Gelados veganos

O Verão está aí! E com ele, o calor, a praia, as tardes passadas ao sol e os gelados. Essa delícia de Verão que complementa refeições ou simplesmente adocica um qualquer momento do dia, e que depois deixa alguns de nós com sentimentos de culpa (os outros são mais gulosos do que vaidosos e não se importam com os eventuais quilos extra). Porém, muitos de nós até há pouco tempo não tinham como saborear estas delícias estivais, por opção alimentar ou mesmo por alergia (à lactose). E foi a pensar nessas pessoas que apareceram os gelados veganos. Pois é, agora podemos cada vez com mais facilidade satisfazer o palato com um belo sorvete de coco, chocolate, pistachio ou morango, entre muitos outros.


Claro que a primeira grande dúvida é saber onde se podem comprar estes gelados. Há cada vez mais facilidade em encontrar produtos veganos em Portugal, e os gelados não são uma excepção. O sítio onde se podem comprar, com mais facilidade, é na cadeia de lojas Celeiro, que vende gelados da marca "KioEne" e gelados de arroz e de soja da marca "Naturattiva" - http://www.naturattiva.it . Se não houver nenhuma loja Celeiro na vossa zona de residência podem tentar encontrar em lojas de dietética e até em restaurantes vegetarianos estes gelados.


Outra marca de gelados veganos é a "Tofutti" - http://www.tofutti.com -, certificada pela Vegan Society. Os ingredientes são de origem biológica, não contêm OGM nem glúten. Podem encontrar-se à venda em alguns hipermercados, nomeadamente no Jumbo.
Outra marca recente no mercado é a belga "Mio" - http://www.mio.be - , com gelados de soja de sabor de baunilha e de chocolate, que se podem encontrar em alguns hipermercados e lojas de produtos naturais. São distribuídos em Portugal pela EcoTrading.
No Continente já se encontra a marca vegana Royne. Também a marca SojaSun tem uma gama de gelados veganos.
A Efeito Verde distribui também para várias lojas de produtos naturais (e encontras na loja online do Centro Vegetariano) gelados instantâneos veganos Biovegan em vários sabores. É só juntar leite de soja e natas de soja, bater uns segundos e congelar.

Mas para quem não quer ou, por qualquer razão, não pode comprar, há sempre a opção de fazer os próprios gelados. É aliás, bastante recomendável, ora vejamos:
- Ao fazerem os vossos próprios gelados, sabem exactamente o que estes contêm, evitando assim conservantes e outros produtos dispensáveis.
- Podem (e devem) usar ingredientes mais saudáveis do que os que são usados nos gelados comprados nas lojas. Desta forma, não só têm a possibilidade de passar uma tarde a ver DVD`s e a alambazarem-se com um belo sorvete caseiro, como isso até pode ser saudável e nutritivo.
Para fazer os gelados, o melhor é terem uma máquina de fazer sorvetes. O melhor sítio para procurarem uma máquina destas é nas grandes lojas de electrodomésticos, sobretudo de pequenos aparelhos. Estas sorveteiras consistem, essencialmente, numa tigela com duas pás rotativas que vão mexendo o gelado à medida que este vai congelando. Isto permite que os gelados caseiros tenham uma consistência mais cremosa.
Claro que há alternativas para as sorveteiras, por exemplo em http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?cat_id=160 encontram uma série de receitas de gelados veganos.
Uma alternativa muito simples é congelar banana em pedaços pequenos e triturá-la ainda congelada. Fica um ótimo gelado assim simples, ou podes misturar com cacau, outras frutas, coco ou o que mais gostares.

Então e quando vão jantar fora? No fim do jantar, um bom gelado para assentar tudo no estômago sabia mesmo bem. Pois, também neste caso, já há sítios que vendem gelados veganos. Um dos sítios é o restaurante Terra, em Lisboa. À data de publicação deste artigo, tinha à venda gelados veganos com quatro sabores: canela, café, gengibre e pétalas de rosa.
Há também uma gelataria em Lisboa que fabrica gelados veganos. Chama-se "Fragoleto", fica na Rua da Prata, e para além dos gelados tradicionais, tem duas linhas de gelados indicados para veganos. Os gelados de fruta fresca, que não levam qualquer espécie de ingrediente de origem animal, e os gelados da "linha Zen", que são feitos à base de chás, e são deliciosos.
Em Cascais, nas galerias comerciais, há também uma gelataria de nome "Tchipepa" que apresenta muitos sabores de gelados de fruta veganos.


