Webinários - SextasVeg 1-20

[20] Autossuficiência

Professor de Permacultura, Helder Valente foi o convidado do 20º webinar. Fala de autossuficiência, focando principalmente o aspeto alimentar. Excecionalmente, realizou-se dia 8 de abril 2022. Dinamizado por Rute Pereira, com tradução em Língua Gestual Portuguesa por Miguel Ralha, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.

[19] Biodanza

Socióloga, professora, facilitadora didata de Biodanza, Fernanda Pinto foi convidada do webinar de 25 de fevereiro 2022. Apaixonada pela biodanza, Fernanda Pinto explica o que é esta arte e como melhor desfrutar dela.

[18] Animais e saúde humana - como ser mais saudável respeitando os animais

Investigadora e ativista, Cynthia Schuck foi a convidada do webinar de janeiro 2022. Autora de vários livros e artigos científicos, Cynthia fala como podemos viver mais saudáveis e felizes, na companhia dos animais e sem explorá-los. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[17] Detox depois das festas

Apaixonado pela cozinha saudável e detox, Nuno Neves foi o convidado do webinar de 29 de dezembro de 2021. Nuno Neves descobriu que podia usar a cozinha como uma forma de melhorar a saúde, e começou a trabalhar com restaurantes que servem comida vegetariana, onde pode desenvolver as técnicas de confeção e manipulação de alimentos. Aliando conhecimento ao amor que nasceu por este tipo de alimentação, descobriu um valioso meio de cura. Saber o poder de cada planta, cada raiz, cada semente, cada fruto, vai além do simples ato de saciar a fome ou satisfação de necessidades. Fundador do Projecto Hunus, Nuno promove os benefícios de uma alimentação consciente. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Joana Queiroz, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[16] Cozinha de Natal

Defensora dos animais desde sempre e vegetariana há mais de 20 anos, Isabel Santos foi a convidada do webinar de 26 de novembro de 2021. Estão aqui as receitas faladas de mince pies e tofu espiritual. Apaixonada pela cozinha, passou pelos restaurantes Paladar da Alma e da Terra, onde ainda se dedica à escola de cozinha. Fala da sua experiência de cozinha e como tornar o Natal saudável e saboroso. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[15] Alimentação na Comunidade do Lobo Branco

Sara Rios foi convidada do webinar de 29 de outubro de 2021. Fala sobre alimentação na comunidade do Lobo Branco, uma comunidade que se formou em Penafiel e existiu durante uma década. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[14] O teu alimento é o teu medicamento

O médico Carlos Carvalho foi convidado do webinar de 30 de julho de 2021. Fala sobre a importância da alimentação para uma boa saúde, com dicas práticas para fazer dos alimentos os nossos medicamentos. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[13] Alimentos de verão, distúrbios alimentares

A nutricionista Tânia Lopes foi convidada do webinar de 25 de junho de 2021. Fala sobre alimentos de verão e disturbios alimentares. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[12] Vegetarianismo na Infância

A dietista Cláudia Maranhoto foi convidada do webinar de 28 de maio de 2021. Anteriormente ao Domingo, agora à sexta-feira 21h30m, o Centro Vegetariano promove webinários mensais. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[11] Liberdade para escolher, o vegetarianismo na juventude

Neste webinar dedicado aos jovens, Francisca Assunção diz como é ser jovem e vegetariano. Francisca foi convidada do #DomingosVeg de 25 de abril de 2021. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[10] Cozinha Portuguesa Vegetariana: inspirações para a Páscoa

Maria José Aragão foi convidada do #DomingosVeg de 28 de março de 2021. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. Maria José Aragão fala um pouco de cozinha tradicional portuguesa, com sugestões para a Páscoa.

