Descobre as Acelgas
Registo / Login | Ficha Técnica | Órgãos Sociais | FAQ do Centro Pesq. Avançada
    

E-mail*:
Palavra-passe*:
Tópicos
AlimentaçãoConsumidor VegetarianoDefesa AnimalIniciação...Meio AmbienteNotíciasObservatórioPessoasSaúde
Páginas
Úteis
Mais...
Sócios
Destaques

logo Facebook

Símbolo vegan, logótipo do Centro Vegetariano

acelgas acelgas

Descobre as Acelgas

A acelga (Beta vulgaris), também conhecida por beterraba branca, é uma hortaliça versátil e nutritiva de folhas verde-escuras e talos vermelhos, brancos ou amarelos, com sabor levemente amargo.
História
Usa-se na alimentação desde o quarto século antes de Cristo, principalmente na região costeira do mar Mediterrâneo. Era utilizada pelos romanos, gregos e egípcios e fazia parte da alimentação dos camponeses. Com o tempo, o seu uso foi-se espalhando pela Europa e pelos outros continentes.

Informação nutricional
A acelga tem um baixo teor calórico e alto valor nutricional. É rica em vitaminas A, C e K, assim como em niacina e minerais como magnésio e potássio. Além disso, contém antioxidantes, como flavonoides, ferro, cálcio, fibras e proteínas.

Benefícios
1. Ajuda a regular o açúcar no sangue, pois contém grandes quantidades de fibras que reduzem a absorção da glicose, prevenindo o aparecimento da resistência à insulina e diabetes.
2. Evita doenças cardiovasculares, uma vez que contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a diminuir o colesterol LDL, diminuindo o risco de infarto e AVC.
3. Fortalece o sistema imunitário, pois possui compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem as células do sistema imunitário, ajudando a prevenir e combater doenças.
4. Promove a perda de peso, por ter grandes quantidades de fibras e baixo índice glicémico.
5. Mantém a saúde dos olhos, porque contém alto teor de betacaroteno, um pigmento que participa na formação de vitamina A, que é uma vitamina responsável por manter a saúde e as funções dos olhos.
6. Pode ajudar na prevenção de alguns tipos de cancro, como de mama, de pâncreas e de pulmão, por ser rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que combatem os radicais livres.
7. Evita a anemia, pois contém boas quantidades de ácido fólico, uma vitamina que participa na produção de células do sangue.
8. Combate a prisão de ventre, por ter grandes quantidades de fibras.
9. Previne a osteoporose, pois é rica em vitamina K, uma vitamina que promove a regulação da osteocalcina, que é a proteína responsável por fixar o cálcio nos ossos.
10. Melhora o humor, pois é uma boa fonte de magnésio, um mineral que participa na produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a melhorar o humor, regular a ansiedade, e aumentar a felicidade.

Cuidados a ter
O consumo excessivo de acelga crua não é recomendado para pessoas com pedra nos rins ou com tendência para desenvolver esse problema, uma vez que esta hortaliça contém ácido oxálico, que quando consumido em excesso pode favorecer a formação de pedra nos rins.
Além disso, a acelga também é rica em vitamina K e, por isso, não é recomendada para pessoas que utilizam remédios anticoagulantes.

Como cultivar
A acelga é uma planta de clima temperado. Cresce melhor em solos húmidos e férteis, tolerando temperaturas mais baixas do que muitas outras verduras de folhas. Uma das suas características é a capacidade de produzir múltiplos cortes durante a estação de crescimento, permitindo uma colheita contínua durante todo o ano. Desenvolvem-se melhor a temperaturas entre os 15 e os 25ºC. No verão têm tendência a espigar. Devem-se semear e plantar no início da primavera, para ter colheitas até meados do outono, e no início do verão para ter colheitas até à primavera seguinte.

Como consumir
A acelga pode ser consumida crua, em saladas, em sumos, refogada, em esparregado, cozida, em sopas, ensopados ou tortas. Os talos também são comestíveis. Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de acelga, a recomend
ação diária de vegetais é entre 2 a 3 porções, ou seja entre 160g a 240 g por dia.


Referências:
https://www.tuasaude.com/acelga
https://cultivosdacaseiro.pt/blogs/news/acelgas-como-cultivar-e-utilizar
https://saude.abril.com.br/alimentacao/acelga-principais-beneficios-para-a-saude-e-como-inserir-em-receitas/


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-636-Acelgas.html

Inserido em: 2025-06-17 Última actualização: 2025-06-17

Comentar printer     Facebook F

Alimentação > Alimentos > Legumes e outros vegetais
Pessoas > Ísis Mendes