Bebidas alcoólicas veganas

Há milhares de anos que as bebidas alcoólicas fazem parte da dieta quotidiana. Quase todas as civilizações incorporaram diferentes produtos alcoólicos nos seus hábitos alimentares estando, portanto, o consumo de álcool intimamente ligado à cultura e aos costumes sociais dos diferentes povos. Em resumo, o consumo de álcool tem uma componente social importante com os seus respectivos benefícios e desvantagens.
O estilo de vida vegano não exclui, por isso, as bebidas alcoólicas em geral, mas apenas aquelas que contêm matérias primas ou auxiliares de origem animal.



O uso de produtos derivados animal na produção de bebidas alcoólicas é razoavelmente difundido, não porque não existam alternativas, mas porque tradicionalmente sempre foram usados e praticamente não existem reclamações por parte dos consumidores.


CERVEJAS
A cerveja é uma bebida que resulta da fermentação alcoólica por uma levedura seleccionada, de um mosto obtido a partir de matérias primas vegetais, mas às quais se adicionam matérias auxiliares e/ou auxiliares tecnológicos (substâncias usadas intencionalmente para desempenhar uma dada função tecnológica durante a obtenção, tratamento ou transformação de matérias-primas, géneros alimentícios ou seus ingredientes, que pode ocasionar a presença involuntária, mas inevitável, de resíduos ou de seus derivados no produto acabado), que, por vezes, são derivados de animais.

Regra geral, as cervejas condicionadas em barris (tradicionalmente inglesas e consideradas as "verdadeiras" cervejas) são clarificadas com uma espécie de cola de peixe ("isinglass"). Essa cola de peixe é uma forma de gelatina muito pura que se obtem a partir das bexigas de alguns peixes de água doce, especialmente do esturjão. As refinações aceleram o processo que de outra forma ocorreria naturalmente.
No entanto, as cervejas em barris, em lata e algumas engarrafadas são já frequentemente filtradas sem o uso de qualquer substância animal. O único ingrediente possivelmente derivado de animal usado na produção de cervejas de barril é o E471. As refinações derivadas de animal continuam, no entanto, ainda a ser usadas em todas as cervejas de produção Guinness e Bass. Por sua vez, as cervejas sem álcool são geralmente filtradas a frio, mas algumas podem envolver o uso de "cola de peixe".

As cervejas à venda em Portugal são, na sua maioria, veganas. Podendo, no entanto, por vezes, no seu processo de fabrico serem utilizados filtros de gelatina de porco.
A Central de Cervejas ( http://www.centralcervejas.pt ) e a Unicer, duas das maiores produtoras de cerveja em Portugal, garantem que todas as cervejas aí produzidas são isentas de ingredientes de origem animal. Tanto os produtos principais (cevada e cereais não maltados que são submetidos a um processo de decocção e às quais se adiciona Lúpulo e seus derivados) como os aditivos (antioxidante: metabissulfito de potássio E-224; estabilizador de espuma: alginato de 1,2 - propanodiol E-405; corante: caramelo E-150 e dióxido de carbono) e os auxiliares tecnológicos (clarificadores: terra de diatomáceas, carvão activado e celulose; estabilizadores coloidais: polivinilpirrolidona (PVPP), sílica-gel, taninos e enzimas proteolíticos - principalmente papaína, de origem vegetal e outros de origem bacteriana e/ou fúngica; correctores do teor enzimático dos maltes: enzimas amilolíticos, proteases e glucanases - de origem bacteriana e/ou fúngica) são de origem vegetal.