Na Figueira da Foz, há também uma gelataria em frente à praia, chamada "Emanha", que apresenta grande variedade de gelados veganos, entre os quais leite de arroz com bolacha e leite de soja com baunilha. A "Emanha" - http://www.emanha.com - está também presente em Lisboa.
Na marina de Vilamoura também há uma gelataria com gelados à base de leite de soja e totalmente veganos.
Gelataria Artesanal La Copa, no Porto, também tem versões veganas - www.lacopa.pt


E como estas gelatarias, muitas mais haverão e possivelmente cada vez aparecerão mais alternativas destas.

Portanto, agora podem enfrentar o Verão com um travo adocicado na boca, de quem consegue uma boa guloseima que é ao mesmo tempo nutritiva e evita todos os conservantes e aditivos dos gelados que se vendem em cafés por esse Portugal fora.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-407-Gelados-veganos.html

Inserido em: 2006-08-12 Última actualização: 2019-03-13

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Pedro Lomba
Consumidor Vegetariano > Produtos veganos



Comentários



Ovolactovegetariana...

Não sou vegan, sou ovolactovegetariana. Assim sendo, posso comer gelados normais ou estes contêm alguma substância em que tenha sido necessária a morte do animal?
Grata desde já.

[Por: Nortenha @ 2011-06-10, 15:46 | Responder | Imprimir ]

Re: Ovolactovegetariana...

No geral todos os gelados são lacto-vegetarianos. Apenas em alguns podem ser usados corantes que implicam a morte do animal, sobretudo corantes vermelhos de cochonilha, que aparece nos rótulos como E120.
Podes ver detalhes em http://www.centrovegetariano.org/Article-131-Cochonilha%2Be%2BCarmim.html

[Por: cris @ 2011-06-10, 17:04 | Responder | Imprimir ]


Re: Ovolactovegetariana...

Os gelados "normais" contem praticamente todos soro de leite ou proteinas lacteas que provem do fabrico de queijos que por sua vez utilizam na sua maioria coalho de origem animal, que e feito com suco gastrico de bovinos. Por isso contem ingredientes que implicam amorte dos animais.
(Por: Viviane)

[Por: @ 2014-04-24, 05:03 | Responder | Imprimir ]


Re: Ovolactovegetariana...

Nortenha escreveu:
> Não sou vegan, sou ovolactovegetariana. Assim sendo, posso comer gelados
> normais ou estes contêm alguma substância em que tenha sido necessária a
> morte do animal?
> Grata desde já.

Acho que precisa se informar um pouco melhor, pois muitos animais morrem para se produzir ovos, e muitos outros para se produzir o leite, e em ambos os casos com requinte de crueldade.
(Por: )

[Por: @ 2015-02-22, 13:19 | Responder | Imprimir ]



gelados do Tchipepa

Os gelados do Tchipepa são mesmo vegans e sem qualquer tipo de produto de origem animal?

[Por: Vegcooker @ 2010-08-11, 12:12 | Responder | Imprimir ]


A Emanha também está no Parque das Nações (norte)e costuma ter sabores com leite de arroz, leite de soja e alguns dos de fruta também são seguros e deliciosos :)
http://www.emanha.com

A geladaria Pintado na Costa da Caparica (na rua dos pescadores)tem gelados artesanais feitos com leite de soja e os de fruta são todos veganos excepto o de banana. São muuuuiiito saborosos. Mais info: http://www.geladaria-pintado.com/

Aconselho a certificarem-se sempre dos ingredientes com os empregados (em muitos locais confeccionam-nos com clara de ovo e leite em pó)

Boas férias!



[Por: 0 @ 2010-08-10, 15:50 | Responder | Imprimir ]


e no Porto?

Que gelatarias têm gelados vegan?


(Por: Diana)

[Por: @ 2010-07-07, 14:53 | Responder | Imprimir ]


posto de venda

gelataria em gondomar rio tinto no shopping parque nascente com o fabrico diario artesanal c/frutas naturais chamada nice pleasure.
(Por: vitor santos)

[Por: @ 2008-11-19, 23:33 | Responder | Imprimir ]