seitan caseiro seitan caseiro

Como fazer seitan caseiro

O seitan é um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno.
Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, mas o seu preço nem sempre é muito acessível. No entanto, este é um produto que se prepara facilmente em casa e por poucos euros.



Existem duas alternativas para preparar seitan caseiro: usando farinha de trigo integral ou usando farinha de glúten. A primeira farinha encontra-se em qualquer supermercado e é mais barata, mas o preço final do seitan é mais elevado. A segunda tem a vantagem de poupar muito tempo na preparação, de haver menos desperdícios (de farinha e água) e de tornar a sua confeção mais simples, mesmo para os menos experientes na cozinha.
A receita da preparação com farinha de trigo integral está explicada detalhadamente em http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?article_id=12. É necessário amassar a farinha com água (quem tiver máquina de pão pode usar o programa “Massas” para amassar) e depois lavar a massa de forma a só ficar o glúten da farinha. A massa tem de sovar-se muito bem em água corrente até sair o farelo e o amido. Depois é só cozer o glúten em água com temperos a gosto e está pronto a usar. Com 1 kg de farinha obtém-se cerca de 250g de seitan.

Mas a preparação com farinha de glúten é, sem dúvida, a solução ideal, tanto pela facilidade de confecção como pelo preço final do seitan. Basta amassar bem 250g de farinha de glúten com 400ml de água (na máquina de pão pode usar o programa “Massas” para amassar) e um pouco de molho de soja (opcional) ou outros temperos.
Se quiseres obter um aspeto igual ao do seitan de compra, substitui 50g de farinha de glúten por farinha de trigo integral. Não estranhes o aspecto esponjoso da massa. Quando tiveres uma bola de massa, coloca-a a estufar num pouco de água e temperos a gosto (gengibre, alho, louro, molho de soja). Coloca num tacho maior do que o volume da massa, pois o glúten chega a duplicar com a cozedura. Deixa cozer em lume brando cerca de 1h15, ou se preferires coze na panela de pressão em metade do tempo. Também se preferires diminuir o tempo de cozedura, divide a bola de massa em várias ou corta-a em fatias, mas tens de cozer em recipientes separados ou ter cuidado para que os pedaços não se colem durante a cozedura. No final é só cortar em fatias e usar nas receitas que quiseres. Aproveita a água da cozedura para juntar a sopas, cozer arroz ou adicionar a estufados. Com 250g de farinha glúten obténs 750g de seitan, o que dá cerca de 14 bifes de seitan.

Além de ser mais saudável, o seitan caseiro pode chegar a ficar a menos de 1/3 do preço do industrial.
O seitan caseiro conserva-se numa taça com o líquido da cozedura, ou em sacos de congelação bem fechados, 3-4 dias no frigorífico, mas também se pode congelar.

Em http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?cat_id=28 encontram-se muitas receitas com seitan. E em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=16 pode saber-se mais sobre as características e qualidades nutricionais deste alimento proteico.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-395-Como-fazer-seitan-caseiro.html

Inserido em: 2006-05-20 Última actualização: 2016-06-20

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas



Comentários



SEITAN COM FARINHA DE GLUTEN

OLÁ...
TENTEI FAZER O SEITAN CONFORME DICA DE VOCÊS.....UTILIZEI 200G DE FARINHA DE GLUTEN COM 200 ML DE AGUA E VIROU UM LIQUIDO....UMA SOPA....SERÁ QUE É ESSA PROPORÇAO MESMO? ACHO QUE DEVE SER MUITA AGUA....NAO DEU CERTO....NAO FORMOU MASSA NENHUMA....
AGUARDO RETORNO
GRATA
LIDIANE
(Por: LIDIANE)

[Por: @ 2011-10-25, 19:05 | Responder | Imprimir ]

Re: SEITAN COM FARINHA DE GLUTEN

A proporção está correta. Tem de juntar a água lentamente e ir amassando para a farinha a absorver.

[Por: cris @ 2011-10-26, 19:10 | Responder | Imprimir ]

Re: SEITAN COM FARINHA DE GLUTEN

Acho que se são 200g de farinha são 100g de água, fui padeiro por 1 ano, e sei que a absorção da farinha é 50% do seu volume.
(Por: Aelanco)

[Por: @ 2013-02-21, 11:39 | Responder | Imprimir ]




seitan

Fiz o seitan com farinha de glúten e água, 250 g da farinha de glúten e 250 ml de água. Achei que ficou meio grudento. Então, quando fui cozinhá-lo, grudou muito no fundo da panela (perdi quase metade do que fiz). Misturei o glúten e a água e deixei descansar por 3 horas para depois cozer. Alguma coisa deu errado. Como fazer para que não grude no fundo da panela?
(Por: Raquel Bosenbecker da Silva)

[Por: @ 2011-10-11, 18:16 | Responder | Imprimir ]

Re: seitan

Deve cozer o seitan em água abundante. Depois de cozido pode usar nas receitas que pretender.

