Centro Vegetariano - Vegetarianismo e Veganismo
Registo / Login | Ficha Técnica | Órgãos Sociais | FAQ do Centro Pesq. Avançada
    

E-mail*:
Palavra-passe*:
Tópicos
AlimentaçãoConsumidor VegetarianoDefesa AnimalIniciação...Meio AmbienteNotíciasObservatórioPessoasSaúde
Páginas
Úteis
Mais...
Sócios
Destaques

logo Facebook

Símbolo vegan, logótipo do Centro Vegetariano

Alergia ao Carmim

Tenho reações alérgicas na pele quando consumo alimentos com este corante e, ao ler que determinados cosméticos tem este princípio, agora sei por que tenho reações a determinados cosméticos também. Sofro muito, pois a indústria alega que são corantes \\\"naturais\\\" mas não posso comer um cachorro quente na carrocinha, pois tem o corante na salsicha. Nem posso comer balas ou chicletes, pois a reação é certa. Gostaria que voltassem a corantes de plantas, pois corantes feitos com proteínas animais sempre deram reações indesejáveis.
(Por: Eloisa)

[Por: @ 2011-02-07, 13:03 | Responder | Imprimir ]


Realmente comer inseto é nojento, mas daí a chamar pessoas que os comem de ignorantes e outras ofensas é falta de respeito. Tenho amigos queridíssimos que são vegetarianos e por isso posso dizer com certeza: ninguém é melhor que ninguém.
Pessoas são apenas diferentes, não melhores ou piores.
Respeito e um pouquinho de humildade gente!
(Por: Nita)

[Por: @ 2011-02-06, 05:11 | Responder | Imprimir ]


Conseguir

Antes eu achava desnecessário não comer carne, mas decidi tornar vegetariana após ver um vídeo onde um animal era sacrificado para consumo, fiquei horrorizada e decidi nunca mais comer carne. Faz um mês que não ingeri carne e nenhum derivado, além de sentir minha pele melhorar, me sinto mais leve e mais disposta no dia-a-dia.
(Por: VIVIANE)

[Por: @ 2011-02-03, 18:30 | Responder | Imprimir ]


Peixes Palhaços.

As vezes me espanto de ver como sentados atras de um computador, escondidos atrás de pseudônimos as pessoas são capazes de dar opiniões publicas tão radicais e pouco pensadas, com uma argumentação tão fraca.

Vou tentar seguir uma ordem:
1º - O aquarismo ainda nao deixou de ser um explorador e passou a ser um contribuidor absoluto da vida natural. Claro que um movimento sobre aquariofilia consciente é intenso no mundo todo, mas ainda tem seus percalços. Mas com certeza e margem de sobra, hoje é possível sim promover preservação com o aquarismo e aquicultura. Esse é o objetivo de varias instituições ao redor do mundo, no Brasil o IPAq (Instituto de Pesquisas em Aquicultura e Aquariologia, www.ipaq.org.br) tem cumprido esse papel com dignidade e grandeza.

2º Alguém pode explicar, sou meio lento, qual a semelhança entre isso e o argumento para defender touradas? Os únicos argumentos que conheço para tais práticas são sobre costumes e tradições, que do ponto de vista antropológico são extremamente válidos, incluindo ai as rinhas, a caça esportiva(de longe mais abusiva que comparada com a rinha por exemplo), a criação intensiva de animais para abate. Mas não válidos o suficiente para deixar de serem controlados.
Mas mesmo assim o mundo agradece por ser vigan que só come frutos e ainda mais quando cai do pé, e ainda defeca na terrinha pra espalhar as sementes...(Tem um na minha cidade, faz propaganda, usa adesivo no carro movido a combustível fóssil, protesta conta comer carne, fuma e bebe como uma dama de companhia apaixonada, vai entender...)

3º Os aquários não são tao estáveis assim a ponto de serem um lugar melhor que o oceano, mas veja que o incidente com o navio japones na grande barreira de corais autraliana, terá um impacto na populaçao de animais de recifes, direta e indiretamente, a curto e a longo prazo, maior que a historia recente do aquarismo.
O que abre outra discução, é aparecer num filme com uma nadadeira com defeito, que todos choram e óhh o nemo vai desaparecer. Os Amphiprion sp. de maneira geral estão longe de desaparecer, e podem ser comparados a uma praga, perto de outras especies que nao aparecem no filme, será por isso não vi ninguém comentando?
Quem sabe o que é um cnidário? Acho que se não sabe, já perdeu o direito de ter qualquer opinião sobre o assunto, como diria meu irmão vai estudar depois agente conversa, não perde meu tempo.. rs
Os Corais, que não tem olhinhos com cilios e nao tiveram falas nos filmes, esses são a maior preocupação na fauna(isso mesmo, FAUNA, são animais, não plantas, ahhh surpreso, pois é, vai estudar...), só com o aquecimento global 25% do volume de corais do mundo já lixiviaram(esbranquiçaram, expulsaram as algas simbiontes zooxantelas), e morreram, outra parte é depredada no brasil, para as rochas serem usadas para a hidrocultura, para produzir alface pros malditos vigans... Bom esse assunto vai longe, procurem pelo site da ONG CORAL VIVO, o presidente do IPAq, faz parte da coral vivo, e é muito didático, pode fornecer dados muito interessantes sobre esses assuntos.

