Vinagre natural

O vinagre é um produto muito utilizado na culinária, principalmente para temperar saladas. Porém, o vinagre de sidra, também conhecido por vinagre de maçã, é diferente. É principalmente reconhecido por ser uma fonte de saúde e vitalidade a vários níveis.
Aprende a fazer vinagre natural e a aromatizá-lo.

São cada vez mais as pessoas que recorrem ao vinagre de maçã pelos seus efeitos comprovados em situações de perda de peso, regulação do metabolismo e dificuldades de digestão. Também a sua capacidade de fluidificar o sangue lhe confere uma utilidade adicional no combate a problemas relacionados com perturbações de circulação sanguínea, colesterol e hipertensão.

Receita de vinagre de cidra caseiro:
1. Escolhe maçãs não muito maduras e corta-as em pedaços.
2. Espreme-as até obteres sumo que deverás verter para um jarro de vidro.
3. Tapa o jarro com uma luva cirúrgica. Abra bem a luva e coloca-a sobre a boca do jarro. Com o tempo, esta encher-se-á à medida que o gás carbónico for sendo libertado.
4. Ao fim de algumas semanas, seis, no máximo, retira a luva e transfere o líquido, já transformado em sidra, para outro recipiente de vidro com a boca mais larga e cobre com um pano branco bem limpo.
5. Deixa-o em repouso. Ao fim de 1 ou 2 meses podes usar o vinagre.


Vinagre "instantâneo":
Quando ficares sem vinagre e não tiveres tempo para ir comprar podes fazê-lo em poucos minutos. Só precisas de ter vinho em casa. O segredo está em colocares o vinho a ferver em lume bem forte e fica pronto a ser usado.
A qualidade desse vinagre "instantâneo" vai depender da qualidade do vinho que usaste. Se achares que está demasiado ácido, adiciona uma pitada de açúcar para cortar a acidez.
Se desejares, podes perfumá-lo com uma mistura de ervas aromáticas e deixar durante algumas horas dentro do vinagre; depois, coa e mantém o vinagre num recipiente bem tapado e à temperatura ambiente.


Para aromatizar o vinagre:
1. Limpa e lava bem um ou dois ramos de orégãos frescos.
2. Seca com um pano e deixa ao ar livre até que toda a humidade desapareça.
3. Esteriliza uma garrafa ou frasco e, depois de bem seco, coloca os ramos de orégãos.
4. Derrama para o recipiente escolhido cerca de 480 ml de vinagre de vinho branco ou de maçã, de forma a cobrir a erva completamente.
5. Fecha bem com uma rolha e deixa repousar durante 15 dias, agitando diariamente.
Usando o mesmo procedimento podes personalizar o vinagre com outros aromas mais do teu gosto. Por exemplo, cravinho, cominho, noz-moscada, coentros, entre outros.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-167-Vinagre-natural.html

Inserido em: 2002-12-08 Última actualização: 2012-01-28

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana
Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas



Comentários



duvidas

vinagre de maça
Olá!gostaria de tirar uma duvida quanto a receita de vinagre de maçã, pois conforme o site da globo, para obter o vinagre de maçã, e adicionado o fermento biológico seco e tambem e preciso de um vinagre puro, no mínimo meio copo de vinagre puro, que desse copo é obtido a ezogléia, (como se fosse a mãe fermento para produzir então o vinagre), que segundo eles primeiro eu teria uma espécie de vinho, então colocando a ezogléia eu obteria o vinagre! agradeço a atenção!Obrigada
(Por: marcia)

[Por: @ 2010-10-22, 07:07 | Responder | Imprimir ]

Re: duvidas

para obter essa azoleia primeiro vc terá que adicionar vinagre não pasteurizado dai a azoleia se formará naturalmente .

o vinagre não pasteurido não e comercializado por que e proibido por lei o comercio de vinagre não pasteurizado mais eu poderei lhe ajudar nesse sentido.
(Por: )

[Por: @ 2013-01-24, 20:38 | Responder | Imprimir ]



vinagre de maça

boa noite!gostaria de tirar uma duvida quanto a receita de vinagre de cidra, pois conforme o site da globo, para obter o vinagre de maça, preciso de um vinagre puro, no mínimo meio copo de vinagre puro, que desse copo é obtido a ezogléia, (como se fosse a mãe fermento para produzir então o vinagre), que segundo eles primeiro eu teria uma espécie de vinho, então colocando a ezogléia eu obteria o vinagre! agradeço a atenção!Obrigada! Odete.
(Por: odete)

[Por: @ 2009-10-29, 01:23 | Responder | Imprimir ]