[Por: cris @ 2011-10-12, 19:03 | Responder | Imprimir ]



Onde comprar?

Onde é que eu posso comprar farinha de glutén? Já fui a lojas tipo celeiro e outras ervanárias e não encontro em lado nenhum... Agradecia se me pudessem ajudar.

Obrigada
(Por: Susana)

[Por: @ 2010-01-25, 13:10 | Responder | Imprimir ]

Re: Onde comprar?

Costuma encontrar-se em ervanárias, da marca Provida.
Mas pelo menos online encontras em http://www.granja57.com

[Por: cris @ 2010-01-25, 13:41 | Responder | Imprimir ]

Re: Onde comprar?

Obrigada! Vou encomendar online porque não encontro nas ervanárias da minha zona.

cris escreveu:
> Costuma encontrar-se em ervanárias, da marca Provida.
> Mas pelo menos online encontras em http://www.granja57.com
>

(Por: Susana)

[Por: @ 2010-02-01, 16:44 | Responder | Imprimir ]



Re: Onde comprar?

Olá Susana
eu encontrei o gluten de trigo no Celeiro da minha cidade mas nem sempre o há, as vezes está esgotado. Tente que vai encontrar.bj
(Por: Angelina)

[Por: @ 2010-02-19, 21:40 | Responder | Imprimir ]



Composição nutricional do seitan

Gostaria de conhecer qual a composição nutricional do seitan. Já procurei em todas as tabelas de composição que conheço, e não existe seitan em nenhuma delas !!!
A única referencia que encontrei foi neste link :
http://www.florbelamendes.net/index.jsp?section=nutricao_geral&subsection=alimentacao_vegetariana&article_id=166
Onde consta que para cada 100 g seitan existem 19,6 g de proteínas, 3 g de carbohidratos e 0 (?) g de gorduras, perfazendo um total de 90 kcalorias.
Mas gostaria de ter pelo menos mais uma fonte de dados, para ter uma confirmação ou não disto que encontrei.
Atenciosamente,
Angela Maria Mazzucco

[Por: angelamzz @ 2010-01-02, 17:08 | Responder | Imprimir ]

Re: Composição nutricional do seitan

O seitan não tem gordura porque é derivado da farinha de trigo. Podes ver mais info aqui: http://www.centrovegetariano.org/Article-16-Sobre%2Bo%2BSeitan.html

[Por: silamelo83 @ 2010-01-02, 17:26 | Responder | Imprimir ]

Re: Composição nutricional do seitan

silamelo83 escreveu:
> O seitan não tem gordura porque é derivado da farinha de trigo. Podes ver
> mais info aqui:
> http://www.centrovegetariano.org/Article-16-Sobre%2Bo%2BSeitan.html
>
Olá silamelo83 !
Muito obrigada pela atenção e resposta.
Mas neste endereço que você me forneceu só existe o teor de proteínas, que aliás não bate com os dados que tenho : 100 g de seitan contem 19,60 g de proteínas, o que não é a mesma coisa que 112 g de seitam contem 31 g de proteínas !
Qual será a fonte mais fidedigna ? E o restante da composição ?

[Por: angelamzz @ 2010-01-02, 18:35 | Responder | Imprimir ]

Re: Composição nutricional do seitan

A análise nutricional de um alimento pode depender da marca e de vários outros factores. O seitan pode ser feito só com farinha de glúten ou também ter farinha de trigo. Pode ainda incluir ou não molho de soja ou outros temperos, tudo isso pode influenciar o valor nutricional.
De qualquer modo, o seitan tem aproximadamente tantas proteínas como a carne. A Dra Florbela Mendes é uma nutricionista adepta do vegetarianismo pelo que as informações do seu site são certamente correctas.

[Por: cris @ 2010-01-03, 13:16 | Responder | Imprimir ]





Olá!
Será que alguém tem alguma ideia como será o termo em ingles para farinha de gluten?
Desde já muito obrigada
(Por: Susana)

[Por: @ 2009-04-15, 22:09 | Responder | Imprimir ]

farinha de glúten em inglês

Olá, Susana, penso que farinha de glúten em inglês se diz literalmente 'gluten flour' (lê-se /gluten fláuer/).

Um abraço
(Por: Sónia)

[Por: @ 2009-04-17, 20:01 | Responder | Imprimir ]

Re: farinha de glúten em inglês

Obrigada Sónia!
Também me parecia que era assim, uma vez perguntei à senhora da loja e ela disse que não conhecia tal coisa! Se calhar por cá não usam mesmo esse tipo de farinha, é que também não encontro seitan, vou mesmo tentar com a farinha integral. Obrigada!

(Por: Susana)

[Por: @ 2009-04-18, 12:23 | Responder | Imprimir ]

Re: farinha de glúten em inglês

Cabeça a minha, só depois desta ultima resposta é que me lembrei de ver como se faz seitan em inglês!
"wheat gluten" é o equivalente em inglês.
(Por: Susana)

[Por: @ 2009-04-18, 12:29 | Responder | Imprimir ]