Lista de produtos

Alguns produtos que podem ser novos para ti

Melaço negro
Um adoçante líquido que pode ser usado para cozinhar ou barrar tostas. É uma boa fonte de cálcio e ferro e muito mais nutritivo do que os adoçantes light, médios e negros.

Levedura nutricional
É uma levedura inactiva que é rica em vitaminas e minerais. É um suplemento importante para as dietas veganas, por ser rica em vitamina B12.
A levedura nutricional pode ser adicionada a sopas, estufados, guisados ou em substituição do queijo para tornar qualquer prato mais cremoso.


Leite de Arroz
Uma alternativa ao leite de vaca, o leite de arroz é uma bebida feita à base de arroz, que pode ser consumida com cereais ou em receitas que levem leite. Está frequentemente disponível numa variedade de sabores incluindo simples, baunilha ou alfarroba. O leite de arroz pode ser ou não enriquecido com nutrientes, portanto verifica o rótulo.


Seita
O seitan é um substituto da carne derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. É vendido seco ou preparado e pode ser frito ou cozido.


Queijo de Soja
Uma imitação de queijo feita a partir dos grãos de soja, este produto pode ser usado para substituir o queijo numa receita que o exija. Verifica o rótulo para te assegurares de que ele não contém caseína, uma proteína derivada do leite.


Leite de Soja
Uma alternativa ao leite de vaca, o leite de soja é o líquido espremido dos feijões de soja demolhados. Está frequentemente disponível numa variedade de sabores incluindo simples, com baunilha ou alfarroba. Pode ser enriquecido com vitaminas e minerais, mas cada marca difere da outra, portanto verifica o rótulo. O leite de soja pode ser consumido com cereais ou em receitas que exijam leite.


Iogurte de Soja
Um substituto do iogurte feito do leite de vaca, feito a partir de grãos de soja. É geralmente vendido simples ou com aromas e é uma boa fonte de cálcio, proteínas e outras vitaminas e minerais.


Tempeh
O tempeh é um produto de soja fermentado. Pode ser marinado e grelhado, cozido ou usado em salteados. É uma excelente fonte de proteínas.



Proteína Vegetal Texturizada (TVP)
Também chamada TVP, a proteína vegetal texturizada é vendida como um produto seco. Pode ser usada como substituto da carne picada em guisados, assados, chili e pastas. É uma excelente fonte de proteínas, ferro, cálcio, zinco e fibras.


Tofu
Tofu é um leite de soja coalhado que se pode encontrar nas variedades cremoso, tenro ou extra-firme. Pode ser usado em salteados, em misturas com condimentos como se fossem ovos ou marinado e cozinhado. As variedades mais tenras podem ser batidas para preparar ornamentos, batidos e recheios para pasteis e sobremesas. O tofu é uma excelente fonte de proteínas, cálcio e outras vitaminas e minerais.


Hamburgeres vegetais
Os hambúrgeres vegetais são elaborados com uma variedade de ingredientes incluindo proteína de soja, arroz, verduras e/ou fibras. Existem variedades veganas, mas para teres a certeza lê os rótulos, porque algumas marcas podem conter ovos ou queijo. Os hambúrgeres vegetais podem ser cozinhados convencionalmente, levados ao microondas ou grelhados, e cobertos com verduras frescas ou assadas num bolo de trigo integral.

Referências:
http://www.europeanvegetarian.org/lang/pt/info/kit/starter13.php

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-155-Lista-de-produtos.html

Inserido em: 2002-10-21 Última actualização: 2005-10-12

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana
Iniciação... > Guia para novos vegetarianos
Pessoas > Artigos por Autor > PCRM
Pessoas > Artigos por Autor > Mateus Mendes