Encontro sobre Terapias de Saúde e Alternativas

Realizou-se, no dia 29 de Novembro, na Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo, Campo Grande, um encontro de enfermeiros cujo tema era: "Conceitos e Preconceitos - Encontro sobre Terapias de Saúde e Alternativas Complementares".Era objectivo da comissão organizadora dar a conhecer as várias medicinas e alternativas à medicina ocidental, pois é de extrema importância que os profissionais de saúde deixem de ter ideias pré-concebidas sobre estilos de vida que não sejam os ditos `normais`, mas mais importante ainda é que os técnicos de saúde saibam também praticar e aconselhar os seus doentes, encaminhando-os às diversas formas de cura que não sejam só e apenas a visão ocidental da doença, da cura, do desequilíbrio dos nossos sistemas e metabolismo.

Os oradores foram:
* Fátima Santiago - Médica
* Ricardo Salvatori - Medicina Tradicional Chinesa
* Armindo Caetano - Homeopata/ Naturopata
* Paula Soveral - Terapia Integrada/ Aromoterapia/ Musicoterapia
* Luísa Peres - Reiki/ Florais de Bach/ Quinesiologia
* Teresa Ribeiro - Reflexologia
* Francisco Varatojo - Macrobiótica
* Petra Koschak - Terapia Sacrocraneana/ Libertação Miofacial
* Rosário Vilardebó - Hipnoterapia
* Ricardo Salvatori - Medicina Tradicional Chinesa
* Vivências da Enfermeira Carla Quaresma (Reiki) e do Enfermeiro Mourão (Acunpunctura)

As deficiências da alimentação tradicional foram focadas, merecendo o vegetarianismo uma palavra de destaque como uma boa forma de prevenção de doenças. Muitas vezes é a comida que intoxica e fragiliza o corpo, tornando-o susceptivel a diversas invasões. A Pirâmide dos Alimentos, proposta pelo PCRM, foi apresentada como uma substituição vantajosa para a tradicional Roda dos Alimentos.

Do mesmo modo que algumas medicinas alternativas estão a merecer reconhecimento e credibilizar-se entre a comunidade médica, o vegetarianismo continua também a difundir-se e os seus méritos a serem reconhecidos. Estão a ser revistas as ementas nos hospitais, para que qualquer vegetariano/vegano/macrobiótico internado possa usufruir de uma alimentação idêntica à que tem em casa.




Referências:
http://www.vegsource.com/nutrition/pyramid_vegan.htm
Agradecemos a colaboração de Alexandra Mendonça

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-168-Encontro-sobre-Terapias-de-Sa-de-e-Alternativas.html

Inserido em: 2002-12-08 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Notícias > Notícias 2002