Rita, não li seu artigo, se esta informação estiver contida nele por favor me avise e farei a leitura. Minha questão é sobre a diabetes e o consumo de carne. Levando em conta que vegetarianos consomem alimentos mais saudáveis (então podemos considerar que eles também ingerem menores quantidades de frituras, doces do que os consumidores de carne do seu estudo), é possível mesmo assim apontar que consumo de carne tem influencia na diabetes tipo II?
(Por: Rosaria Di Gangi)
Geralmente os vegetarianos preocupam-se mais com a sua saúde por isso fazem muita pesquiza relacionada com este tema. Com mais conhecimento sobre a influencia que determinados alimentos têm sobre o nosso organismo é mais fácil escolher as opções mais saudáveis.
Por esta razão limitam o consumo de açúcares refinados substituíndo-os por açúcar amarelo ou mascavado, sendo o ideal os adoçantes naturais como o néctar de agave. Quanto menos refinado o açúcar, menor o índice glicémico.
A preferência por cereais integrais também é vital neste ponto, já que não origina picos de glicose no sangue e como levam mais tempo a decompor-se nos seus constituintes mais simples dá uma sensação de sassiedade por mais tempo, diminuindo a ingestão excessiva. A obesidade também é um factor que promove o aparecimento da diabetes.
Em relação a frituras, os vegetarianos em princípio não devem ingerir em muito menor escala que os omnívoros, a principal diferença é o tipo de gordura que utilizam para fritar, geralmente muito pouco saturada (azeite, óleo de amendoim, etc). Claro que se comerem muitas vezes fora de casa o mais provável é ingerirem óleo de girassol completamente saturado, e já com substências tóxicas, devido à sua reutilização por parte dos estabelecimentos para pouparem dinheiro.
O consumo de carne, principalmente carne vermelha, também aumenta o risco de desenvolver diabetes. Aqui tem um estudo publicado em 2011 com algumas estatísticas (http://www.hsph.harvard.edu/news/press-releases/2011-releases/red-meat-type-2-diabetes.html)
Segundo o PCRM deve-se excluir completamente todo o tipo de proteína animal.
Aconselho-te a ver o "Fork over knives". Explica muito bem a influência da alimentação no desenvolvimento, prevenção e cura de muitas doenças consideradas crónicas.
Usei as sementes de linhaça em pó e resultou na perfeição!
Obrigada pela dica. :)
(Por: Ana Duarte)
Boa tarde.
Sou uma fã o kefir.
Utilizei-o com leite durante muitos anos. Agora simplesmente não cresce. Não morre nem cresce e, lentamente acaba por desaparece.
Já mudei de leite, vasilhame, etc. Tentei tudo.
Alguem me pode ajudar ?
Obrigado.
maia marques
(Por: maia marques)
não sei o que deve mais fazer, mas como tenho Kefir, se estiver interessada eu dou-lhe um pouco do meu
(Por: elisabete costa)
Ola D. Elisabete sera que me podia arranjar um pouco de kefir sou de Aveiro
Atentamente:
Antonio Cachinho
(Por: antonio cachinho)
Boa tarde, moro em Lisboa e gostava de obter Kefir. pode ajudar-me ? Obg
(Por: Pinto)
Sou ovo-lacto-vegetariana há cerca de 5 anos e meio, e realmente, tudo o que foi dito é verdade!
Quando iniciei o meu curso superior era ovo-lacto-vegetariana há pouco tempo (2 meses), e houve logo pessoas que disseram algo como: quando acabares o curso já comes carne. O que não aconteceu :)
Quase sempre que vou almoçar ou jantar a restaurantes com alguém que não sabe que sou vegetariana e descobre na altura, há perguntas e mais perguntas sobre o porquê de ser vegetariana. Houve quem já me dissesse inclusivamente que eu estava a fazer algo que era mau para a saúde, que era uma tolice, quase com agressividade. Eu não atiro à cara de ninguém que estão a comer animais e que nem sequer sabem em que condições foram criados, não imponho a minha escolha a ninguém, mas sim, há pessoas que reagem mal, quase como se fosse uma ofensa para elas.
E por exemplo, se em casa de amigos ou familiares alguém faz carne com batatas e cogumelos (tudo confeccionado em conjunto, na mesma panela), e me sugere que coma apenas as batatas e os cogumelos, eu recuso, porque para mim não faz sentido comer algo sem carne e comer o molho da carne, os cogumelos e as batatas ficam também com sabor a carne, com partículas de carne, por isso não como. Reacção - chamam-me extremista, picuinhas, esquisita, e mais uma vez surge a agressividade. Quase que me querem obrigar a comer!
Eu não tenho qualquer problema que comam carne à mesma mesa em que estou a comer, mas quero que percebam que escolhi não comer, e não quero que me chateiem por isso...
