Materiais a usar na cozinha

Os materiais a usar na cozinha são muito importantes. Os utensílios usados e respectivos materiais de que são constituídos influem bastante na qualidade da comida.
Em geral, o melhor a usar é o vidro ou o barro. Na falta destes pode substituir-se pelo aço inoxidável. Um material a evitar totalmente é o plástico.

De seguida enunciamos os vários materiais de que podem ser feitos os utensílios e os seus efeitos na comida


ALUMÍNIO: Não é recomendável para cozinhar. Risca facilmente, tende a oxidar e eleva demasiado a temperatura dos alimentos, destruindo-lhes o sabor e alguns dos nutrientes. O calor, o sal e os ácidos corroem o alumínio e dissolvem-no nos alimentos.

AMIANTO: Altamente cancerígeno. Não há nenhum utensílio que o tenha directamente em contacto com os alimentos, mas às vezes utiliza-se para as grelhas difusoras que em muitos casos se usam para fazer as torradas ou tostas.

COBRE: É um bom condutor, mas evita cozinhar directamente sobre ele, pois envenena. Para cozinhar deve estar em conjunto com o estanho. É útil para os fundos externos das caçarolas.

FERRO COLADO: Muito útil para frigideiras. Lava-se com água e seca-se logo após o seu uso, pois oxida-se rapidamente. Antes de usar pela primeira vez é melhor aquecer os utensílios várias vezes. Para uma melhor conservação passa regularmente por azeite todas as superfícies.
Se se pegar algo esfrega com sal e bicarbonato e passa com abundante água. Não é aconselhável usar detergentes, pois corroem o ferro.

FERRO ESMALTADO: É uma boa alternativa ao inox, mas é mais pesado. O uso de panela de ferro para cozinhar pode aumentar cerca de 6 vezes o conteúdo de ferro disponível nos alimentos.
Atenção: o esmaltado é frágil e descasca-se (golpes, demasiado tempo ao lume, detergentes muito fortes, etc), ficando o ferro inferior a descoberto, acabando por oxidar-se e tornando-se tóxico.

INOX: É um dos melhores materiais, pois não se corrói e é fácil de limpar e manter. Evita lavar com esfregões metálicos que podem riscar ou envelhecer o material.

MADEIRA: É um bom material para talheres e recipientes para saladas e molhos. É melhor não lavar com sabão, pois apanham o sabor. Quando lavares não deixes muito tempo de molho. Podem impermeabilizar-se passando-lhes de vez em quando azeite.

REVESTIMENTO DE TÉFLON: Antiaderente prejudicial para a saúde por ser considerado cancerígeno.

VIDRO: O pirex e outros vidros semelhantes resistentes ao calor são óptimos. Mas o seu uso limita-se apenas ao forno e a caçarolas.


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-14-Materiais-a-usar-na-cozinha.html

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana



Comentários



Depois de se passar azeite nos utensilios de madeira a ideia e lavar-se ou guardar-se gorduroso?
Se se faz a primeira estraga-se parte do efeito impermiabilizador.
Se se faz a segunda o azeite em contacto com o ar comessa a oxidar i deteriorar.
(Por: Andre Correia)

[Por: @ 2011-11-30, 15:26 | Responder | Imprimir ]


Materiais a usar na cozinha

O que é revestimento de téflon e porque não se deve usa materiais de plástico?
(Por: Rachel G)

[Por: @ 2011-11-29, 21:22 | Responder | Imprimir ]