Maca Maca

Maca – Raiz peruana

A energia e a resistência que esta planta desenvolve para poder sobreviver no ambiente inóspito da cordilheira dos Andes, torna-se disponível a quem a consome. Nenhum outro alimento no Mundo sobrevive em altitudes tão elevadas – até 3.500 metros! Assemelha-se a um nabo ou a um rabanete e no Perú faz parte da alimentação diária dos peruanos que a têm vindo a utilizar há mais de 2.000 anos.

Características
Tal como o ginseng, a maca é um adaptogéneo, ajudando o corpo a adaptar-se a níveis elevados de stresse e não tem qualquer efeito secundário. Assim, a maca tem sido utilizada pelos povos antigos para diferentes tipos de sintomas e queixas ou simplesmente como um estimulante de primeira qualidade do sistema imunitário.

A maca é excelente para dar energia, força e resistência. É uma planta extremamante rica em minerais, vitaminas e proteínas, contendo muitos dos aminoácidos essenciais e particularmente rica em cálcio e magnésio, dois dos minerais mais deficitários na nossa dieta moderna.

Alguns benefícios
Por causa dos seus níveis elevados de cálcio, é muitas vezes utilizada para tratar a osteoporose e problemas relacionados com a densidade óssea.
É muito popular entre homens e mulheres pela sua capacidade de equilibrar as hormonas, excelente como regulador hormonal para as mulheres durante a menopausa (substituindo com vantagem as hormonas artificiais) e para as mulheres que sofrem de SPM (Síndroma Pré-Menstrual)
Aumenta a líbido (é por vezes conhecida como Viagra peruviano!) e ajuda nos problemas de infertilidade.
Cada vez mais cientistas e médicos se tornam adeptos da maca, concordando que esta raíz é uma das melhores formas naturais para regular e dar suporte ao sistema endócrino. Esta acção regula o metabolismo, níveis de energia, crescimento, desenvolvimento sexual e a sensação de bem-estar e atitude positiva.

Felizmente a maca não contém hormonas. Em vez disso, providencia um conjunto único de nutrientes que alimentam directamemte o sistema endócrino e ajudam as glândulas a produzir hormonas vitais em dosagens precisas pré-determinadas por cada corpo em particular de acordo com as suas necessidades únicas.

Contém formas naturais de esteróides e portanto é popular entre os atletas para melhorar o seu desempenho e aumentar a massa muscular.
E porque dá tanta energia, é particularmente interessante para os que sofrem de fadiga crónica ou depressão.
Outros benefícios conhecidos da maca: reduz a queda de cabelo relacionada com irregularidades hormonais, diminui os níveis de colesterol, dá mais energia ao pâncreas e à tiróide e portanto é recomendada para os diabéticos.

Como usar
Pode começar por tomar 1 colher de sopa por dia e aumentar consoante as necessidades do seu corpo. A maca é usada há séculos pelos peruanos como parte da sua dieta diária; é uma comida, não um suplemento e como tal extremamente segura. É deliciosa e super fácil de usar no seu dia-a-dia.
Geralmente é vendida em pó e pode juntar-se a batidos, sumos, água ou polvilhar sobre a comida.



Referências:
http://www.pfaf.org/database/plants.php?Lepidium+meyenii
http://food.lifeisround.com/
http://www.associatedcontent.com/article/223369/guide_to_maca_root_and_its_benefits.html
http://www.amazonherb.net/Herbs_Pages_Maca.aspx

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-488-Maca---Raiz-peruana.html

Inserido em: 2008-06-27 Última actualização: 2008-06-27

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentos
Pessoas > Artigos por Autor > Cláudia Sá