Leite de Soja

O leite de soja é uma bebida feita a partir dos grãos de soja. É uma óptima alternativa ao leite de vaca e uma boa fonte de proteínas. É de fácil digestão, não contém colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca.
Para preparar esta bebida os grãos de soja são demolhados em água e depois moídos.
Posteriormente a massa anterior é cozida, para destruir toxinas que impossibilitam a absorção das proteínas. O filtrado obtido é o leite de soja.

Pode ser consumido puro ou de forma aromatizada com chocolate, baunilha, morango, frutos silvestres, etc. Constitui uma boa alternativa ao leite de vaca, sendo de fácil digestão e privilegiado com um sabor agradável. Além disso conta com as vantagens de possuir menos gordura que o leite de vaca e ser isento de colesterol.
Tem ainda um baixo teor de glúcidos (açúcares), e sem lactose (o açúcar natural do leite). É ainda rico em fitoquímicos, em especial as isoflavonas, que parecem estar implicados na luta contra o cancro devido aos seus efeitos antiestrogénicos.
Para os vegetarianos que eliminaram também os produtos lácteos esta bebida pode assumir um papel de extrema importância, pela qualidade das suas proteínas e pela riqueza em cálcio (no caso de ser um leite enriquecido artificialmente neste mineral).



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-19-Leite-de-Soja.html

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 2007-10-21

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentos > Soja
Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana



Comentários



O que é que está certo?

"Há ainda os agentes anti-tireoideos, ou groitogênicos, que podem estar associados a doenças auto imune que afetam essa glândula. Os danos à tireóide foram descobertos já em 1939, e isso obrigou os fabricantes a adicionar iodo aos derivados de soja. Infelizmente, isso pode não ser o suficiente para proteger plenamente os consumidores."

"Pesquisas científicas descobriram que as fórmulas de soja reduzem as imunoglobulinas e proporcionam mais infecções do que em crianças alimentadas com produtos naturais (leite de peito ou de vaca)."

"A maioria não se pergunta: porque as plantas têm isoflavonas? Será que isso não tem uma finalidade a favor delas e contra seus fanáticos consumidores? Algumas pesquisas demonstraram uma péssima virtude dos fitoestrogênios: inibir a capacidade reprodutiva dos seus predadores."

"Nos anos oitenta as chitas (mamíferos felinos tipicamente carnívoros) de um zoológico de Cincinnatti, não se reproduziam. Sofriam de um dano reprodutivo induzido pela genisteína e pela daidzeina – isoflavonas presentes em altas doses na sua ração a base de soja. Havia alteração na ação do eixo hipotálamo-gonodal, e nas qualidades do endométrio no útero. Sem surpresa, as chitas alimentadas com carcaças de animais não tinham esse problema. Nada como deixar a natureza agir por si!"

"Alguns autores entendem que a alimentação à base de soja em lactantes os expõe a ingestão de quantias similares a cinco pílulas anticoncepcionais por dia. Alcançam 13000 a 22000 vezes mais agentes estrogênicos em circulação do que crianças alimentadas com leite. Pode ser altamente prejudicial aos meninos que precisam ter eficiência nas ondas de ação de testosterona nos primeiros meses de vida."

http://pat.feldman.com.br/?p=859
(se bem que considero a informação de origem brasileira um bocado dúbia)
(Por: Ricardo Araújo)

[Por: @ 2010-07-31, 12:23 | Responder | Imprimir ]