[9] Um cheirinho a permacultura

Duarte Nuno, designer de permacultura, foi convidado do #DomingosVeg de 28 de fevereiro de 2021. Duarte Nuno fala principalmente de permacultura urbana, como aproveitar pequenos espaços, hortas e jardins. Há aqui material de apoio. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Jéssica Ferreira e Joana Queirós, em colaboração com Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC.

[8] Opção Vegetariana nas Cantinas Públicas

Nuno Alvim, presidente da Associação Vegetariana Portuguesa, foi convidado do #DomingosVeg de 31 de janeiro de 2021. Tradução em Língua Gestual Portuguesa, por Cátia e Jéssica, numa colaboração de Andreia Esteves, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. Nuno Alvim fala da Lei n.º 11/2017, que regulamenta a oferta de opção vegetariana nas cantinas públicas.

[7] Por um melhor 2021, começando pela alimentação

Rafaela Honório, nutricionista, foi a convidada do #DomingosVeg de 27 de dezembro 2020. Este webinar, desafia-nos a repensar a dieta e escolhas alimentares, e mostra como podemos elaborar refeições nutricionalmente equilibradas e saudáveis. A nossa convidada especial, nutricionista com especialização em nutrição desportiva, vai faz uma introdução ao mundo da nutrição: o que devemos comer? Que macronutrientes necessitamos e quais as suas fontes? O que deve ter o pequeno-almoço? Numa abordagem muito prática, olha para conceitos fundamentais de nutrição e percebe de que forma o vegetarianismo pode ser inserido na dieta alimentar de qualquer pessoa. No fundo, os nossos desejos para 2021 são simples: corpos mais saudáveis, um planeta mais equilibrado, e pessoas mais felizes.

[6] Desporto e alimentação saudável

Ilda Pereira, atleta e coach, foi a convidada do #DomingosVeg de 29 de novembro 2020. Vídeo com interpretação em direto para língua gestual Portuguesa, por Andreia Esteves e Bruno Almeida, do Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. Do cross-country à bicicleta de estrada, Ilda Pereira já pedalou, competiu (e acumulou muitas idas ao pódio) nos vários continentes do mundo. Neste #DomingoVeg dedicado ao vegetarianismo e à alta competição, conhecemos pontos-chave de uma alimentação que promove e potencia a regeneração do atleta. Falamos de algumas das inspirações da Ilda, do seu percurso de coacher, de literacia alimentar e até de filosofia.

[5] A vida ao serviço dos animais

Vasco Reis foi o convidado do #DomingosVeg de 25 de outubro 2020. Médico veterinário aposentado, fala da sua longa experiência no trato de animais.

[4] Porque estamos a preferir uma alimentação vegetal

Palestra de Rui Pedro Fonseca, em 27 de setembro de 2020, no Webinar do Centro Vegetariano DomingosVeg - 4º encontro. Rui Pedro Fonseca é autor de várias publicações, a sua mais conhecida obra é o livro "A Vaca que não ri" (Livros Horizonte, 2018). O Rui Pedro debate a forma como vemos os animais, como lidamos com eles e como podemos melhorar o bem estar - o deles e o nosso.

[3] Cozinha 100% vegetariana rápida, acessível e nutritiva

Conversa com a autora e jornalista Gabriela Oliveira, em 28 de junho de 2020, no Webinar do Centro Vegetariano DomingosVeg - 3º encontro. Dicas para uma alimentação saudável, prática e económica.

[2] Internacionalismo e Adaptação num Mundo em Mudança

Conversa com Alex Fernandes, em 31 de maio de 2020, no Webinar do Centro Vegetariano DomingosVeg - 2º encontro. Como podemos colaborar e adaptar-nos para ultrapassar a crise e construir um mundo melhor.

[1] Vegetarianismo nestes tempos de crise

Palestra de Elisa Nair Ferreira, em 26 de abril de 2020, no Webinar do Centro Vegetariano DomingosVeg - 1º encontro. Como o Vegetarianismo pode dar um contributo importante para ultrapassar a crise e construir um mundo melhor.



printer   E-mail