Visita ao restaurante Cor de Tangerina em Guimarães

Foi uma agradável surpresa descobrirmos, por mero acaso, o restaurante Cor de Tangerina, em Guimarães.
Situado em pleno centro histórico, no topo da colina sagrada, mesmo em frente ao Castelo de Guimarães e aos Paços dos Duques de Bragança, o Cor de Tangerina é um verdadeiro oásis de natureza e sabores.

Não é fácil fazer uma descrição pormenorizada de tudo o que aqui podemos encontrar, até porque, pessoalmente, não houve nada que me desagradasse neste espaço.

Começamos pela entrada - no rés-do-chão do nº 89, numa casa antiga recuperada, encontramos uma loja de artesanato tradicional português (brinquedos de madeira, louça tradicional, galos de Barcelos, entre outros) onde amavelmente nos deram as melhores informações sobre o restaurante e nos indicaram a localização correcta do Cor de Tangerina, que se encontra no 1º andar.

E, assim, subimos. A entrada é um autêntico cartão de boas vindas, com os braços abertos para nos receber. Ali, encontramos a loja com artigos de comércio justo, produtos biológicos, bebidas e outras iguarias para abrir o apetite.

Todo o local é amplo e bem arejado, a decoração é muito agradável, simples, atractiva e ecológica (candeeiros feitos com garrafões de plástico reciclados, baús de madeira antigos, mesas antigas, moldes de sapatos e outros artigos que foram usados com criatividade, bom humor e bom gosto).

Menciono, ainda, as casas de banho, já que, igualmente, são dignas de nota, não só pelo bom gosto na decoração e pelas cores acolhedoras, como também pela limpeza impecável. Além disso, não se faz uso das tão comuns e nada ecológicas toalhas de papel, mas sim de toalhinhas de pano individuais de algodão para secarmos as mãos. Este espaço pode, ainda, ser usado como fraldário.

Esplanada do Restaurante Cor de TangerinaComo o dia era de sol, convidava a uma visita à esplanada, um espaço exterior com um jardim encantador e espaçoso, ideal para quem tem crianças, onde encontramos plantas aromáticas, árvores de fruto, esculturas antigas em pedra e um belo fogão de lenha do tempo das nossas avós - usado agora como mesa de apoio à esplanada - e, ainda, para deleite dos mais pequenos - uma fonte onde habitam também dois peixinhos vermelhos, que ali podem nadar livremente, com a certeza de que aqui ninguém os mete na panela!

A música ambiente era, igualmente, muito agradável e, assim, sentamo-nos numa das mesas para, por fim, provarmos as iguarias vegetarianas que, confesso, são de difícil escolha, já que todas aparentam ser deliciosas.

Assim, escolhemos um misto de menu de cafetaria e de restaurante para que pudéssemos apreciar vários pratos ao mesmo tempo. Como foi a primeira vez, decidimos optar pelo melão com sésamo, a salada grega, a compota com queijo, pão caseiro e, para beber, chá vénus (de gengibre, canela e jasmim). Uma vez mais, todas estas iguarias estavam muito bem apresentadas e deliciosas.

Penso ser importante mencionar, ainda, que a maior parte dos produtos utilizados no Cor de Tangerina são de fabrico próprio e biológico, o que se traduz em sabores mais apurados e naturais e em alimentos mais nutritivos.

Além de restaurante, o Cor de Tangerina oferece-nos, ainda, outras actividades, como exposições de arte, concertos, workshops, e, em conjunto com o site www.comeremcasa.com, disponibilizam a opção de entregas de refeições ao domicílio.

Outra qualidade essencial em qualquer lugar é, sem dúvida, a simpatia com que nos acolhem e, aqui, de facto, somos muito bem recebidos, sempre com um sorriso e grande profissionalismo.

Assim, para terminar, agradecemos o acolhimento e esperamos voltar, muito em breve, ao Cor de Tangerina!

+ Contactos: Cor de Tangerina - Cooperativa Multissectorial de Serviços, CRL.
Largo Martins Sarmento, 89 - 4800-342 Guimarães
253 542 009 / 966 876 165
http://cor-de-tangerina.blogspot.com

+ Horário:

Terça a Sábado: 12h-24h

Domingo: 12h00 - 19h00
Encerra às 2ªfeiras e domingos à noite.

+ Estacionamento:
Parque de estacionamento gratuito a cerca de 200 metros
+ Facilidades para pessoas com dificuldades motoras:
Não
+ Facilidades para bebés:
Tem fraldário e cadeirinhas para bebés
+ Preços/Produtos e Serviços:
Preços entre 2 a 20 euros, serviço de cafetaria (inclui opção de leite vegetal - arroz, aveia, etc) e restaurante ovo-lacto-vegetariano; loja de produtos biológicos, comércio justo, gelados de comércio justo,  vinhos, cervejas e café biológicos.
+ Multibanco:
Disponível
+ Lugares sentados
(aproximadamente): 120 (interior e esplanada)
+ Qualidade do serviço e atendimento:
 Muito Bom
+ Simpatia:
Muito Bom
+ Fumadores:
Sim
+ Nota Global:
Muito Bom

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-555-Visita-ao-restaurante-Cor-de-Tangerina-em-Guimar-es.html

Inserido em: 2010-07-10 Última actualização: 2010-07-10

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Sónia Cruz
Consumidor Vegetariano > Viajante vegetariano



Comentários



Restaurante Cor de Tangerina

Adorei o restaurante, a comida é deliciosa, o local é agradável e o preço é justíssimo ( menos de 9 Euros o menu completo, com pães, entrada, bebida, prato principal, sobremesa e cafezinho). Somos do Brasil e adoramos encontrar, no meio dos castelos de Guimarães, um espaço tão elaborado. Parabéns aos integrantes da cooperativa pela iniciativa!
(Por: Denise Sgarbosa Barichello Ferrassini)

[Por: @ 2013-05-16, 19:24 | Responder | Imprimir ]