Marcas de Cervejas Veganas:
Sagres (os ingredientes são veganos, mas o fabricante patrocina frequentemente touradas)
Sagres Preta (os ingredientes são veganos, mas o fabricante patrocina frequentemente touradas)
Super Bock
Jansen
Imperial
Golden Beer
Benfica
Sporting
F. C. Porto
Cergal
São Jorge
Topázio
Ónix
Budweiser
Kronenbourg 1664
Wilford
BUD


VINHOS
A maioria dos vinhos, após a fermentação, é refinado usando um dos seguintes produtos de origem animal: sangue (não para dar cor, mas para clarificar; mas actualmente já raramente usado), medula óssea, quitina (base orgânica das partes duras dos insectos e crustáceos como camarões e caranguejos), albumina de ovo, óleo de peixe, gelatina (geleia obtida pela fervura de tecidos animais como a pele, tendões, ligamentos, etc, ou ossos), cola de peixe, leite ou caseína. Alternativas não-animais incluem pedra calcária, caulino e "kieslguhr" (argilas), caseína de plantas, gel de sílica e placas vegetais.
Nos grandes supermercados já é possível encontrar algumas marcas de vinhos veganos. E os vinhos biológicos, cada vez mais fáceis de encontrar, também são, mais provavelmente, veganos.

Vinhos veganos:
Quinta da Esteveira
Quinta da Comenda
Cormaieur
Miolo
Piagentini
Valduga
Kosher da Adega Cooperativa da Covilhã


BEBIDAS ESPIRITUOSAS
A produção da maioria das bebidas espirituosas não parece envolver o uso de quaisquer substâncias animais. O vodka, que antes usava produtos de origem animal, é actualmente filtrado usando carvão de lenha.
Também Martini Rosso e Campari, assim como outras bebidas vermelhas, não são veganas por causa do E120 (insectos esmagados - corante vermelho) que é usado na produção da bebida.
Outro aspecto a ter em conta é que a algumas bebidas espirituosas pode ser adicionado açúcar refinado (de cana), o qual é ainda, por vezes, refinado com ossos de bovinos (apenas o açúcar de beterraba é vegetariano).
Para quem quiser obter informações fidedignas, o aconselhável é contactar as empresas produtoras das bebidas alcoólicas, de forma a conhecer a origem dos produtos usados no fabrico das bebidas.

Bebidas veganas:
Cockspur Rum
Cointreau
Croft Vintage Port
Gilbeys Gin
Jack Daniels
J&B Whisky
Malibu
Metaxa
Popov Vodka
Romana Sambuca
Sappline Gin
Singleton Whisky
Smirnoff vodkas
Southern Comfort
Safeways all spirits



Esta lista não é exaustiva, por isso em caso de dúvida contacta os fabricantes. Para saberes se uma bebida alcoólica é vegana ou não, consulta "Drink" em http://www.isitvegan.net
Existem também lojas online internacionais que só vendem bebidas veganas.


Referências:
http://www.vegansociety.com/html/info/info28.html
http://www.ivu.org/faq/drink.html
http://www.vegsoc.org/info/alcohol.html
http://secure46.cedant.com/timetogoveggie/wineshop/



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-246-Bebidas-alco-licas-veganas.html

Inserido em: 2003-10-25 Última actualização: 2016-12-25

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Pessoas > Artigos por Autor > Pedro Santos



Comentários



oi gente , alguém poderia me dizer se a smirnoff ice é vegana pfvr
(Por: Mel Sampaio )

[Por: @ 2021-04-27, 18:55 | Responder | Imprimir ]


Oi tudo bem? Alguém poderia me falar se keep cooler é vegano?

(Por: Eduarda )

[Por: @ 2020-12-20, 17:36 | Responder | Imprimir ]


vinho branco

vocês saberiam informar se existe algum vinho branco vegano?
(Por: ellen)

[Por: @ 2020-03-21, 18:43 | Responder | Imprimir ]


Vinhos Dão

O que aconteceu para terem retirado o Dão da lista própria para veganos?

Afinal não era? Deixou de ser?

É o vinho que tenho consumido desde que me tornei vegana, há 4 anos e meio, devido à vossa lista.

Obrigada
(Por: Cláudia Vantacich)

[Por: @ 2017-01-08, 20:51 | Responder | Imprimir ]


Vinho de Mesa

E em relação a vinhos de mesa? Sabem se o Casal da Eira também usa produtos de origem animal na produção?
(Por: Ines)

[Por: @ 2012-08-29, 15:19 | Responder | Imprimir ]

Re: Vinho de Mesa

Não dispomos dessa informação. Mas talvez contactando a empresa produtora consiga que a esclareçam.

[Por: cris @ 2012-09-02, 15:49 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<