4º se o recife de coral some, o nemo, que hoje é praga, some junto .. isso é fato, aí sim... podemos afirmar, vai desaparecer. Hoje cerca de 99% do mercado nacional é abastecido por peixes criados em cativeiro aqui mesmo no pais, um A. ocelaris de cativeiro custa 50 reais um selvagem cerca de 300, geralmente as importações trazem um ou outro selvagem para abastecer os criadores só.. mais nada, o resto vem de cativeiro da ORA, bom de acessar tb se quiser saber mais do desenvolvimento das tecnicas de criação em cativeiro dos peixes.

5º "Se há animais, como sempre houve, que entram em extinção de forma natural, eu não terei a presunção de pensar que sou mais inteligente do que a Natureza e considerar que a Natureza está errada ao permitir a extinção de um certo animal e assim interferir no seu normal desenvolvimento. Todos os animais vêm da natureza selvagem, não entendo o sentimento de propriedade sobre a "criação" de determinadas "raças" por cruzamento ou manipulação genética. Não deixam de ser animais e não deixam de pertencer à Natureza e não deixam de merecer respeito pela sua liberdade."
Caramba, bom ... hoje 99,9% da especies em processo de extinção, estão lá por causas humanas, Considera causas humanas naturais é isso? Pois se for isso, a criação em cativeiro e o proprio aquarismo, são causas naturais certo? Bom se essa argumentação filosofica é que foi colocada aqui, vai adorar ler Dawkins, vai pirar com seus conceitos sobre a natureza. Se nao foi, caramba, nao entendi nada.
Bom, em cerca de 25 anos, varias das especies que vemos em aquários, estarão apenas em aquários, basta a agua do mar ficar grande parte do ano acima dos 29º, e se existir chance de repovoamento, a unica fonte será a aquicultura.
Eu vejo que devemos, antes de argumentar sobre a criação de qualquer coisa, desfazer do estigma adquirido durante um filme que personaliza um peixe por exemplo. Com isso podemos criar um paralelo justo, com por exemplo ter espécies de samambaias e orchideas em casa, criar um cachorro, que é uma dessas aberrações genéticas e merece a liberdade sei lah, gatos em casa, manga no quintal(Que é uma planta introduzida e causa desequilibrio), e por aí vai.

Conheça, estude, coloque seu nome verdadeiro completo, converse e argumente como se estivesse pessoalmente.

Abraço a todos, vejam que o meu objetivo não é ofender ninguém, apenas dar uma chacoalhada para ver se todos esses esforços sejam direcionados para o local correto, onde haja resultados importantes para todos.
(Por: Henrique Franze)

[Por: @ 2011-02-02, 18:51 | Responder | Imprimir ]

Re: Peixes Palhaços.

Todos os artigos estão identificados com o seu autor, não há pseudónimos. Muitos dos autores tem fotos e detalhes na Ficha Técnica do site e todos os contactos da associação estão disponíveis.
Um aquário nunca foi nem será o ambiente natural e ideal para um peixe. Mas cada um é livre de ter a sua opinião.

[Por: cris @ 2011-02-02, 18:56 | Responder | Imprimir ]

Re: Peixes Palhaços.

Bem, só neste artigo tem 3 post sem nome e, contando com este, pelo menos 3 pseudónimos

[Por: silamelo83 @ 2011-02-03, 22:24 | Responder | Imprimir ]

Re: Peixes Palhaços.

Os comentários não são responsabilidade do Centro e não têm qualquer relação directo com os artigos. Mas a maioria dos comentários têm o nome do autor e até é possível contactá-los clicando no seu login. De resto a liberdade de expressão, desde que não tenha termos ofensivos, é um direito de todos.

[Por: cris @ 2011-02-03, 22:31 | Responder | Imprimir ]





Só come carne quem quer.