Para finalizar deixo aqui uma nota positiva, pois sinto que as mentalidades estão a mudar, não sei se é à velocidade desejável, sei que algumas pessoas nunca vão mudar, mas noto cada vez mais, até da parte dos restaurantes, uma maior flexibilidade e aceitação. Por exemplo, no último restaurante a que fui, o cozinheiro teve o cuidado de me perguntar se eu queria comer feijões a acompanhar o prato, e disse logo (sem eu lhe perguntar) que tinham sido cozidos com uma rodela de chouriço, mas que não tinham chouriço, e perguntou-me se isso seria um problema para mim. Eu não comi os feijões.
(Por: Mariana)
Mariana, tambem concordo contigo e tal como muitos outros vegetarianos, tambem me identifico com a tua experiencia. As mentalidades em Portugal de fato estao a mudar. Em quase todas as cidades existe um restaurante vegetariano ou com opcoes veggie diarias. No entanto, a tua experiencia no restaurante \"generalista\" e\' uma excepcao. Na quase totalidade dos restaurantes nao vegetarianos nao ha interesse, conhecimento, ou sequer boa vontade para criar ou improvisar opcoes vegetarianas decentes. No maximo, existe um omolete (mas e\' preciso dizer com toda a clareza para nao levar carne, para nao haver surpresas), saladas (mas e\' preciso dizer com toda a clareza para nao levar atum) e uma sopa (mas e\' preciso blah blah blah..). Conciliar uma dieta vegetariana com uma socializacao saudavel com pessoas nao vegetarianas em Portugal e\' um grande problema. No meu caso, limito-me a comer fora com amigos/familiares em pizzarias ou restaurantes asiaticos.
(Por: R)
Olá Mariana,procuro conhecer vegetarianos, se me quiseres adicionar agradeço.
(Por: Jaime)
Mentes fechadas
A incompreensao em relacao aos vegetarianismo e' apenas mais um exemplo do preconceito que a sociedade tem em relacao a minorias ou a quem simplesmente decide ter um estilo de vida diferente daquele que a maioria conhece (i.e. aquele que e' retratado nos media). As perguntas reprovadoras e falsamente ingenuas que se fazem aos vegetarianos sao exatamente as mesmas (por analogia, claro) que se fazem aos gays e lesbicas, aos 'trintoes' solteiros, a quem anda de bicicleta, a quem nao tem televisao, a quem decida nao ir para a universidade tendo meios para isso, aos casais que decidem nao ter filhos, a quem decide ser padre, etc etc etc... E' tudo parte do medo daquilo que e' diferente. O unico meio da pessoa se proteger contra os efeitos negativos dessas perguntas e' ignorar completamente e mudar de conversa. Tentar explicar nao adianta em nada. Quem faz essas perguntas sao pessoas de mente fechada, e a pessoas de mente fechada nao adianta tentar explicar nada.
[Por: @ 2012-04-20, 20:37 | Responder | Imprimir(Por: R)
Notice: Trying to get property 'num_rows' of non-object in /home/cv/public_html/lib/database.php on line 87
]
Re: Mentes fechadas
> A incompreensao em relacao aos vegetarianismo e\\\' apenas mais um exemplo do
[Por: @ 2012-12-26, 14:43 | Responder | Imprimir> preconceito que a sociedade tem em relacao a minorias ou a quem
> simplesmente decide ter um estilo de vida diferente daquele que a maioria
> conhece (i.e. aquele que e\\\' retratado nos media). As perguntas
> reprovadoras e falsamente ingenuas que se fazem aos vegetarianos sao
> exatamente as mesmas (por analogia, claro) que se fazem aos gays e
> lesbicas, aos \\\'trintoes\\\' solteiros, a quem anda de bicicleta, a quem nao
> tem televisao, a quem decida nao ir para a universidade tendo meios para
> isso, aos casais que decidem nao ter filhos, a quem decide ser padre, etc
> etc etc... E\\\' tudo parte do medo daquilo que e\\\' diferente. O unico meio
> da pessoa se proteger contra os efeitos negativos dessas perguntas e\\\'
> ignorar completamente e mudar de conversa. Tentar explicar nao adianta em
> nada. Quem faz essas perguntas sao pessoas de mente fechada, e a pessoas de
> mente fechada nao adianta tentar explicar nada.
> (Por: R)
Não podia estar mais de acordo! É mesmo esse o sentimento que tenho, talvez que todos nós tenhamos. De facto por vezes o melhor a fazer é ignorar pois também já me apercebi que se não formos bons a dominar a arte do discurso estamos tramados, pois essas pessoas utilizam todos os trocadilhos (verdades e mentiras), só para terem razão e deixar-nos envergonhados perante as outras pessoas. Mas de uma coisa, podemos ter a certeza, nós já vamos seguindo o caminho da verdade, enquanto que eles ainda vão ter que penar muito para lá chegar. E se fossemos como eles, seria caso para dizer, quem ri por último, é quem ri melhor!
(Por: Pedro Rodrigues)
Notice: Trying to get property 'num_rows' of non-object in /home/cv/public_html/lib/database.php on line 87
]