A questão é complexa pois tem em conta muitos factores difíceis de quantificar. No entanto, todos sabemos que é impossível eliminar completamente todo e qualquer impacto sobre os animais e a natureza, por maior que seja o nosso esforço nesse sentido. Com o simples acto de respirar podemos engolir alguns insectos, ao caminhar na rua podemos pisar formigas ou outros animais, etc, etc.
É óbvio que alguns animais poderão morrer para se produzirem cereais, mas essa mesma plantação, por sua vez, também é benéfica para outras espécies, por exemplo pássaros que se alimentam de sementes, etc.
Se prefererimos alimentos de agricultura biológica temos a grantia que o impacto sobre os animais e a natureza foi menor, pois pelo menos não se usam elementos evasivos e químicos para os eliminar.
Mas mesmo que alguns animais morram para se produzirem cereais, a alimentação vegetariana continua a ser sempre a melhor opção, pois permite salvar muitos outros animais (segundo números da PETA cerca de 95 animais por ano).
(Por: )
Carlos,
Há vários pontos a ter em conta aqui. Designadamente:
1 - Avaliar um alimento no seu todo não é o mesmo que avaliar cada um dos seus componentes isoladamente. Os detractores da soja falam geralmente de componentes isolados. Comer soja não é propriamente o mesmo que tomar um comprimido.
2 - Actualmente há muita investigação sobre a soja. Como todos os alimentos, descobrem-se coisas boas e más. Focar apenas nas boas ou apenas nas más é um erro. O alimento tem de ser avaliado no seu conjunto.
3 - A soja é um alimento relativamente novo no ocidente, como a batata foi para nós na idada média, o tomate e outros. A sua entrada provoca, naturalmente, entusiasmos e resistências. Isso não significa que o alimento seja o santo graal nem obra do demo. Temos de o avaliar no seu conjunto e avaliar se nos interessa ou não.
4 - Nesta fase em que a soja é nova para nós, a melhor fonte de informação não deve ser um ou outro estudo isolado sobre um componente da soja, mas os povos que a usam há anos. Não me parece que os japoneses e chineses tenham todos problemas de crescimento e afins por causa da "TOXINA SOJA", como dizes.
5 - Uma grande virtude da soja é o seu potencial de substituir fontes de proteínas animais. Mesmo que a soja não seja perfeita, as fontes de proteínas animais são de certeza piores e mais problemáticas. Nós com os nossos hamburgueres temos infinitamente mais problemas do que os asiáticos com os seus rebentos de soja.
6 - Como em tudo, a chave deve estar na moderação. A soja é de facto um bom alimento, mas isso não quer dizer que devas comê-la todos os dias e todas as refeições, da mesma forma que não deves comer só alface ou o que quer que seja. Uma dieta equilibrada é forçosamente uma dieta variada.
7 - Um ponto a considerar também é a qualidade da soja. Biológica não trangénica será sempre mais segura.
Fica bem.
(Por: T)
A todos os adeptos do Vegetarianismo, do saudável entre outros, tenham o cuidado de ler e reler, sobre a toxicidade da SOJA em:
http://www.second-opinions.co.uk/no-joy.html
http://www.soyonlineservice.co.nz/
(Por: Carlos Almeida)
> A todos os adeptos do Vegetarianismo, do saudável entre outros, tenham o
> cuidado de ler e reler, sobre a toxicidade da SOJA em:
>
> http://www.second-opinions.co.uk/no-joy.html
> http://www.soyonlineservice.co.nz/
> (Por: Carlos Almeida)
Quem fez esses sites, possivelmente negoceia em carnes.
(Por: )
Sou vegetariana ha três anos, com base em motivos éticos de não violência, etc. Acontece que ha um tempo puseram-me uma questão em que não tinha pensado: e os animais que morrem para se produzirem cereais? Será que estamos a "descriminar" esses animais?
De qualquer forma, isso não seria qualquer impedimento para a continuação da dieta, pois entretanto desoobri muitos mais motivos, e o bem estar físico e psicológico sobrepõem-se a todas as teorias éticas sobre a coisa, mas se não fosse vegetarina teria tido em mais conta a questão.
A comunidade das abelhas e a produção de mel
Não se usa fumo no fumigador, e sim madeira não tóxica e sem cheiro, o uso do fumo comprometeria a qualidade do mel, as abelhas campeiras fazem uma dança no alvado, indicando posição do sol e alimento para as demais e Não no voo de retorno, pois as que estão na colméia não teríam condições de perceber, também existem as abelhas silvestres sociais que se organizam em colméias e produzem um mel com propriedades medicinais devido as altas concentrações de inibina, porém uma produção muito aquem da ápis meliffera
[Por: @ 2006-01-12, 14:51 | Responder | Imprimir ](Por: Marco Aurelio Silveira torres)
Re: A comunidade das abelhas e a produção de mel
A apicultura é uma missão muito importante na terra. Como existiriam as abelhas, sendo raras as árvores grandes para existirem enxames silvestres devido ao corte intensivo dos madeireiros? Não podemos englobar todos os apicultores na mesma carroça. Sei perfeitamente do que falam, pois pratiquei um pouco dessa apicultura nos dois primeiros anos, quando vi que morriam muito, alterei... mas posso dizer que minhas abelhas agora têm paz e reservas suficientes de mel para elas e para mim, mais do que tinha antes a fazer demasiadas revisoes periodicas. Frizo, sem apicultura o homem deixaria de existir, pois nao há fecundaçao. Sem apicultura não haveria abelhas, pois os enxames silvestres constroem o favo dentro de arvores ocas e para ficarem ocas precisam que o homem as deixe envelhecer... Reflitam bastante sobre esta nobre atividade e admirem o animal que é a expressao poetica de Deus ou da inteligencia universal...
[Por: carrazeda @ 2014-04-24, 07:48 | Responder | Imprimir ]Re: A comunidade das abelhas e a produção de mel
Pode então dizer que tipo de mel (ou de que produtor) devemos comprar? Não quero contribuir para o mau trato das abelhas, se uns praticam de forma mais consciente, outros fazem-no como fala no artigo, por isso gostava de saber quais os apicultures que o fazem de forma mais vantajosa para ambas as partes :)
[Por: @ 2014-05-05, 07:50 | Responder | Imprimir ](Por: Lisabel)
Re: A comunidade das abelhas e a produção de mel
apicultura natural, permapicultura etc já há alguns, eu estou a começar. Sem cera estampada, sem produtos quimicos ou biologicos, apenas tecnicas( radiestezia...) Funciona! Bjs
[Por: @ 2014-05-06, 08:43 | Responder | Imprimir ](Por: Nelson )