Sobre testes em animais

A maior parte das grandes empresas de cosméticos e artigos de higiene pessoal testam os seus produtos em animais. Existem alternativas a esses métodos, eticamente menos discutíveis e cientificamente mais credíveis.

Todos os dias utilizamos produtos como dentífricos, champôs, desodorizantes, artigos de beleza, produtos de limpeza para uso doméstico, que chegaram às nossas mãos depois de muito sofrimento de milhares de animais.

O método Draize é um dos mais utilizados e consiste na aplicação directa dos produtos nos olhos de animais conscientes, para se saber se são, ou não, nocivos ao Homem. Não é aplicada qualquer anestesia nem nenhuma forma de minimizar a dor, a fim de não interferir no resultado dos testes.

Outro método, designado por Dose Letal, tenta determinar a dose de produto que é necessária para matar um animal forçado a ingeri-la.

A estes métodos existem alternativas: testes clínicos e epidemiológicos, culturas de tecidos e células in vitro, modelos matemáticos e computorizados.
Está provado que estas alternativas oferecem mais fiabilidade e credibilidade do que os testes convencionais em animais, dadas as diferenças destes em relação ao Homem, em termos de metabolismo e fisiologia.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-48-Sobre-testes-em-animais.html

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Defesa Animal > Experimentação Animal



Comentários



Testes em animais

Se exitem opcoes por que insiste a loreal em testes tao arcaicos p testar seus produtos Maltratar animais e cruel e existe alternativas.Sera que odinheiri fafa mais alto do q vida. Deixarei de usar se for verdade essa crueldade.
(Por: maria lima)

[Por: @ 2012-07-10, 04:14 | Responder | Imprimir ]