acima de tudo
Haja Saúde
Sara Pereira
(Por: Sara Pereira)
2010.02.07 - 14:02
[ Responder - Imprimir ]
Re: A moderação de Confúcio
Desculpe lá Sara mas isso é uma valente treta o que está a dizer. Eu sou desportista, consumo mais energia que você e o meu corpo precisa de mais que o seu para se manter. Quando vou jogar futebol corro tanto como os outros todos que comem carne. Ainda hoje fui ao ginásio.Além disso estudo. A nível cognitivo também não senti mudanças nenhumas.tenho 20 anos. Não invente desculpas para mentir a si própria e pensar que o que faz é correcto. Incorrecto é mais de metade da produção mundial de cereais ir para a pecuária com pessoas a morrer de fome. Incorrecto é produzir 1kg de carne com 15000 litros de água POTÁVEL e 1kg de soja com 500!Ignorância é felicidade
(Por: Pedro Melo)
2011.01.22 - 07:56
[ Responder - Imprimir ]
Re: A moderação de Confúcio
Os vegetarianos/vegans conseguem ser tão saudáveis e obter tanto rendimento em qualquer área como uma pessoa que come carne. O importante é ter uma alimentação variada e equilibrada em todos os nutrientes essenciais.A carne para além de ter excesso de gordura saturada, que provoca doenças coronárias entre outras, possui excesso de proteínas, que provoca sobrecarga renal.
(Por: silamelo83)
2011.02.02 - 00:59
[ Responder - Imprimir ]