Só come carne quem quer e não está nem aí para os animais, e não tem força para desistir de comer carne.
(Por: Giovanni Marcinari)

[Por: @ 2011-01-31, 18:02 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

> oi boa tarde
eu sou uma pessoa que nã gosto de carne nenhuma ,nem peixe,nem frango ,nem ovos, nem salsicha ,nem linguiça .
absolutamente nada decarne, ok eu posso fazer para subistituir isso tudo.
(Por: dadna)

[Por: @ 2011-06-15, 17:47 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

Se ler o artigo acima vai encontrar muitas dicas para consumir alimentos ricos em proteínas: tofu, soja, seitan, leguminosas, frutos secos.

[Por: cris @ 2011-06-16, 22:18 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

cris escreveu:
> Se ler o artigo acima vai encontrar muitas dicas para consumir alimentos
> ricos em proteínas: tofu, soja, seitan, leguminosas, frutos secos.

olá, me chamo igor e hoje decidi seguir o vegetarianismo, pois meu pai trouxe uma galinha pra matar ai eu fiquei com dó, e ele me fez a seguinte aposta que no dia que eu comer carne ele mata a galinha. então não quero mais saber de carne e presciso muito de ajuda, posso comer Ovo, leite, bolo e queijo? e o que são esses alimentos: o seitan, o tofu e o tempeh, citados no tópico?
(Por: Igor)

[Por: @ 2012-02-05, 20:49 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

Existem vários tipos de vegetarianos, sendo que alguns consomem lacticínios e/ou ovos e outros não. É sobretudo uma questão de opção de cada um.
Sobre o seitan, tofu, tempeh pode pesquisar aqui no site que encontra mais informações e receitas.

[Por: cris @ 2012-02-06, 00:00 | Responder | Imprimir ]


Re: como substituir a carne

> cris escreveu:
> > Se ler o artigo acima vai encontrar muitas dicas para consumir alimentos
> > ricos em proteínas: tofu, soja, seitan, leguminosas, frutos secos.
>
> olá, me chamo igor e hoje decidi seguir o vegetarianismo, pois meu pai
> trouxe uma galinha pra matar ai eu fiquei com dó, e ele me fez a seguinte
> aposta que no dia que eu comer carne ele mata a galinha. então não quero
> mais saber de carne e presciso muito de ajuda, posso comer Ovo, leite, bolo
> e queijo? e o que são esses alimentos: o seitan, o tofu e o tempeh, citados
> no tópico?
> (Por: Igor)


Tô torcendo por você, Igor. Também resolvi tornar-me vegetariano. Há um mês tomei a decisão, porém só agora estou levando adiante. Parabéns pela iniciativa, cara.
(Por: Carlos Eduardo)

[Por: @ 2013-04-17, 12:12 | Responder | Imprimir ]




Re: como substituir a carne

BOA TARDE
EU ERA UM CARNÍVORO ASSUMIDO, NAO FAZIA UMA REFEIÇÃO SE QUER SEM TER CARNE.
PELO SIMPLES FATO DE SABER QUE ESTOU COMENDO ALGO QUE JÁ TEVE VIDA, DECIDI PARAR, IMAGINEI QUE NAO FOSSE CONSEGUIR, ME ENGANEI.
TEM 6 MESES QUE NAO COM CARNE, E NAO SINTO FALTA ALGUMA, ALIAS ME SINTO MELHOR, ME SINTO MAIS HUMANO.
EM QUESTÃO DE DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE PROTEÍNA ADVINDAS DA CARNE, E FÁCIL, APENAS COM, A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ESSE PROBLEMA ESTARÁ RESOLVIDO.
ISSO SE CHAMA FORÇA DE VONTADE. PONHA NA SUA CABEÇA QUE VOCÊ NÃO VAI COMER CARNE, E NÃO COMA MAIS CARNE.

(Por: SAMUEL)

[Por: @ 2013-05-22, 11:32 | Responder | Imprimir ]



Re: Só come carne quem quer.

> Só come carne quem quer e não está nem aí para os animais, e não tem força
> para desistir de comer carne.
> (Por: Giovanni Marcinari)
Concordo, Giovanni! Quando vi tanta barbaridade do homem com os animais nos abatedores, decidir parar.
(Por: Gal)

[Por: @ 2012-08-12, 21:00 | Responder | Imprimir ]

Re: Só come carne quem quer.

> > Só come carne quem quer e não está nem aí para os animais, e não tem
> força
> > para desistir de comer carne.
> > (Por: Giovanni Marcinari)
> Concordo, Giovanni! Quando vi tanta barbaridade do homem com os animais nos
> abatedores, decidir parar.
> (Por: Gal)
Decidi parar quando estava comendo um pedaço de carne e simplesmente me deu um nojo e muitas cenas de animais sofrendo me vieram a cabeça, divino isso.
(Por: Roger Demetrio)

[Por: @ 2013-02-13, 20:11 | Responder | Imprimir ]




Anteriores <<   >> Seguintes